sexta-feira, 6 de maio de 2011

ALBUFEIRA CIDADE AZUL

Ao atingir 20 Bandeiras Azuis, Albufeira voltou ao patamar cimeiro nacional naquele que é o mais importante galardão ambiental europeu relacionado com a qualidade das praias. Este ano, as Praias da Coelha e do Castelo vieram juntar-se às 18 galardoadas em 2010, tornando Albufeira campeã das Bandeiras Azuis. No total, o Algarve foi distinguido com 74 galardões.

BANDEIRA AZUL
Foram divulgadas pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, as praias e portos de recreio que este ano serão distinguidas com o galardão de Bandeira Azul. Albufeira é o concelho português com maior número de praias com esta distinção. No total são 21 as que atingiram o galardão máximo de excelência ambiental a nível europeu.

MARINA DE ALBUFEIRA

OLHOS DE ÁGUA
Além da Marina de Albufeira que ostenta o galardão da qualidade pelo segundo ano consecutivo, foram consideradas as seguintes praias: Salgados, Galé Oeste, Galé-Leste, Manuel Lourenço, Evaristo, Castelo, Coelha, Arrifes, S. Rafael, Aveiros, Oura, Oura Leste, Stª Eulália, Maria Luísa, Olhos d´Água, Belharucas, Falésia-Açoteias, Falésia-Alfamar, Rocha Baixinha Oeste e Rocha Baixinha Leste.

PRAIA DA OURA

PRAIA DA COELHA
A comemorar o 25.º aniversário, a Bandeira Azul é atribuída, anualmente, às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão, símbolo de referência de qualidade ambiental que os portugueses reconhecem e valorizam, é o resultado de candidaturas que, para as praias, implicam o cumprimento voluntário de 23 critérios. No que respeita aos Portos de Recreio e Marinas a candidatura implica o cumprimento de um conjunto de 22 critérios.

PRAIA DOS SALGADOS
A atribuição da Bandeira Azul a uma praia traduz o respeito por critérios de Qualidade da Água, de Informação e Educação Ambiental, de Gestão Ambiental e de Equipamentos e Segurança. Em relação aos portos de recreio, este galardão significa a observância de critérios referentes à Qualidade do Porto, à Gestão do Porto e Informação e à Educação Ambiental e Segurança. A verificação destes critérios é efectuada por um Júri Nacional constituído por 25 entidades do sector público e privado. O resultado desta análise é ainda objecto de escrutínio por parte de um Júri Internacional constituído por representantes de organismos internacionais do ambiente.
Algumas curiosidades:
• As Praias da Rocha Baixinha Nascente, Galé Leste, Oura, Aveiros, Santa Eulália e Maria Luisa, são as que ostentam maior número de Bandeiras azuis ao longo destes 25 anos.
• No 1º ano em que foi atribuído este galardão, corria o ano de 1987, Albufeira foi distinguida com 2 bandeiras atribuídas às Praias da Maria Luisa e Rocha Baixinha Nascente.
• Albufeira viu serem galardoadas todas as Praias Candidatas.
• Todo o processo de candidatura é gerido pela Divisão de Ambiente do Município de Albufeira.
• A autarquia investe todos os anos num vasto Programa de Educação Ambiental direccionado às Escolas do Concelho, onde procura salientar a importância do respeito pelas praias como património ambiental e factor de desenvolvimento social e económica associado a Albufeira.
• A Praia do Castelo, volta a ter Bandeira Azul 16 anos depois. Foi em 1996 que esta praia recebeu o galardão pela primeira e única vez.
• A Praia da Coelha recebeu o galardão da Bandeira Azul pela primeira vez.
• Em 1991, uma greve do pessoal responsável pela colheita das amostras, impediu a candidatura do Algarve e impossibilitou a atribuição de qualquer galardão às praias algarvias em 1992. Um episódio que justifica o facto de Albufeira não ter o pleno nestes 25 anos de Bandeira Azul.

Expedição Humanitária Sagres - Bissau - "Coração na Guiné"

A Associação “Coração sem Fronteiras”, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), através do projeto "Coração na Guiné”, que tem como objetivo angariar material escolar e hospitalar para a população carenciada deste país. A expedição Sagres-Bissau será efetuada através de motas todo-terreno, que percorrerão cerca de 7500 km para entregarem em mãos o material conseguido.
O ponto de partida será a localidade de Sagres.

