quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ninho de flamingos detetado no Algarve


pode ser primeiro caso de reprodução da espécie em Portugal

Um ninho de flamingos foi detetado na Lagoa dos Salgados, no Algarve, e poderá ser o primeiro caso de reprodução da espécie em Portugal, revelou hoje a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
"Foram observados flamingos a nidificar, estando neste momento a incubar os ovos. A registar-se o sucesso da reprodução, será o primeiro caso confirmado em Portugal de nidificação desta espécie emblemática, e mais um fator decisivo para a proteção da Lagoa dos Salgados", afirmou a SPEA.

A SPEA recorda que, apesar de ser "uma ave comum no inverno nas zonas húmidas litorais desde o estuário do Tejo até ao Algarve", só na década de 80 do século passado tinha sido detetada uma tentativa de nidificação de flamingos em Portugal, no sapal de Castro Marim.
Lusa

Plano de combate a incêndios florestais do Algarve foi apresentado: “PREVENÇÃO E ACTUAÇÃO RÁPIDA E MUSCULADA” SÃO AS PRINCIPAIS APOSTAS



A prevenção e sensibilização das populações, uma aposta no ataque inicial e uma forte colaboração com os serviços municipais são os principais pontos do Plano Operacional Distrital de Combate a Incêndios Florestais do Algarve, apresentado hoje no salão nobre Governo Civil do Distrito de Faro, repleto de autarcas e representantes das autoridades policiais e de protecção civil algarvias.
“A partir deste momento estamos melhor preparados para dar uma resposta mais estruturada às situações de emergência e sobretudo para prever e prevenir os incêndios florestais”, afirmou a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, referindo-se à aprovação do Plano de Operações Distrital -Incêndios Florestais e do Plano Operacional Distrital de Defesa da Floresta.
O plano elenca os meios e recursos disponíveis para combater incêndios nas três fases de atuação (Bravo, Charlie e Delta), os setores estratégicos e locais de estacionamento e a forma de organização e atuação das diversas entidades no combate aos fogos florestais.
“Este trabalho só terá sucesso se for executado em rede e a verdade é que, no Algarve, todos os responsáveis estão sensibilizados para esta causa. Estamos todos empenhados em encontrar as melhores respostas para a região e para os cidadãos, porque essa é a nossa principal preocupação”, reconheceu Isilda Gomes, apelando à participação cada vez mais activa por parte de toda a população no que diz respeito à prevenção dos incêndios florestais.
“A partir de agora, o Algarve fica melhor preparado para responder a incêndios florestais, porque conta com um plano de ação estruturado e aposta na prevenção. Estamos sem dúvida nenhuma melhor preparados e as ações de formação realizadas pela Autoridade Nacional das Florestas já são uma consequência deste plano", afirmou Isilda Gomes, anunciando ao mesmo tempo que “estão previstas 31 ações de sensibilização, mas estas poderão via a ser em número superior, tendo em conta a disponibilidade das entidades envolvidas”.
A Governadora admitiu que “o plano foi elaborado em função das necessidades e dados disponíveis”, tudo para se "ter a capacidade de prever, prevenir e dar resposta aos incêndios florestais”.
Por seu turno, comungando das mesmas preocupações, o Comandante Distrital de Protecção Civil, Vaz Pinto, admitiu que “os meios previstos para este ano na região são os mesmos do ano passado, porque se considerou que eram os suficientes e adequados".
Mas o operacional acabou por reconhecer a preocupação com “um eventual agravamento da propagação dos incêndios, já que o combustível existente na área florestal aumentou devido à intensidade pluvial registada nos últimos meses”.
“Este pode ser um ano bastante problemático, caso se verifiquem as condições meteorológicas registadas em 2003 e 2004, pois choveu muito, há muita vegetação espontânea e muitos herbáceos, o que poderá aumentar a rapidez de propagação dos incêndios”, sublinhou Vaz Pinto. Uma preocupação que levou o principal responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro (CDOS) a “apelar às populações para que tenham um cuidado redobrado, especialmente com a realização de queimas, as quais devem ser controladas pelas entidades competentes”.
Ainda para Vaz Pinto, "um dos principais objetivos é garantir um ataque inicial musculado e rápido, tendo 15 minutos depois do alerta meios no terreno".
Aliás, o responsável do CDOS fez questão de salientar a “cooperação muito positiva por parte das autarquias e respectivos Serviços Municipais de Protecção Civil, responsável pelo nível de eficácia das intervenções no terreno”.
Sobre este têma, a Governadora Civil, Isilda Gomes, além de destacar o papel das autarquias na prevenção e combate aos incêndios florestais, apelou aos autarcas para “um maior rigor na concretização dos autos levantados pela GNR no âmbito das acções de fiscalização”.
Vaz Pinto deixou ainda a notícia que “o final da fase Delta, que começa a 01 de outubro e deveria terminar no dia 15, foi este ano alargada até ao dia 31do mesmo mês, com vista a garantir o prolongamento da presença dos meios no terreno, tendo em conta a previsão de risco elevado para a ocorrência de incêndios na região".
A concluir, Isilda Gomes anunciou que "O DECIF/2010 será apresentado no próximo sábado, pelas 10h00, na Avenida da República, em Vila Real de Santo António, será activado apenas no dia 1 de Junho, já durante a fase Bravo, que terá início no dia 15 deste mês devido ao reduzido risco de incêndios florestais, associado às actuais condições atmosféricas".
O plano prevê que a fase Charlie, que decorre de 1 de Julho a 30 de Setembro, considerado o período mais crítico do ano, concentrará na região uma força operacional conjunta composta por 94 equipas, num total de 506 elementos e 129 veículos. Durante este período o Algarve contará ainda com o apoio de três meios aéreos, estacionados nos heliportos de Cachopo, Loulé e Monchique.

