terça-feira, 13 de abril de 2010

João Marques é o novo Presidente do PS Faro



“Uma vitória de todo o PS Faro e uma enorme demonstração de vitalidade, de força e de democracia dos socialistas farenses”, foi desta forma que João Marques, o novo Presidente da Comissão Politica Concelhia do PS Faro, caracterizou o acto eleitoral que o elegeu no passado dia 9 de Abril, numa eleição que contou com duas listas concorrentes e que levou mais de duas centenas de militantes às urnas para escolher os novos dirigentes do PS Faro para o mandato 2010-2012.
Agradecendo a todos os militantes que apoiaram a sua candidatura e a todos quantos participaram na votação, João Marques frisou que as rivalidades terminaram com o acto eleitoral, “os militantes fizeram a sua escolha, agora é tempo de unir as boas vontades e a capacidade de trabalho para juntos construirmos novas propostas e ideias para Faro e para os farenses”, reafirmando desta forma o seu compromisso eleitoral de Unir o PS - Faro.
Anunciado o seu comprometimento com uma nova forma de estar e de fazer Politica, o novo Presidente dos Socialistas Farenses declarou estar consciente das responsabilidades, “sei bem que diariamente aumenta a descrença e a desilusão dos farenses face à inércia da actual maioria de direita que preside à Câmara Municipal de Faro. Cabe ao Partido Socialista estar disponível para ouvir a sociedade civil, os empresários, os clubes, as associações culturais, desportivas e sociais, e com todos trabalhar na execução de propostas que restituam a esperança e a confiança a Faro e aos farenses”.
Para João Marques a nova direcção politica escolhida pelos militantes do Partido Socialista representa uma profunda alteração no quadro político da capital algarvia, “o PS Faro tem as melhores condições para construir uma nova politica e inaugurar uma nova forma de intervenção cívica e de participação institucional, que renove a esperança e a confiança de Faro e dos Farenses num concelho líder, tolerante, solidário e empreendedor”.
João Marques, 33 anos, casado, três filhos, é licenciado em Relações Internacionais/Ciências Politicas e consultor de seguros. Militante do Partido Socialista desde 1995, foi anteriormente Secretário Coordenador da Juventude Socialista de Faro e Vice-presidente da JS Algarve, desempenhando desde 2004 as funções de Vereador, actualmente sem funções executivas, na Câmara Municipal de Faro, em representação do PS.

Dia 25 de Abril, no Auditório Municipal de Albufeira: VIAGENS DE RÃO KYAO A ZECA AFONSO



Albufeira recebe Rão Kyao a 25 de Abril no Auditório Municipal, num espectáculo de entrada livre e dedicado à música tradicional portuguesa e a um dos maiores compositores da nossa história, Zeca Afonso.
O espectáculo “Viagens de Rão Kyao a Zeca Afonso” visa apresentar através das flautas de Bambu, sonoridades vinda de Oriente, conjugadas com temas bastante conhecidos do nosso folclore e do seu último álbum “En’ Cantado”.
Apesar de centrado no universo da música tradicional portuguesa, "En'Cantado" é também uma viagem às raízes culturais que influenciaram Portugal. Nada a que Rão Kyao não nos tenha habituado: o novo registo põe em evidência o que há de comum entre o fado e a música árabe.
Rão Kyao começou pelo Jazz "Malpertuis", inspirou-se na música indiana "Goa", juntou-se às guitarras e fez o seu grande sucesso "Fado Bailado", que foi disco de platina.
Este é um dos momentos mais esperados das Comemorações do 25 de Abril organizadas pelo Município, para além da inauguração do Parque Estacionamento do Pau da Bandeira (17h00) e ainda da Conferência intitulada “Os novos desafios do Poder Local”, a ter lugar no Auditório Municipal, a 22 de Abril (Quinta-feira, 14h30), com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro.

