segunda-feira, 6 de junho de 2011

Manuel Baptista expõe no Centro Cultural de lagos

De 9 de Julho a 8 de Outubro. A inauguração está marcada para 9 de Julho, sábado, às 22H00
O Centro Cultural de Lagos apresenta, em parceria com o programa Allgarve’11, a exposição "Fora de Escala" com obras inéditas de Manuel Baptista que revelam uma vertente importante e desconhecida do seu trabalho escultórico.

Manuel-Baptista---Corbeille

Depois da apresentação em Maio no Museu da Electricidade em Lisboa, estarão presentes em Lagos as obras pensadas pelo artista nas décadas de 1960 e 70 e que só agora foram possíveis de concretizar com o patrocínio da Fundação EDP.
Nesta exposição Manuel Baptista apresenta diversas esculturas de grandes dimensões em que os temas e as formas se relacionam com os desenhos e pinturas que caracterizam, e notibilizaram, o seu trabalho nomedamente os temas vegetais ou paisagísticos (falésias, arbustos) mas onde surgem também outras referências como os objectos quotidianos (envelopes, camisas e gravatas).

Manuel-Baptista---Duplo-Objecto

Mas a opção pelos materiais industriais (neón, alumínio, plexiglas) e o desejo de alteração de escala dos objectos representados são a demonstração da inovação desta obra no seu tempo histórico. Apesar da moderação da cor e as referências ao natural e ao artesanal afastem uma associação óbvia à Pop Art, Manuel Baptista, assume nesta pesquisa uma manifesta proximidade com o trabalho de artistas desse período.
Em “Fora de Escala”, a par dos objectos escultóricos, são apresentados diversos desenhos de grande formato e inúmeros cadernos de estudo que sustentam o pensamento visual de Manuel Baptista. Ficamos assim perante uma recolha alargada do saber visual de um artista que com o desenho projectou objectos de outro mundo