sábado, 27 de março de 2010

Espectáculo garantido com os melhores pilotos do mundo de Motocross



GP POLISPORT – PORUTGAL – MX3 – CORTELHA 2010

A prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Motocross MX3, que se realiza no fim de semana da Páscoa, a 3 e 4 de Abril, no Circuito Internacional da Cortelha, servirá de arranque para mais uma época que promete espalhar a adrenalina do melhor motocross por mundo inteiro. Foi recentemente aprovada pela FIM a lista de pilotos inscritos na prova da Cortelha, para o Mundial de MX3 e Europeu de MX2.
A prova organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha, vai ter em pista cerca de 70 pilotos, representando 18 países, o que demonstra a elevada importância que o MX3 tem a nível mundial. O Campeonato do Mundo de MX3 de 2010 disputa-se em 13 países diferentes, sendo hoje em dia uma competição com muita projecção internacional através dos “media”, nomeadamente a televisão.
No Circuito da Cortelha irá assim disputar-se a primeira corrida da época, onde ninguém quererá perder pontos, nomeadamente os pilotos que aspiram uma vitória no final do campeonato, o que significa o grande valor da prova de Portugal.
A prova que se disputa no interior do concelho de Loulé irá pontuar para o Campeonato do Mundo de Motocross MX3, com 26 pilotos e para o Campeonato da Europa de Motocross EMX2 com 39 inscritos.
No MX3 temos a destacar a participação da equipa oficial da Husqvarna com Alex Salvini (Vice-Campeão em 2009) e Irt Matevz (6º lugar em 2009), da Honda com Antti Pyrhonen e Alejandro Boellert, o chileno que irá disputar o campeonato na íntegra. Em EMX2 os destaques vão para a equipa oficial da Honda com Luke Hawkins e Jordan Booker e da Husqvarna com Jernej Irt e Andrea Cervellin.
Mas como não podia deixar de ser os pilotos portugueses inscritos terão sem dúvida uma palavra a dizer na disputa desta etapa, por várias razões, nomeadamente pelo apoio do muito público que se espera na Cortelha e pelo conhecimento da pista. 
As hostes portuguesas vão ser defendidas na Cortelha, em MX3, por Henrique Venda (Kawasaki), Luis Correia (Yamaha) e Hugo Basaúla (Suzuki) e em EMX2 por Miguel Gaboleiro (Kawasaki) e Paulo Alberto (Suzuki).
Nas mangas do Campeonato do Mundo de MX3, o piloto algarvio Henrique Venda irá tentar andar junto dos primeiros, pelo facto de “jogar” plenamente em casa e certamente irá contar com o apoio do público vindo de Portimão, mas também de todo o Algarve. Para o mesmo objectivo irá estar concentrado Hugo Basáula que disputou em 2009 este Mundial na integra e terminou num brilhante 7º lugar, apesar da prova da Cortelha em 2009, não lhe ter corrido da melhor forma, Basáula irá tentar este ano ficar entre os lugares do pódio.
Quem certamente irá fazer “boa figura” será o actual líder do Campeonato de Motocross de Portugal, Luis Correia irá novamente brilhar junto dos melhores do mundo, depois de em 2008 ter ficado na Cortelha no top 5 do Mundial.
Já no Europeu de MX2 o destaque dos pilotos portugueses vai para Miguel Gaboleiro da Kawasaki e Paulo Alberto do Team Jomotos Suzuki, eles que irão movimentar as hostes do público português e tentar a qualificação para as corridas de Domingo.
Os ingredientes estão lançados para uma prova que se adivinha de sucesso, contudo os “tugas” esperam a presença de muito público que com as bandeiras bem levantadas irão mostrar a força e o gosto que os adeptos portugueses nutrem pelos desportos motorizados. Por isso nos dias 3 e 4 de Abril todos à Cortelha para apoiarem os portugueses com a máxima força.

Câmara Municipal de Portimão atribui 97.500 euros em bolsas de estudo


A Câmara Municipal de Portimão, tendo em conta a actual conjuntura económica e social, atribui 65 bolsas de estudo para o ano lectivo 2009/2010, que representam uma verba global de 97.500 euros.
 
Trata-se de um significativo aumento de cerca de 30 por cento, face às 51 bolsas de estudo entregues no ano lectivo 2008/2009, o que permitirá uma maior e mais justa igualdade nas condições de acesso e de frequência no ensino superior para estudantes com poucas condições económicas
 
Dos alunos beneficiados, 49 por cento estudam na região algarvia, especialmente em Faro e Portimão, e os restantes em estabelecimentos de ensino superior do resto do país, em particular nas cidades de Lisboa e Coimbra.
 