Portimão recebe Portugal Match Cup 2010



Competição de vela mundial chega ao Algarve em Junho
A Marina de Portimão será o palco do PORTIMÃO PORTUGAL MATCH CUP, uma das etapas do circuito anual do “World Match Racing Tour” que se realizará de 23 de Junho a 3 de Julho de 2010. A etapa está integrada na World Match Racing Tour, uma série anual e profissionalizada que serve de treino e apuramento para a “America’s Cup”. O evento realiza-se em Portugal pelo 7.º ano consecutivo.
O Portimão Portugal Match Cup é uma competição de vela na categoria Match Race, de Grau WC, e a sua ligação à World Match Racing Tour significa trazer para Portugal um dos eventos de vela mais relevantes à escala Mundial. Os Skippers da “America’s Cup” competirão entre si na modalidade de Match Race, o que colocará definitivamente Portimão como o centro da vela mundial.
O World Match Racing Tour, inicialmente denominado como Swedish Match Tour, foi criado no ano 2000, com o objectivo de unir os melhores e maiores eventos de match race, a nível mundial, numa só competição. Após um acordo com a ISAF (Federação Internacional de Vela), em 2006, onde passou a ter a sua denominação actual, as suas etapas passaram a valer pontos para o ranking desta entidade e ficou classificado como um Evento Especial da Federação. Nesta categoria, apenas se encontram competições como a America’s Cup e a Volvo Ocean Race.
“Quando em 2004 decidimos colocar Portugal no circuito mundial de vela e trouxemos para as águas Portuguesas uma das competições mais mediáticas, tínhamos a certeza de estar a contribuir para o enriquecimento do nosso melhor património – o Mar. Este tipo de iniciativas, apoiadas numa plataforma de cooperação pública/privada, mostram a grande vocação de Portugal para se encontrar com o mundo através do Mar”, defende Justino de Sá Machado, presidente da Sun Sailing Team, empresa do Grupo Sá Machado que detém os direitos de organização do evento em Portugal.
Simultaneamente, ao Portugal Match Cup, realiza-se a regata de “optimist”, o Portimão Júnior Cup, que reúne cerca de 30 jovens velejadores portugueses de ambos os sexos, pertencentes a clubes de vela nacionais. Em paralelo, será ainda realizada a regata “Women’s Cup” a nível internacional na classe de Match Race, onde oito skippers femininos de topo mundial competirão entre si.
O World Match Racing Tour 2010 teve início a 6 de Abril em França. Antes de chegarem a Portimão os skippers participantes irão ainda passar pela Alemanha (19 - 24 Maio) e Coreia (8 – 13 Junho). Depois de Portugal, segue-se a Suécia (5 – 11 Julho), Suíça (31 Agosto – 5 Setembro), Dinamarca (8 – 12 Setembro), Vietnam (21 – 26 Setembro), Bermuda (4 – 10 Outubro), terminando na Malásia (30 Novembro – 5 Dezembro).

