quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Albufeira: PARQUE DESPORTIVO DA NORA RECEBE JOGOS DE APURAMENTO


O Parque Desportivo da Nora vai ser palco dos dois jogos da 1.ª Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa SUB-19 realizados em Albufeira. A partida, inicialmente agendada para o Estádio Municipal, passa a realizar-se em Ferreiras.
O jogo entre Grécia e Geórgia, no dia 11 de Outubro, vai realizar-se no Parque Desportivo da Nora. A alteração do local, inicialmente previsto para o Estádio Municipal de Albufeira, deve-se ao facto do relvado do estádio da Nora se encontrar em melhores condições.
No dia 13, a freguesia de Ferreiras volta a acolher mais um jogo de apuramento para o Europeu de sub-19 de 2011, entre Geórgia e Portugal.
Refira-se que todos os jogos têm início marcado para as 16h00.

Município de Vila do Bispo promove Orçamento Participativo para 2011



Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Vila do Bispo pretende reforçar a participação dos munícipes na definição de prioridades para o contínuo desenvolvimento da qualidade de vida do Concelho. Neste âmbito, vai levar a cabo, de 9 a 15 de Outubro mais um Orçamento participativo, realizando para o efeito reuniões nas várias localidades do concelho.
Refira-se que o Orçamento Participativo visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, activa e responsável dos munícipes no processo de planeamento e governação local, garantindo assim a participação dos cidadãos na decisão sobre a afectação de recursos às políticas municipais e desta forma o Executivo responder às reais necessidades e aspirações da população local.
Com esta medida, pretende-se alargar a todos os cidadãos o processo de elaboração deste documento fundamental para a gestão do Município, promovendo uma cidadania activa e valorizar a democracia local.
Consciente, da importância da colaboração dos cidadãos nesta consulta e do seu impacto na gestão dos interesses concelhios, bem como do seu contributo para uma democracia cada vez mais participada e transparente, o Presidente da Câmara, Adelino Soares, convida a população a colaborar na elaboração do Orçamento Participativo para 2011.

Protecção Civil Alerta para: PRECIPITAÇÃO INTENSA, VENTO MUITO FORTE E AGITAÇÃO MARÍTIMA



De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto da Meteorologia, o estado do tempo no território de Portugal Continental será influenciado pela passagem de uma superfície frontal de actividade moderada a forte, associada a uma depressão muito cavada.
Assim, salienta-se a ocorrência de chuva persistente e forte em todo o território, com maior incidência entre o final do dia de amanhã, sexta-feira, e a madrugada de Sábado.
A ocorrência de precipitação será acompanhada por uma intensificação do vento e da
agitação marítima, tanto no Litoral Oeste como na Costa Sul.
Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil determinou a
passagem para ALERTA AMARELO do Dispositivo Integrado de Operações de Socorro
(DIOPS) para os todos os distritos, das 00:00 horas de dia 08 (sexta-feira) até às 20:00
horas de dia 09 de Outubro (sábado).
A ANPC recomenda especial atenção:
 Às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas
pelos órgãos de comunicação social;
 À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de
inertes que possam ser arrastados;
 À limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivos sistemas de escoamento;
 Aos cuidados redobrados com actividades relacionadas com o mar,
nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e
estacionamento de veículos na orla marítima;
 À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à existência de piso
escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou arrastamento de materiais
sólidos para a via.
 À adequada fixação de estruturas soltas, nomadamente, andaimes, placards e outras
estruturas suspensas.