As bolsas de estudo, no valor unitário de 1.500 euros, destinam-se a alunos residentes no concelho de Portimão com menores recursos económicos e bom aproveitamento escolar (média ³ 14 valores), que frequentem o Ensino Politécnico e/ou Superior.
 
De referir que, nos 16 anos de atribuição de bolsas de estudo pela Câmara Municipal de Portimão, foi neste ano lectivo que se registou o maior número de processos de candidatura.

Governadora Civil de Faro elogia empenho das Câmaras do Algarve na concretização dos Contratos Locais de Segurança


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, elogiou esta quarta-feira (24 Março) o empenho das Câmaras do Algarve e respectivos parceiros municipais, na concretização dos Contratos Locais de Segurança (CLS), homologados em 2009 pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
Isilda Gomes falava na sequência da aprovação do Plano de Acção do CLS para o Município de Lagos, realizada no âmbito de uma reunião do Conselho de Execução a que preside, tendo destacado a importância deste novo instrumento de promoção de segurança na região, nomeadamente no que concerne ao seu contributo para o diagnóstico das problemáticas locais e adopção de medidas específicas adequadas para cada território.
Durante a reunião, que contou com a presença do Presidente da Câmara de Lagos, Júlio Barroso, a Governadora Civil salientou ainda a importância da rápida elaboração dos Planos de Acção dos CLS’s, com vista a uma posterior intervenção concertada no terreno.
“A segurança é uma questão estrutural para a região e os autarcas do Algarve têm demonstrado uma disponibilidade total para participar e dinamizar as estratégias definidas pelos Contratos Locais de Segurança”, frisou Isilda Gomes, salientando o excelente trabalho desenvolvido pelo Conselho de Execução de Lagos.
Referindo que, no âmbito dos objectivos preconizados pelos CLS’s, está a ser equacionada uma parceria com a Universidade do Algarve para o acompanhamento e avaliação dos Planos de Acção, a Governadora Civil considerou que o envolvimento das instituições e associações locais e regionais é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho estruturado, que permita obter resultados verdadeiramente positivos na área da segurança.
Durante a reunião o Presidente da Câmara de Lagos salientou por sua vez que, apesar de este município apresentar bons níveis de segurança, tanto comparativamente a outras zonas da região como a nível nacional, esta constitui uma área prioritária para a autarquia.
Reforçar a segurança, bem como o sentimento de segurança e o nível de confiança das populações e aproximar as Forças de Segurança às necessidades e expectativas dos cidadãos, constituem os objectivos principais dos CLS’s, que preconizam ainda o aumento da eficácia e eficiência do serviço policial, potenciado os programas de policiamento de proximidade e envolvendo as populações no processo de segurança.
Este Plano de Acção foi o primeiro a ser aprovado na região, onde os 16 municípios do Distrito aderiram aos CLS’s.

"Marcha Passeio em Castro Marim" e "Taça de Portugal em BTT começa em Castro Marim"



Taça de Portugal em BTT começa em Castro Marim

Na encosta do Forte de São Sebastião e na Vila de Castro Marim, dias 27 e 28 de Março, realiza-se a 1ª etapa da Taça de Portugal em BTT – 2010, que reúne duas centenas de participantes nacionais e estrangeiros.
O primeiro de dois dias da Taça de Portugal em BTT será dedicado aos treinos de preparação que antecedem a competição no domingo, a partir das 10.00 da manhã, terminando às 16.30 com a cerimónia da entrega de prémios.
A prova da responsabilidade da Montycirclemix inclui, ainda, um encontro de escolas da modalidade da região Sul, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, no qual participam cerca de 100 atletas, que nutrem o gosto pelas bicicletas e pelo desporto ao ar livre.
A 1ª etapa da Taça de Portugal em BTT na vila de Castro Marim é já hoje uma referência em todo país, não só pelo interesse crescente do desporto de duas rodas, mas também pela envolvente paisagística e, naturalmente, pelo carácter competitivo e qualidade dos atletas participantes na prova.
Organizada pela Montycirclemix, a Taça de Portugal em BTT em Castro Marim tem o apoio da Câmara Municipal.


