domingo, 2 de maio de 2010

EM TAVIRA-: 4º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios


“No âmbito das diversas actividades culturais desenvolvidas pela (AIP-IAP) vai decorrer em Tavira, no próximo dia 07 de Maio de 2010 (6ª feira), pelas 17h00m, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma palestra subordinada ao tema “A história e a cultura da Sérvia: relações com Portugal”, seguindo-se um jantar de confraternização no Hotel Porta Nova, pelas 20h00m- A iniciativa integra-se nas comemorações do 2º aniversário da Associação Internacional de Paramiologia/International Associatin of Paremiology (AIP-IAP).
A AIP-IAP, além dos assciados,quer contar com a presença dos amigos da “cidade que vive cultura” no jantar e na conferência, proferida em língua portuguesa pelo Dr. Dusko Lopandic, Embaixador da República da Sérvia em Portugal.
Para mais informações: 91 962 9699, até ao dia 04 de Maio, 3ª feira, ou através do site http://www.aip-iap.org. O mesmo dverá contecer para o site da Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiology (AIP-IAP)no que respeita à participação no 4º Colóquio Interdisciplinar sobre Provérbios (ICP10) – http://www.colloquium-proverbs.org – a realizar em Novembro deste ano, também em Tavira.

Olhão: 6.º Ciclo de Concertos "Música Pais para Filhos"


Sábado, dia 08 de Maio de 2010, RUI GONÇALVES (Violino) estará no 6.º Ciclo de Concertos "Música de Pais para Filhos" em Olhão, na Biblioteca Municipal, com sessões às 10h30 e 11h30.
As inscrições são limitadas e deverão ser efectuadas para o seguinte contacto: 289 700 430.
O 6.º Ciclo de Concertos "Música de Pais para Filhos" é uma organização do Município de Olhão e produção da Associação Cultural Música XXI.
Idealizada por Paulo Cunha, esta iniciativa artística/pedagógica destinada a bebés teve início em 2001. Músicos conceituados ligados à Associação Cultural Música XXI têm vindo a desenvolver um trabalho meritório no estímulo musical através da vivência e interacção com os seus diferentes instrumentos e formas de tocar.
Entre os muito objectivos destes concertos destaca-se o de, através dos filhos, cativar e motivar os pais para a importância e necessidade de os estimular de forma continuada e persistente.
Estes concertos focalizam a sua atenção nos bebés de tenra idade por se saber que é nos primeiros meses de vida que, através de audições activas e jogos musicais, se trabalham muitas competências e capacidades musicais. O contacto com todas as qualidades do som leva a que estes concertos de cerca de meia hora sejam um forte atractivo para estes futuros apreciadores de música.

«DIA DA MÃE» - 2 DE MAIO


Assinalando-se o «Dia da Mãe» a 2 de Maio, próximo, uma comemoração que a todos nos envolve e sensibiliza na plena vivência desse único a indefectível amor filial pela mulher que nos gerou, quero saudar, com a maior afectividade, reconhecimento e gratidão por todos os sacrifícios realizados, todas as Mães algarvias ou, que por qualquer vínculo, se encontrem ligadas a esta Região.

Elo garante da vida a Mãe assume, quase sempre no maior anonimato, o papel de uma heroína, que realiza mil sacrifícios, não apenas nestes tempos difíceis, mas ao longo de toda História da Humanidade.

Para muitos a lembrança da Mãe é a simbólica recordação de uma saudade enorme e para outros, felizmente, o ensejo de, nesta efeméride, lhe testemunharem de modo especial, todo o afecto e gratidão, que lhe são devidos.

Na singeleza poética encontramos, numa quadra de elevado sentido popular, traduzindo a sensibilidade que nos vai na alma, o profundo significado do ser Mãe ao referir-se em quatro linhas:

«Com três letras apenas

se escreve a palavra MÃE

das palavras pequeninas

a maior que o Mundo tem».

A GOVERNADORA CIVILISILDA VARGES GOMES