segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PS Algarve considera que níveis de abstenção nas Presidenciais 2011 exigem reflexão política


PESCADORES, MAIS E MENOS JOVENS, DO NÚCLEO DOS HANGARES NÃO FALTARAM AO DEVER CÍVICO


APESAR DO FRIO INTENSO QUE SE FEZ SENTIR A COMUNIDADE PISCATÓRIA CULATRENSE, ESPECIALMENTE OS MAIS IDOSOS, NÃO FALTOU NA URNNA DE VOTO

OS MEMBROS DA MESA DE VOTO CULATRENSE TAMBÉM TIVERAM PROBLEMAS COM A IDENTIFICAÇÃO DOS ELEITORES ATRAVÉS DO CARTÃO DO CIDADÃO

TAMBÉM NA CULATRA OS IDOSOS FORMARAM O GROSSO DA COLUNA DOS VOTANTES
O Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas, considerou hoje que os níveis de abstenção registados nas Eleições Presidenciais 2011, exigem uma reflexão política, particularmente no que diz respeito à região algarvia, onde o número de eleitores que se deslocaram às urnas diminuiu de forma significativa relativamente às Presidenciais de 2006 (menos 16.01% de votantes).
“Neste quadro de reflexão é necessário perceber, não só as razões para a fraca participação dos portugueses num acto eleitoral importante como o de ontem, como também o voto em branco - que foi bastante elevado, e também o voto consciente nos candidatos que se apresentaram contra o sistema”, sustenta Miguel Freitas, salientando a propósito que a abstenção registada ontem no País, e em particular no Algarve, será a principal questão a ser avaliada na Comissão Política da Federação, a realizar na próxima sexta-feira, para análise dos resultados eleitorais.
“A altíssima abstenção, que no Algarve foi superior à média nacional, merece uma leitura, porque fragiliza o sistema político e cria, na região, uma situação que deve ser reflectida por todos”, sustenta o líder socialista, para sublinhar que, perante o escrutínio de ontem, há sobretudo que avaliar se, o que está em causa, é um eventual “desencanto generalizado dos portugueses face aos sistema político”.
Considerando que a reeleição de Cavaco Silva, “não constituiu surpresa”, o Presidente do PS Algarve reconhece que os resultados alcançados pelo candidato apoiado pelo seu Partido, Manuel Alegre, ficaram abaixo das expectativas, mas não merecem uma leitura diferente na região relativamente ao resto do País. Miguel Freitas sublinha que o número de votos obtidos pelos candidatos apoiados por Partidos e sobretudo a baixa votação para a reeleição de Cavaco Silva constitui também matéria que merece leitura atenta por parte dos partidos políticos.
A concluir o líder socialista defende que, após o acto eleitoral, chegou o momento para um novo entendimento entre o Governo e o Presidente da República.
“O que se espera agora é que se retome a cooperação institucional entre o Presidente da República e o Governo nas questões essenciais para que o País consiga ultrapassar a situação actual e seguir em frente. Esta é a grande preocupação e para isso é necessário assegurar estabilidade, cuja principal responsabilidade está do lado de Cavaco Silva”, defende Miguel Freitas.

MENDES BOTA QUER PLANO PARA EVITAR A DIZIMAÇÃO TOTAL DAS PALMEIRAS


O deputado Mendes Bota não se conforma com a dizimação brutal do efectivo de palmeiras a que se assiste em Portugal, vítima de “uma praga importada que encontrou um país disponível para a sua proliferação, à vista de toda a gente, num misto de impotência, ignorância e displicência, sobrando a tristeza com que se verifica diariamente a morte de exemplares magníficos de palmeiras, quer nos espaços públicos, quer privados.”
Mendes Bota aponta mesmo os “três erros lapidares que foram, e estão a ser, cometidos no nosso País”, nesta matéria, e aponta caminhos e soluções, reclamando um “plano de erradicação e respectivos protocolos, com apoios para que o preço do abate não seja tão pesado, garantias de controlo fitossanitário à importação, e uma ampla campanha de informação pública.”
E terminou apelando à “consciência social colectiva na detecção e no combate à praga”, com o envolvimento do Estado, dos particulares e das autarquias locais.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL DE ARTES INFANTIL E JUVENIL DE ALBUFEIRA