Marcha Passeio em Castro Marim



Integrado no Programa de Marchas Passeio – Algarve 2009/2010 do Instituto Nacional do Desporto, a Câmara Municipal de Castro Marim organiza dia 28 de Março, uma marcha passeio em Castro Marim, aberta a todos aqueles que gostam do contacto com a natureza.
O ponto de encontro será no Pavilhão de Castro Marim donde seguirá para a Reserva Natural de Castro Marim e Vila Real de Santo António, local privilegiado para o contacto directo com a natureza e onde podem ser observadas diversas espécies de elevado interesse, tais como o flamingo, o galeirão ou o perna-longa.
Organizada pela Câmara Municipal de Castro Marim, esta marcha na qual se prevê a participação de um milhar de pessoas, conta com os apoios da Direcção Regional do Instituto de Portugal, Administração Regional de Saúde do Algarve -ARS, GNR e Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.
Para mais informações, os interessados poderão contactar a Câmara Municipal de Castro Marim através do telefone 281510748.

GNR e SEF em operação conjunta



A Guarda Nacional Republicana desenvolveu durante a noite de ontem, 26 de Março, uma operação de combate à criminalidade e fiscalização rodoviária nos concelhos de Loulé e Albufeira.
A operação, que empenhou 31 militares, 1 Binómio de detecção de droga e 4 Inspectores do SEF, decorreu entre as 20H00 e as 24H00, tendo sido fiscalizadas 70 viaturas e respectivos condutores e fiscalizados 12 estabelecimentos de diversão nocturna, da qual resultou a elaboração de 19 autos de contra-ordenação por infracção à legislação rodoviária, 1 auto por condução com excesso de álcool, 3 notificações por decisão de expulsão do território nacional e 1 notificação para comparência no SEF para regularização da situação.
Na manhã de ontem, entre as 09H00 e as 15H00, no Parque da Fronteira, decorreu operação de combate ao tráfico/consumo de droga e fiscalização rodoviária.
Esta operação encere-se numa de âmbito nacional com vista à fiscalização de autocarros que durante o período das férias escolares fazem o transporte de jovens para Espanha.
Estiveram empenhados 15 militares, 1 binómio de detecção de droga, tendo sido fiscalizadas 42 veículos e respectivos condutores, levantados 34 autos de contra-ordenação por infracção à legislação rodoviária e aprendida uma pequena quantidade de liamba a cidadão espanhol de 29 anos de idade.

Festa das Tochas Floridas marca encontro com a Tradição, em São Brás de Alportel


ergue-se a tocha ao alto, ao ritmo do refrão, em honra a Cristo ressuscitado e grita-se: “Ressuscitou como disse! Aleluia, Aleluia, Aleluia!”