Praia da Mareta, em Sagres recebeu 1ª etapa do Circuito Europeu de Bodyboard



Decorreu no passado fim-de-semana, dias 10 e 11 de Abril, na Praia da Mareta em Sagres, a primeira etapa do Circuito Europeu de Bodyboard, iniciativa que contou com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo.
As condições estiveram difíceis, com ondas a rondar os dois metros e muita corrente, contudo os atletas tiveram performances de elevado nível registando-se, assim, muitas pontuações perto do excelente.
Os atletas da casa competiram muito bem e Luis Duarte “Bajolo” logrou alcançar as meias finais, tendo ficado num honroso quinto lugar.
A vitória coube a Manuel Centeno do Porto, atleta experimentado e actual campeão nacional, que na entrega de prémios acabou por dar os parabéns à Associação de Bodyboard de Sagres e à autarquia Vila-bispense pelo apoio e empenho na realização deste evento.
Nas posições seguintes do pódio ficaram Brahim Iddouch de Marrocos, António Cardoso da Nazaré e António Lopes da Póvoa do Varzim, em 2º, 3º e 4º respectivamente. De notar que quer António Cardoso como António Lopes são atletas da categoria júnior, demonstrando, assim, que existe uma nova geração de atletas a despontar cheia de valor.
Na cerimónia de entrega de prémios, o edil Adelino Soares voltou a enfatizar a bravura dos atletas por terem lidado bem com condições difíceis e afirmou o total empenho e disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar e investir nos desportos de ondas e no bodyboard em particular, não fosse Sagres uma terra de gentes do mar.
A prova foi co-organizada pela Federação Portuguesa de Surf e pela Associação de Bodyboard de Sagres e contou ainda com a ajuda preciosa da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

NO ZOO DE LAGOS MÃES NÃO PAGAM




Dia de festa também para as mães da bicharada
No dia em que se comemora a maternidade e a união entre mães e filhos, o Parque Zoológico de Lagos oferece entrada e muitos “mimos” às mães, com a promessa de momentos especiais em contacto com a natureza.

A 2 de Maio, Dia da Mãe, o bilhete de entrada no parque é gratuita para as mães que se façam acompanhar pelos filhos, numa oportunidade acessível e divertida para as progenitoras que queiram partilhar momentos de aventura e de descontracção naquele parque algarvio.

Conhecer o espaço, interagir com espécies raras de animais e plantas, alimentar os animais de uma quinta pedagógica, participar nos programas lúdico-pedagógicas e nas inúmeras actividades especialmente preparadas para a ocasião, são muitas das atracções que devem ser realizadas em família.

Porque a relação mãe-filho dos animais é igualmente motivo de celebração nessa data especial, o Zoo de Lagos convida os visitantes a conhecerem as mães progenitoras e as pequenas crias do parque, tais como o pelicano cinzento, as cabrinhas anãs, macacos capuchinhos, íbis sagrados e porcos espinho.

Alertar para a importância do papel das mães na conservação das espécies e seus habitats vem reforçar a missão principal do zoo que consiste no salvaguardar das espécies em risco de extinção.

Inaugurado em Novembro de 2000, o Parque Zoológico de Lagos conta com 140 espécies de animais e 200 espécies botânicas dos cinco continentes, num espaço de comunhão com a natureza.

Algarve evolui para "elevado quadro" de planeamento regional de segurança considera Isilda Gomes


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, considerou ontem, na sequência da aprovação do Plano de Acção do Contrato Local de Segurança (CLS) para o Município de Portimão, que “o Algarve está a evoluir para um quadro de planeamento regional de segurança cada vez mais elevado”, permitindo assim dar respostas mais imediatas e eficazes às várias problemáticas associadas a esta matéria.

Durante uma reunião do Conselho de Execução do CLS de Portimão a que preside, Isilda Gomes realçou precisamente o contributo dos CLS’s lançados pelo Governo em 2009, para o reforço de uma intervenção concertada na região, tendo em conta que a sua execução permitirá actuar com maior precisão a nível municipal e estabelecer padrões comuns a todo o Algarve.

“A identificação dos problemas locais permitirá uma resposta mais imediata no sentido da sua erradicação e contribuirá, em simultâneo, para percebermos quais os fenómenos característicos de cada um dos 16 municípios e os que são abrangentes a toda a região, articulando assim as medidas necessárias a nível regional à sua resolução”, referiu Isilda Gomes, salientando a importância da colaboração das Câmaras Municipais neste projecto.

