segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“Volcán de Tinamar” vai transportar o dobro dos passageiros entre Portimão e o Funchal

A partir do dia 31 de Julho, o super-ferry “Volcán de Tinamar” passou a assegurar a ligação marítima entre Portimão e o Funchal, o que irá suceder até final de Setembro.
Na viagem inaugural seguiram as viaturas, os pilotos, o pessoal técnico e demais logística destinada ao Rally Vinho da Madeira.
O “Volcán de Tinamar”, pertencente ao armador Naviera Armas, distingue-se do ferry “Volcán de Tijarafe”, que irá para manutenção, por factores como a modernidade, o conforto proporcionado aos passageiros e as dimensões.

Aposta ganha na ligação entre o Algarve e a Madeira

Entre outras características, o navio possui 178 metros de comprimento e 30 mil toneladas de arqueação bruta, estando preparado para transportar 1457 passageiros, mais do dobro dos que podem embarcar no ferry que será temporariamente substituído, possuindo 122 camarotes e uma capacidade de 2010 metros lineares para carga rodada, deslocando-se em serviço a uma velocidade média de 24,5 nós.
O reforço da aposta da companhia, sediada nas Canárias, está directamente relacionado com a crescente aceitação que esta linha semanal tem tido desde que foi inaugurada - há precisamente três anos - e que atinge um importante pico nos meses de Verão, sendo de realçar ainda o gradual aproveitamento da mesma por empresas algarvias que pretendem investir no mercado da Região Autónoma da Madeira.

“Algarve diz Não à Fome” foi um sucesso


O C.A.S.A. Centro de Apoio aos Sem Abrigo Algarve, com o apoio da A.I.H.S.A. levaram a cabo, entre 30 de Julho e 7 de Agosto, a campanha “Algarve diz não à fome”, numa organização do C.A.S.A com o apoio da A.I.H.S.A..
A campanha visou angariar fundos para esta IPSS, que não conta com qualquer apoio financeiro por parte das entidades oficiais e decorreu em vários Concelhos do Algarve junto da Restauração.

Uma campanha conjunta do C.A.S.A com o apoio da AIHSA
Para esta Campanha os Restaurantes responderam de uma forma solidária tendo em conta a crise que se atravessa, pois foram convidados a participar através do donativo de um pequeno valor por cada refeição servida naquele período, bem como os clientes serão convidados a participar neste esforço através de um donativo a colocar nos Mealheiros Solidários existentes em vários Restaurantes aderentes e que se destinaram a apoiar as famílias carenciadas.
A campanha contou com a adesão de vários Hotéis e dezenas de Restaurantes, dado o apoio da AIHSA, que estando atenta às dificuldades e problemas das famílias Algarvias com dificuldades financeiras divulgou a mesma entre os seus Associados através do seu site, podendo também ser visível no site do CASA.
Todos os estabelecimentos aderentes nos Concelhos de Loulé, Tavira, São Brás, Albufeira, Silves, Olhão, estiveram devidamente identificados com um cartaz alusivo à campanha, em local visível.

Campanha “DADOR SALVADOR” com excelentes resultados

A campanha “DADOR SALVADOR” decorre com excelentes resultados.

O balanço que se faz, da primeira semana, é deveras surpreendente face à adesão de muitos dadores comparecerem nas UMCS (Unidades Móveis de Colheita de Sangue) que se encontram estacionadas no Algarve – Quarteira e Monte Gordo.

A foto-reportagem relativa à acção que decorreu em Quarteira, junto à Praça do Mar, onde a acção continuará na próxima semana.

No Domingo a campanha decorreu no CHBA em Portimão para a habitual colheita do 1º Domingo do mês.





VOLTA A PORTUGAL - Tavira-prio animou 4ª Etapa

Viveu-se hoje o quinto dia da Volta a Portugal, traduzido na quarta etapa em linha. Lamego e Gouveia foram os anfitriões do pelotão numa jornada de dificuldade média.
Numa tirada animada, os 182.3 estiveram longe de ser tranquilos, com as formações com aspirações à classificação geral a movimentarem-se na corrida.

A fuga do dia foi composta por vários elementos durante largos quilómetros, onde se encontrava André Cardoso, a representar a equipa Tavira/Prio.