No próximo domingo de Páscoa, dia 4 de Abril, a tradição marca novamente encontro em São Brás de Alportel, numa das mais belas e genuínas festas religiosas do país. A Procissão da Ressurreição, em São Brás de Alportel, vila do sotavento algarvio, é uma manifestação singular do sentir do povo... Ao sabor da fé, em cada domingo de Páscoa, cobre-se de flores o chão e ergue-se a tocha ao alto, ao ritmo do refrão, em honra a Cristo ressuscitado. “Ressuscitou como disse! Aleluia, Aleluia, Aleluia!” este é o grito que ecoa pelas ruas, cobertas de flores. Nas varandas as colchas coloridas esvoaçam ao sabor do vento e assinalam mais uma das tradições da terra, o concurso das Varandas Floridas.
Neste dia festivo, durante a manhã, em redor do Largo de São Sebastião, os sabores encontram-se e dão a provar os doces regionais feitos à base dos melhores produtos serranos, a amêndoa, o figo, a alfarroba e ainda os doces tradicionais da época como os folares.
À tarde, junta-se à festa a música, a dança e a poesia... numa Tarde Cultural que inicia às 15h30, com momentos de animação e ainda mais alguns bons motivos para provar os doces e petiscos regionais. Na edição deste ano, o cantor popular Marante é o convidado de honra desta Tarde Cultural, onde também marcam encontro o Grupo de Música Tradicional "Cante Andarilho" e o Grupo Mirsalah, com Denise Carvalho.
No próximo domingo de Páscoa, dia 4 de Abril, São Brás de Alportel será uma vez mais palco de uma das mais genuínas manifestações culturais de cariz religioso do país - a secular Procissão de Aleluia, em honra de Cristo ressuscitado, onde os andores dão lugar às flores, que ornamentam magníficas tochas.
As ruas apinham-se de gente, as varandas estão engalanadas, as colchas estendidas ondulam ao vento. Deslumbrantes tapetes de flores, magnífico trabalho de mãos voluntariosas, descrevem o percurso da Procissão.
Em nome da fé e da tradição, erguem-se as tochas ao alto e canta-se o refrão sentido “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia.
São Brás de Alportel é uma terra em festa em cada domingo de Páscoa. Filhos seus, dispersos por outras terras do país e do mundo, tornam à terra que os viu nascer, neste dia que é de orgulho para todos os são-brasenses. Mas não só os filhos da terra visitam São Brás neste dia, ano após ano, são milhares os turistas que passam por São Brás no domingo de Páscoa.
Quem visita a vila de São Brás de Alportel neste dia, pode ainda apreciar a saborosa doçaria, num espaço de mostra e venda de produtos locais – “Encontro de Sabores” -, no Largo de São Sebastião, aberto ao público desde as 10h00. Não deixe de provar as típicas amêndoas tenras de São Brás, os folares típicos desta época do ano e de saborear as receitas genuínas, à base de figo, amêndoa ou alfarroba, verdadeiro chocolate da serra.
À tarde, o Adro da Igreja Matriz acolhe uma tarde cultural, onde pode assistir a espectáculos de música popular portuguesa, conhecer os premiados dos concursos de jogos florais, tochas e varandas, enquanto saboreia doces e petiscos regionais, num espaço dedicado aos sabores.
O convidado especial desta Tarde Cultural é o conceituado artista Marante, mas o cartaz contempla ainda o grupo de música tradicional “Cante Andarilho” e um momento de dança.
Apresentação
A Procissão da Ressurreição, em São Brás de Alportel, vila do sotavento algarvio, é uma manifestação singular do sentir de um povo.
Ao sabor da fé, em cada domingo de Páscoa, cobre-se de flores o chão e Este é o grito que ecoa pelas ruas, cobertas de flores. Esta é a voz da Fé que se renova ano após ano. Esta é a força da tradição!
A vila é um mar de tochas floridas. Os homens, formando alas, abrem a procissão, empunhando uma tocha na mão. Ao longo da procissão, reúnem-se em pequenos grupos para, alternadamente, se levantar o grito do “aleluia”.
As ruas apinham-se de gente, as varandas estão engalanadas, as colchas estendidas ondulam ao vento. Deslumbrantes tapetes de flores, magnífico trabalho de mãos voluntariosas, descrevem o percurso da Procissão. É a tradição quem fala mais alto neste dia, e por ela erguem-se as tochas, canta-se “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”, sente-se a emoção de um dia pleno de sentir popular.
São Brás de Alportel é uma terra em festa em cada domingo de Páscoa. Filhos seus, dispersos por outras terras do país e do mundo, tornam à terra que os viu nascer, neste dia que é de orgulho para todos os são-brasenses.
Mas não só os filhos da terra visitam São Brás neste dia, ano após ano, são milhares os turistas que passam por São Brás no domingo de Páscoa.
Durante a tarde, o Adro da Igreja Matriz acolhe o encontro de sons e sabores, onde pode assistir a espectáculos de música popular e adquirir doces e petiscos regionais. Não deixe de provar as típicas amêndoas tenras de São Brás.
O Tapete de Flores
Um longo tapete com 1Km de flores cobre o chão, descrevendo o percurso da Procissão, como se a Primavera também ela viesse celebrar este dia de Festa.
Para construir esta verdadeira obra de arte, são precisas 3 toneladas de flores, num trabalho que resulta de um centena de voluntários.
Depois de uma árdua semana de trabalho, na apanha e preparação das flores, é na véspera do Domingo de Páscoa, por volta das 5h00, que todos os minutos são poucos, noite fora, até ao amanhecer, para que quando o sol chegar, possa fazer brilhar o magnífico tapete florido que descreve o percurso da Procissão e que pode ser observado a partir das 09h30, nas Ruas da Vila de São Brás de Alportel.
O Encontro de Sabores
A partir das 10h00, no Largo de São Sebastião (localizado no centro da localidade, à beira do percurso da procissão), pode apreciar os doces típicos desta Vila do Sotavento Algarvio.
Numa pequena feira de doces regionais, estão representados os irresistíveis sabores do sul do país: os típicos folares da Páscoa, as amêndoas tenras de São Brás, os doces à base de frutos secos: figo, amêndoa e a maravilhosa alfarroba, o chocolate da serra, que não vai querer deixar de provar. Tudo isto e muito mais para provar no Encontro de Sabores, na Festa das Tochas Floridas.
A Tarde Cultural
Durante a tarde, no Adro da Igreja Matriz, a organização proporciona aos visitantes uma tarde cultural, com a participação de vários grupos musicais, sendo a música portuguesa o ingrediente principal.
E enquanto se escutam os sons, podem também apreciar-se os sabores dos doces regionais e dos petiscos típicos, num espaço de mostra e venda da gastronomia e doçaria regional.
A não deixar de provar: os saborosos folares, doce típico desta quadra e as amêndoas tenras de São Brás, feitas artesanalmente, em tachos de cobre.
A Organização:
Município de São Brás de Alportel / Associação Cultural Sambrasense / Paróquia de São Brás, Apoio: Junta de Freguesia de São Brás de Alportel