É neste contexto, que o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Adelino Soares, tem a honra de convidar os órgãos de Comunicação Social a assistir à Bênção das motas e respetiva partida desta “Expedição Humanitária Sagres-Bissau”, no próximo dia 13 de maio, pelas 09h30, na Fortaleza de Sagres.

GNR detém 3 indivíduos, que se encontravam a furtar carris da linha de caminho de ferro

Pelas 03h00 da madrugada do dia 06 de Maio, efectivos da GNR de Castro Marim, com o reforço de efectivos Tavira procederam à detenção em flagrante delito de 3 indivíduos, que se encontravam a furtar carris da linha de caminho de ferro, próximo da estação de São Bartolomeu do Sul, Concelho de Castro Marim. Os indivíduos foram detectados no local a carregar carris que haviam sido substituídos recentemente, utilizado para tal maçaricos de corte e um camião pesado com auto grua já tendo carregados cerca de doze toneladas de metal, avaliada em 3000 €.

O camião, propriedade de uma sucateira de Loulé era conduzido por um dos detidos, ligado ao funcionamento da mesma. Para além do condutor do Camião de 31 anos foi ainda detido outro individuo igualmente com 31 anos com conhecimentos de mecânica e serralharia e um funcionário da REFER com 55 anos.

De referir que a mesma obra tinha sofrido em Março passado, um furto de Carris, furto esse que ascendeu a um prejuízo de 35 000€ para a empresa responsável.
A rápida troca de informação entre os responsáveis da REFER e a GNR de Castro Marim, permitiu a detecção da situação e esclarecimento da mesma, pois o funcionário da empresa detido, alegara na altura estar autorizado a fazer o transporte daquele material.
Os detidos foram presentes ao Tribunal de Vila Real de Santo António pelas 10h00 do dia de hoje, aguardando a ulterior investigação do Inquérito, que ficou a cargo da GNR, com a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

CÂMARA MUNICIPAL DE MONCHIQUE CONTRA A INSTALAÇÃO DE NOVA PEDREIRA DE FELDSPATO NO CONCELHO


foto google

A Câmara Municipal Monchique reforçou a sua "luta contra a instalação de uma nova exploração mineral na área do Concelho, em Fornalha, Freguesia de Alferce, deliberando por unanimidade, na Reunião Ordinária de 03 de Maio, apresentar reclamação em fase de Audiência dos Interessados, nos termos do n.º 4 do artigo 13.º do Decreto-lei n.º 88/90, de 16 de Março ao publicado na 2.ª série do Diário da República no dia 23 de Março de 2011 o Aviso n.º 7325/2011 referente ao pedido apresentado por “Felmica – Minerais Industriais, S.A.”, com vista à atribuição dos direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais de feldspato no local de “Corte Grande”".
A deliberação da Câmara Municipal de Monchique "pretende que seja inequívoca a total desaprovação da prospecção e pesquisa de depósitos minerais de feldspato no Concelho, solicitando o indeferimento do pedido".

Câmara Municipal de VRSA cria Plano Municipal de Emprego

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai implementar o Plano Municipal para o Emprego, com a assinatura de dois protocolos, com o IEFP e a DECO.

Devido às condições económicas e financeiras que o País atravessa, muitas famílias vêm-se no desemprego ou com durações de períodos de emprego cada vez mais reduzidas. Pretende-se com esta união de esforços, entre o Município e o Instituto de Emprego e Formação Profissional local, alcançar soluções mais eficientes e favoráveis à reintegração dos munícipes desempregados, com vista a combater o desemprego e dinamizar o mercado de trabalho em VRSA.

O Plano pretende implementar acções concretas que visem a melhoria das condições do mercado de emprego em VRSA, nomeadamente o estímulo ao empreendedorismo, incentivar o recurso ao microcrédito para a criação de pequenos negócios, a criação de emprego pelas empresas locais, entre outras.
A autarquia, em conjunto com o IEFP, vai tentar criar uma estratégia de relançamento do mercado de emprego em VRSA, por forma a alcançar soluções mais eficientes e favoráveis à reintegração do mercado de emprego de VRSA.
Integrado neste Plano está também a assinatura de um Protocolo com a DECO, que tem como objectivo criar um espaço municipal de apoio e esclarecimento ao sobreendividado, onde seja fornecida informação inerente a esta temática, e com o intuito de criar um futuro espaço municipal.
Este espaço vai ajudar o consumidor ao nível da assistência necessária aos processos de sobreendividamento, assim como ajudar na negociação dos encargos/créditos de acordo com os requisitos de actuação definidos pela DECO.
A Deco, no seguimento da sua vasta experiência tem ainda vários projectos de formação que podem ser potenciados e que ajudarão os munícipes interessados.