APAV alerta para violência sobre pessoas idosas




Campanha multimeios vai estar presente na televisão, imprensa, mupis e web


A APAV lança esta campanha para alertar a sociedade portuguesa para a realidade ainda obscura dos actos de violência praticados contra as pessoas idosas, suportando-se nos dados estatísticos que indicam que, em 2009, 639 pessoas idosas foram vítimas de violência, ou seja, cerca de 13 por semana (em média, duas por dia). Outra das conclusões é que os filhos constituem a maioria dos agressores (37,2%) dos progenitores, com um perfil maioritariamente masculino (69,6%) e com idades compreendidas entre os 36 e os 64 anos (30%).
No âmbito do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1 de Outubro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança hoje uma Campanha de Prevenção e Sensibilização Pública sobre a Violência contra as Pessoas Idosas, enquadrada no projecto Títono – Apoio a Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência. O projecto Títono é apoiado financeiramente pela Direcção-Geral de Saúde e pela Fundação Montepio e tem como entidade parceira a Faculdade de Psicologia de Lisboa da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Esta campanha tem como objectivo primordial alertar para a violência contra as pessoas idosas como problema social grave, com as suas manifestações dando exemplos de crimes praticados, através da produção de diferentes materiais e acções de divulgação e de sensibilização pública e que contará com a colaboração de diferentes órgãos da comunicação social.
De acordo com João Lázaro, Director Executivo da APAV, “esta campanha tem uma vertente pedagógica junto dos diferentes agentes que lidam com este fenómeno diariamente e junto da sociedade em geral, de forma a alcançarmos uma consciencialização e controlo social que permitam um decréscimo efectivo do número de crimes perpetrados sobre os idosos”.
De forma a consolidar a informação junto dos intervenientes no processo de acompanhamento das pessoas idosas vítimas de crime e de violência, a APAV vai publicar dois manuais: o Manual de Atendimento de Pessoas Idosas Vitimas de Crime, composto por duas partes fundamentais - por um lado, a compreensão deste fenómeno, por outro a apresentação de estratégias de intervenção com pessoas vítimas de crime; e o Manual Pedagógico para o desenvolvimento de cursos de formação e de acções de sensibilização sobre a Violência Contra as Pessoas Idosas aplicável a diferentes contextos.

GNR COMBATE TRÁFICO DE DROGA


Efectivos do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Albufeira, desencadearam uma acção de combate ao tráfico de droga, no dia de ontem naquela cidade, na sequência de uma investigação em curso há vários meses.
Na acção foram efectuadas buscas domiciliárias em duas residências, onde se vieram a apreender além de produto estupefaciente, uma pistola de calibre 6,35mm e três de facas com lâminas de grande dimensão, estas na viatura de um dos indivíduos que viriam a ser detidos.
Em resultado, foram detidos dois indivíduos de 44 e 47, ambos residentes em Albufeira, indiciados pela prática do crime de tráfico de estupefacientes e identificados diversos consumidores que se deslocavam junto à residência de um deles a fim de adquirir droga.
Na acção, foram apreendidas 180 doses individuais de heroína e 75 doses de cocaína.
Os detidos foram presentes hoje nos Serviços do Ministério Público da Comarca de Albufeira, tendo sido interrogados, constituídos arguidos, aguardando os ulteriores trâmites do processo em liberdade.

