segunda-feira, 28 de junho de 2010

Festa e muita alegria marcaram I Encontro Regional da Pessoa com Deficiência em Portimão


Os sorrisos de alegria ilustraram hoje as emoções partilhadas por mais de 500 participantes no I Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa do Governo Civil de Faro com a colaboração do Instituto do Desporto Português (IDP) e Câmara Municipal de Portimão, que envolveu 12 instituições algarvias parceiras do Programa Regional de Desporto Adaptado (PRDA).
“É com pequenos passos que se constrói a diferença. É com muitos pequenos passos que chegamos longe. E é com iniciativas como esta que muitos dos nossos cidadãos com dificuldades poderão ser mais felizes”, referiu a propósito a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, elogiando a organização deste evento realizado na Área Desportiva da Praia da Rocha e no Museu Municipal de Portimão, onde decorreu em ambiente de verdadeira festa desportiva e cultural.
Envergando t-shirts alusivas a este encontro, um dos maiores eventos realizado no Distrito de Faro dedicado a pessoas com deficiência, os participantes distribuíram-se durante a manhã por diversas actividades desportivas na Praia da Rocha, tendo experimentado pela primeira vez emoções tão diversas como deslizar nas ondas sobre uma prancha de surf, defrontar-se num jogo de futebol ou de basquetebol e participar numa mega aula de hip-hop/aeróbica, que encheu de plena vitalidade o recinto desportivo do Barlavento.
Experiências que despertaram sorrisos e também certezas, quanto à importância desta iniciativa no contexto da inclusão social.
“Pela alegria que partilhamos hoje aqui, tenho a certeza de que o investimento feito neste projecto valeu a pena, como vale a pena continuar a lutar pelo PRDA e pela integração plena de todos os cidadãos do Algarve”, referiu a Governadora Civil, elogiando as instituições parceiras do programa, pelo trabalho desenvolvido na região algarvia em prol da igualdade de oportunidades.
No Museu Municipal de Portimão, onde a festa continuou durante a tarde após um almoço de convívio, com a apresentação de uma peça de teatro, de dança clássica e folclore, Isilda Gomes realçou ainda a “importante colaboração” do director regional do IDP, Joaquim Paulino e da vereadora da Câmara Municipal, Isabel Guerreiro, na organização deste primeiro encontro regional.
Na sessão de encerramento, durante a qual a Governadora Civil procedeu à entrega de diplomas a todos os participantes, foi apresentada ainda uma bicicleta adaptada a deficientes visuais, veículo adquirido pelo Governo Civil de Faro no âmbito de um projecto de acessibilidades desenvolvido por dois professores da Escola Coca Maravilhas, de Portimão.
Equipada com três rodas e sensores que permitem ao passageiro detectar eventuais obstáculos emitindo um sinal sonoro, esta bicicleta destina-se a zonas interiores e exteriores interditas ao trânsito automóvel e ficará disponível em breve a todos os cidadãos interessados em participar nesta experiência inédita.
“Este constitui, sem dúvida, mais um passo para a igualdade de oportunidades e a democratização da sociedade algarvia”, reconheceu Isilda Gomes, elogiando a iniciativa dos dois professores da Escola Coca Maravilhas, promotores do projecto que deu origem à criação da bicicleta adaptada.
Durante o encerramento, o Director Regional do IDP, sublinhou por sua vez o importante contributo das associações e instituições do Algarve para o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, tendo considerado que o I Encontro Regional constituiu uma “experiência magnífica” que merece e deve ter continuidade.
Porque “boa vontade” não falta às entidades oficiais que colaboraram no projecto, como referiu a vereadora da Câmara de Portimão: “Quando as mentes sonham e os homens ajudam, nós concretizamos a obra”, disse Isabel Guerreiro, que realçou os planos local e municipal de acessibilidade desenvolvidos pela autarquia, com vista à criação de rotas de acesso a diversos equipamentos desportivos, culturais e administrativos, destinadas a pessoas com mobilidade reduzida.
“Apostamos numa cidade inclusiva e a competitividade das cidades faz-se com projectos como este, que permite olhar todos os cidadãos de forma igual para que todos possam ter as mesmas oportunidades”, frisou a autarca.
Mensagens que deixaram esperança na voz e nas centenas de sorrisos de quem “não se quer calar” e por quem, diria a Governadora Civil de Faro, “é necessário continuar a apelar, para que tenham muitos mais dias verdadeiramente felizes”.
Participaram no I Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, que contou com o apoio do Instituto Português da Juventude, a ACASO, APATRIS 21, APEXA, APPC, ASMAL, Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais, Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos-Casa Santo Amaro, CRACEP, Delegação do Algarve da ACAPO, EXISTIR, Fundação Irene Rolo e NECI.