Nos quilómetros finais destaque para Nelson Vitorino que salta do pelotão, e na sua roda avança também José Toribio (Andalucia) que bate o algarvio mesmo em cima do risco da meta: “era meu objectivo dar mais andamento ao pelotão, e também desgastar o Toribio mas de facto ele foi mais forte nos metros finais”, afirma o ciclista
tavirense.

Na tabela classificativa, Ricardo Mestre continua em 3º posto com 16 segundos de diferença para Hernâni Broco, que detém a camisola amarela. André Cardoso está em 4º, a 17 segundos, e Nelson Vitorino em 6º, a 30 segundos. Também a Tavira/Prio continua no topo da classificação por equipas o que demonstra a boa forma física do grupo ao colocar três atletas nos primeiros dez lugares.

Nelson Vitorino fez segundo posto na etapa. André Cardoso foi um dos homens da fuga do dia.

Chega amanhã a última etapa da primeira parte da Volta. Falta uma etapa para chegar ao merecido descanso. Para amanhã são esperados 150.3 quilómetros menos intensos, já que será uma jornada de dificuldade baixa que antecede o dia de descanso.
Entre Oliveira do Hospital e Viseu os corredores passarão por três
metas volantes e um prémio de montanha de quarta categoria. Na meta espera-se uma chegada ao sprint.

ORQUESTRA DO ALGARVE EM QUARTEIRA

O Calçadão de Quarteira volta receber mais um concerto da Orquestra do Algarve, no próximo dia 12 Agosto, pelas 22h00.

Orquestra do Algarve

O Maestro John Avery vai dirigir este espectáculo
O Maestro John Avery vai dirigir este espectáculo que terá o seguinte programa:
Lionel Monckton (1861-1924), The Arcadians (abertura overture); Ronald Binge (1910-1979),
Serenata Elizabetana Elizabethan Serenade; Ermanno Wolf-Ferrari (1876-1948), O segredo de Susanna Susanna's Secret (abertura overture); Ferdinand Herold (1755-1802), Clog Dance (de/from La Fille mal Gardée); Richard Rodgers (1902 – 1979), Waltz (de/from Carousel); Ralph Vaughan Williams (1872-1958), March Past of the Kitchen Utensils; Arthur Sullivan (1842-1900), Abertura Iolanthe Iolanthe Overture; Marshall Ross (1918-1988)
Marching Strings; Frank Loesser (1910-1969), Selecção de Selection from "Guys and Dolls"; Leroy Anderson (1908-1975), Blue Tango, Belle of the Ball.
A entrada é livre.

O Maestro
John Avery nasceu em Surrey, na Inglaterra. Estudou música na Universidade de Londres e na Guildhall School of Music and Drama. A sua vida musical tem sido sempre variada e extremamente preenchida. Assim que terminou os estudos John Avery fez parte do musical “Canterbury Tales” durante 18 meses, tocando trombone. Quando o espectáculo entrou em digressão, John re-orquestrou-o e é a sua versão que ainda hoje é usada. Com pouco mais de vinte anos fundou a Companhia de Ópera de Guildford, tendo sido o seu maestro e director musical durante sensivelmente vinte anos. Foi também durante este período responsável pelo bastante aclamado ciclo de óperas de Verdi e de Wagner.
Ganhou a alcunha afectuosa de “maestro relâmpago”, não só devido ao uso radiante que fazia dos tempi, como também pelo facto de se encontrar sempre a correr de salas de ensaio para estúdios e destes para teatros, etc. Para além de ter actuado nas principais salas de concerto do Reino Unido, John Avery trabalhou igualmente noutros países europeus, tais como a França e a Alemanha, incluindo um programa de música inglesa em Beethovenhalle, Bona. John Avery podia até ser visto a conduzir uma banda no estádio de Wembley por ocasião de jogos internacionais. Como organista actuou em variadas catedrais inglesas, tendo inclusivamente composto música para o efeito.
Retirado da vida activa, John Avery vive em Portugal há sete anos e tem a honra de colaborar com a Orquestra do Algarve. Tem orquestrado diversas peças de música para a Orquestra.

em Alcoutim: Tradicional baile de acordeão faz nascer Clube de adeptos

A Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Alcoutim está a criar um Clube de adeptos dos bailes de acordeão.