ASMAL e ARS Algarve assinalam Dia Mundial da Saúde Mental 2010



Sob o mote «Percursos para a Integração», a Administração Regional de Saúde do Algarve vai associar-se à Associação de Saúde Mental do Algarve nas comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental 2010, que se assinala a 10 de Outubro, com a realização de um conjunto de actividades pedagógicas e de sensibilização em Faro entre os dias 11 e 29 de Outubro.
De destacar, no dia 12 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Faro, às 15h00, a realização de uma Palestra proferida por Álvaro de Carvalho, Coordenador da Equipa de Projecto de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental, contando a sessão com a participação do Presidente da ASMAL, Mendonça Neves, do Presidente da ARS Algarve, Rui Lourenço e do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia.
Integrada nas comemorações do Dia da Saúde Mental, será levada à cena a peça «Doce Interior Amargo Parte III» pelo Teatro do Sótão da ASMAL no dia 11 de Outubro, às 16 horas, no auditório do IPJ de Faro. No mesmo âmbito, de 11 a 15 de Outubro irá estar patente, no átrio da Biblioteca Municipal de Faro, uma exposição de fotografia denominada «As Nossas Casas», sobre as actividades do fórum sócio-ocupacional de Faro, fórum sócio-ocupacional de Almancil e do Centro de Educação, Formação e Integração Profissional da Asmal, com o horário de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h30, e segunda-feira e Sábado das 14h00 às 19h30.
Intitulada «Telas, Tintas e Fios», irá, simultaneamente, decorrer na Sala de Exposições da CCDR Algarve, de 11 a 29 de Outubro, uma exposição de trabalhos de expressão artística que incluirá peças de tapeçaria e pintura realizadas nas actividades do FSO da ASMAL, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 19h00. A inauguração será no dia 11 de Outubro, pelas 17h30.
De referir que estas actividades organizadas pela ASMAL em parceria com a ARS Algarve são dirigidas a todos os clientes e familiares, profissionais de saúde e público em geral, sendo a entrada livre.

Em Portimão: Correr pela vida na Mamamaratona ‘10


É já no próximo domingo, 10 de Outubro, que a AOA - Associação Oncológica do Algarve pretende reunir vários milhares de pessoas na 10ª edição da Mamamaratona - Marcha/Corrida contra o Cancro da Mama, que decorrerá na Zona Ribeirinha de Portimão.

Este evento tem como objectivos alertar as pessoas para a problemática do cancro da mama, angariar fundos para a construção da Casa Flor das Dunas – equipamento que a AOA quer concretizar o mais urgentemente possível para apoio ao doente oncológico – e apelar para a promoção de um estilo de vida saudável, baseado na marcha e prática de alguns exercícios físicos.

A prova terá o ponto de partida e de chegada no Parque de Feiras e Exposições e decorrerá ao longo do rio Arade, em plena Zona Ribeirinha de Portimão, num percurso que varia entre os 8Km, no caso da corrida, e os 5km se a opção for a marcha.

Apoiam a iniciativa a atleta olímpica algarvia Ana Dias e outros desportistas conhecidos, como António Fortunato, António Silva, Carlos Cabral, Daisy Dowse, Elly van Hulst, Ezequiel Canário, António Alves, etc.

Os interessados em participar poderão fazer a sua inscrição por correio até 8 de Outubro, dirigindo a respectiva ficha de inscrição (disponível em www.cm-portimao.pt, www.aoa.pt ou www.mamamaratona.com) para: Associação Oncológica do Algarve, Largo das Mouras Velhas, nº 18, 8000-139 Faro; ou para a delegação de Portimão da AOA – Urb. Do Pimentão, Bloco 2, cave, Três Bicos – 8500 Portimão.

Haverá ainda a possibilidade de as inscrições serem feitas na véspera da prova - no Parque de Feiras e Exposições - das 14h30 às 18h00, ou no próprio dia da Mamamaratona, entre as 08h00 e as 09h30. Os participantes têm direito a t-shirt, boné e dorsal, sendo que o valor por adulto é de 7,5 euros, enquanto crianças até aos 12 anos pagam 3 euros.

A Mamamaratona ‘10 conta com o apoio do Município de Portimão, do Instituto de Desporto de Portugal (Direcção Regional do Algarve), da Administração Regional de Saúde, de outras autarquias, do Crédito Agrícola, das Águas de Monchique e de diversas empresas sensíveis à causa.