“Sem o valioso contributo das autarquias e das Forças e Serviços de Segurança da região, não seria possível concretizarmos tal planeamento, pois o conhecimento destes sobre a realidade dos respectivos municípios é precioso, tanto para a elaboração dos Diagnósticos Locais e dos Planos de Acção, como para a execução de medidas e intervenções que venham a revelar-se determinantes para a erradicação de problemas relacionados com a falta de segurança”, frisou Governadora Civil, elogiando o empenho do Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, no âmbito do processo desenvolvido naquele concelho.

Realçando a importância dos CLS’s para o aumento do sentimento de segurança na região, bem como para a promoção de um trabalho articulado entre Forças e Serviços de Segurança, autarcas e representes da sociedade civil com responsabilidade nesta área, Isilda Gomes, considerou ainda que o recurso às novas tecnologias deve ser seriamente equacionado pelos autarcas do Algarve, nomeadamente no que diz respeito à instalação de sistemas de videovigilância em zonas consideradas mais problemáticas, tendo em conta os resultados positivos já obtidos noutras zonas do País.

O Plano de Acção para o Município de Portimão é o terceiro aprovado na região, onde os 16 municípios aderiram aos CLS’s, homologados em 2009 pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, com vista ao reforço da segurança, do sentimento de segurança e do nível de confiança das populações, a par de uma maior aproximação das Forças de Segurança às necessidades e expectativas dos cidadãos e do aumento da eficácia e eficiência do serviço policial, potenciado os programas de policiamento de proximidade.

Para além de Portimão também Lagos e São Brás de Alportel já aprovaram os seus Planos de Acção, elaborados com base nos Diagnósticos Locais de Segurança, desenvolvidos a partir do trabalho desenvolvido pelos respectivos Conselhos de Execução.

Até à data foram aprovados nove Diagnósticos Locais de Segurança, designadamente os de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Faro, Lagos, Loulé, Portimão, São Brás de Alportel e Silves, estando os restantes em fase de execução.

Faro coloca património em hasta pública



A Câmara Municipal de Faro está a levar a cabo uma operação de alienação de património com escassa utilidade e concessão de espaços subaproveitados, na medida em que, face aos constrangimentos financeiros de todos bem conhecidos, importa realizar capital para acudir às complicações de tesouraria que se revelam e também rentabilizar activos para aumentar as receitas fixas do Município.

Neste sentido, tornamos público a intenção de proceder a venda em hasta pública de prédio propriedade da autarquia, sito na Avenida 5 de Outubro, 10-12, que compreende uma área de implantação de 158 m2, potencialidade edificativa de 6 pisos acima do solo e de dois abaixo, cuja base de licitação é de 249.321,00 € e a adjudicação realizar-se-á a 14 de Abril próximo; de atribuição do direito de ocupação e exploração de 5 quiosques em hasta pública, situados nas ruas Luís de Camões e Jornal Correio do Sul, Largos S. Francisco e Manuel Teixeira Gomes e no Vale da Amoreira, com base de licitação de 100 € mensais, cuja adjudicação se outorgará no dia 16 de Abril; por fim, alienação de terreno destinado a equipamento de utilização colectiva, sito no Vale das Laranjeiras, freguesia de Montenegro, em lote com uma área de 1925 m2, cuja base de licitação são 200.000 € e com adjudicação marcada para dia 16 de Abril.

Todas estas hastas se realizarão no Salão Nobre dos Paços do Concelho e os pedidos de informação adicional podem ser remetidos ao Departamento de Administração e Finanças da Câmara ou, em alternativa, pela consulta do seguinte endereço electrónico: http://www.cm-faro.pt/portal_autarquico/faro/v_pt-PT/menu_municipe/consultas_online/editais_avisos/editais_2010/

Portimão aprova plano de acção do contrato local de segurança


15 acções estão a ser implementadas para combater a insegurança


Foi aprovado ontem, 12 de Abril, o plano de acção do contrato local de segurança do município de Portimão, numa reunião que contou com a participação do presidente da Câmara Muncipal de Portimão, Manuel da Luz, Governadora Civil do Distrito de Faro, Isilda Gomes e de representantes das forças de segurança (Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras)