A autarquia de Alcoutim tem estimulado a realização destes bailes em vários montes e aldeias do concelho, por “proporcionarem sempre convívios sociais ativos, momentos de animação, descontração e relaxamento psicológico, assim como realização de exercício físico”, assegura o presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral.

Médico e autarca, Francisco Amaral, vê nesta iniciativa uma forma de quebrar o isolamento e os estados depressivos das populações e, simultaneamente, promover o seu bem-estar físico e psicológico. Recentemente, no programa “Serviço de Saúde”, de Maria Elisa, o presidente referiu à ex-Ministra da Saúde os benefícios desta iniciativa, garantindo “não conheço nada que faça tão bem à saúde das pessoas, saúde física, psicológica e social, como ir à horta e bailes de acordeão”.
Este Clube, depois de serem inventariados todos os membros do concelho e concelhos limítrofes, informará os seus elementos acerca das múltiplas realizações culturais e de animação do Município. No Clube serão estimulados encontros periódicos entre os adeptos e pretende-se ainda implementar aulas de danças de salão a todos os interessados.

Nadadores da Portinado conquistam seis título nos Nacionais Absolutos de Portugal

A Portinado conseguiu nos Campeonatos Nacionais de natação de Juvenis e Absolutos que tiveram lugar de 4 a 7 de Agosto na Póvoa do Varzim, um resultado excelente e único na história do clube, ao conquistar seis títulos nacionais, três do quais absolutos através de Alexandre Agostinho e três de Juvenis pelo nadador Miguel Nascimento.
Agostinho sagrou-se campeão nacional dos 50 e 100 livres, tendo também vencido o primeiro lugar dos 50 livres do Open de Portugal. Miguel Nascimento venceu os 100 e 200 costas, arrecadando ainda a medalha de ouro nos 100 livres

NATAÇÃO - Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos - OPEN

Agostinho acabou mesmo por marcar um dos momentos inéditos do campeonato, ao terminar empatado as duas provas que participou. Nos 50 livres repartiu o primeiro lugar no pódio com Paulo Santos de FCP e nos 100 livres com o nadador Emmanuel Vanluchene do Vlaamse Zwemfederatie.
Para além dos 6 títulos individuais conquistados, destaca-se ainda o 4º lugar absoluto da equipa masculina na prova de estafetas de 4x50 Livres, o 6º lugar nos 4x50 Estilos e o 7º lugar nos 4x100 Livres. A equipa da Portinado foi constituída pelo Alexandre Agostinho, Miguel Nascimento, Manuel Farinha e Francisco Costa para as provas de livres e Gonçalo Fonseca nas estafetas de estilos.
Outra atleta em bom plano foi Ariana Nunes que cumpriu os seus objectivos para esta competição, conseguindo marcar presença em todas as finais das provas que nadou. Na eliminatória dos 50 bruços a nadadora da Portinado brilhou com um bom registo de 34;69, sendo a 5ª melhor em termos absolutos e a primeira do seu escalão júnior. Nos 200 bruços conseguiu chegar à final B com 2;48;42, mas não viria a melhorar durante a final da tarde. Nos 100 bruços passou à final B com 1;15;72, onde seria 7ª classificada.
Miguel Nascimento que iniciou esta época a sua carreira internacional, esteve em grande plano nestes campeonatos ao conquistar os títulos nacionais juvenis dos 100 costas (59;98), 200 costas (02;09;01) e 100 livres (00;54;08). Nos 200 costas conseguiria na final um registo que lhe valeu o terceiro melhor resultado absoluto na distância. Na final dos 100 costas Nascimento nadou em 59;37 terminando na 7ª posição absoluta, sendo o 5º melhor português.
Os nadadores da Portinado participaram num total de 9 finais, tendo o clube conseguido a 7ª posição coletiva em termos de medalhas conquistadas (6+1+0). O clube mais medalhado foi o SCP (15+8+9), seguido do FCP (14+14+18), Sheffield (11+4+3), CNA 9+14+10; GDNVNF (6+3+3), CNAC (6+2+3).
Os restantes nadadores da Portinado presentes nos nacionais, Miguel Lopes, Joana Joaquim, Inês Ferreira, Francisco Costa, Gonçalo Fonseca e Manuel Farinha, cumpriram em pleno os objetivos que levaram para esta competição, conseguindo na maioria dos casos melhorar os seus resultados pessoais.


em Portimão: Campanha “Seja Excepcional e Ajude os Animais Abandonados" apela à solidariedade de todos

No âmbito do projecto Férias Desportivas Jovens Excepcionais, está a decorrer até ao próximo dia 14 de Agosto a campanha “Seja Excepcional e Ajude os Animais Abandonados".