Na Biblioteca Municipal de Tavira: Doença de Alzheimer em análise



A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos acolhe, no dia 18 de Outubro, pelas 18 horas, uma acção de sensibilização acerca da Doença de Alzheimer, numa organização da Âncora- Associação Centro Comunitário de Santa Luzia.
Esta iniciativa insere-se no projecto “Do Outro Lado: a Saúde Mental dos Mais Velhos”, o qual visa o desenvolvimento de um conjunto de acções no âmbito da prevenção e intervenção da saúde mental da população sénior do concelho tavirense.
A Alzheimer é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia) progressiva, irreversível e com causas e tratamento ainda desconhecidos. Começa por atingir a memória e, gradualmente, as outras funções mentais, acabando por determinar a completa ausência de autonomia dos doentes. É uma doença relacionada com a idade, afectando as pessoas com mais de 50 anos.
Para esclarecimentos adicionais, deverão os interessados contactar a Associação Âncora, através:
Telef.: 281 381 978
Tlm.: 917 626 608
E-mail: dooutrolado.projecto@gmail.com

Novos Habitantes Zoo de Lagos Araras Macao


São duas e da espécie Macao. A partir de amanhã, dia 8 de Outubro, o Zoo de Lagos vai ter novos habitantes. Duas Araras Macao. Chegam às 10h30m ao Aeroporto de Lisboa, transferidas do Zoo Bubalco na Argentina, perto da Patagónia.
As Araras Macao são um tipo de papagaios coloridos, pertencentes a alguns géneros da família Psittacidae. Estão ameaçadas devido à caça furtiva, pois são muito procuradas como animais de estimação. O seu habitat natural também tem vindo a desaparecer. Agora estes dois exemplares da espécie vão ter nova casa no Zoo de Lagos devido à parceria com o Zoo Bubalco na Argentina.
A mesma instituição para onde, há seis meses, foi transferido o Tobias, um macho Gibão, o primeiro gibão de mãos brancas a nascer no Zoo de Lagos.
Os gibões são animais que se reproduzam de 3 em 3 ou de 4 em 4 anos e quando a cria mais velha atinge a idade adulta ( cerca de 7 anos), é expulsa da família. Precavendo essa situação natural, o Zoo de Lagos iniciou a busca de eventuais Zoos interessados na espécie.
Depois de vários processos inerentes e conhecimento sobre as condições do Zoo receptor, enviamos o Tobias para a Argentina, onde foi partilhar uma nova instalação com outros animais. O Tobias está numa instalação coberta, das maiores do Mundo, que inclusivamente tem um rio a cruzar a mesma.

No Teatro das Figuras: FADOS DE AMOR E PECADO COM ANA SOFIA VARELA


Fadista actua no Teatro das Figuras, em Faro, dia 9 de Outubro,ás 21h30

Com um caminho longo, admirado e respeitado na música portuguesa, a dupla de compositores João Gil (música) e João Monge (letras) visitou vezes sem conta a música popular, o rock, a pop e os cruzamentos disto tudo. E em algumas das suas canções também namorou, o fado. Agora é a altura certa para lançarem um álbum de fado, «Fados de Amor e Pecado». Um álbum (e espectáculo) de fado que é mesmo fado, de doze fados que foram feitos pelos dois com amor, mesmo quando sentiam que - para muitos - poderiam estar a cometer um pecado. No disco, como companheira perfeita desta aventura, estão a fadista Ana Sofia Varela.
Ficha artística e técnica:
Ana Sofia Varela: Voz
Pedro de Castro: Guitarra Portuguesa ( POR CONFIRMAR)
Carlos Manuel Proença: Viola de Fado
Máximo Ciuro: Viola Baixo

Autores:
Letras: João Monge
Músicas: João Gil

EQUIPA TECNICA:
Produção executiva: Eva Cardoso
Técnico de Som: Francisco Grilo
Técnico de Luz: Anabela

A ACTA apresenta a peça “Um Homem Singular – Retratos de Manuel Teixeira Gomes”




