sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da AAUALG (Associação Académica da Universidade do Algarve) decorreu no passado dia 4 de Janeiro - pelas 18h no Auditório Vermelho da Faculdade de Economia (Campus de Gambelas), contando com uma sala cheia de alunos, corpos dirigentes da Universidade do Algarve, entidades de Faro e região, bem como parceiros e fornecedores da AAUALG.
Na Oficial de Tomada de Posse dos diversos órgãos usaram da palavra para além do novo Presidente da Mesa da Assembleia Magna, o Presidente da Câmara Municipal de Faro, o Adjunto do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, o Presidente Cessante da AAUALG, o Administrador da AAUALG e o Novo Presidente da AAUALG.
Recorde-se que as eleições para os Órgãos da AAUALG se realizaram no passado dia 29 de Novembro, destacando-se a votação em apenas um dia de mais de 1200 alunos da Universidade do Algarve, apesar de todas as listas a sufrágio serem únicas para cada órgão. O acto eleitoral culminou com a eleição de Pedro Barros.

Fábula da Cigarra e da Formiga no Auditório de Olhão

O musical A Cigarra e a Formiga é a proposta deste mês de janeiro para o público infantil no Auditório Municipal de Olhão. E não poderíamos começar o ano de melhor forma. Trata-se de um espetáculo divertido, presente no imaginário de todos e sugerido pelo Plano Nacional de Leitura. É já no dia 14 de janeiro, às 16h00.
A Cigarra e a Formiga é das fábulas mais originais da literatura infantojuvenil e uma das mais belas e didáticas para crianças de todas as idades. Com músicas originais, promete transportar as crianças para um mundo encantado, que só elas compreendem e sabem criar! Um mundo onde os valores do bem prevalecem sempre sobre o mal. É um espetáculo com adaptação e encenação de João Duarte Costa e coreografia de David Costa Pinto, que promete trazer ao palco olhanense momentos de grande diversão aliados a muita e divertida música. Violeta é uma menina que, como todas as crianças, tem uma imaginação muito fértil. É ela que nos convida, através da sua voz, a viajar para um lugar longe daqui, onde os animais falam e tudo é mágico. Entre canções, danças e muitas gargalhadas, acompanhamos a vida louca da Cigarra, o que nos permite perceber que, com a chegada do frio do inverno, as Formigas tinham razão quando a aconselharam a trabalhar. Porém, depois de assumir os seus erros e perceber que sem esforço e dedicação nada se faz, a Cigarra acaba por animar o grande Baile de inverno das Formigas, onde todos cantam e dançam à fartura e abundância, fruto do esforço e trabalho. Bruno Pópulo, Cláudia Ferreira, Isabel Martins, Joana Aires, Joana de Carvalho, João Nascimento, Marta Gorgulho, Sérgio Paulo, Tiago de Almeida e Vanessa Silva são os atores e bailarinos que dão vida a cerca de 25 personagens.

A ACTA apresenta “Laço de Sangue” no Auditório Municipal de Lagoa.

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, apresenta a produção “Laço de Sangue”, no dia 13 de Janeiro, pelas 21h30 no Auditório Municipal de Lagoa.
Com texto de Athol Fugard e encenação de Luís Vicente, o espectáculo conta a história de dois irmãos, filhos da mesma mãe, um de pele clara e o outro de pele escura, que tentam aliviar o tédio da sua existência ao comprar um jornal para que Zach, de pele escura e analfabeto, possa obter uma correspondente. Ao conseguir uma correspondente de raça branca, numa África do Sul sob o apartheid, cria-se um jogo perigoso, onde os dois irmãos começam a decretar o grande drama da barreira de cor, com todos os medos e ódios, trancado num fato e numa pele diferente.
O teatro do sul-africano Athol Fugard tem interessado o Mundo inteiro. Embora focado nos temas do racismo, da barbárie e da desumanidade do apartheid, o trabalho de Fugard aborda temas universais e tem sido aclamado internacionalmente, revelando ao público as idiossincrasias das sociedades injustas, de que a sul-africana sob o apartheid constituiu inigualável paradigma. “Laço de Sangue” conta com a interpretação de Luís Vicente e Mário Spencer. Tem a duração de 2h, sem intervalo, e é indicado para maiores de 12 anos. O preço dos bilhetes é de €6, com os descontos habituais.

