sábado, 27 de março de 2010

Espectáculo garantido com os melhores pilotos do mundo de Motocross



GP POLISPORT – PORUTGAL – MX3 – CORTELHA 2010

A prova portuguesa do Campeonato do Mundo de Motocross MX3, que se realiza no fim de semana da Páscoa, a 3 e 4 de Abril, no Circuito Internacional da Cortelha, servirá de arranque para mais uma época que promete espalhar a adrenalina do melhor motocross por mundo inteiro. Foi recentemente aprovada pela FIM a lista de pilotos inscritos na prova da Cortelha, para o Mundial de MX3 e Europeu de MX2.
A prova organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha, vai ter em pista cerca de 70 pilotos, representando 18 países, o que demonstra a elevada importância que o MX3 tem a nível mundial. O Campeonato do Mundo de MX3 de 2010 disputa-se em 13 países diferentes, sendo hoje em dia uma competição com muita projecção internacional através dos “media”, nomeadamente a televisão.
No Circuito da Cortelha irá assim disputar-se a primeira corrida da época, onde ninguém quererá perder pontos, nomeadamente os pilotos que aspiram uma vitória no final do campeonato, o que significa o grande valor da prova de Portugal.
A prova que se disputa no interior do concelho de Loulé irá pontuar para o Campeonato do Mundo de Motocross MX3, com 26 pilotos e para o Campeonato da Europa de Motocross EMX2 com 39 inscritos.
No MX3 temos a destacar a participação da equipa oficial da Husqvarna com Alex Salvini (Vice-Campeão em 2009) e Irt Matevz (6º lugar em 2009), da Honda com Antti Pyrhonen e Alejandro Boellert, o chileno que irá disputar o campeonato na íntegra. Em EMX2 os destaques vão para a equipa oficial da Honda com Luke Hawkins e Jordan Booker e da Husqvarna com Jernej Irt e Andrea Cervellin.
Mas como não podia deixar de ser os pilotos portugueses inscritos terão sem dúvida uma palavra a dizer na disputa desta etapa, por várias razões, nomeadamente pelo apoio do muito público que se espera na Cortelha e pelo conhecimento da pista. 
As hostes portuguesas vão ser defendidas na Cortelha, em MX3, por Henrique Venda (Kawasaki), Luis Correia (Yamaha) e Hugo Basaúla (Suzuki) e em EMX2 por Miguel Gaboleiro (Kawasaki) e Paulo Alberto (Suzuki).
Nas mangas do Campeonato do Mundo de MX3, o piloto algarvio Henrique Venda irá tentar andar junto dos primeiros, pelo facto de “jogar” plenamente em casa e certamente irá contar com o apoio do público vindo de Portimão, mas também de todo o Algarve. Para o mesmo objectivo irá estar concentrado Hugo Basáula que disputou em 2009 este Mundial na integra e terminou num brilhante 7º lugar, apesar da prova da Cortelha em 2009, não lhe ter corrido da melhor forma, Basáula irá tentar este ano ficar entre os lugares do pódio.
Quem certamente irá fazer “boa figura” será o actual líder do Campeonato de Motocross de Portugal, Luis Correia irá novamente brilhar junto dos melhores do mundo, depois de em 2008 ter ficado na Cortelha no top 5 do Mundial.
Já no Europeu de MX2 o destaque dos pilotos portugueses vai para Miguel Gaboleiro da Kawasaki e Paulo Alberto do Team Jomotos Suzuki, eles que irão movimentar as hostes do público português e tentar a qualificação para as corridas de Domingo.
Os ingredientes estão lançados para uma prova que se adivinha de sucesso, contudo os “tugas” esperam a presença de muito público que com as bandeiras bem levantadas irão mostrar a força e o gosto que os adeptos portugueses nutrem pelos desportos motorizados. Por isso nos dias 3 e 4 de Abril todos à Cortelha para apoiarem os portugueses com a máxima força.