Crianças dos 6 aos 17 anos podem inscrever-se até dia 9 de Fevereiro
O Festival de Artes Infantil e Juvenil está de regresso a Albufeira para mais uma edição. Os jovens talentos podem pôr à prova as suas aptidões artísticas, num dos eventos de referência da região algarvia. As inscrições encontram-se abertas até às 15h00 de dia 9 de Fevereiro.
Estão abertas as inscrições para a XI edição do Festival de Artes Infantil e Juvenil de Albufeira.
A iniciativa pretende incentivar crianças e jovens para a prática de actividades artísticas e promover a descoberta de novos talentos nas modalidades de música (instrumento), canto, dança (moderna, clássica, tradicional e salão), ilusionismo e artes circenses (malabarismo, equilibrismo).
O Festival é aberto a todos os interessados, com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, naturais ou residentes na região algarvia.
As inscrições deverão ser entregues até às 15h00 do dia 9 de Fevereiro, na Divisão de Assuntos Culturais da Câmara Municipal de Albufeira, situada na Biblioteca Municipal Lídia Jorge.
Os participantes serão divididos em duas vertentes, dos 6 aos 11 anos e dos 12 aos 17, podendo concorrer a um máximo de duas modalidades diferentes.
O evento terá lugar entre 5 e 19 de Março, no Auditório Municipal, e as eliminatórias estão agendadas para os dias 5 e 12 de Março, sendo a Final a 19 de Março.
Neste Festival de Artes todos os concorrentes recebem prémios de participação, cabendo aos três primeiros de cada vertente prémios monetários que lhes permitem assegurar a continuidade dos estudos nas áreas artísticas.

Grupo Coral Ossónoba em Concerto de Homenagem ao Padre Júlio Tropa



No próximo dia 29 de Janeiro, o Coral Ossónoba realiza um Concerto de Homenagem ao Padre Júlio Tropa.
A Igreja Matriz de Santa Bárbara de Nexe foi o local escolhido para este concerto. Às 17h00, depois da missa semanal, este Coro algarvio oferece as suas vozes a toda a audiência, como forma de homenagear um homem que tem vindo a marcar toda a Igreja algarvia e, principalmente, aquela terra.
Com mais de 49 anos de sacerdócio, o Padre Júlio Tropa foi nomeado, em 1969, Pároco de Santa Bárbara de Nexe, acumulando a paróquia de Estoi em 1973. Desde aí, tem vindo a desenvolver a sua actividade pastoral naquela vasta zona rural, pertencente à capital algarvia.

Loja Micro Planet dedicada ao Radiomodelismo em Faro



Foi inaugurada, no passado dia 15 de Janeiro, em Faro, a loja Micro Planet, dedicada exclusivamente ao radiomodelismo nas vertentes de comercialização e assistência técnica.
Esta inauguração, realizada em parceria com a também recém criada loja de vinhos em Faro, About Wine, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia e do Vereador do Pelouro do Desporto e da Juventude, Paulo Santos, o que atesta o interesse que esta modalidade de lazer tem, quer para os jovens quer para os “menos jovens” habitantes deste Concelho, que lamentam frequentemente a falta de infra estruturas para a sua prática.
De facto o radiomodelismo, como actividade lúdica de ar livre, é abrangente porque engloba um vasto leque etário, diversos campos técnicos como a mecânica e a electrónica. Principalmente a nível humano estimula as capacidades de concentração, reflexos e destreza manual.
Acima de tudo incentiva o contacto pessoal entre os praticantes, criando um ambiente de cordialidade e um espirito de partilha de conhecimentos e de entreajuda, cada vez mais importantes na nossa convivência social.
Existem conversações com a Câmara Municipal de Faro e os respon´saveis desta loja, de forma a criar um espaço fixo para a prática da modalidade. Até haver uma solução mais permanente, foi permitido usar os espaços a volta do Parque das Cidades, situação que vai alegrar todos os praticantes de radiomodelismo dos diversos tipos de carros.
Também já foram estabelecidos contactos com o Aeroclube do Algarve para outros “vôos”, uma vez que têm vindo a aplicar esforços para a difusão do modelismo na sua vertente aérea.
A loja situa-se na Rua Mouzinho de Albuquerque, n.º 19 (próximo do Mercado Municipal).

