sábado, 27 de março de 2010

Governadora Civil de Faro elogia empenho das Câmaras do Algarve na concretização dos Contratos Locais de Segurança


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, elogiou esta quarta-feira (24 Março) o empenho das Câmaras do Algarve e respectivos parceiros municipais, na concretização dos Contratos Locais de Segurança (CLS), homologados em 2009 pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
Isilda Gomes falava na sequência da aprovação do Plano de Acção do CLS para o Município de Lagos, realizada no âmbito de uma reunião do Conselho de Execução a que preside, tendo destacado a importância deste novo instrumento de promoção de segurança na região, nomeadamente no que concerne ao seu contributo para o diagnóstico das problemáticas locais e adopção de medidas específicas adequadas para cada território.
Durante a reunião, que contou com a presença do Presidente da Câmara de Lagos, Júlio Barroso, a Governadora Civil salientou ainda a importância da rápida elaboração dos Planos de Acção dos CLS’s, com vista a uma posterior intervenção concertada no terreno.
“A segurança é uma questão estrutural para a região e os autarcas do Algarve têm demonstrado uma disponibilidade total para participar e dinamizar as estratégias definidas pelos Contratos Locais de Segurança”, frisou Isilda Gomes, salientando o excelente trabalho desenvolvido pelo Conselho de Execução de Lagos.
Referindo que, no âmbito dos objectivos preconizados pelos CLS’s, está a ser equacionada uma parceria com a Universidade do Algarve para o acompanhamento e avaliação dos Planos de Acção, a Governadora Civil considerou que o envolvimento das instituições e associações locais e regionais é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho estruturado, que permita obter resultados verdadeiramente positivos na área da segurança.
Durante a reunião o Presidente da Câmara de Lagos salientou por sua vez que, apesar de este município apresentar bons níveis de segurança, tanto comparativamente a outras zonas da região como a nível nacional, esta constitui uma área prioritária para a autarquia.
Reforçar a segurança, bem como o sentimento de segurança e o nível de confiança das populações e aproximar as Forças de Segurança às necessidades e expectativas dos cidadãos, constituem os objectivos principais dos CLS’s, que preconizam ainda o aumento da eficácia e eficiência do serviço policial, potenciado os programas de policiamento de proximidade e envolvendo as populações no processo de segurança.
Este Plano de Acção foi o primeiro a ser aprovado na região, onde os 16 municípios do Distrito aderiram aos CLS’s.