domingo, 3 de janeiro de 2010

FESTIVAL DE HUMOR "Solrir" 2010 continua a animar Portimão

No 2º dia do FESTIVAL DE HUMOR Solrir 2010, como se pode ver em algumas imagens dos espectáculos de ontem – Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, João Seabra, Teatro Experimental da Mexilhoeira Grande - o evento continua a animar Portimão. Hoje, a stand-up comedy está em destaque com os mais hilariantes humoristas da actualidade: Nilton, Eduardo Madeira, Francisco Menezes e Aldo Lima.

O SOLRIR encerra, a 4 de Janeiro, com mais uma estreia nacional, o espectáculo “Adeus, vou ali e já venho”, criado por Herman José, que mistura êxitos musicais (“És tão Boa”, “Saca Rolhas”, “Canção do Beijinho”, por exemplo), histórias de vida, stand-up e evocação de personagens que ganharam vida própria, caso de Serafim Saudade, Maximiana, Nelo e José Estebes, entre outras figuras do percurso artístico do humorista.

Nesta noite, sobem também ao palco Carlos Pacheco e o Grupo Boa Esperança, com os sketchesChamem o Médico” e “Hollywood do Manel”.

O SOLRIR, uma iniciativa da autarquia através da empresa municipal Portimão Turis tem, na edição deste ano, um espaço especial para os menores de seis anos, gratuito, com jogos e pinturas, coordenado por animadores bem-dispostos.

Já na quarta edição, este Festival de Humor é, cada vez mais, a montra do que de melhor se faz a nível local, nacional e internacional, na área do humor. Pelo palco do Solrir já passaram artistas nacionais e internacionais como Raul Solnado, Parodiantes de Lisboa, Raul de Orofino, Carlos Areia, José Raposo, Fernando Rocha, Serafim, Ana Bola, Manuel João Vieira e os Irmãos Catita, Commedia a la Carte e ainda os brasileiros Rafinha Bastos, Fernando Caruso e Marcela Leal.

Mau tempo: Todo o país sob aviso amarelo

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje todo o país sob aviso amarelo, devido à chuva forte e vento intenso que irão fazer-se sentir ao longo do dia.

De acordo com as previsões do IM, nas regiões Norte e Centro o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, com boas abertas no litoral, a partir da tarde. Os períodos de chuva, por vezes fortes e em particular na região Centro, irão marcar presença durante a manhã de hoje passando, depois, a regime de aguaceiros.

Nos pontos mais altos da Serra da Estrela irá verificar-se a queda de neve, ao mesmo tempo que o vento soprará fraco a moderado (10 a 25 Km/h) do quadrante sul, tornando-se forte (35 a 45 Km/h) no litoral, até ao final da manhã.Nas terras altas, o vento será forte (40 a 55 Km/h) de sudoeste, com rajadas que poderão atingir os 80 Km/h, diminuindo de intensidade a partir da tarde.

Na região sul, o céu apresentar-se-á igualmente muito nublado, com períodos de chuva, por vezes forte até ao início da tarde, e para o final do dia no Algarve. O vento será fraco a moderado (10 a 25 Km/h) do quadrante sul, soprando temporariamente forte (35 a 45 Km/h) no litoral e nas terras mais altas, até ao final da manhã.

No que respeita ao estado do mar, na costa ocidental a altura das ondas de sudoeste será de 1,5 a 3,5 metros e a temperatura da água estará entre os 15º e 16º.
Na costa sul, as ondas de sudoeste terão três a 3,5 metros e a temperatura da água do mar atingirá os 17º.
Segundo a Marinha portuguesa, encontram-se já encerradas as barras do Douro e de São Martinho do Porto.
Relativamente às temperaturas máximas previstas, o Porto não ultrapassará os 15º, Lisboa chegará aos 17º e Faro registará 16º.

Lusa