domingo, 2 de janeiro de 2011

Rúben Faria vence primeira etapa do Dakar!


Começou bem para as cores portuguesas o Dakar 2011, já que Rúben Faria venceu a primeira etapa da prova, que teve hoje lugar entre as cidades argentinas de Victoria e Córdoba.
O piloto da KTM passou para a frente da corrida em CP2, terminando a etapa com 29 segundo de avanço para o seu chefe-de-fila na KTM Red Bull, Cyril Dèspres, segundo na tirada.
Terceira posição para Marc Coma, que já está a 1m15s do líder, na frente doutro espanhol, Pedrero Garcia. Paulo 'Speedy' Gonçalves foi quinto, na frente de Jonah Street, enquanto Hélder Rodrigues foi somente 11º, a 4m57s do seu compatriota luso.
O franco-maliense Alain Duclos (Aprilia) é o primeiro piloto entre os principais protagonistas a ter problemas, já que ficou parado com a sua mota ao km 77 da especial, acumulando desta fora uma significativo atraso. Pedro Bianchi Prata foi 36º a 15m45s de Rúben Faria. Mais informação sobre os restantes portugueses em prova assim que possível.

(Fanáticos do Rally)- AP

Tavira: XXXVIII EXPOSIÇÃO NACIONAL E PRÉ-OLÍMPICA DE COLUMBÓFILIA



O Parque de Feiras e Exposições de Tavira, vai acolher de 13 a 16 de Janeiro 2011, a 38ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia.
"Um novo conceito de Exposição" é o lema inovador que a Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD de Faro) (entidade organizadora, em parceria com a Federação Portuguesa de Columbófilia) pretende introduzir e implementar neste grandioso evento desportivo da Columbófilia Nacional.
Sob tal compromisso, a ACD Faro tem como objectivo celebrar uma certa diversidade cultural onde se abrange uma multiplicidade de eventos inseridos num mesmo evento : Exposição; Colóquios; Concursos; Concertos; Feira das Colectividades; Stands e outros.
Será um local de visita obrigatório para os amantes do desporto columbófilo, que poderão ver de perto alguns dos melhores pombos nacionais, representados nas suas diversas classes e categorias.
Funcionará ainda como um ponto de encontro para o público em geral, dado que, existirá outras actividades lúdicas paralelas à própria Exposição Nacional (música-concertos-rancho folclórico, feira de artesanato, etc...).
A complementar a Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia, salienta-se a vasta gama de produtos e acessórios distribuídos pelos diversos stands expositores, onde certamente serão apresentadas as últimas novidades existentes no mercado.
Nesta exposição irão estar representadas as Classes STANDARD (Olímpica, Livre e Borrachos - avaliação por parâmetros e critérios estéticos) e SPORT (Velocidade, Meio-Fundo, Fundo, Absoluto e Maratona), assim como as Novas Categorias: (Borrachos-anilhas 2010; Yearlings-anilhas 2009 e Velhos).
A abertura dos stands comerciais ao público será no dia 14 (Sexta) pelas 17 horas, seguindo-se pelas 18:30 a recepção na Câmara Municipal de Tavira.
No dia 15 (Sábado) a abertura será às 09 horas, com a recepção das entidades oficiais às 10:30. Pelas 21:00 horas será o Jantar de Gala e Distribuição de Prémios da 38ª Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia, no Hotel Vila Galé, em Tavira, com a actuação da artista Micaela.
No último dia da Exposição (16 - Domingo) pelas 12 horas. destaca-se a Gala de Entrega de Prémios ACD Faro/2010 (Algarve/Andaluzia; Dax/Bordéus, Algarve/Andaluzia/Alentejo).

José Carlos - Gabinete Imprensa ACD Faro

Silêncio que se vai cantar o "Faduncho"


O Solrir dá destaque à tradição nacional, no dia 3 de Janeiro, a partir das 21h30, no Portimão Arena, com o espectáculo do fadista Rouxinol Faduncho, personagem criada por Marco Horácio, e com as actuações dos humoristas portimonenses Ervilhas, Boa Esperança e Teatro Experimental da Mexilhoeira Grande.
Reconhecido com dois discos de Ouro, Rouxinol Faduncho é um projecto de humor e representação que, desde 2007, conta com mais de 180 apresentações ao vivo, a maior parte das quais esgotadas, e seis programas de televisão, com audiências sempre acima da média.
Criticado por uns e adorado por outros, Rouxinol Faduncho é tanto uma provocação como uma invocação ao fado. A personagem de Marco Horácio faz-se acompanhar por uma nova e talentosa geração de músicos que, com um estilo próprio, adapta temas como “Cais do Sodré” e “Canta o Fado”, bem como músicas internacionais que são transformadas em fados.
Em palco, a Rouxinol Faduncho juntam-se Carlos Leitão, na viola, Henrique Leitão, na guitarra portuguesa, e Carlos Menezes, na viola baixo.
O comediante portimonense Ervilhas actua na primeira parte deste espectáculo, contagiando o público com as suas piadas rápidas e o seu humor incisivo, seguindo-se o grupo Boa Esperança, com a estreia do sketch da revista “Aqui não há crise”, e o Teatro Experimental da Mexilhoeira Grande com o sketch “O Guardador de Retretes”.