terça-feira, 19 de julho de 2011

XIII ARRAIAL DO PETISCO 2011, PÊRA

Pela décima terceira vez consecutiva o Arraial do Petisco vai “petiscar consigo” e vai levar ao Polidesportivo de Pêra, de 29 de Julho a 7 de Agosto, os melhores petiscos da região algarvia.
Verão é sinónimo de festas e Pêra não é excepção! O Arraial do Petisco é uma das festas gastronómico-culturais mais populares do Algarve, fazendo parte do roteiro daqueles que visitam a nossa região, tanto portugueses como estrangeiros.

O Arraial do Petisco tem como objectivo desde início a construção do Centro Paroquial de Pêra, através de um edifício polivalente em valências que possam ajudar tanto a população de Pêra como também as populações vizinhas.
Recentemente iniciaram-se as obras através da escavação do terreno, para posteriormente dar início à construção do edifício que comportará as seguintes valências:

· Centro de Dia, com capacidade para 30 utentes;

· Apoio Domiciliário;

· Serviço de Ambulatório;

· Serviço de Consulta e Fisioterapia;

· Jardim de Infância, com capacidade para 75 crianças;

· Creche, com capacidade para 66 crianças;

· OTL (Ocupação de Tempos Livres), com capacidade para 30 crianças.

De modo a poder concretizar esta ambição a Comissão de Festas da Paróquia de Pêra em organização conjunta com o Centro Paroquial de Pêra irão realizar o XIII Arraial do Petisco nos próximos dias 29, 30 e 31 de Julho e dias 5, 6 e 7 de Agosto no Polidesportivo de Pêra, a partir das 20h.
Papas de milho, pipis, caracóis, salada de polvo, milhos com carne, carapaus alimados, o já famoso Petisco da Casa, moreia frita são alguns dos manjares típicos à disposição.

A animação do certame é assegurada por:

> 29 Julho: João Paulo Cavaco e sua Banda

> 30 Julho: Carlos Granito e suas bailarinas

> 31 Julho: Emanuel Martins

> 5 Agosto: Xico Barata

> 6 Agosto: Noite de Fado com “Fadistando”

> 7 Agosto: Banda Diamante

PORTINADO CONQUISTA TÍTULO NACIONAL DE JUVENIS EM POLO AQUÁTICO

A Portinado sagrou-se este fim de semana campeã nacional de juvenis em polo aquático, ao vencer invicta a Fase Final da competição que teve lugar na piscina municipal de Portimão, de 15 a 17 Julho.
A equipa algarvia somou vitórias em todos os cinco jogos que realizou (27-7 ao Sporting, 12-10 ao Salgueiros, 19-4 ao Vitória SC, 22-9 ao Fluvial e 25-5 ao Aminata).

Apesar da maioria dos jogadores da Portinado não apresentarem uma “rodagem” competitiva significativa, comparativamente às equipas adversárias, que têm quadros competitivo nas suas regiões com muitos jogos regionais, os jovens portimonenses apresentaram-se na competição muito bem preparados e fruto da organização implementada pelo treinador Evghenii Trubetcoi, a equipa conseguiu aplicar modelos de jogo muito superiores aos adversários, como demonstram os resultados alcançados nos quatro jogos realizados.
Este resultado é fruto fundamentalmente de um largo e paciente período de trabalho ao nível da formação, que começa agora a apresentar resultados tanto a nível individual, com alguns destes atletas a integrarem seleções nacionais como também, a nível coletivo, com mais uma vitória importante para o clube e para a região algarvia.
No 2.º lugar da competição ficou o Salgueiros e no 3.º posto o Vitória Sport Clube, ambos com nove pontos.
Contituição da equipa da Portinado: Luis Carvalho, Cristiano Joaquim, Dumitru Sobetchi, Maxim Secrieru, Ruben Figueiredo, Vitor Geraldes, Mário Bergano, Miguel Calado, Mário Palma, André Lavrador, João Sousa, João oliveira e Daniel Rosca.