Cantares ao menino Jesus celebram ano novo, em São Brás de Alportel

O programa de valorização das tradições musicais “Charolas, a Força da Tradição” regressa às ruas são-brasenses para cumprir a tradição e celebrar o nascimento do Deus Menino e de um novo ano. No Dia de Reis, ontem, dia 6, o Cine-Teatro São Brás voltou a ser palco de mais um Encontro de Charolas de São Brás, já na 29.ª edição, um encontro anual, organizado pela Associação Cultural Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, que renova ano após ano as tradições musicais do algarve, com a presença de grupos de toda a região.
Na edição deste ano, o Encontro de Charolas de São Brás conta com a participação de 5 grupos de charolas distintos: Grupo Searas do Monte, Charola do Rancho Folclórico da Associação Nexense, Charola de Estoi - Aldeia Branca, Charola da Casa do Povo da Conceição de Tavira e Charola do Grupo Desportivo e Cultural de Machados. Este espetáculo de entrada gratuita, tem a duração de cerca de 90 minutos. A Força da Tradição prossegue no Mercado Municipal, na manhã de dia 7, sábado, com um espetáculo por onde desfilam diversas charolas do concelho e da região, levando até à comunidade a esperança de um bom ano novo. E tarde fora, de castanholas em riste, acompanhadas de acordeão e cavaquinho, entre diversos instrumentos que compõem estes agrupamentos musicais, os charoleiros prosseguem viagem, a partir das 15h00, levando um pouco por todo o concelho a força da tradição, numa digressão de charolas. O programa de valorização “Charolas, a Força da Tradição” encerra domingo, dia 8, com uma apresentação especial junto à Eucaristia Festiva, no Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia, pelas 15h00. Esta atuação, pelas charolas do município, pretende alegrar os utentes desta instituição, levando-os reviver as tradições da quadra natalícia. A Força da Tradição é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração das associações e grupos locais e da Paróquia de São Brás de Alportel.

Porto de Portimão cresce 673 por cento em quatro anos

Pelo quarto ano consecutivo, o Porto de Portimão tornou a crescer no número de navios de cruzeiros e de visitantes, estando já agendadas para este ano um total de 48 escalas.
Com efeito, no ano passado verificou-se o aumento de 13,5% no número de escalas, passando das 52 de 2010 para as 59, enquanto no que toca aos passageiros o porto de Portimão registou um crescimento de 32,5%, subindo das 33.843 pessoas em 2010, para as 44.841 no ano passado. No período compreendido entre 2007 e 2011, os dados apontam para um crescimento de 673% no número de passageiros, passando dos 5.798 para os 44.841 visitantes, o que constitui um aumento muito significativo, considerando que neste período o investimento no porto foi bastante reduzido.
A estes excelentes resultados, acresce os passageiros e veículos transportados pelos navios da Naviera Armas, na ligação semanal regular entre Portimão, a Madeira e as Canárias, tendo sido transportados em 2011 mais de 22 mil passageiros, cerca de nove mil veículos ligeiros e 4.500 veículos pesados (carga rodada). Para que o Porto de Portimão cresça mais e de forma sustentada, faltam ainda concretizar alguns investimentos estruturantes da responsabilidade da Administração Central, como o prolongamento do cais de acostagem, que permita acolher simultaneamente dois navios de grande dimensão, e a dragagem de estabelecimento de fundos a dez metros na barra, canal de navegação e bacia de manobra, assim como a aquisição de um rebocador de apoio às operações em porto e navegação na costa e a construção de um moderno terminal de passageiros.

Pólo Aquático: HOJE JOGA-SE O PORTINADO SPORTING

“À Volta do Mercado” deu início a mais um Ciclo de Exposições no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel

Ontem, dia de Reis, o Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel deu início ao novo ciclo de exposições 2012, com a inauguração da exposição “À volta do Mercado”, de autoria de Constant Van Scherpenseel.
Reaberto no dia 5 de Outubro de 2010, após uma profunda intervenção de modernização e remodelação, o edifício do Mercado Municipal de São Brás de Alportel é um edifício com mais de 4 décadas de história no quotidiano das gentes são-brasenses. A exposição “À volta do mercado” convida a uma viagem pelas dinâmicas do Mercado Municipal, através de fragmentos do passado, captados pela objetiva de Constant Van Scherpenseel. A dinâmica de compra e venda, os vendedores, os consumidores, o colorido dos produtos e todos os sentidos que que estão em presença numa visita ao Mercado Municipal foram captados pela câmara do fotógrafo e podem ser apreciados no Centro de Artes e Ofícios, de 6 de janeiro a 31 de março. Natural da Holanda Constant Van Scherpenseel veio viver para Portugal na década de 80, residindo atualmente perto de Santa catarina da Fonte do Bispo. Após ter frequentado 4 anos a Escola de Fotografia, na Holanda, incluindo um ano em trabalho de estúdio sobre técnicas fotográficas “table top” industriais e arquiteturais, Constant passou a dedicar-se profissionalmente à fotografia. Em Portugal, Constant trabalhou com o famoso arquiteto do Centro Comercial das Amoreiras, em Lisboa. Na tranquilidade do Algarve, e com muito tempo para se concentrar este artista tenta “permanecer fiel ao significado original da fotografia – escrita com luz.” Apesar de toda a sua experiência de estúdio, Constant prefere trabalhar com “luz ambiente, luz natural” um desafio ao conhecimento para se alcançar a imagem perfeita, sem manipulações artificiais.

ROTARY CLUBE DE TAVIRA RECONMHECE O MÉRITO

- Entregou Bolsa, Companheiro, António Várzea, a Adriana Rodrigues - Associação “O Pontão” recebeu cheque Na última reunião do ano de 2011, o Rotary Clube de Tavira, fez entrega do cheque de seis mil euros, referente à Bolsa de Estudo, Companheiro, António Várzea, a Adriana Rodrigues e, à Associação “O Pontão”, o cheque de três euros, proveniente da receita da Gala de Beneficência.
José Mateus, Presidente da Direcção da Associação, agradeceu em nome pessoal e dos sócios “pelo reconhecimento ao valorizarem o nosso trabalho, cujo objectivo principal é a construção da Creche, para sessenta e seis crianças e Centro de Dia, para trinta e dois idosos, localizado na Conceição de Tavira, o qual está em fase de acabamento. A obra está parada, mas com estas ajudas e outras, só temos a beneficiar. Este vosso gesto ficará bem registado”. Adriana Rodrigues, disse-nos que era “uma prenda querida, depois de acabar o estágio profissional, para conseguir arranjar um local de trabalho digno. Foi com a ajuda do Companheiro, António Várzea, que consegui acabar a licenciatura, na área Social”. - Quanto ao futuro profissional?
- Espero que seja risonho. Espero encontrar um trabalho na área e que seja logo que acabar o estágio profissional. - Regressar a Tavira ou ficar onde houver emprego? - Pretendia vir para Tavira. Não queria ficar em Lisboa. Voltar às origens e arranjar um emprego na minha terra. O Presidente da direcção do Rotary, Abílio Lopes, referiu-nos que a Adriana era bolseira há quatro anos e tinha o compromisso de acabar o curso nesse período de tempo. Cumpriu e nós reconhecemos isso e entregamos o cheque de seis mil euros que representa esses quatro anos de trabalho que ela teve e para nós o mais importante é que permitimos que mais uma filha de Tavira se licenciasse e se lançasse na vida, com a ajuda do Rotary que não fez mais do que a sua obrigação de ajudar alunos de Tavira.
Gostaríamos de financiar muitos mais alunos, mas não podemos. Beneficiamos a Adriana. Para o ano vamos pensar financiar um outro. Nós não temos ajudas. As nossas ajudas, são aquilo que nós próprios conseguimos angariar. Temos um outro tipo de actividades. O subsidio que demos agora ao Pontão. Damos todos os anos a uma instituição de solidariedade social, que é variável, em função daquilo que conseguimos angariar. Nós temos que nos difundir por esse tipo de ajuda. Aliás, neste mês de Dezembro, o concerto que fizemos na Igreja da Misericórdia, a recolha de donativos que fizemos hoje, fora do Rotary, mas que são Companheiros nossos, nomeadamente, na Escola Secundária, o Professor José Baía, o Dr. Rui Horta, no seu jantar de Natal, parecendo que não, conseguimos angariar mais de cinco mil euros que vão ser entregues às Vicentinas, que nós reconhecemos que são as pessoas que actuam no terreno, junto daqueles que mais necessitam e nós ajudamos na forma que podemos”. Geraldo de Jesus