Com texto de Alexandre Honrado e encenação de Luís Vicente, nos próximos dias 14 de Outubro, às 15h30, 15 e 16 de Outubro às 21h30 no Auditório Municipal de Albufeira. O espectáculo tem a duração de 1h15m, é indicado para maiores de 12 anos e a entrada é gratuita.
Este espectáculo constitui um modesto contributo de honra à memória de Manuel Teixeira Gomes e foi construído a partir de um texto que Alexandre Honrado escreveu, a pedido da ACTA.
Os materiais que constituem o texto que dá corpo ao espectáculo, referem-se directamente a situações, episódios e momentos da vida de Teixeira Gomes e da sua obra que serão apresentados através do conceito de retratos. Retratos a preto e branco, como eram antigamente.
Tem como objectivo alcançar privilegiadamente o público jovem que apenas de forma transversal terá ouvido falar de Manuel Teixeira Gomes - ou a propósito de alguma obra sua, ou a propósito das comemorações do centenário da República, no âmbito das quais, este espectáculo se insere.
O espectáculo conta com a participação dos actores Bruno Martins, Carlos Pereira, Elisabete Martins, Glória Fernandes, Luís de A. Miranda, Pedro Mendes e Tânia Silva, da bailarina Ana Filipa Antunes e do músico José Alegre. A coreografia ficou a cargo de Evegueni Beliaev, os figurinos são de Sónia Benite e Ana Rita Fernandes a execução cenográfica é de Tó Quintas, as imagens e o vídeo de Marco Mártires, desenho e operação de Luz de Octávio Oliveira, sonoplastia e operação de som de Pedro Leote Mendes, produção executiva de Elisabete Martins, comunicação de Cristina Braga, secretariado de António Marques e direcção de produção de Luís Vicente.

Mercado do Livro todos os meses no Mercado da Avenida


A partir deste mês, a Biblioteca Municipal de Lagos irá organizar mensalmente um Mercado do Livro.

O objectivo da iniciativa é que todos os interessados (comerciantes de livros ou qualquer pessoa individual) possam agora vender livros usados ou descatalogados, facilitando, assim, o acesso de outros leitores à aquisição de publicações, a preços mais convidativos.
Esta actividade procura, igualmente, dinamizar o centro histórico da cidade ao Domingo, criando um novo pólo de interesse e de atracção.

O Mercado do Livro irá decorrer todos os terceiros Domingos de cada mês, entre as 10h00 e as 17h00, no Mercado da Avenida.

Para participar, os interessados deverão contactar a Biblioteca Municipal de Lagos, através do telefone 282 767 816 e realizar a sua inscrição.

Transporte social nasce em Estoi e Sta.Bárbara


A partir do próximo dia 18, entrará em funcionamento o serviço de transporte social nas freguesias de Estoi e Sta. Bárbara de Nexe, tarefa a cargo da autarquia que, em articulação com as juntas de freguesia respeitantes, delineou um conjunto de percursos com a finalidade de abranger as populações residentes nas áreas mais distantes destas povoações.

Esta medida visa disponibilizar, a título gratuito, um meio de locomoção para as populações de zonas mais carenciadas que sofram com os efeitos da interioridade. É um passo de gigante.
Deste modo, os Sítios da Murta, Azinhal Amendoeira, Cerro Manuel Viegas, Azinheiro, Barranco de S. Miguel, Alcaria Cova, Vale Grande, Goldra de Cima, Pé do Cerro, Bordeira e Agostos, entre outros, vão estar ligados às respectivas sedes de Freguesia. Para isso, serão criados 9 itinerários – 5 referentes a Estoi e 4 a Sta. Bárbara de Nexe – com frequência bissemanal e cujos horários e pontos de paragem se distribuirão pelas populações e afixarão nas Juntas de Freguesia.

Esta é uma iniciativa que se propõe atenuar os efeitos da interioridade e combater a solidão das populações mais envelhecidas, algo que constata frequentemente quem percorre estas zonas do concelho. Esta operação será empreendida com os veículos afectos ao transporte escolar nos horários em que estes não estiverem a ser utilizados. É, por isso, uma forma de maximizar os recursos, pois com os meios humanos e viaturas disponíveis consegue-se assegurar a realização de tarefas que a edilidade não assumia e que terão um relevante impacto social.