Nota Histórica
Esta procissão foi outrora popular em todo o Algarve. As confrarias eram então obrigadas a levar uma tocha acesa ou luminária e opas vestidas.
Posteriormente, a falta de cera levou ao aparecimento de paus pintados e ornamentados com flores, no cimo do qual se colocava uma pequena vela. Mais tarde, com o desaparecimento das confrarias, permanecem na procissão os paus enfeitados, as lanternas e as velas acesas ao lado do pálio e as opas, que ainda hoje são trajadas pelos homens que transportam o pálio.
Ao longo da procissão, sempre se cantaram hinos, responsos e o Aleluia, em honra da Ressurreição do Senhor. Outrora havia um ou dois coros a cantar e o povo respondia, mas com o passar do tempo, a falta de clero e de cantores, levou a que o canto ficasse na boca do povo.

Nota Informativa, por Padre José da Cunha Duarte

A Procissão, na manhã do dia de Páscoa, é em honra da Ressurreição do Senhor, outrora foi popular em todo o Algarve.
Esta Procissão de Aleluia ou das Tochas Floridas não leva andores com santos, debaixo do pálio, vai apenas o SS.mo Sacramento. Sempre foi obrigatório às confrarias levarem uma tocha acesa ou luminária e opas vestidas.
A falta de cera levou ao aparecimento de paus pintados e ornamentados com flores, no cimo do qual se colocava uma pequena vela. Com o desaparecimento das confrarias ficaram os paus enfeitados, as lanternas e velas acesas ao lado pálio e as opas nos homens que transportam o pálio.
Ao longo da procissão sempre se cantou hinos, responsos e o Aleluia, em honra Ressurreição do Senhor. Outrora havia um ou dois coros a cantar e o povo respondia. Com a falta de clero e de cantores, o canto ficou na boca do povo.
Ao estudar os costumes e tradições religiosas da região algarvia, no fim do século XIX e início do século XX, o Padre José Manuel Semedo Azevedo afirma que a procissão de Aleluia «está tão espalhada que poucas ou nenhumas freguesias a não fazem. Nalguns lugares ela tem foros de grande acontecimento. As ruas são juncadas, nas casas põem-se colgaduras e até as próprias velas das crianças e dos fiéis são floridas. É a procissão das flores, como nalguns lugares lhe chamam».
As normas litúrgicas dizem que esta procissão «será feita logo de manhã antes da Missa ao romper da aurora», para recordar as três Marias que foram ao sepulcro ao nascer do sol e encontraram o túmulo vazio.
Até ao século XX, esta procissão era muito popular em todo o Algarve. Com a implantação da República quase tudo desapareceu devido aos arruaceiros e proibição do Governo.
Reposta a liberdade de culto, «poucas são as freguesias onde ainda se cantam as antífonas, os versículos e as orações próprias. No início do século XXI, só algumas paróquias mais tradicionalistas e cristãs é que realizam esta procissão (Cf, P. José Manuel Semedo Azevedo, 1960, Procissões da Semana Santa e de Domingo de Páscoa, Faro).

A Procissão
A são-brasense Helena Lopes da Cruz deixou-nos um testemunho escrito muito valioso na sua Monografia de S. Braz de Alportel, escrita na sua juventude, possivelmente na década de 1920
As velas e paus enfeitados estão presentes:
“Outra festa de grande devoção é a da Páscoa.
O que mais caracteriza esta festa é a procissão da Ressurreição. No domingo de Pascoa, homens e crianças, envergando opas, levam tochas ( paus velas grandes de um metro e meio de comprido), enfeitados até ao meio de flores naturais. Percorrem as ruas adeante do palio entoando. - Ressuscitou como disse Alleluia, Alleluia. É a unica terra do Algarve onde se faz esta cerimónia e, por isso acorrem a S. Braz muitos forasteiros”.