CONCERTO INAUGURAL DO CINE-TEATRO LOULETANO COM MÁRIO LAGINHA TRIO


“Mongrel” é o nome do espectáculo que Mário Laginha Trio vai apresentar no Cine-Teatro Louletano, a 1 de Fevereiro, pelas 21h30, no dia em que esta casa de espectáculos abre as portas após obras de remodelação.
Mário Laginha, ao piano, far-se-á acompanhar por Bernardo Moreira, no contrabaixo, e Alexandre Frazão, na bateria, num trabalho concebido para assinalar o bicentenário do nascimento de Frédéric Chopin (1810-49).
«Durante o espaço de tempo em que escolhi as peças de Chopin que queria incluir neste disco, fui relembrando que a profusão de melodias e a riqueza harmónica são uma constante em toda a sua música. No Scherzo, na Balada, na Fantasia e até nos Nocturnos, só utilizei parte dessas melodias (por vezes uma só). Tomei muitas liberdades. Mudei compassos, tempos, modifiquei algumas harmonias - até mesmo melodias - criei espaço para a improvisação, enfim, nunca me abstive de alterar aquilo que me pareceu necessário para aproximar a música de Chopin do meu universo musical. Tinha que o fazer. Ironicamente, embirro solenemente com versões de temas clássicos em que lhes acrescentam um ritmo de jazz ou pop. Nunca o faria. Quis deixar reconhecível a fonte musical, mas fiz os possíveis por não ter uma deferência tal que me inibisse de transformar o que quer que fosse.
Este disco é uma espécie de heresia a transbordar respeito pelo compositor. E parece-me quase um dever homenagear um dos maiores improvisadores de todos os tempos com uma música que tem na sua matriz a improvisação.

S.B. Alportel: Associação Dar para Querer pretende dar voz aos animais


Um pouco à semelhança do que acontece noutros concelhos do Algarve, também em São Brás de Alportel nasceu uma associação de amigos dos animais. A associação é denominada de “Dar para Querer”, foi constituída oficialmente no passado mês de Setembro de 2010 e tem como principal missão dar Voz aos Animais, defender os seus direitos e promover o seu bem-estar. Minimizar os problemas inerentes à existência de animais de rua, promover a esterilização destes animais, como forma de controlar a procriação desmesurada é uma das principais preocupações da associação neste momento e umas das metas que pretende atingir.
A preocupação diária prende-se com a inexistência de um centro de recolha animal onde os animais capturados possam permanecer até serem adoptados por pessoas responsáveis. Neste momento a associação, com a colaboração da Câmara Municipal, consciente desta lacuna, procura soluções para resolver esta situação. No entanto, as crescentes limitações financeiras do município dificultam esta busca.
Entretanto, a associação tenta sensibilizar o maior número de pessoas a esta causa, desejando continuar a recrutar voluntários/as e suscitar adesões às famílias de acolhimento temporário (FAT).
Encontrar adoptantes e apoios, será crucial para o bem-estar dos animais.
Paula Tátá, Luís Valentim, Corina Justo, Celso Barbosa, Priscila Soares, Marisa Teixeira, Marie Wierzcholski, Adrian Mombers e Laura Sobral são os elementos que compõem os órgãos sociais da Dar para Querer.

