domingo, 27 de junho de 2010

Inaugurada a exposição “Alcoutim, Terra de Fronteira”




Foi ontem inaugurada a exposição “Alcoutim, Terra de Fronteira”, do Município de Alcoutim, integrada no projecto regional “Algarve – Do Reino à Região”, organizado pela Rede de Museus do Algarve.
Na inauguração, entre outras presenças, destacaram-se as do Doutor António Rosa Mendes, professor universitário na Universidade do Algarve e especialista em cultura e história do Algarve, o Professor Doutor Horta Correia, Professor Catedrático da Universidade do Algarve, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral. No seu discurso, o Doutor Rosa Mendes sublinhou a importância desta exposição que, pela primeira vez, conta a “história integral, completa” de Alcoutim. O autarca alcoutenejo agradeceu à Universidade do Algarve pelo excepcional trabalho demonstrado que, disse o presidente, “nos leva de encontro aos turistas, que muitas vezes andam perdidos nessas ruas”.
Os presentes na inauguração percorrem os principais painéis que constituem a exposição, começando à beira-rio e terminando no castelo. A visita foi acompanhada pelas explicações de uma das investigadoras da Universidade do Algarve, que conduziu o projecto da exposição.
“Algarve – Do Reino à Região”, é um projecto que reúne treze exposições e publicações, com diferentes abordagens ao tema Algarve. Os últimos mil anos da história e cultura algarvia, presentes na herança material e espiritual que, desde o Gharb al-Andalus até à actualidade, têm vindo a moldar e a caracterizar a identidade desde território, foram o ponto de partida de uma cooperação pioneira entre autarquias,
museus, instituições públicas e privadas, universidades, centros de investigação, especialistas de diferentes áreas científicas e culturais e as populações dos vários municípios algarvios – Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.
A exposição de Alcoutim, “Alcoutim, Terra de Fronteira”, debruça-se sobre a história desta vila fronteira. O Rio Guadiana é protagonista na exposição, tendo sido também na história de Alcoutim, como marco na defesa da fronteira e elo de ligação entre as principais povoações ribeirinhas – Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Os conteúdos da exposição e toda a informação turístico-cultural sobre a vila e o seu território estarão disponíveis em 5 línguas (português, inglês, francês, espanhol e alemão).

Portimão: Gilmour vence etapa portuguesa do World Match Racing Tour


Final do Portimão Portugal Match Cup disputada entre australianos
A final do Portimão Portugal Match Cup terminou esta tarde e Peter Gilmour (AUS) da YANMAR Racing sagrou-se o grande vencedor desta prova. Gilmour derrotou o seu aprendiz Torvar Mirsky (AUS) da Mirsky Racing Team, que tinha vencido a etapa portuguesa no ano passado. Numa eliminatória em que o vencedor seria o que primeiro a obter dois pontos, Gilmour venceu o segundo e o terceiro “flight”, e perdeu no primeiro. Esta 4ª etapa do World Match Racing Tour, “special event” da ISAF (Federação Internacional de Vela) decorreu na Marina de Portimão, entre 23 e 27 de Junho.
O terceiro e o quarto lugar disputado por Ian Williams e Adam Minoprio, numa eliminatória de “morte súbita” ditou que o vencedor do World Match Racing Tour 2009 ficasse no terceiro lugar na etapa portuguesa.
Este último dia começou com a disputa dos últimos “flights” das Meias Finais logo pela manhã, sob ventos muito fracos, entre as quatro equipas apuradas – Torvar Mirsky versus Ian Williams e Peter Gilmour versus Ian Williams. Tanto Mirsky como Gilmour conseguiram vencer as equipas adversárias nos três primeiros “flights (3 - 0).
“Foram intensos dias de competição com todas as tripulações profundamente empenhadas na vitória. O Portimão Portugal Match Cup reuniu todos os requisitos fundamentais para uma competição de nível internacional, reconhecida por todos os intervenientes e elogiada por todos os que a puderam acompanhar de perto. É com um sentimento de enorme satisfação que damos os parabéns a tripulação liderado por Peter Gilmour que em muito dignificou a etapa portuguesa do circuito internacional do World Match Racing Tour”, comenta Justino de Sá Machado, presidente da Sun Sailing Team, empresa do Grupo Sá Machado que detém os direitos de organização do evento em Portugal.
O australiano Peter Gilmour é um dos mais respeitados e temidos concorrentes no World Match Racing Tour, tendo sido por três vezes campeão mundial de Match Racing. Este conhecimento não vem só do circuito de Match Race, mas também dos consagrados campeonatos do America´s Cup. Durante 25 anos foi um adversário formidável para todos, alcançando sistematicamente o topo do ranking mundial. Três vitórias em circuitos de Match Racing Grau 1 da ISAF e por duas vezes em 3º lugar são a prova do seu sucesso. Gilmour começou a velejar com sete anos de idade em Perth. Aos 16 anos de idade, competiu no seu primeiro campeonato mundial, tendo terminado em 21º lugar.