A iniciativa, que visa angariar o maior número de bens diversos para animais abandonados ou em risco e proporcionar-lhes melhores condições de vida, decorre em todo o concelho de Portimão e pretende sensibilizar a comunidade para as necessidades dos animais errantes.
Os interessados em participar nesta campanha deverão entregar na Quinta Pedagógica de Portimão todo o tipo de bens que considerem pertinentes e importantes para animais abandonados ou em risco, e que posteriormente serão distribuídos pelas associações de protecção de animais e grupos de voluntários que se dedicam a esta causa.
São passíveis de oferta, mantas e toalhas (novas ou velhas), coleiras, trelas, rações, latas de comida, casotas, camas, desparasitantes internos e/ou externos, champôs, medicamentos específicos, comedouros, bebedouros, pedras higiénicas para gatos, brinquedos, etc.
As doações podem ser feitas durante o horário da Quinta Pedagógica de Portimão: de terça a sexta-feira, entre as 09h30 e as 17h30, e no fim-de-semana das 10h00 às 17h30.

Pedro Passos Coelho presente no "Pontal"

A Festa do Pontal, evento do PSD Algarve que marca a reentre política do Partido Social Democrata irá realizar-se no próximo dia 14 de Agosto, pelas 20 horas, no “Calçadão” de Quarteira e irá contar com a presença do Presidente do Partido, Pedro Passos Coelho e do Presidente do PSD Algarve, Luís Gomes, bem como diversos membros do actual Governo.

Para além das intervenções políticas dos presidentes nacional e regional do Partido, a Festa do Pontal contará com intervenções de dirigentes locais e regionais do PSD. A Festa será marcada ainda pelo jantar tradicional, este ano acompanhado pela actuação dos grupos algarvios Projecto M90 e IRIS.

O PSD Algarve espera uma adesão massiva de algarvios e de militantes e simpatizantes do Partido provenientes de todo o país que aproveitam as suas férias na região para poder demonstrar o seu apoio à Direcção do Partido, sobretudo nestes primeiros tempos de governação do país.

Festa do PSD Algarve marca reentre política
“Queremos que seja uma festa de unidade e proximidade. Contaremos com a presença do nosso líder e será uma ocasião propícia para lhe manifestarmos pessoalmente o nosso apoio unânime”, ”vamos ouvir do presidente do Partido algumas importantes mensagens quanto à estratégia de governação do Pais que permitirá ultrapassar a situação delicada que todos vivemos” comentou Luís Gomes, Presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve.

Portimão aposta no turismo de mergulho


Armada Portuguesa oferece quatro navios desactivados

O afundamento de quatro antigos navios de guerra da Armada Portuguesa vai originar num futuro próximo o Ocean Revival, núcleo museológico subaquático que ficará situado a três milhas da costa de Portimão e a 30 metros de profundidade, numa área validada pelas autoridades ambientais.
Para o efeito, foi assinado no dia 5 de Agosto, entre a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Portimão, o termo de transferência e de aceitação das embarcações a desactivar e que são o navio oceanográfico “Almeida Carvalho”, a fragata “Hermenegildo Capelo”, a corveta “Oliveira do Carmo” e o navio-patrulha “Zambeze”.


Estes navios constituirão roteiros subaquáticos acessíveis a qualquer mergulhador, tendo o projecto merecido a aprovação de diversas entidades com competências na matéria, nomeadamente o Ministério da Defesa.
O próximo passo será dado em Setembro com a limpeza e preparação do primeiro navio (“Zambeze”), cujos trabalhos decorrerão nos estaleiros de Portimão, envolvendo mão-de-obra local.
Para o presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, “o mar é um recurso central de grande importância para o município e o Ocean Revival faz todo o sentido”, uma vez que, além de criar “um espaço museológico original”, o projecto permitirá “reforçar o ecossistema, pois os navios a afundar funcionarão como recifes artificiais num fundo de areia, o que possibilitará o aumento da biodiversidade na zona”.
Luís Sá Couto, proprietário da empresa de mergulho Subnauta, responsável pela dinâmica do projecto, assegura que “a Câmara de Portimão não gastará um cêntimo em todo o processo, estando bem encaminhadas as negociações com os privados que já se manifestaram empenhados em investir no potencial turístico do Ocean Revival”.