"Lagos no limiar do Século XXI"


438º aniversário da elevação de Lagos a cidade

Edição de trabalho dos alunos da Escola do Bairro Operário assinala 18º aniversário do Grupo dos Amigos de Lagos

Na próxima 5ª Feira, dia 27, pelas 14 horas, no auditório do Centro Cultural de Lagos, os alunos da Escola do 1º ciclo do Bairro Operário vão apresentar o conjunto de trabalhos por si elaborados em 2010, sob o tema "Lagos no limiar do Século XXI".
A entrada é livre e, na mesma altura, será oferecido a todos os presentes um exemplar do livro contendo todo o estudo levado a cabo por estes alunos, com a ajuda dos professores e encarregados de educação, iniciativa que assinala a passagem, nesse dia, do 18º aniversário da fundação do Grupo dos Amigos de Lagos e do 438º aniversário da elevação de Lagos a cidade.
Este é o vigésimo livro editado pelo Grupo dos Amigos de Lagos, depois de quase duas centenas de "Encontros de 5ª Feira", duas tertúlias sobre ideias para Lagos, mais de uma dezena de exposições temáticas e cinco Encontros de Poesia realizados, todos destinados a melhor dar a "Conhecer Lagos".

Tavira: PASSEIO CIDADE E MUNDOS RURAIS “ALTERAÇÕES DO MUNDO RURAL”


No dia 30 de Janeiro, o Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria organiza o passeio Cidade e Mundos Rurais “Alterações do Mundo Rural”, em Cachopo.
O ponto de encontro está previsto para as 09h30, no Centro Coordenador de Transportes de Tavira, estando a chegada a Cachopo prevista para as 10h30.
Sob a orientação de Vanessa Sousa (socióloga), Alice Pisco (técnica agrária), António Ramos (geógrafo), Marta Santos (arquitecta) e Otília Cardeira (tecedeira) a visita terá uma duração de cerca de três horas.
O passeio é feito por um percurso de amendoeiras em flor que proporciona a observação das actuais ruralidades e da ainda existente agricultura de subsistência das comunidades rurais. O encontro possibilita também o olhar pelas energias renováveis, pelo eco-turismo e pelas rotas de percursos pedestres.
A acção prevê um número máximo de 25 participantes, sendo a inscrição gratuita e obrigatória.
Para mais informações deverão os interessados contactar o Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira:
Telef.: 281 320 500 (ext. 324)
Fax: 281 322 888
E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt

Informação sobre serviços veterinários já está on line em www.cm-olhao.pt


O sítio da Câmara Municipal de Olhão – www.cm-olhao.pt – já tem um espaço destinado à informação relacionada com os serviços veterinários do concelho. Basta aceder a Serviços Municipais e aí entrar em Serviços Veterinários Municipais. Encontramos uma panóplia de informação importante relativa a esta área que, a Autarquia acredita, será uma importante ajuda para quem se interessa ou precisa de esclarecimentos sobre o assunto.
Com mais esta facilidade, disponibilizada on line, os munícipes passam a ter acesso directo ao que é feito neste domínio por parte da Autarquia. Todos os interessados podem ficar a conhecer temas como Saúde e Bem-Estar Animal, Saúde Pública Veterinária e Higiene e Segurança Alimentar, para além da legislação existente sobre esta matéria, avisos que vão surgindo relacionados com os temas tratados pela Veterinária e ainda a Declaração Universal dos Direitos do Homem ou um Tema em Destaque que, periodicamente, será actualizado.
No primeiro dos destaques a que o munícipe ou qualquer visualizador desta página aceder – Saúde e Bem-Estar Animal – pode encontrar esclarecimentos sobre o Canil Municipal, As Regras de Ouro da Adopção, conhecer quais os Cães Potencialmente Perigosos, obter esclarecimentos sobre Vacinação e Desparasitação ou Identificação com Microchip.
Dentro de Canil Municipal, os amigos dos animais podem ainda conhecer alguns dos animais que foram recolhidos, adoptados e os que existem para adopção. Depois, é só dirigirem-se aos respectivos serviços e ‘adoptarem’ um dos animais que ali se encontram à espera de uma família que cuide bem deles.
É possível aceder directamente a este tema através do link http://www.cm-olhao.pt/portal_autarquico/olhao/v_pt-PT/menu_municipe/servicos_municipais/canil.