Implementar o programa integrado de policiamento de proximidade, intensificar o patrulhamento, disciplinar a ocupação da via pública e as questões relacionadas com o ruído nos estabelecimentos de diversão nocturna, realizar acções de esclarecimento e diminuir as situações de exclusão, são algumas das acções que estão previstas neste plano, num total de 15, tendo em vista a diminuição dos conflitos e problemas geradores de insegurança e criminalidade.

Para se chegar a este plano de acção foi, numa primeira fase, feito o diagnóstico da segurança na cidade e identificados os principais problemas. Numa fase seguinte foi proposto o plano de acção descrito, que será monitorizado e avaliado até ao final do ano.

Transportes Urbanos de Lagos foram premiados



“A ONDA” ganha o 3º prémio numa iniciativa do IMTT
A ONDA, Transportes Urbanos de Lagos, foi o terceiro classificado no “Prémio Acessibilidades aos Transportes”, uma iniciativa organizada a nível nacional pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).

O prémio, no valor 10 mil €, foi entregue ontem, dia 12, pelo Secretário de Estado dos Transporte e o Presidente do IMTT, no Museu do Oriente, em Lisboa, local onde decorreu a Cerimónia que contou, por parte da Câmara Municipal de Lagos, com a presença de Jorge Serpa, vereador responsável pelo Pelouro da Mobilidade Urbana.

O “Prémio Acessibilidade aos Transportes” consiste na atribuição de um prémio por mérito distintivo, a autarquias locais, operadores de transporte público, gestores de infra-estruturas de transporte e outras entidades, pela adopção de medidas e realização de acções que se destaquem positivamente ao nível da acessibilidade proporcionada e integração de soluções inovadoras e eficientes nos transportes públicos, para pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida, direccionadas para a efectiva eliminação de barreiras e melhoria da acessibilidade ao transporte em termos do serviço, da informação e das infra-estruturas.

Recorde-se que o sistema de transportes públicos de Lagos, implementado pela autarquia em 24 de Março de 2008, e actualmente gerido pela Futurlagos - Empresa Municipal para o Desenvolvimento E.E.M., é composto por 8 linhas que servem os principais aglomerados urbanos concelhios e efectuam a sua ligação à sede de concelho, dispondo para isso de uma frota de 14 veículos de lotação diferenciada.

O grande objectivo d’A ONDA é garantir a facilidade nas deslocações intra-concelhias, contribuindo desta forma para uma melhoria dos padrões de qualidade de vida, bem como para uma maior coesão social, económica e territorial da população em geral.

Ao nível das medidas e acções implementadas que se destacam positivamente ao nível da acessibilidade proporcionada e integração de soluções inovadoras e eficientes para pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida, nos transportes públicos “A ONDA”, importa referir as seguintes: veículos novos dotados de rampa de acesso a pessoas com mobilidade condicionada (cadeiras de rodas, ... ); existência de uma plataforma no interior dos veículos para fixação de cadeiras de rodas; 90% da população é servida directamente por, pelo menos, uma linha de transporte colectivo; todas as Instituições de cariz social e escolas são servidas pelas linhas implementadas; o percurso base da rede possui cerca de 134km.

Sublinhe-se que do júri deste concurso nacional “Prémio Acessibilidade aos Transportes” fizeram parte o Presidente do Conselho Directivo do IMTT, um Coordenador do Prémio; um representante do Instituto Nacional de Reabilitação; representantes de organizações não governamentais com assento no Conselho Nacional para a Reabilitação e Integração de Pessoas com Deficiência; um representante da Associação dos Cegos Amblíopes de Portugal; um representante da Associação Portuguesa de Deficientes e um representante do Centro Português de Design.

Lista Final de Classificados:

1º Prémio – Serviços de Transportes Colectivos do Porto
2º Prémio - CP
3º Prémio – A ONDA

Menções de Júri: Carris, EMEL e Fertagus