“Nós queremos criar uma paragem obrigatória para o cada vez mais importante nicho do turismo de mergulho, estimando-se que nos primeiros dez anos sejam atraídos 620 mil mergulhadores e suas famílias”, destacou o responsável pela Subnauta, para quem “este segmento não sazonal da indústria turística vai dinamizar a economia local, beneficiando das excelentes estruturas de apoio existentes, nomeadamente a hotelaria, o golfe, o Autódromo, o Porto de Cruzeiros ou a Marina de Portimão, bem como de um mar tranquilo e ameno”.
Outra das vantagens enunciadas por Sá Couto será a instalação de uma câmara hiperbárica, ou de descompressão, uma das poucas em todo o país e que poderá ser utilizada pelos mergulhadores, mas também para tratamentos médicos como complicações da diabetes, úlceras, oclusões arteriais, infecções, etc.
Ao evocar a “preservação da nossa memória recente”, o Vice-almirante Carvalho Abreu, Vice-chefe do Estado-Maior da Armada, sublinhou o “pioneirismo e espírito de iniciativa por detrás deste projecto, que tem tudo para ser levado a bom porto”.
No âmbito deste projecto, foi constituída pelo Município de Portimão a MUSUBMAR – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Subaquático, para a qual foi convidado o Portisub – Clube Subaquático de Portimão, única colectividade no concelho ligada a esta área.
Nesse sentido, caberá ao Portisub prestar apoio especializado em termos de elaboração de trabalhos, estudos e envolvimento da comunidade e da iniciativa local no domínio da criação da MUSUBMAR.

“PRAIA ACESSÍVEL, PRAIA PARA TODOS” EM QUATRO PRAIAS DO CONCELHO DE VRSA

Até ao dia 30 de Agosto, as praias do Concelho de Vila Real de Santo António (VRSA), galardoadas com a Bandeira Azul, acolhem o projecto “Lazer e Tempos Livres para Cidadãos com Mobilidade Reduzida – Praia Acessível, Uma Praia para Todos”.

As praias de Santo António (Vila Real de Santo António), Monte Gordo, Lota e Manta Rota, receberam não só a distinção de praia com bandeira azul, assim como de praias acessíveis a todos os cidadãos com mobilidade reduzida.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António continua, assim, a desenvolver o Projecto “Lazer e Tempos Livres para Cidadãos com Mobilidade Reduzida – Uma Praia para Todos”, visando harmonizar diversas iniciativas locais já empreendidas para tornar acessíveis as praias às pessoas com mobilidade condicionada, criando uma resposta social, de utilização temporária, fornecendo conforto para pessoas com mobilidade reduzida, fomentando o convívio e proporcionalmente a animação cultural e a ocupação do tempo livre.
O projecto tem como principais objectivos permitir uma acessibilidade para todos, e integra por exemplo, equipamentos anfíbios, que possibilitam a inclusão de indivíduos com mobilidade reduzida, permitindo-lhes usufruir de um banho de mar e/ou um passeio à beira mar, em condições de absoluta segurança, envolvendo pessoas com mobilidade condicionada na vida social e facultando-lhes a possibilidade de passar um período de tempo agradável na praia.
Nas quatro praias acessíveis do concelho os utilizadores poderão encontrar serviços de apoio (toldos, estacionamento ordenado e reservado, rampas de acesso e passadeiras até à zona de toldos); instalações sanitárias para o cidadão portador de mobilidade condicionada, em adequadas condições de higiene e de funcionalidade; vigilância durante a permanência do utente no projecto (presença de nadadores salvadores com formação específica e existência de postos de primeiros socorros). Nas referidas praias terão ainda à disposição equipamentos para facilitar o acesso aos banhos, os Tiralós (Amphy Buggies), podendo também realizar um pequeno passeio, quando possível, pela baixa-mar. Este equipamento é manuseado por monitores especializados.
O projecto funciona todos os dias da semana, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 16h00 e as 19h00, até ao dia 30 de Agosto.