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO MULTIMÉDIA DO PÓLO DE QUARTEIRA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ



No próximo dia 3 de Fevereiro, pelas 17h30, vai ser inaugurado o Espaço Multimédia do Pólo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé.
Localizado na antiga delegação da Câmara de Loulé, na Rua Bartolomeu Dias, neste espaço haverá acesso a 10 computadores (com ligação à internet), digitalizador, impressora, espaço de visualização de vídeos e audição de fundo musical, consulta presencial e requisição imediata do fundo documental não-livro (CD e DVD), consulta do catálogo das Bibliotecas Municipais e escolares (para requisição de monografias, através de solicitação) e, futuramente, formação em internet para cidadãos seniores.

Refira-se que, para além do Espaço Multimédia, o Pólo de Quarteira vai integrar também um Espaço de Leitura Presencial e área infantil, com acesso directo a livros e periódicos, que ficará instalado na antiga sede da Junta de Freguesia de Quarteira mas que, em virtude de uma profunda intervenção, só ficará pronto no final do ano.

Supertaça de Andebol Portimão 2011: Benfica arrecadou troféu




Após uma final muito disputada que o resultado final não espelha, o Benfica conquistou no passado sábado a Supertaça de Andebol Portimão 2011, ao vencer o Águas Santas por 28-20 na decisiva partida, que galvanizou o muito público que acorreu ao Portimão Arena.
Para atribuição dos 3º e 4º lugares, o Madeira SAD bateu o FC Porto por 29 - 25, enquanto o Sporting se impôs ao ABC de Braga por 26 – 15 na discussão dos dois últimos postos da classificação.
Para além da conquista do troféu, a turma benfiquista garantiu a presença na ‘Challenge Cup’ na próxima temporada se, entretanto, não assegurar (via Taça de Portugal ou Andebol 1) a presença noutra prova europeia de maior importância.
Como vem sendo uma salutar tradição associada à Supertaça, os alunos de algumas das escolas do Município de Portimão tiveram a oportunidade de contactar com os jogadores, estimulando-se assim o gosto dos mais jovens pela prática do andebol.
No que toca à solidariedade social, outro aspecto de registo que caracteriza esta prova, os atletas visitaram instituições como o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, o Lar da Criança de Portimão, a CRACEP, a Catraia e o Lar Bom Samaritano.

RUGBY CLUBE DE LOULÉ SOFRE PRIMEIRA DERROTA


Sob condições climatéricas adversas, com bastante frio e alguma chuva, decorreu no passado sábado, dia 22 de Janeiro, no Campo de Rugby de Loulé, o encontro entre as equipas sénior do Rugby Clube de Loulé e do Clube de Rugby São Miguel, a contar para a última jornada da fase de apuramento do Campeonato Nacional da II Divisão – Zonal Sul.
Apesar de derrotada por 14 – 20, a equipa de Loulé manteve o primeiro lugar da competição e prepara já a participação na 2.ª fase, destinada a apurar os oito primeiros classificados do campeonato, inserido na poule Lisboa/Sul, conjuntamente com as equipas lisboetas do Clube de Rugby do Técnico e do Clube de Rugby São Miguel, bem como do Rugby Clube de Santarém.
A primeira jornada desta competição está agendada para o fim-de-semana de 26 e 27 de Fevereiro, estando ainda por definir o respectivo quadro competitivo que será ditado pelo sorteio a realizar no próximo dia 31 do mês em curso.

