segunda-feira, 8 de agosto de 2011

em Alcoutim: Tradicional baile de acordeão faz nascer Clube de adeptos

A Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Alcoutim está a criar um Clube de adeptos dos bailes de acordeão.

A autarquia de Alcoutim tem estimulado a realização destes bailes em vários montes e aldeias do concelho, por “proporcionarem sempre convívios sociais ativos, momentos de animação, descontração e relaxamento psicológico, assim como realização de exercício físico”, assegura o presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral.

Médico e autarca, Francisco Amaral, vê nesta iniciativa uma forma de quebrar o isolamento e os estados depressivos das populações e, simultaneamente, promover o seu bem-estar físico e psicológico. Recentemente, no programa “Serviço de Saúde”, de Maria Elisa, o presidente referiu à ex-Ministra da Saúde os benefícios desta iniciativa, garantindo “não conheço nada que faça tão bem à saúde das pessoas, saúde física, psicológica e social, como ir à horta e bailes de acordeão”.
Este Clube, depois de serem inventariados todos os membros do concelho e concelhos limítrofes, informará os seus elementos acerca das múltiplas realizações culturais e de animação do Município. No Clube serão estimulados encontros periódicos entre os adeptos e pretende-se ainda implementar aulas de danças de salão a todos os interessados.