Governador Civil de Faro elogia trabalho das IPSS's no apoio às crianças em situação de perigo

O Governador Civil de Faro, Carlos Silva Gomes, considerou hoje que o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) ‘Os Miúdos’, em Loulé, é representativo da qualidade do trabalho desenvolvido pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) no apoio às crianças em situação de perigo, tendo elogiado o empenho e a dedicação dos profissionais que desenvolvem a sua atividade nesta instituição algarvia.

Para o Governador Civil, que falava no âmbito das comemorações do 13º aniversário do CAT integrado na Casa da Primeira Infância, a participação da sociedade civil na causa social constitui um importante contributo no apoio aos mais desfavorecidos, especialmente no que diz respeito às crianças em perigo.

“A intervenção nesta área exige uma disponibilidade permanente, pois todos os dias surgem novos casos de crianças vítimas de maus-tratos e negligências graves, e é com base no forte sentido de responsabilidade da sociedade civil que tem sido possível encontrar cada vez mais e melhores respostas para minimizar este flagelo”, considerou Carlos Silva Gomes.

Durante os festejos, animados por um apontamento artístico executado pelas próprias crianças que se encontram ao cuidado da instituição, o Governador Civil defendeu ainda que, face aos resultados da intervenção das IPSS’s, este é um trabalho que merece ser reconhecido e apoiado.

“O investimento público nesta área deve continuar a ser uma prioridade no nosso País, pois a verdadeira justiça social reside na defesa dos interesses dos cidadãos mais fragilizados”, sublinhou Carlos Silva Gomes, para destacar o trabalho meritório desenvolvido em Loulé pelo CAT ‘Os Miúdos’, instituição que acolhe atualmente 11 crianças.

Criado em maio de 1999, este CAT está vocacionado para o acolhimento temporário e transitório de menores em situações de perigo, assegurando a consagração dos seus direitos e garantias.

Promover a reintegração das crianças na família e na comunidade e analisar o projeto de vida da criança em colaboração estreita com outros parceiros e de acordo com o superior interesse da criança, constituem dois dos objetivos do centro, com capacidade de acolhimento até um máximo de 12 menores com idades até aos 12 anos. Desde a sua criação o CAT ‘Os Miúdos’ já acolheu um total de 142 crianças.

Fundada há 66 anos por um grupo de cidadãos preocupados em dar resposta às necessidades das crianças carenciadas do Concelho de Loulé, a Casa da Primeira Infância tem por objetivo primordial promover o desenvolvimento de atividades de apoio à infância e à família, colaborando no processo educativo dos menores de forma a incrementar o seu bem-estar físico, intelectual e sócio-emocional.

A Casa da Primeira Infância integra três valência na sua sede, nomeadamente creche, jardim-de-infância e ATL e no exterior, para além do CAT, é responsável pelo Projeto ECOS.

5.º Passeio Clube PT à Cidade e Concelho de Faro

A Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro vai organizar, no próximo dia 21 de Maio (Sábado), em parceria com o Clube Portugal Telecom, mais uma edição do Passeio Clube PT à Cidade e Concelho de Faro.

Este será, essencialmente, um passeio de Cicloturismo vocacionado para a promoção da utilização da bicicleta no contexto do movimento da Mobilidade Sustentável e dirigido a toda a população (dos 8 aos 80).
VOLTA À CIDADE - 10 KM - VOLTA AO CONCELHO - 10 KM + 50 KM
Concentração: Escola EB 2,3 Dr. Joaquim Magalhães (junto ao Jardim da Alameda) - 14H30. Partida: 15H00
INFORMAÇÕES/ INSCRIÇÕES GRATUITAS - Divisão de Desporto e Juventude, Câmara Municipal de Faro, Tel.: 289 897 425 - Fax: 289 813 381. E-mail:
ddj@cm-faro.pt

13 de Maio: Comemorações da Fundação de Vila Real de Santo António


O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, preside, no próximo dia 13 de Maio,, pelas 9h30, no Centro Cultural António Aleixo, à Sessão Solene comemorativa do aniversário da Fundação de Vila Real de Santo António.


II CHALLENGE BURGER RANCH DE TAVIRA ANIMA CIDADE

No próximo dia 20 de Maio, sexta-feira, o Clube de Ciclismo de Tavira promove o II Challenge de Tavira, cujo patrocinador principal é o Burger Ranch, espaço de restauração situado no centro comercial Gran Plaza.