EQUIPA FEMINIA DO RUGBY CLUBE DE LOULÉ DESLOCA-SE À BAIRRADA
No passado sábado, dia 22 de Janeiro, as raparigas do Rugby Clube de Loulé enfrentaram a desgastante viagem de 450 Kms até à Moita da Anadia a fim de participarem em mais uma jornada, a 2.ª, da fase final do Campeonato Nacional da II Divisão, destinada a apurar os primeiros seis classificados.
Apesar do cansaço, as louletanas estiveram em bom nível dado que levaram de vencida as equipas do GDS Cascais e da Escolinha de Rugby da Galiza, pelos resultados de 17 – 0 e 12 – 0, respectivamente, apenas capitulando perante a equipa da casa, o Rugby Clube da Bairrada, por um escasso ensaio (12 - 17).

TAVIRA - CAPITAL DA COLUMBÓFILIA NACIONAL

Entre os dias 13 a 16 de Janeiro 2011, o Parque de Feiras e Exposições de Tavira, acolheu a XXXVIII Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia.

POMBO, O REI DA FESTA...

ASPECTO DA EXPOSIÇÃO COLUMBÓFILA

STAND DA SOC. COLUMBÓFILA DE FARO COM ANÍBAL GUERREIRO E MERLIM NOBRE (DRTª)E BARBIO (ESQª)

EVENTO CONTOU COM A PRESENÇA DE DIVERSAS FIGURAS DA COLUMBÓFILIA E POLÍTICA
Ao longo destes quatro dias passaram pelo Parque de Feiras e Exposições, milhares de pessoas, vindas de todas as regiões do País e do Mundo (Espanha, Bélgica, Holanda etc...). Os amantes do desporto columbófilo puderam ver de perto alguns dos melhores pombos nacionais, representados nas suas diversas classes e categorias.
O Parque de Feiras e Exposições de Tavira, foi o palco previligiado que recebeu um dos maiores e mais expressivos eventos columbófilos ( a XXXVIII Exposição Nacional e Pré-Olímpica de Columbófilia ).
A julgar pelo elevado número de visitantes,o evento, organizado pela Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro), em parceria com a Federação Portuguesa de Columbófilia (FPC), com os apoios do Instituto do Desporto de Portugal, do Governo Civil do Distrito de Faro e da Câmara Municipal de Tavira foi um sucesso.

“THE ATLANTIC CUP”: O MELOR DO FUTEBOL NÓRDICO PARA VER NO ESTÁDIO ALGARVE



Aproveitando a paragem nos campeonatos dos seus países, as equipas do Brondby e Odense, da Dinamarca, e Elfsborg e Helsingborg, da Suécia, participam na primeira edição do Torneio “The Atlantic Cup”, que decorre no Estádio Algarve, dias 27, 28 e 31 de Janeiro e 3 de Fevereiro.
As boas condições que a região oferece ao nível do clima, campos de treino, unidades hoteleiras e de restauração foram factores decisivos para que o ex-jogador benfiquista e internacional sueco, Stefan Schwarz, e a Sporting Events Limited, optassem por realizar aqui esta iniciativa que pretende incutir alguma rotina de jogo nos atletas que durante três ou quatro meses apenas se dedicam à preparação física.
Durante a Conferência de Imprensa de apresentação desta iniciativa, que decorreu na passada sexta-feira, Stefan Schwarz frisou o facto destas quatro formações terem “história e tradição, até porque jogam habitualmente nas competições europeias”. Por outro lado, o antigo médio do Benfica falou de uma “cultura futebolística diferente” por parte das equipas escandinavas, com “um futebol mais físico e mais intenso” do que o futebol latino. “É bom para os portugueses conhecerem outra cultura futebolística que poderá ajudar os jogadores ou os entendedores de futebol”, sublinhou Schwarz.
Para além da entrada livre, o ex-futebolista referiu que um dos atractivos para chamar público a este torneio é a presença de um possível reforço da equipa do Benfica, o lateral dinamarquês do Brondby, Wass. “Não sei se o Benfica contratou ou não o defesa do Brondby, só sei o que vejo nos jornais, mas vão ter oportunidade de o ver em acção. Há aqui muitos benfiquistas e esta é uma oportunidade para ver um possível futuro jogador do Benfica, para ver um pouco das suas características”, afirmou, apelando ainda à presença do público: “São todos bem-vindos!”.
Já Brian Horne, da Sporting Events Limited, anunciou a chegada de uma das equipas ainda hoje (segunda-feira), que ficará alojada no Ria Park, Vale do Garrão. As outras três equipas pisam solo algarvio esta terça-feira.
Este responsável referiu ainda o importante apoio das autarquias de Loulé e Faro e o “trabalho árduo a fazer ainda antes do início do torneio”.

