quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O CONSUMO DE CAFÉ PODE REDUZIR A PROGRESSÃO DA HEPATITE C

Estima-se que 100 a 150 mil portugueses estejam infectados com o vírus da hepatite C. Consumir pelo menos três chávenas de café, por dia, pode reduzir a progressão da hepatite C. A conclusão resultou de um estudo norte-americano realizado pelo National Cancer Institute, publicado, recentemente, na revista Hepatology. Este envolveu um total de 1.050 doentes, analisados de forma randomizada, através de questionários, durante um período de quatro anos.
O estudo concluiu que o consumo de mais de três chávenas de café/dia estava associado a um grau inferior de esteatose (depósito de gordura no fígado) e valores mais reduzidos de bilirrubina (análise associada à presença de icterícia, ou seja coloração amarelada dos olhos e da pele). “Tratando-se a hepatite C de uma doença com uma prevalência tão elevada, que pode ter consequências graves para a saúde, penso que os resultados deste estudo devem ser vistos com optimismo. Este confirma outros estudos que dão conta que o consumo de uma substância tão popularizada entre os portugueses, como é o café, pode atenuar a progressão da hepatite C produzindo um efeito benéfico no fígado” explica o Prof. Rui Tato Marinho, hepatologista.
Estima-se que 100 a 150 mil portugueses estejam infectados com o vírus da hepatite C. No entanto, apenas 20% a 30% dos casos estão identificados, devido à quase inexistência de sintomas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que a hepatite C afecte cerca de 200 milhões de pessoas, sendo a causa da morte de uma pessoa a cada 30 segundos. Em Portugal, cerca de 60% das mortes por carcinoma hepatocelular (cancro do fígado) estão relacionadas como vírus da hepatite C.
O Programa “Café e Saúde” foi implementado em Portugal, em 2007, pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) com o objectivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde relativamente ao consumo de café. É um projecto de informação, dirigido a profissionais de saúde, que procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e estimular o conhecimento específico sobre esta temática. Criado pela OIC (Organização Internacional do Café) apoia, actualmente, programas em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Finlândia, França, Holanda, Rússia e Reino Unido.

LIMPEZA SUBAQUÁTICA NAS PRAIAS DE QUARTEIRA E VILAMOURA

O Município de Loulé, em parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira, vai realizar nas praias de Quarteira e Vilamoura, no próximo domingo, dia 9 de Outubro, uma ação de limpeza subaquática, que se enquadra no âmbito do Programa Bandeira Azul 2011.
A atividade pretende demonstrar e dar visibilidade ao trabalho relevante que o Município de Loulé tem vindo a desenvolver na área litoral, no domínio ambiental e turístico, bem como alertar e consciencializar os cidadãos para a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros. Além de promover e desenvolver o sentido de respeito pelo ambiente no seio da comunidade e de assumir uma postura de comprometimento para com as futuras gerações, numa perspetiva de sustentabilidade das condições e características dos habitats naturais, a Autarquia pretende ainda aproveitar a visibilidade de realizar esta ação numa das zonas de praia mais frequentadas do Algarve e do País, para promover uma maior responsabilidade e envolvimento conjunto dos cidadãos e dos decisores.
Esta mega ação irá compreender um grande esforço logístico e de meios humanos, na medida em que envolve a colaboração e participação direta de diversas entidades e personalidades, assim como a aquisição e mobilização de inúmeros equipamentos e serviços. Neste âmbito, destaca-se a colaboração da ALGAR, Capitania do Porto de Faro, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, ARH Algarve, IPIMAR, Turismo do Algarve, Parque Natural da Ria Formosa, Guarda Nacional Republicana, Marina de Vilamoura e CIMAV e de vários Serviços Municipais (Bombeiros, Divisão de Proteção Civil e Vigilância, Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Eventos, Divisão de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos, entre outros). Para que existam resultados objetivos, a ideia consiste em mobilizar vários clubes e escolas de mergulho, assim como cidadãos voluntários, de forma a constituir um grupo de intervenção significativo. Entre estes, salienta-se o Grupo de Mergulhadores de Quarteira, Open Waters, Torpedo Diving, Hidroespaço, N.A.S. Universidade do Algarve (Faro). De forma a garantir em todo o processo uma mais-valia ambiental e um bom acompanhamento, foram também endereçados convites à Associação Almargem, Quercus, Liga de Protecção da Natureza e Geota, para estarem presentes e colaborarem na separação e encaminhamento dos resíduos ou noutras tarefas a acordar em função da sua vocação e disponibilidade. O Centro Azul de Quarteira será o local de coordenação geral da ação, onde será feita a receção e o encaminhamento dos participantes e de onde partirão as orientações para o posicionamento dos meios e equipamentos. No final, será fornecido um almoço convívio, que proporcionará certamente bons momentos de confraternização e a livre troca de experiências e opiniões entre o grupo. Este será também o momento oportuno para a entrega de certificados e lembranças de participação aos intervenientes na ação.