Docente da UAlg edita livro sobre “Direito e Turismo como Instrumentos de Poder”


Baseado numa tese de Doutoramento, Direito e Turismo como Instrumentos de Poder – Os Territórios Turísticos é o título do livro da autoria de Virgílio Miguel Machado, dado à estampa pela Editorial Novembro, que vai ser apresentado no próximo dia 20 de Maio, pelas 18h30, no auditório do Teatro Municipal de Portimão. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Portimão, contará com a presença dos orientadores da obra, os professores Carlos Costa e Marcelo Rebelo de Sousa.
“Se o Direito é sistema jurídico, também é, antes de mais, um sistema de Poder”, refere o autor.
Esta tese de Doutoramento em Direito do Turismo é a primeira a ser publicada, em livro, em Portugal. Trata-se de uma obra científica compreensiva do Direito enquanto sistema de Poder aplicado a uma actividade económica e social, que representa 11 % do PIB e emprega mais de 500 mil pessoas no nosso país – o Turismo. O sistema é estudado em Portugal e nos países com maiores indicadores mundiais de riqueza económica e social em matéria de Turismo, como Espanha, França e Reino Unido.
Questionado sobre a importância da obra, Virgílio Machado explica que “a leitura deste livro é uma investigação científica que avalia a eficiência dos sistemas jurídicos organizacionais aplicados ao planeamento e desenvolvimento turístico. São apontadas as diferenças entre Portugal e alguns países da Europa ao longo de um século, assim como a sua aplicação ao Algarve.”
Segundo o autor “este livro é uma mais-valia para todos os que se interessam pelo estudo do Poder enquanto Sistema, pelo Direito enquanto instrumento de captura ou redistribuição de riqueza a favor de grupos económicos e sociais, e pelo Turismo enquanto actividade fundamental para o nosso desenvolvimento”.

Impostos: Presidente da CIP pede ao Governo para falar verdade e deixar-se de "anúncios fatiados"