Alunos do Conservatório de Música de Olhão promoveram Festa da Música

Foi com empenho, graciosidade e alegria que todos os alunos do Conservatório de Música de Olhão partilharam o que de mais significativo e importante aprenderam nas classes em que estiveram inseridos durante ano lectivo que ora termina.
Na sexta-feira, dia 25 de Junho, cerca de meio milhar de familiares e amigos constituíram o vasto público que, nesta 6.ª Audição Final, encheram o Salão Polivalente do Centro de Bem Estar Social de N.ª Senhora de Fátima em Olhão.









Assistência entusiasmada

V.R- Stº. António: Copa Foot21 já tem Campeões



F.C.Porto, Benfica, Stromp, Foot 21 e All2002Team são os vencedores
Já são conhecidos todos os campeões da 3ª edição da Copa Foot 21. F.C.Porto, Benfica, Stromp, Foot 21 e All2002Team são os vencedores deste que é o maior torneio nacional de futebol de 7, que 0ntem terminou no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António com as bancadas do Estádio Municipal completamente cheias.
O F.C.Porto sagrou-se campeão do torneio no escalão de sub-12 ao vencer o Benfica por 3-1. Em Sub-11 a vitória foi para a Stromp que venceu o Sporting por 11-7. Na categoria de Sub-10 o título ficou para a Associação Foot 21 que levou a melhor frente ao U.A. Povoense num jogo que terminou com o resultado de 3-2. Na final de sub-9, o Benfica conquistou a vitória frente ao Fabril do Barreiro por 12-2. O campeão de sub-8 foi a All2002Team, que derrotou o E.A.S. Póvoa de Santa Iria por 6-2.
A festa não terminou em Vila Real de Santo António logo após a decisão dos títulos. Os finalistas do escalão de sub-12 da anterior edição da Copa Foot 21 – Sporting e Belenenses – voltaram a entrar em campo para disputar a SuperCopa, uma das novidades deste ano, que terminou com a vitória do Sporting, campeão do ano passado, por 1-0.
Na entrega de prémios, que marcou o encerramento desta enorme festa do futebol, esteve presente o Patrono do Torneio, que mais uma vez realçou o orgulho que tem em apadrinhar este grandioso evento.
A Copa Foot 21, torneio apadrinhado por Rui Costa, reuniu nesta terceira edição 120 equipas, oriundas de todo o país, afirmando-se como o maior Torneio desportivo destinado a jovens jogadores com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e que este ano mobilizou mais de 1800 jovens atletas, bem como cerca de 400 elementos de equipas técnicas (dirigentes, treinadores, massagistas, etc..).
Numa organização conjunta entre a “FOOT21” e a C.M. de Vila Real de Santo António este Torneio superou todas as expectativas. Durante os seis dias do Torneio foram realizados cerca de 350 jogos - 8 campos em simultâneo - mais de 60 jogos diários.