quinta-feira, 16 de junho de 2011

"Restauração dos Algarves ou os Heróis de Faro e Olhão"

Apresentação do livro que inclui uma peça de teatro histórica com 202 anos!
por António Paula Brito (APOS) e uma performance de Expressão Dramática com os jovens do projecto Bom Sucesso (MOJU)
Apresentação pública da peça de teatro "Restauração dos Algarves ou os Heróis de Faro e Olhão", realiza-se amanhã, sábado, dia 18 de Junho, pelas 16h, na Sociedade Recreativa Olhanense.

Trata-se de peça de teatro escrita em 1809, sobre a revolta ocorrida um ano antes, em Olhão e Faro, contra as tropas napoleónicas da 1ª Invasão Francesa. Este livro foi encontrado na Biblioteca Nacional e foi agora adaptado e reeditado pela APOS (Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão) com o apoio da Direção Regional da Cultura do Algarve, Câmara Municipal de Faro e de Olhão.
A apresentação será feita pela APOS (António Paula Brito) e alguns desempenhos teatrais serão recriados pelos jovens do projecto teatral Bom Sucesso (MOJU), dirigidos pelo actor Fernando Cabral.

Vela Solidária - Actividade com parceiros em Portimão

Amanhã dia 17 de Junho terá lugar na Marina de Portimão mais uma iniciativa da Vela Solidária, durante a qual os parceiros deste projecto de cariz social e desportivo, terão a oportunidade de praticar vela entre as 17:00 e as 19:30 a bordo das embarcações SM40.

Estas embarcações serão utilizadas para a realização do Portimão Portugal Match Cup (PPMC), evento intagrado no World Match Racing Tour (WMRT) e no qual estarão presentes as melhores equipas e velejadores do mundo.

A SETH SAILING TEAM, única equipa portuguesa no WMRT e que irá defender as cores nacionais no PPMC, estará presenta na iniciativa de amanhã da Vela Solidária.

16 deJunho: Dia da Cidade celebra olhanenses

É já hoje, quinta-feira, 16 de Junho, que Olhão celebra o Dia da Cidade. O Município promove uma série de actividades que decorrem durante todo o dia. Íris e Viviane actuam ‘em casa’ nas noites de 15 e 16 de Junho e na sessão solene que decorre nos Paços do Município serão distinguidos funcionários autárquicos e personalidades da vida olhanense.

O Dia da Cidade, instituído a 16 de Junho para homenagenar os olhanenses que fizerem frente aos invasores franceses, serve para celebrar esta data de indiscutível interesse histórico para o concelho, assim como para a região e para o País.

Na cidade e nas freguesias, pretende-se o convívio com a população nas muitas iniciativas propostas. Os festejos começam a 15 de Junho, às 22h00, com a actuação dos Iris, que dão um concerto no Jardim Pescador Olhanense. Na noite seguinte, 16, Viviane actua no mesmo palco e a 18 de Junho haverá ainda teatro neste cenário, com o grupo A Gorda a apresentar “Mê Menine, e o tê pai?”, com interpretações de João Evaristo e Joaquim Parra.

O dia dos festejos, 16 de Junho, começa com a Alvorada com lançamento de foguetes (09h00), seguindo-se a Cerimónia do Hastear das Bandeiras nos Paços do Município (09h30) e às 09h45 a homenagem aos Heróis da Restauração de 1808. Às 10h30 haverá a atribuição de topónimos no concelho.
Um dos pontos altos das cerimónias será a Sessão Solene comemorativa do 16 de Junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho (12h00), altura em que serão distinguidos funcionários camarários e olhanenses ilustres.
À tarde, no Auditório Municipal haverá, às 15h00, a entrega de coletes de salvação aos profissionais do sector das pescas e às 18h00 será inaugurada uma exposição do Centro de Pintores Olhanense, seguindo-se às 19h00 a inauguração da sede do Clube de Caça e Pesca Cavaquense.