O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) apelou hoje ao Governo para falar a "verdade" às empresas e famílias sobre o aumento de impostos e recomendou que termine com o método de fazer "anúncios fatiados".
"Independentemente da dureza da informação, da dureza do que estamos a passar, que de facto é difícil, convém que o Governo comece a falar claro, comece a falar verdade e não tenha medo da informação que vá dar à população", declarou António Saraiva, em Faro, à margem de uma visita da ministra do Trabalho ao centro de Formação Profissional.
O ministro das Finanças português admitiu, em Bruxelas, no início da semana, a possibilidade de aumentar os impostos para assegurar o aumento da rapidez da trajetória de redução do défice orçamental nos próximos anos para Portugal ganhar a confiança dos mercados financeiros.
O presidente da CIP recordou que Portugal "já dobrou o adamastor" e que vai conseguir ultrapassar outros, mas reiterou a necessidade do Governo "dizer a verdade" e que explique "os desafios que temos pela frente" para que coletivamente se encontrem soluções.
António Saraiva admitiu que falar a verdade é "doloroso" e "exige coragem", mas é um mal necessário para pedir esforços acrescidos às empresas e às famílias.
O presidente da CIP lamentou que o anúncio do aumento de impostos seja "tardio".
"Se este anúncio, que já se sabia que era necessário, fosse anunciado lá atrás, provavelmente teríamos os radares de observação focalizados noutros países que não em nós e teríamos tido uma vida hoje mais facilitada", argumentou António Saraiva, acrescentando, todavia, que o aumento de imposto é "um mal necessário que poderia ter sido evitado se tivessem sido tomadas medidas corretas no passado".
O senhor primeiro ministro anunciou-nos, repetidamente, que não iria aumentar impostos. Lamentavelmente para o país e para as afirmações do senhor primeiro ministro, a realidade hoje é bem diversa", considerou o presidente da CIP.
Fernando Teixeira dos Santos anunciou um reforço das medidas de consolidação orçamental de forma a reduzir 1,5 pontos percentuais do défice previsto para 2011, dos 6,6 por cento do PIB previstos para 5,1.
O primeiro ministro já tinha anunciado sexta feira, também em Bruxelas, a redução em 1,0 ponto percentual do défice previsto para 2010, de 8,3 por cento do PIB para 7,3.
O aumento do IVA e a tributação autónoma do 13º mês, entre outras, são medidas que têm sido veiculadas como estando em ponderação pelo Executivo.
António Saraiva defende que a economia portuguesa necessita de "estabilizadores e não de flutuadores" e que as empresas vão precisar de apoio durante mais algum tempo.
Lusa

Ministra do Trabalho Estima que Desemprego esteja Mais Baixo em Abril


A ministra do Trabalho e Solidariedade Social estimou hoje que o número de desempregados em Portugal vá começar a baixar já nos dados referente ao mês de abril, acompanhando os últimos dados do crescimento económico e o início da sazonalidade.
A economia portuguesa cresceu 1,7 por cento no primeiro trimestre do ano em relação ao período homólogo e avançou um por cento face aos três meses anteriores, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
"Entrámos já naquela que é chamada a fase da sazonalidade, portanto eu espero que os dados de abril sejam já também no sentido daquilo que foram os dados do crescimento económico", declarou aos jornalistas a ministra Helena André, à margem de uma visita a ações de formação na área da construção civil que decorrem no Centro de Formação Profissional de Faro.
Com os últimos dados do INE referentes ao primeiro trimestre deste ano, Helena André afirmou que a economia portuguesa está a dar "sinais de dinamismo" e está convicta que o país está num "momento de viragem" e de "viragem também no número de desempregados".
"Eu acho que são dados muito importantes e que mostram que a nossa economia começa a descolar com alguma sustentabilidade e espero que tenha também reflexo nos dados do desemprego e que possamos finalmente assistir à inversão da curva e que possamos continuar a baixar a entrada no desemprego", disse a ministra.
Os números do desemprego são "preocupantes", mas se houver um estancamento do desemprego a ministra acredita que já se estará numa "via de progressão positiva".
Helena André deslocou-se hoje ao Algarve para anunciar o prolongamento do programa "Iniciativa Emprego 2010" - que arrancou em 2009 -, uma iniciativa do Governo que vai dar a possibilidade a 760 mil pessoas de conseguirem um estágio ou formação, nomeadamente na área da construção civil, um setor que representa 18 por cento do PIB e que nos últimos sete anos perdeu 114 mil postos de trabalho.
A ministra do Trabalho escolheu o Algarve para anunciar o prolongamento do programa "Iniciativa Emprego 2010" por ser uma "região muito afetada com a redução da actividade económica, nomeadamente na área da construção civil e turismo", explicou, alertando para a urgente necessidade de empresas e escolas trabalharem mais em conjunto para adequarem a formação às necessidades do mercado.
Em janeiro deste ano, o Algarve registava 30 mil desempregados, segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
O programa "Iniciativa Emprego 2010" vai apoiar o setor da construção civil e turismo, mas também a fileira do têxtil, cerâmica e metalo-mecânica, e vai custar ao Governo "mais de 400 milhões de euros", um valor idêntico a 2009, adiantou a ministra.