quarta-feira, 17 de março de 2010

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALBUFEIRA RECEBEM 300 MIL EUROS EM DIA DE ANIVERSÁRIO



Bombeiros de Albufeira, comemoram 33 anos ao serviço da comunidade

No próximo dia 28 de Março, data festiva para os Bombeiros Voluntários de Albufeira que comemoram o seu 33.º Aniversário.

Para assinalar este dia, a Câmara Municipal de Albufeira, no âmbito da sua política de apoio ao movimento associativo no Concelho, vai assim atribuir uma verba no valor 300 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Albufeira, para o corrente ano, no âmbito do protocolo de colaboração assinado em 2006.

Este apoio tem em linha de conta, o facto de se tratar de uma instituição de cariz humanitário e sem fins lucrativos. Com um acréscimo de trabalho na época de Verão, relacionado com o fluxo de turistas que visitam o Município, os Bombeiros de Albufeira procedem à admissão de novos elementos para o seu quadro permanente, com o objectivo de dar uma resposta adequada às necessidades actuais do Concelho.

URGE PROMOVER A LITERACIA FINANCEIRA



Cerca de uma centena de participantes na Conferência dos Direitos do Consumidor
Desde há 11 anos que Albufeira celebra o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Este ano, o Crédito ao Consumo foi o tema em destaque, concluindo-se ser urgente a promoção da literacia financeira.
O Crédito ao Consumo foi o tema em destaque ao longo do dia de ontem, no qual se comemorou o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Tratou-se de uma organização da Câmara Municipal de Albufeira, através do CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, em parceria com a APDC – Associação Portuguesa de Direito do Consumo.
Estas comemorações revestiram o formato de Conferência, tal como tem acontecido em Albufeira, ininterruptamente, desde 1999. O tema deste ano foi “O Novo Regime dos Contratos de Crédito ao Consumo” e juntou especialistas da área, nomeadamente do Centro de Estudos da Defesa do Consumidor, do Direito e da Gestão (Universidade Lusófona), com destaque para a presença de Mário Frota, presidente da APDC.
Nesta conferência, que juntou cerca de uma centena de participantes, foi acentuada a elevada iliteracia financeira, o que facilita alguma “falta de transparência” dos contratos que alguns cidadãos assinam com vista à aquisição de produtos, que acabam por se tornar em créditos financeiros com juros demasiados elevados, especialmente no que se refere à TAEG (Taxa Anual Efectiva Global).
Destaque ainda para a informação prestada pela Vereadora do Pelouro da Defesa do Consumidor de Albufeira, Ana Pífaro, que na Sessão de Abertura salientou que, no ano de 2009, o CIAC de Albufeira recebeu 2.894 pedidos de informação, relativos a legislação, prazos de garantia, prestação de serviços, vendas ao domicílio e equiparadas, telecomunicações, etc. Recebeu ainda 97 pedidos de mediação de conflitos de consumo, sendo maioritariamente sobre telecomunicações e prestações de serviços, mas também de vendas ao domicílio e equiparados, que normalmente estão coligados a um contrato de crédito.
Foi, de resto, a natureza destas solicitações que orientou a escolha do tema deste ano para as Comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, tendo em consideração que grande parte das dúvidas dos consumidores se prende com o Crédito ao Consumo (não só no que diz respeito aos contratos ao domicilio e equiparados, mas também na compra de bens e produtos a crédito no comércio tradicional e na grandes superfícies comerciais). Por outro lado, o facto de ter sido legislado recentemente um novo Regime para os contratos de crédito ao consumo. No final, os participantes mostraram-se esclarecidos e satisfeitos com estas comemorações.

MACACO É PRIMEIRA PRESENÇA CONFIRMADA NO FESTIVAL AL’BUHERA 2010


Está confirmada a presença de Macaco na edição 2010 do Festival Al’Buhera. O evento decorre entre os dias 21 e 25 de Julho no Centro de Albufeira, e promete ser um dos pontos altos deste Verão.
Desde que, em 1997, decidiu colocar em marcha o projecto que leva o seu nome, Dani Macaco tem vindo a ser reconhecido como um dos artistas espanhóis mais criativos e dinâmicos. Oriundo de Barcelona, Dani Macaco tornou-se conhecido do grande público português com o ultimo álbum “Puerto Presente” que inclui o tema “Moving”. O álbum é um dos mais vendidos na vizinha Espanha e tem coleccionado prémios e distinções, com destaque para o Prémio Ondas como o “Álbum do Ano”, uma Nomeação aos Grammys Latinos na categoria de “Melhor Canção”, uma nomeação aos MTV Europe Music Awards na categoria de “Melhor Vídeo”, um prémio da consagrada revista Rolling Stone e o prémio de “Tema do Ano pelo jornal El País. Macaco foi também o artista mais nomeado nos prémios “Los 40 Principales” relativos à cadeia de rádio mais ouvida em Espanha.
O som deste projecto não conhece fronteiras, reunindo componentes latino-americanos e europeus, unindo ritmos e elementos de diversos países em perfeita harmonia, desde o Reggae e Ragga ao Hip Hop, passando pelo Rap, Rock, Funk, Folk e Flamenco, num perfeito cocktail de culturas.
Senhor de uma energia contagiante, Macaco promete proporcionar uma noite inesquecível. Um concerto verdadeiramente a não perder.
Conheça melhor Macaco em:
http://www.macaco.es
Veja o fantástico vídeo de “Moving” em:
http://www.youtube.com/watch?v=OfEBA0kyH-U&feature=related

ALBUFEIRA PRESENTE NA FERANTUR 2010



De 19 a 21de Março, Albufeira promove-se em Sevilha.
Albufeira volta a abrir portas em Sevilha. O concelho participa em mais uma edição da Ferantur. II Edição do Classic Cars e Campeonato Europeu de Corta-Mato estarão em destaque.
O Município de Albufeira regressa já no próximo dia 19 de Março a Sevilha, para promover o Concelho na FERANTUR – Feira Andaluza de Turismo e Desenvolvimento Rural. O evento decorre de 19 a 21 de Março, no Palácio de Congressos e Exposições de Sevilha.
Trata-se da quarta participação de Albufeira nesta feira, dedicada ao Turismo. Na V edição da FERANTUR estarão representados cerca de 400 expositores distribuídos por uma área de 7.200 m2. A feira conta com a presença de 9 comunidades autónomas espanholas e de vários destinos portugueses.
A cerimónia inaugural da FERANTUR terá lugar no dia 19 de Março, pelas 12h30. Para além da habitual promoção turística ao Concelho, Albufeira irá apresentar o programa da II edição do Albufeira Classic Cars – estará um Ferrari em exposição no stand e serão sorteados fins-de-semana para acompanhar o evento. O Campeonato Europeu de Corta-Mato, que irá decorrer em Dezembro, estará também em destaque com informação diversa. Refira-se que a selecção espanhola é a actual campeã europeia da modalidade, na vertente masculina.
Ainda no âmbito desta participação, a APAL - Agência de Promoção de Albufeira – realiza um workshop com operadores e associados, no dia 18 de Março. Ainda neste dia, Desidério Silva reúne com a Tenente Alcalde do Ayuntamiento de Sevilha e Presidente do Consorcio Turismo de Sevilha - Rosa Mari Prieto-Castro - para delinearem as acções de promoção conjunta agendadas para 2010, no âmbito do Protocolo de Cooperação existente entra as duas cidades.