À semelhança da edição anterior, o circuito será idêntico, passando por várias artérias principais da cidade, nomeadamente, Rua da Liberdade, Rua Dr. Augusto Palma, Rua D. Marcelino Franco, Rua 1º de Maio, Ponte dos Descobrimentos, Avenida D. Manuel I, Rua Almirante Cândido dos Reis, Rua Dr. António Padinha, Rua João Vaz Corte Real, Ponte de Santiago, Rua Chefe António Afonso, e Rua dos Pelames.

Uma das novidades para este ano é a animação, que está a cargo de um grupo de percussão, a partir das 17 horas na Praça da República, o mesmo local que irá receber a concentração das equipas, bem como a partida para o desafio.
A juntar às novidades, está a transmissão directa on-line, assegurada pela Digital Mais TV. O público poderá ainda visualizar a corrida através de ecrãs que serão colocados no local da concentração.
Para além da presença da equipa da casa, Tavira/Prio, estão também confirmadas as principais formações portuguesas profissionais e sub 23.
O circuito compreende 20 voltas distribuídas por 60 quilómetros, onde o início está agendado para as 18 horas. A chegada será na Rua da Liberdade, sensivelmente pelas 19.30 horas. A cerimónia de pódio tem lugar às 19.45 horas, também na Praça da República.

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS - VOTO ANTECIPADO

A Lei Orgânica n.º 3/2010, de 15 de Dezembro, alterou o regime jurídico dos diferentes actos eleitorais e referendários alargando e uniformizando o regime do exercício do voto antecipado.
Assim, considerando a proximidade das eleições Legislativas de 5 de Junho de 2011, importa relembrar que, pese embora o facto de a regra continuar a ser a do voto presencial e simultâneo, os cidadãos que por razão de força maior não possam deslocar-se à sua Assembleia de voto, no dia das eleições, podem votar antecipadamente.

Estão abrangidos por esta modalidade de votação os eleitores que por motivos profissionais estejam impedidos de se deslocar à Assembleia de voto no dia das eleições, os estudantes, quando deslocados do seu Distrito ou da Região Autónoma de recenseamento, os eleitores doentes ou internados em estabelecimento hospitalar, os eleitores presos e não privados de direitos políticos e, ainda, os eleitores inscritos no recenseamento eleitoral português e que se encontram deslocados no estrangeiro no dia da eleição.

Os eleitores que por motivos profissionais (trabalhadores dependentes, independentes ou liberais) se encontrem impedidos de se deslocar à Assembleia de voto no dia da eleição devem, entre os dias 26 e 31 de Maio, dirigir-se ao presidente da Câmara em cuja área se encontrem recenseados, indicar o seu nome e n.º de eleitor, apresentar um documento de identificação e um comprovativo do impedimento de deslocação à Assembleia de voto no dia da eleição (documento assinado pelo seu superior hierárquico, pela entidade patronal ou outro que comprove suficientemente a existência do impedimento).
Os estudantes que frequentem instituições de ensino situadas em Distritos ou Regiões Autónomas diferentes daquele ou daquela onde se encontram inscritos no recenseamento devem, até ao dia 16 de Maio, solicitar ao presidente da Câmara da sua área de recenseamento, por meios electrónicos ou por via postal, a documentação para votar e enviar-lhe fotocópias do bilhete de identidade/cartão de cidadão e do cartão de eleitor/certidão de eleitor e ainda declaração da direcção do estabelecimento de ensino que ateste a sua admissão ou frequência.
Até 19 de Maio, o presidente da Câmara enviará, pelo correio, a documentação para votar e devolverá os documentos que acompanharam o pedido.
Entre 23 e 26 de Maio, o voto é exercido junto do presidente da Câmara da área do estabelecimento de ensino ou vereador credenciado que, para o efeito, se desloca ao estabelecimento em que se encontre para recolher o seu voto.
Os eleitores que se encontrem doentes ou internados num estabelecimento hospitalar e ainda os eleitores presos e não privados de direitos políticos que, por esses motivos, estão impedidos de se deslocar à Assembleia de voto no dia da eleição devem, até 16 de Maio, solicitar ao presidente da Câmara da sua área de recenseamento, por meios electrónicos ou por via postal, a documentação para votar e enviar-lhe fotocópias do bilhete de identidade/cartão de cidadão e do cartão de eleitor/certidão de eleitor e ainda documento comprovativo do impedimento passado ou pelo médico e confirmado pela direcção do hospital, ou pelo director do estabelecimento prisional.
Até 19 de Maio, o presidente da Câmara enviará, pelo correio, a documentação para votar e devolverá os documentos que acompanharam o pedido.
Entre 23 e 26 de Maio, o presidente da Câmara da área do estabelecimento hospitalar ou prisional ou vereador credenciado desloca-se ao estabelecimento em que se encontre para recolher o seu voto.
Os eleitores inscritos no recenseamento eleitoral português e que se encontrem deslocados no estrangeiro no dia da eleição, nomeadamente por imperativo decorrente das suas funções profissionais; estudantes inscritos em instituições de ensino ou que as frequentem ao abrigo de programas de intercâmbio; eleitores doentes em tratamento no estrangeiro e os respectivos acompanhantes; bem como os cônjuges ou equiparados, parentes ou afins que com estes vivam, devem, entre os dias 24 e 26 de Maio, dirigir-se à representação diplomática, consular, ou às delegações externas dos ministérios e instituições públicas portuguesas, previamente definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O eleitor deve indicar ao funcionário diplomático, designado para o efeito, o seu nome e n.º de eleitor, apresentar um documento de identificação e um comprovativo do impedimento de deslocação à Assembleia de voto no dia da eleição (documento assinado pelo seu superior hierárquico, pela entidade patronal ou outro que comprove suficientemente a existência do impedimento).
No caso dos militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de manutenção de paz, cooperação técnico-militar ou equiparadas; e dos médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, se reconhecer a impossibilidade da sua deslocação aos locais acima referidos, designa um funcionário diplomático para proceder à recolha da correspondência eleitoral.
Mais informações sobre o exercício do voto antecipado poderão ser obtidas através do contacto com os seguintes meios disponíveis: junto das Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais; através da linha telefónica de apoio ao eleitor - 808 206 206 ou através do Portal do Eleitor (http://www.portaldoeleitor.pt).

