quinta-feira, 9 de setembro de 2010

FEIRA DE STOCKS DE V.R.S.ANTÓNIO



A Feira de Stocks de Vila Real de Santo António vai decorrer de 10 a 12 de Setembro de 2010 no Centro Cultural António Aleixo, das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 23h00.
Esta feira, que se realiza habitualmente em final de estação, visa dar escoamento aos artigos do comércio local e atrair visitantes ao centro da cidade, caracterizando-se pelos preços baixos praticados.
Cerca de trinta expositores locais estarão presentes com artigos de vários ramos de comércio, como pronto-a-vestir, acessórios de moda, calçado, moda infantil, lingerie, banho, artigos desportivos, brinquedos, retrosaria, artesanato, decoração, artigos para o lar, produtos alimentares e bebidas.
A Feira de Stocks é organizada pela Associação de Desenvolvimento da Baixa de V.R.S.António, (ADB-VRSA), com apoio do município local.
Esta é a sétima edição da Feira de Stocks promovida pela ADB-VRSA, que desde 2007 organiza o certame duas vezes por ano, no final de estação.

MARCHA-CORRIDA DO ALGARVE – 2010/2011


A primeira actividade de marcha-corrida do calendário 2010/2011 terá lugar no próximo dia 19 de Setembro, pelas 9h30, com concentração no Jardim Pescador Olhanense, em Olhão, sob a organização local da respectiva Junta de Freguesia. Ao todo, estão previstas 45 actividades ao longo da época desportiva, que terminará a 12 de Junho de 2011, com a marcha-corrida final em Tavira.
No âmbito do Programa Nacional de Marcha e Corrida, lançado em 2009 através de uma parceria entre o Instituto do Desporto de Portugal I.P., a Federação Portuguesa de Atletismo e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, a região do Algarve, conta com a adesão de 13 Municípios através da criação de Centros Municipais de Marcha e Corrida, dispondo igualmente do Calendário Regional de Marcha-Corrida, o qual prevê a realização semanal de actividades deste âmbito, que têm vindo a reunir largas centenas de participantes.

O referido Calendário resulta da acção conjunta de Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Clubes, Casas do Povo, e Associações de Solidariedade Social de todo o Algarve, que coordenadas pela Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, IP organizam este vasto calendário de actividades.

A primeira actividade de marcha-corrida do calendário 2010/2011 terá lugar no próximo dia 19 de Setembro, pelas 9h30, com concentração no Jardim Pescador Olhanense, em Olhão, sob a organização local da respectiva Junta de Freguesia. Ao todo, estão previstas 45 actividades ao longo da época desportiva, que terminará a 12 de Junho de 2011, com a marcha-corrida final em Tavira.

Portimão recebe 8º Encontro Nacional de Professores de Filosofia


Portimão será a cidade anfitriã da 8ª edição dos Encontros Nacionais de Professores de Filosofia que tem início amanhã, dia 10 de Setembro e durante dois dias reunirá no auditório do Museu de Portimão, cerca de 80 professores de vários pontos do País, para além da participação de convidados de prestígio nacional e internacional.

Esta é uma iniciativa anual da Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF), destinada a reunir a comunidade docente em torno da área da filosofia, facultando o intercâmbio de ideias e práticas respeitantes a este ramo do saber.

Do programa, destaque para a presença de Stephen Law, conceituado professor da Universidade de Londres, e convidado especial deste Encontro que conta ainda com outros conferencista convidados e comunicações apresentadas tanto por investigadores e docentes universitários quanto por docentes do ensino secundário.

Portimão foi o local eleito para a 8ª edição, sendo a 1ª vez que esta iniciativa tem lugar no sul do País, depois das três primeiras edições terem tido lugar em Lisboa, seguido da cidade de Braga, Porto, e Viseu. A organização conta com a colaboração local da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e o apoio da Câmara Municipal de Portimão.

«DIA DO BOMBEIRO PROFISSIONAL» - 11 DE SETEMBRO


Escolhido, após os atentados ao «World Trade Center», em Nova Iorque, em 2001, como «Dia do Bombeiro Profissional», numa homenagem aos «bombeiros americanos e de todo o Mundo», assinala-se esta significativa efeméride a 11 de Setembro.

Aliando-me, com toda a justiça, convicção e elevada admiração por estes abnegados «Combatentes da Paz e do Apoio Solidário», envolvendo com todo o apreço os que também voluntariamente o fazem, expresso – lhes a minha saudação afectiva.

Esta reveste-se de um sentido especial neste momento em que o País tem sido vítima de terríveis catástrofes em várias áreas (incêndios florestais, sinistralidade rodoviária, etc) e em que os Bombeiros têm dado, uma vez mais, o testemunho admirável da sua determinação, altruísmo e empenho.

Nas três vítimas que recentemente perderam a vida ao serviço de todos nós, presto a minha homenagem a todos os Bombeiros Portugueses, com um sentido próprio neste «Dia do Bombeiro Profissional» em que saúdo a sua determinação e cumprimento abnegado do dever.

A GOVERNADORA CIVIL DO DISTRITO DE FARO

ISILDA VARGES GOMES