quinta-feira, 17 de junho de 2010

OLHÃO EM FESTA



O Dia do Município celebrou-se ontem, 16 de Junho, com várias inaugurações e a actuação dos Deolinda no Jardim Pescador Olhanense.
As comemorações do Dia da Cidade da Restauração começaram com a Alvorada e lançamento de foguetes, seguindo-se a cerimónia do hastear das bandeiras e a homenagem aos Heróis da Restauração no Largo da Restauração.
As inaugurações também tiveram lugar num dia tão importante para Olhão. Foi inaugurado o jardim junto à passagem desnivelada e a nova Escola EB1, com Jardim de Infância, junto à Chasfa.
A sessão solene comemorativa do Dia dos olhanenses, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi outro dos momentos altos das comemorações do dia da Cidade Cubista.
A inauguração da exposição de pintura do Centro de Pintores Olhanenses foi outro dos principais pontos de interesse do dia, no Auditório Municipal. E à noite os Deolinda proporcionaram uma noite memorável no Jardim Pescador Olhanense.
Já no dia 14 foi inaugurada a exposição “Compromissos Marítimos no Algarve”, no Museu do Cidade, e no dia 15 o Jardim Pescador Olhanense foi palco para a actuação do cantor Emanuel.
Até 16 de Junho, o concelho foi palco de outras actividades, sobretudo de carácter desportivo: no dia 10 realizou-se o Torneio Olhão da Restauração (Inter Associações Sub 14) no Estádio Municipal e Mini-motocross no Campo de Futebol de Quelfes.
No dia 13 aconteceu um desfile de motorizadas e carros antigos e a 14 o Torneio de Futsal “Memorial Netinho”, no Polidesportivo de Pechão. Os eventos desportivos terminaram ontem com a Jornada final do 22º Torneio de Veteranos em Futsal,no Pavilhão Municipal.

NDR - Em breve pode ser visto na Algarve Press TV On-Line o filme das comemorações, com as inaugurações e homenagens do dia de Olhão.

Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel desvenda as artes da Dança


Depois do teatro, é a vez da dança no ciclo de formações artísticas que têm lugar no Centro de Artes e Ofícios.
O Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel dá continuidade às acções de formação artística do Projecto VALADOS, rede intermunicipal de formação e criação, na área das artes do espectáculo, criado no âmbito do programa Algarve Central, com o Workshop “Como Pensar uma Criação de Dança”.
Após ter acolhido o Workshop “Como pensar uma criação escrita para teatro”, o Centro de Artes e Ofícios marca novo encontro com a arte para o próximo fim-de-semana, dias 19 e 20 Junho, com o Workshop “Como Pensar uma Criação de Dança”, orientado pela bailarina e coreografa Madalena Vitorino.
Natural de Lisboa, Madalena Vitorino iniciou os seus estudos em dança contemporânea e composição coreografa em 1975, na London School of Contemporary Dance. Em 1980, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e formou-se na Universidade de Londres nas áreas de coreografia e técnica de dança contemporânea.
Na actualidade esta talentosa artista vive em Portugal, onde se dedica às áreas da coreografia, da pedagogia da dança, das artes na comunidade e na educação, mantendo uma proximidade muito grande com o teatro.
O Workshop “Como Pensar uma Criação de Dança”, orientado por Madalena Vitorino, propõe abordar a dança na sua componente teórico-prática, de modo a iniciar os formandos a este modelo de trabalho. No decorrer da acção os participantes terão oportunidade de explorar a sua criatividade em diversos exercícios práticos de composição, construção e improvisação, bem como visionar e discutir vários trabalhos de coreografia.
As acções formativas são orientadas pelo DEVIR/CAPA- Centro de Artes Performativas do Algarve e dirigidas ao público em geral, no sentido de estimular a criatividade e o gosto da população pelas artes criativas.
Este projecto tem por objectivo a formação e criação artística de uma rede intermunicipal de Centros de Formação e de Criação Artística das Artes do Espectáculo, durante três anos, em núcleos espalhados pelos municípios de São Brás de Alportel, Faro, Loulé, Olhão e Tavira.
Todos os interessados podem inscrever-se na formação através do Tel. 289 828 784 ou 918 703 416.