Loulé e Faro de mãos dadas na dinamização do Estádio Algarve
Lado a lado, Seruca Emídio, presidente da Câmara Municipal de Loulé, e Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Faro, manifestaram a sua satisfação pela realização deste torneio no Estádio Algarve.
“É com agrado que estamos aqui para anunciar que acontecem coisas no Estádio Algarve e que esperamos que aconteçam mais vezes. Mesmo quando a Liga de Futebol ignora o Algarve, nós não deixamos de manter o Estádio em boas condições para que o Portimonense, estas equipas da Suécia e Dinamarca e tantas outras possam usufruir deste equipamento fundamental para a região”, afirmou o edil farense.
Em tom crítico relativamente aos responsáveis do desporto nacional, Macário Correia salientou o compromisso dos dois municípios para com “os valores da região e pela valorização daquilo que é este equipamento enquanto trunfo para o desenvolvimento regional que gera ocupação hoteleira, movimento no Aeroporto, movimento na restauração em geral, traz adeptos ao Estádio e traz futebol de outras paragens e de outras regiões para aqui”.
Já Seruca Emídio frisou a vertente turística deste torneio. “Não só as entidades responsáveis pelo futebol nacional mas também os responsáveis pelo turismo regional e nacional deveriam ter uma atenção maior para com o Estádio Algarve, não só na perspectiva desportiva mas também de lazer e espectáculo”.
No contexto nacional dos estádios criados no âmbito do Euro 2004, o autarca louletano realçou que o Estádio Algarve “tem umas características e um objectivo diferente, pois é o único que é utilizado neste tipo de eventos, de equipas de futebol dos países do Norte da Europa, que aproveitam para estagiar durante o período de paragem nos seus países de origem, que atraem para aqui os olhares dos seus nacionais, que são portadores de uma imagem da nossa região, da qualidade do turismo que tem”. “Podemos aproveitar o Estádio para dar imagem daquilo que temos e também para potenciar o turismo numa altura baixa”, disse ainda.
O responsável louletano falou ainda da importância da Comunicação Social na promoção deste e de outros eventos que aqui decorrem. “Somos muitas vezes criticados por nada se passar ou pelas nossas equipas serem as únicas a jogar aqui, mas quando acontecem eventos desta natureza não são convenientemente divulgados. Vamos aproveitar mais esta oportunidade pois este é mais um palco do Algarve e uma montra do que aqui se passa, para que possamos atrair mais turistas à nossa região, e que os clubes que aqui possam estar presentes desejem vir cá nos próximos anos”, disse ainda.

