domingo, 25 de setembro de 2011

Fortalecimento da Economia do Mar é tema de workshop

O auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) irá acolher na próxima sexta-feira, dia 30 de Setembro, um workshop intitulado “Para o Fortalecimento da Economia do Mar nas Regiões do Espaço Atlântico”. O evento procurará debater limites e potencialidades para reforçar o Cluster do Mar na região e dinamizar uma rede europeia de transferência de conhecimento neste domínio. Numa primeira parte do workshop, Flávio Martins, Vice-reitor da Universidade do Algarve e Presidente da Comissão Instaladora da Plataforma do Mar Algarve, irá dar a conhecer as ambições e a visão estratégica da Plataforma, organização recentemente criada por um conjunto de entidades públicas e privadas para o reforço do Cluster do Mar algarvio.
Seguidamente, Hugo Pinto, membro da equipa do projecto KIMERAA vai apresentar os principais resultados e aprendizagem deste projecto até à data. O KIMERAA tem procurado reforçar mecanismos para a transferência de conhecimento entre empresas e instituições científicas no Cluster do Mar. Os resultados incluem, entre outros, um estudo comparativo inter-regional «Maritime Clusters: Innovation Actors and Institutions in Atlantic Area», o Directório do Mar (www.kimeraa.eu/mapa), que identifica os principais actores em diferentes ramos da Economia do Mar, e a estruturação da Rede Europeia de Transferência de Conhecimento no Espaço Atlântico, designada ENKTAA – European Network of Knowledge Transfer in Atlantic Área. Uma segunda parte do workshop é constituída por dois debates orientados para o fortalecimento do Cluster do Mar visando identificar objectivos, dimensões-problema e acções concretas para implementação numa escala regional através da Plataforma Mar do Algarve ou através de redes trans-nacionais como a ENKTAA. A participação no workshop é gratuita mas os participantes devem registar-se através do site do projecto (www.kimeraa.eu). O evento, co-organizado pela CCDR Algarve e pela “Plataforma do Mar Algarve”, com o apoio da PO Algarve 21, realiza-se no âmbito do projecto europeu KIMERAA – Knowledge transfer to Improve Marine Economy in Regions from the Atlantic Área, liderado pela Universidade do Algarve. O KIMERAA é co-financiado pelo Programa Transnacional de Cooperação Europeia Espaço Atlântico através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Luís Gomes: "A bem da transparência"

Através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, o edil de de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, " a bem da transparência, perante a difusão de afirmações falsas, por parte do Partido Socialista, sobre o valor dos imóveis que a autarquia vilarealense pretende alienar em Monte Gordo e Manta Rota, impõem-se os seguintes esclarecimentos":
"O valor global de 49 milhões de euros, atribuído pelo PS ao valor do património a alienar, engloba avaliações dos terrenos à data de 2008, quando as taxas de juro e spreads bancários eram de 2 e 3%. Hoje, não existem empréstimos, nem mesmo a 15%; É completamente falso que exista uma venda ao desbarato. Todos os valores de mercado reflectidos em leilão são apoiados em avaliações realizadas por entidades credibilizadas, cujos documentos estão disponíveis para consulta no sítio da Sociedade de Gestão Urbana de VRSA, EM, em www.vrsa-sgu.pt; Antes de vir a lume com números irreais, o executivo convida a senhora vereadora Jovita Ladeira a consultar as avaliações e pareceres disponíveis, a falar com conhecimento de causa e a fazer análises credíveis, tendo em consideração os actuais valores de mercado;
Neste momento, as futuras parcelas de terreno do Plano de Pormenor de Monte Gordo Nascente encontram-se avaliadas – por entidade certificada – pelo valor de 23,4 milhões de euros. Os cálculos são relativos a Março de 2011 e têm em consideração a conjuntura, condições de mercado actuais e as variáveis imputáveis aos eventuais licitadores. A alienação dos terrenos em questão esteve dependente da aprovação do Plano de Pormenor de Monte Gordo Nascente, um processo que se arrastou desde 2007 e que foi sucessivamente bloqueado até 2011, pelos anteriores Governos socialistas. Durante estes três anos, e por culpa do imobilismo das entidades públicas com responsabilidade na matéria, assistiu-se a uma progressiva desvalorização das parcelas agora propostas para alienação. Se há responsabilidades a imputar, serão ao próprio Partido Socialista, que, enquanto esteve no poder central, causou sucessivos atrasos à execução dos Planos de Pormenor de Monte Gordo Nascente e impediu que a alienação dos terrenos pudesse ser concretizada pelos valores de mercado 2007 – obviamente mais elevados. Neste momento, a parcela de terreno na Avenida Infante D. Henrique (Monte Gordo), frente ao Hotel Vasco da Gama, encontra-se avaliada em 10,4 milhões de euros. Apesar deste cálculo, o terreno vai novamente a leilão pelo valor de 8,5 milhões, montante que apesar de ser inferior à avaliação (em 1,9 milhões), não foi suficientemente atractivo para captar o interesse dos investidores nas duas anteriores licitações.
O PS esquece-se que, ao reflectir as condições de mercado actuais no valor dos terrenos propostos para alienação, aumentam-se as suas possibilidades de venda, evitando o vazio de propostas em leilão, o que será benéfico não só a curto, mas também a médio prazo. Além dos proveitos obtidos com uma eventual alienação, a autarquia poderá encaixar novas verbas resultantes das licenças de construção e IMT, estimulando a economia. Ao mesmo tempo, será possível ao município reduzir os encargos com apoios sociais, já que a fase de construção permitirá a criação de novos postos de trabalho e a consequente diminuição da taxa de desemprego no concelho de VRSA. Além do óbvio encaixe de verbas para o município, a alienação dos terrenos em questão deve-se à necessidade de cumprir o Plano Director Municipal, aprovado em 1992, com os votos favoráveis do PS. Os terrenos situados frente ao hotel Vasco da Gama são uma zona de habitação consolidada que permite usos de habitação, comércio e serviços, onde não está excluída a possibilidade de instalação de um equipamento turístico", conclui o documento assinado pelo presidente da Câmara Municipal Luís Filipe Soromenho Gomes

