segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“PRAIA ACESSÍVEL, PRAIA PARA TODOS” EM QUATRO PRAIAS DO CONCELHO DE VRSA

Até ao dia 30 de Agosto, as praias do Concelho de Vila Real de Santo António (VRSA), galardoadas com a Bandeira Azul, acolhem o projecto “Lazer e Tempos Livres para Cidadãos com Mobilidade Reduzida – Praia Acessível, Uma Praia para Todos”.

As praias de Santo António (Vila Real de Santo António), Monte Gordo, Lota e Manta Rota, receberam não só a distinção de praia com bandeira azul, assim como de praias acessíveis a todos os cidadãos com mobilidade reduzida.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António continua, assim, a desenvolver o Projecto “Lazer e Tempos Livres para Cidadãos com Mobilidade Reduzida – Uma Praia para Todos”, visando harmonizar diversas iniciativas locais já empreendidas para tornar acessíveis as praias às pessoas com mobilidade condicionada, criando uma resposta social, de utilização temporária, fornecendo conforto para pessoas com mobilidade reduzida, fomentando o convívio e proporcionalmente a animação cultural e a ocupação do tempo livre.
O projecto tem como principais objectivos permitir uma acessibilidade para todos, e integra por exemplo, equipamentos anfíbios, que possibilitam a inclusão de indivíduos com mobilidade reduzida, permitindo-lhes usufruir de um banho de mar e/ou um passeio à beira mar, em condições de absoluta segurança, envolvendo pessoas com mobilidade condicionada na vida social e facultando-lhes a possibilidade de passar um período de tempo agradável na praia.
Nas quatro praias acessíveis do concelho os utilizadores poderão encontrar serviços de apoio (toldos, estacionamento ordenado e reservado, rampas de acesso e passadeiras até à zona de toldos); instalações sanitárias para o cidadão portador de mobilidade condicionada, em adequadas condições de higiene e de funcionalidade; vigilância durante a permanência do utente no projecto (presença de nadadores salvadores com formação específica e existência de postos de primeiros socorros). Nas referidas praias terão ainda à disposição equipamentos para facilitar o acesso aos banhos, os Tiralós (Amphy Buggies), podendo também realizar um pequeno passeio, quando possível, pela baixa-mar. Este equipamento é manuseado por monitores especializados.
O projecto funciona todos os dias da semana, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 16h00 e as 19h00, até ao dia 30 de Agosto.