Portinado, 19 – Vitória SC, 4

Parciais: 7-1, 3-2, 5-1, 4-0
Marcadores Portinado: Vítor Geraldes (4), Mário Palma (4), Cristiano Joaquim (2), Dumitru Sobetchi (2), Maxim Secrieru (3), Mário Bergano (2) e Ruben Figueiredo (2)

Fluvial, 9 – Portinado, 22

(Parciais: 4-3, 2-7, 1-7, 2-5) Marcadores Portinado: Vitor Geraldes (1), João Oliveira (1), Cristiano Joaquim (5), Dumitru Sobetchi (2), Maxim Secrieru (6), Ruben Figueiredo (4) e Miguel Calado (3)

Salgueiros, 8 – Portinado, 12

(Parciais: 1-3, 1-5, 4-2, 2-2) Marcadores Portinado: Cristiano Joaquim (5), Dumitru Sobetchi (2), Maxim Screriu (4) e Ruben Figueiredo (1)

Miguel Freitas atende eleitores e instituições no Governo Civil

O Deputado do Partido Socialista (PS) eleito pelo círculo eleitoral de Faro, Miguel Freitas, inicia hoje, no edifício do Governo Civil de Faro, um programa de atendimento aos cidadãos e instituições do Algarve, com vista a um conhecimento real dos problemas da região e promoção das respectivas soluções, através de uma colaboração estreita com as populações.

"Trata-se de uma iniciativa no sentido de ouvir e atuar na defesa do interesse geral da região onde fui eleito Deputado, dando cumprimento a um dos mais importantes desígnios deste meu mandato, ou seja, estar próximo das pessoas e dos reais problemas da nossa terra", esclarece Miguel Freitas.
Um trabalho de proximidade que, para o Deputado e também presidente da Federação do PS Algarve, para além de ir ao encontro dos compromissos assumidos pelo Partido na região, permitirá também minimizar os efeitos da recente exoneração dos Governadores Civis.

"Agora que o Governo desactivou os Governos Civis, acresce a responsabilidade dos Deputados enquanto porta-vozes dos cidadãos e instituições, desempenhando um papel de mediação relativamente aos poderes instituídos", defende Miguel Freitas, para reconhecer que, a escolha do edifício do Governo Civil como local de trabalho, não é isenta de simbolismo, pois pretende demonstrar precisamente a necessidade de preservar as pontes de ligação entre cidadãos e administração pública.
Áreas prioritárias para o PS durante esta legislatura como as do trabalho, saúde, economia social, justiça, mobilidade e transportes, bem como a da reforma administrativa, serão questões às quais o Deputado do PS pelo Algarve irá dedicar especial atenção no âmbito desta agenda aberta ao atendimento público, reforçando assim as linhas gerais de um conjunto de propostas que pretende levar à Assembleia da Republica.
"Sobre estas matérias iremos apresentar algumas iniciativas legislativas, contribuindo para a melhoria das políticas públicas no Algarve", afirma Miguel Freitas que, para além do atendimento no edifício do Governo Civil irá desenvolver, a partir de Setembro, um programa semelhante em sedes de Juntas de Freguesia da região, de forma a chegar mais perto das populações e avaliar a realidade regional ao nível destes órgãos municipais.
"Irei percorrer todas as freguesias, conhecer as suas gentes e as suas pequenas realidades, procurar interpretar as suas ansiedades, para poder estar devidamente informado para essa grande discussão em que o País tem de envolver sobre o futuro das Juntas de Freguesia em Portugal", realça o parlamentar socialista.
O atendimento no Governo Civil de Faro, que terá início na semana em que começam os trabalhos do plenário da Assembleia da República, decorrerá nas primeiras e últimas segundas-feiras de cada mês, a partir das 14h30. Miguel Freitas irá deslocar-se às sedes das Juntas de Freguesia a partir do dia 9 de Setembro, onde irá reunir com órgãos eleitos e cidadãos e onde pretende ainda visitar instituições e empresas locais.