em Olhão: Marcha pela Vida para ajudar Associação Oncológica

A Marcha pela Vida, uma organização da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, em parceria com a Câmara Municipal de Olhão, realiza-se no próximo sábado, 7 de Maio, às 18h00, com partida e chegada junto àquele estabelecimento de ensino. As receitas revertem para a Associação Oncológica do Algarve.


Os interessados em praticar desporto e ao mesmo tempo contribuir para uma causa nobre, neste caso apoiar a Associação Oncológica do Algarve, podem fazê-lo participando na iniciativa Marcha pela Vida. A prova contempla dois percursos, com cinco e 10 quilómetros, respectivamente. A concentração acontece junto à escola secundária olhanense, a partir das 18h00 e a chegada, terminados os percursos, será no mesmo local.
Com esta iniciativa de carácter humanitário, a que também se associam outras entidades públicas e privadas do concelho, todos os participantes estarão a contribuir para angariar fundos para a associação que apoia os doentes oncológicos da região algarvia.
As inscrições devem ser feitas até dia 6 de Maio às 17h00 na Casa da Juventude de Olhão ou na Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Olhão e no dia 7 no local da prova, até às 17h30.

Fotografia de espectáculo revelada no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel


Palco de muitas iniciativas de promoção cultural, o Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel acolhe nos próximos dias 7 e 8, entre as 10h30 e as 19h30, o Workshop de Fotografia de Espectáculo: da Imagem em criação à construção de um imaginário criativo.

Esta acção formativa, organizada pelo Centro de Artes Performativas do Algarve – DEVIR/Capa, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel é mais um passo na criação artística de uma rede intermunicipal de Centros de Formação e de Criação Artística das Artes do Espectáculo, que visa estimular a capacidade criativa e o gosto pelas artes junto da população.

Susana Mendez estreia "Arte Jovem" na Galeria Municipal de São Brás de Alportel

Susana Mendez é a jovem criadora que faz a estreia da Arte Jovem na Galeria Municipal de São Brás de Alportel, um desafio artísticos lançado aos jovens criadores para preencherem aquela Galeria nos meses de Maio.


A Primavera Jovem continua a florir no mês de Maio com arte, que preenche a Galeria Municipal com os originais trabalhos da jovem Susana Mendez, na sua exposição “Dama de Jornal”.

Esta exposição traz a público um novo projecto desta jovem, dedicado à reciclagem de materiais, aos quais emprega o seu talento e arte.

Inaugurada ontem, dia 3 de Maio, a exposição “Dama de Jornal” apresenta uma verdadeira colecção de malas e acessórios 100% feitos com materiais reciclados e reutilizados.