segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ciclismo: VOLTA AO ALENTEJO ENTRE OS DIAS 9 E 12 DE JUNHO

A equipa Tavira/Prio entra em competição no final da semana, para participar na Volta ao Alentejo. Entre os dias 9 e 12 de Junho juntam-se nas estradas alentejanas 17 equipas, cinco das quais estrangeiras.



A primeira etapa desta tradicional prova tem lugar em Mora e termina em Campo Maior, contabilizando 169,9 quilómetros. A segunda jornada vê o pelotão arrancar de Vila Viçosa rumo a Mértola, com 176,6 quilómetros de distância. Já a terceira viagem conta 155,9 quilómetros, parte de Aljustrel para finalizar em Reguengos de Monsaraz. Para fechar esta “alentejana” assiste-se a um percurso de 169,7 quilómetros que faz a ligação entre Montemor-o-Novo e Redondo.
A vitória da edição anterior ficou na equipa Tavira/Prio que nos últimos anos tem somado vitórias gerais, em etapas, e em diversas classificações. Para este ano a formação de Vidal Fitas promete mais uma vez dar luta, até porque esta será uma corrida bem ao jeito dos sprinters, onde se enquadra Samuel Caldeira.
A juntar a Caldeira estão Ricardo Mestre, Nelson Vitorino, Luís Silva, Tomas Metcalfe, Diogo Nunes, Daniel Mestre, e Henrique Casimiro.

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME DO ALGARVE: ESPECTÁCULO DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve promove, no dia 17 de Junho, um espectáculo denominado Dignific’arte, que tem o propósito de angariação de receita para a aquisição de contentores necessários à recolha e armazenamento de alimentos.



O espectáculo começa ás 21:30, no Centro de Congressos do Arade, Parchal, Lagoa e contará com a presença da Orquestra do Algarve e de maestros e solistas que irão actuar de forma totalmente gratuita, num esforço conjugado de inúmeras pessoas e entidades para a concretização do objectivo.
A organização acredita que este evento será um marco na história do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.

Manuel Baptista expõe no Centro Cultural de lagos

De 9 de Julho a 8 de Outubro. A inauguração está marcada para 9 de Julho, sábado, às 22H00
O Centro Cultural de Lagos apresenta, em parceria com o programa Allgarve’11, a exposição "Fora de Escala" com obras inéditas de Manuel Baptista que revelam uma vertente importante e desconhecida do seu trabalho escultórico.

Manuel-Baptista---Corbeille

Depois da apresentação em Maio no Museu da Electricidade em Lisboa, estarão presentes em Lagos as obras pensadas pelo artista nas décadas de 1960 e 70 e que só agora foram possíveis de concretizar com o patrocínio da Fundação EDP.
Nesta exposição Manuel Baptista apresenta diversas esculturas de grandes dimensões em que os temas e as formas se relacionam com os desenhos e pinturas que caracterizam, e notibilizaram, o seu trabalho nomedamente os temas vegetais ou paisagísticos (falésias, arbustos) mas onde surgem também outras referências como os objectos quotidianos (envelopes, camisas e gravatas).

Manuel-Baptista---Duplo-Objecto

Mas a opção pelos materiais industriais (neón, alumínio, plexiglas) e o desejo de alteração de escala dos objectos representados são a demonstração da inovação desta obra no seu tempo histórico. Apesar da moderação da cor e as referências ao natural e ao artesanal afastem uma associação óbvia à Pop Art, Manuel Baptista, assume nesta pesquisa uma manifesta proximidade com o trabalho de artistas desse período.
Em “Fora de Escala”, a par dos objectos escultóricos, são apresentados diversos desenhos de grande formato e inúmeros cadernos de estudo que sustentam o pensamento visual de Manuel Baptista. Ficamos assim perante uma recolha alargada do saber visual de um artista que com o desenho projectou objectos de outro mundo

«Semana do Bebé de Olhão»

Pelo terceiro ano consecutivo vai decorrer a «Semana do Bebé de Olhão», organizada pelo Grupo de Apoio à Saúde Mental Infantil (GASMI) da Unidade Funcional de Olhão (ACES Central) da ARS Algarve IP e pela Câmara Municipal de Olhão, a decorrer de 6 a 12 de Junho, com o tema «Brincar desde o colinho», sendo a madrinha convidada para esta edição a jornalista e apresentadora de televisão Rita Ferro Rodrigues.




Sendo um projecto de prevenção primária dirigido à comunidade, a «3ª Semana do Bebé de Olhão» procura envolver toda a comunidade na dinamização de actividades a realizar ao longo de uma semana inteiramente dedicada ao bebé, sensibilizando para uma parentalidade mais responsável promotora da saúde mental na primeira infância, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Rede Europeia para a Promoção da Mental e a Prevenção das Perturbações Mentais, da Comissão Nacional para a Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental e do Plano Nacional de Saúde Mental, que salientam a importância de programas comunitários de prevenção como o meio mais eficaz e barato para diminuir a prevalência das perturbações psiquiátricas das populações.
Esta edição procura chamar a atenção para o brincar enquanto forma de comportamento humano, que, mais do que uma «ferramenta», é condição essencial para o desenvolvimento da criança.
Entre as várias actividades a dinamizar no Concelho de Olhão entre os dias 6 e 12 de Junho, salienta-se a organização de uma Feira com actividades dirigidas aos bebés (de 9 a 12 de Junho), um passeio-convívio de bebés e famílias (11 de Junho), um Seminário técnico sobre o tema (9 de Junho), um desfile de moda de bebés e famílias (09 de Junho) e vários concursos: «Concurso de Trabalhos Escolares», «Concurso de Montras» e «Concurso de Fotografia».

PS Algarve Felicita Vencedores das Eleições

Presidente do PS Algarve felicita vencedores das Eleições Legislativas e convoca Comissão Política para análise de resultados eleitorais
Na sequência das Eleições Legislativas realizadas hoje, o Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas, felicita o PSD pela vitória alcançada na região, bem como todos os Deputados eleitos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro.

Para Miguel Freitas, tendo ficado muito aquém das expectativas, os resultados do PS na região exigem agora uma reflexão a nível interno, que permita impulsionar uma nova abordagem política para a região.
"Estes resultados exigem agora, por parte do PS, uma profunda reflexão sobre o passado, o presente e o futuro do Partido", frisa Miguel Freitas, que irá convocar uma Comissão Política da Federação com vista à análise dos resultados eleitorais de hoje.

Para já e numa primeira avaliação a esses resultados, o Presidente da Federação do PS considera que uma das questões que mais influenciou a escolha do eleitorado na região prende-se à introdução de portagens na Via do Infante.
"Esta questão penalizou diretamente o Partido Socialista, não só no Distrito de Faro, como nos da Guarda e de Castelo Branco, onde, ironicamente, venceu o partido que sempre defendeu a imediata introdução de portagens nas respetivas Scut's", observa o dirigente regional.
Outra questão realçada por Miguel Freitas relativamente aos resultados de hoje é a necessidade de um debate sério sobre a abstenção registada na região, tendo o Presidente do PS e Deputado eleito pelo círculo de Faro, questionado a eficácia do atual sistema eleitoral.
"A reflexão que temos de fazer é sobre o afastamento dos eleitores dos eleitos e a necessidade de um novo sistema eleitoral em Portugal, muito mais próximo das pessoas", sustenta o líder socialista.