Rota do Petisco dinamiza cidade de Portimão e Praia da Rocha

Numa altura em que a Rota do Petisco de Portimão vai a meio, os organizadores consideram que foram ultrapassadas as melhores previsões, enquanto os responsáveis pelos vários estabelecimentos aderentes têm expressado o seu agrado pela afluência registada. De facto, a adesão a este primeiro projecto da Associação Teia D’Impulsos, em parceria com o Município de Portimão, encontra-se reflectida nos números actuais, com a venda de cerca de cinco mil ementas da Rota, números que poderão duplicar até final da iniciativa, que começou em 3 de Setembro e decorre durante um mês.
Ao longo das primeiras semanas, o centro da cidade registou um maior movimento e uma animação acrescida, mesmo em horário tardio, com pessoas dos mais diversos escalões etários e sociais a fazerem-se à Rota, individualmente ou em grupos de amigos, e a cultivar desse modo hábitos de sociabilização. Como notas de registo, a organização sublinha a troca de experiências e o convívio gerado entre os participantes, bem como o facto de a Rota estimular a redescoberta da cidade, ao propor o melhor da gastronomia local a preços convidativos. Segundo os promotores, o objectivo de convidar os participantes da Rota do Petisco a conhecerem novos espaços de restauração também está a ser atingido, ao mesmo tempo que os próprios comerciantes sublinham o facto de muitos clientes manifestarem vontade de regressar noutra oportunidade. Até 2 de Outubro, este roteiro gastronómico continua a decorrer num total de 31 espaços de restauração do centro de Portimão e da Praia da Rocha, onde os participantes podem degustar outras tantas propostas de ementas, que vão desde os petiscos a 2,50 euros, aos doces regionais por 2 euros, sempre acompanhados por uma bebida.

ALBUFEIRA CELEBRA O DIA MUNDIAL DO TURISMO

No dia 27 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Turismo, este ano dedicado à interação cultural. Albufeira prepara-se para assinalar a data com o espetáculo musical “Tinto Beat”. Cinco artistas dão corpo a este projeto, que será apresentado ao público no Auditório Municipal. Na próxima terça feira, dia 27, o Município de Albufeira associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, com a apresentação de um novo projeto musical, no Auditório Municipal, a partir das 21h30.
Um grupo de cinco artistas que privilegiam a música tradicional entrelaçam as suas raízes para que “tal como se mistura o sumo da uva de diferentes castas para obter o melhor vinho, assim os “Tinto Beat” se unem para que gemine a música Al-bravia”, explicam. João Frade, Paulo Colaço, Paulo Rosa, Rico Lima e Luís Henrique dão vida a uma sonoridade que resulta da fusão da tradição alentejana com a música brasileira e algarvia. Com uma forte tendência para o improviso, os “Tinto Beat” unem os acordes das violas campaniça e caipira ao acordeão, para juntos criarem ritmos de todo o mundo. Este ano o Dia Mundial do Turismo versa sobre o tema “Turismo e aproximação de culturas”. A OMT- Organização Mundial do Turismo pretende homenagear o Turismo como uma atividade capaz de derrubar as barreiras que separam as culturas e fomentar a tolerância, o respeito e a compreensão mutua.

Faro recebeu acção "Moving Planet"

Decorreu este sábado na baixa de Faro o evento "Algarve Central em Movimento", integrado no dia de acção mundial Moving Planet. A foto-reportagem é esclarecedora da participação no evento.

Demonstração de meios da PSP às escolas de Faro

Para assinalar a abertura do ano lectivo 2011/2012, o Comando Distrital da PSP de Faro, com a colaboração da Câmara Municipal, levou a cabo uma demonstração de meios humanos e materiais, dirigida às crianças do 1.º e 2.º Ciclo das escolas do concelho.
A iniciativa inseriu-se no projecto Escola Segura II – Início do Ano Escolar e contou com a presença de 53 elementos da PSP, entre eles, elementos da Escola Segura, 1.ª Esquadra de Faro, Esquadra de Trânsito e Segurança Rodoviária, Corpo de Intervenção, Grupo Operacional de Cinotécnica, CIEXSS (Inactivação de Explosivos) e Investigação Criminal. As demonstrações, realizadas no relvado do Campo de Futebol do Complexo Desportivo da Penha, tiveram por objectivo sensibilizar os alunos, professores e público em geral para o cumprimento das regras de trânsito e prevenção rodoviária, assim como dar a conhecer demonstrações da equipa cinotécnica, com cães de salvamento e busca, para detecção de explosivos e droga e diversas simulações a cargo dos Corpos de Intervenção e de Investigação Criminal.
O futuro da educação rodoviária e prevenção da criminalidade passa, essencialmente, pelas crianças e jovens, pelo que a Câmara Municipal saúda a iniciativa da PSP de Faro, ao promover um contacto mais próximo e um estreitamento dos laços de confiança entre os agentes policiais e a comunidade mais jovem.