sexta-feira, 8 de julho de 2011

Município de Olhão promove Concurso de Fotografia para divulgar Centro Histórico

O Município de Olhão tem abertas, desde o dia 1 de Julho e até 31 de Agosto, as inscrições para o I Concurso de Fotografia da Cidade de Olhão 2011.

Sob o tema “Cidade de Olhão – Centro Histórico”, a iniciativa conta com a concepção e produção da Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA) e da Associação Cultural Música XXI.

Registar e perpetuar diferentes perspectivas e olhares do Centro Histórico de Olhão, uma zona emblemática da cidade cubista, é o principal objectivo deste concurso, de inscrição gratuita, promovido pela Autarquia Olhanense e aberto a todos os fotógrafos, amadores e profissionais.

Tendo como delimitação a zona histórica, conforme mapa deste local, o concurso distribui-se por três modalidades: fotografia monocromática (preto e branco) em suporte de papel, fotografia a cores em suporte de papel e fotografia em suporte digital.

As candidaturas devem ser enviadas por correio ou entregues pessoalmente no Museu da Cidade de Olhão. Quaisquer esclarecimentos adicionais devem ser solicitados junto da Chefe de Divisão de Cultura do Município de Olhão, Helena Barreto.
Os prémios são variados, destacando-se cursos de formação na área ou material fotográfico. No total, o valor dos prémios ascendem a cerca de cinco mil euros. O júri, presidido por António Pina, vice-presidente do Município de Olhão, é constituído por nomes da Cultura da região, destacando-se a premiada fotógrafa Telma Veríssimo.
Os trabalhos a concurso devem ser entregues até 31 de Agosto de 2011, revelando a organização que os 16 trabalhos premiados serão depois expostos no mês de Setembro no Real Marina Hotel & Spa, um dos principais patrocinadores.

Hoje na Biblioteca Municipal de Faro: “Amar em Círculo”

Hoje, dia 8 de Julho, pelas 18h00, na iniciativa "Encontros com Escritores", realiza-se a apresentação do livro de Isa Mestre, “Amar em Círculo”. O evento conta com a presença de Afonso Dias, autor do audiobook. A organização é do Elos Clube de Faro/ BMF.



QUEM É ISA MESTRE?


Isa Mestre, nasceu em Junho de 1989, em Almodôvar, distrito de Beja. Escreve regularmente poesia e prosa nos seus dois blogues: (www.isamestre.blogspot.com) e (www.vozperdida.blogspot.com). É desde o ano passado membro do grupo literário Texto-Al. Foi vencedora nos anos 2006 e 2007 do Concurso Literário Elos Clube de Faro, Jovem Revelação nos Jogos Florais Internacionais da Fuseta no ano 2006 e em 2007 arrecadou o segundo lugar no Concurso Sophia de Mello Breyner Andresen, no qual fora distinguida no ano transacto com a atribuição de uma menção honrosa por parte do júri.

Página oficial do autor: www.isamestre.blogspot.com

Rastreio Dermatológico no concelho de Castro Marim

Consciente da importância da profilaxia no tratamento de doenças de pele, a Câmara Municipal de Castro Marim promove, de 18 a 22 de Julho, um rastreio dermatológico gratuito, destinado à população.
O rastreio dermatológico no concelho de Castro Marim será conduzido pela médica dermatologista Dr.ª. Manuela Aguiar, que se disponibilizou a colaborar com a Autarquia nesta acção de saúde, e visa, em primeira análise, uma atitude pedagógica junto dos castromarinenses para a necessidade de prevenir eventuais doenças de pele.

A Câmara Municipal entende que este rastreio dermatológico é de grande utilidade, tanto mais, que estamos no Verão e há uma tendência natural das pessoas para longas exposições ao Sol, ignorando a acção nociva dos raios ultravioleta para a saúde, os quais são responsáveis pelo crescimento exponencial das doenças cutâneas.
A iniciativa é extensível a todas as freguesias e terá início em Castro Marim, dia 18 de Julho, terminando em Altura, dia 22 de Julho, das 09.30 às 12.30 e das 14.00 às 17.30 horas.
Para efectuar inscrições contacte o Gabinete de Apoio ao Munícipe pelo telefone 281.510778, as Juntas de Freguesia de Azinhal e Odeleite ou os Espaços Internet de Altura e Monte Francisco.

Calendário do Rastreio Dermatológico:

18 e 19 de Julho – Castro Marim
Pavilhão Municipal

20 de Julho – Azinhal
Junta de Freguesia de Azinhal

21 de Julho – Odeleite
Junta de Freguesia de Odeleite

22 de Julho – Altura
Antiga Escola Primária