Programa
24 e 25 Janeiro
Chegada das equipas à região

27 Janeiro20h00
Elfsborg-Helsingborg

28 Janeiro20h00
Odense-Brondby

31 Janeiro17h00
Elfsborg-Brondby
20h00
Helsingborg-Odense

3 FevereiroFinal
17h00
Elfsborg-Odense
20h00
Helsingborg-Brondby

ALBUFEIRA VAI TER DOCE TÍPICO


Receita vencedora será a “cara” do concelho na área da doçaria
A Câmara Municipal de Albufeira encontra-se a organizar um concurso de ideias para a criação de um doce associado à tradição gastronómica do concelho e da região. Os interessados podem inscrever-se até dia 28 de Fevereiro, no Gabinete de Apoio ao Munícipe.
Albufeira vai passar a ter um doce ou bolo local confeccionado à base de produtos regionais. A ideia surgiu da autarquia que, em conjunto com as pastelarias, doçarias e cozinheiros locais, pretende criar um produto de referência na área da doçaria, que represente o concelho.
O concurso de ideias está aberto a todos os residentes em Albufeira, que podem participar a título individual ou em grupo. Cada concorrente terá que confeccionar uma receita original que inclua figo, amêndoa, mel, laranja ou alfarroba. O vencedor receberá um prémio monetário no valor de € 1500,00 e verá o seu doce ser comercializado por todas as pastelarias e doçarias do concelho.
A inscrição no concurso é gratuita e realiza-se até às 15h00 de dia 28 de Fevereiro, no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM), no edifício da Câmara Municipal. A ficha de inscrição, disponível no GAM ou em www.cm-albufeira.pt, deve ser entregue juntamente com a receita do doce ou bolo.
Num segundo momento, os concorrentes têm que confeccionar dois exemplares do seu doce e entregá-los no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA), entre as 10h00 e as 15h00 de dia 10 de Março.
A autarquia irá atribuir um nome à receita vencedora, relacionado com a história e o património de Albufeira. É intenção do município sensibilizar a população para a importância estratégica dos produtos regionais, no contexto do desenvolvimento económico e turístico do concelho.
Os resultados do concurso serão divulgados a 11 de Março, pelas 17h00, no EMA

Hospital Stª Maria - Faro: Grandes da Pintura de Língua Portuguesa



HPP Saúde inaugura exposição de pintura

Cargaleiro, Graça Morais, Júlio Pomar, Malangatana, Vieira da Silva são alguns dos conceituados artistas cujas obras estarão patentes em exposição no HPP Hospital de Santa Maria de Faro de 28 de Janeiro a 11 de Março.
O HPP Hospital de Santa Maria de Faro vai receber uma exposição colectiva de arte moderna e contemporânea intitulada “Grandes da Pintura de Língua Portuguesa” de 28 de Janeiro a 11 de Março, no Salão Nobre da unidade hospitalar.
Com a inauguração desta exposição, os Hospitais HPP Saúde no Algarve desejam partilhar com as 200.000 pessoas que confiam na prestação de cuidados de saúde nas suas unidades, o conceito ‘Saúde e Talento’ com o objectivo de humanizar o hospital e atribuir-lhe uma personalidade cultural.
A inauguração da exposição decorrerá pelas 18h30, do dia 28 de Janeiro, no Salão Nobre do HPP Hospital de Santa Maria de Faro e vai contar com a presença de artistas como Rico Sequeira, António Inverno, Maria João Franco, Luísa Nogueira, entre outros.
A mostra “Grandes da Pintura de Língua Portuguesa” tem a colaboração da galeria de arte “arc-16” e apresenta pinturas de alguns dos mais importantes nomes da arte de língua portuguesa: António Inverno, Augusto Barros, Cargaleiro, David Levy, Fernando S. Grade, Graça Morais, Guilherme Parente, João Moniz, Jorge Martins, Júlio Pomar, Lisa Deville, Luísa Correia Pereira, Luísa Nogueira, Malangatana, Manuel Viana, Mário Rodrigues, Maria João Franco, Moniz Pereira, Nelson Dias, Relógio, Rico Sequeira, Roberto Valentim, Rocha Pinto, Sónia Delaunay, Vieira Baptista e Vieira da Silva.
A exposição poderá ser visitada gratuitamente de 28 de Janeiro a 11 de Março, entre as 10h00 e as 17h00, no Salão Nobre do HPP Hospital de Santa Maria de Faro, Largo de Camões, 11.