PS ALGARVE ACERTA CONGRESSO COM CALENDÁRIO NACIONAL

A Comissão Política da Federação do PS Algarve revogou a decisão de um Congresso Extraordinário e mantém o calendário eleitoral para os seus órgãos no próximo ano, na sequência da intenção da Direcção Nacional de fazer um profundo debate interno até Março, rever os estatutos e propor eleições antecipadas em todas as Federações.
“A Comissão Política entendeu que seria negativo fazer eleições intercalares, geraria instabilidade e daria um caráter precário aos novos órgãos eleitos” referiu a Presidente da Mesa, Isilda Gomes, para quem “os órgãos da Federação estão todos a funcionar com normalidade e assim devem continuar, começando a preparar desde já o processo autárquico”. “Esta decisão não é única, já que igual entendimento teve o PS Porto em situação semelhante”, acrescentou a dirigente do PS Algarve, referindo “que todos os órgãos do Partido estão legitimados e vão prosseguir o seu trabalho”. A decisão de revogação do Congresso Extraordinário, que surgiu depois de um amplo debate na Comissão Política da Federação, foi tomada com 29 votos a favor, 12 votos contra e 5 abstenções. As eleições para as estruturas Concelhias do Partido Socialista devem ocorrer entre Março e Abril e das Federações até ao final do primeiro semestre de 2012.

Teatro: ACTA NA POLÓNIA

A ACTA apresenta o espectáculo “ARDENTE – Memorial para Pedro e Inês de Portugal” de Leszek Mądzik, no próximo dia 14 de Outubro, no Festival Internacional de Teatro de Lublin e no dia 21 de Outubro no Festival de Teatro de Opole, ambos na Polónia.
A ACTA convidou este criador polaco para trabalhar num espectáculo sobre o tema de Pedro e Inês. “Cheguei a Alcobaça. Aqui, no templo dos monges de Cister, reparo nos dois túmulos. A fria pedra branca une-os com misteriosos laços. Os catafalcos parecem dois leitos coroados com dois corpos de pés virados um para o outro.
Sugerem que no momento da ressurreição virão a unir-se num amplexo. O desejo de permanecerem juntos após a morte – Até ao Fim do Mundo - vem da grande força do seu amor. (…) Eu quero chegar ao princípio deste amor marcado pelo drama, pelo êxtase e pelo ardente sentimento de desejo entre estes dois jovens. (…) Penso por imagens e com imagens vou contar esta história.” Leszek Mądzik
O espectáculo conta com a interpretação de Bruno Martins, Carlos Pereira, Glória Fernandes, Liza Veiga, Luís de A. Miranda, Luís Manhita, Tânia Silva e Zé Alegre; música de Zé Eduardo e execução plástica de Tó Quintas. Tem a duração de 60m, sem intervalo, e é indicado para maiores de 12 anos. A digressão do espectáculo “ARDENTE – Memorial para Pedro e Inês de Portugal” no mês de Outubro será realizada nas seguintes datas e locais: Dia 14 no Festival Internacional de Teatro de Lublin na Polónia às 20h00 Dia 21 no Festival de Teatro de Opole na Polónia às 20h00

Caixa limpa praia da Ilha de Faro

Acção de Voluntariado decorre a 8 de Outubro pelas 9 horas A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a organizar, com os seus colaboradores e famílias, uma acção de voluntariado de cariz ambiental, dedicada à limpeza de praias. A iniciativa terá lugar, a 8 de Outubro, na ilha de Faro e pretende dar mais um contributo ao meio que nos rodeia.
Os trabalhos de limpeza irão decorrer entre as 9:00 e as 13:00 horas, no litoral da Ilha de Faro. Cada voluntário terá ao seu dispor um kit composto por uma t-shirt, luvas e um boné e a iniciativa encerrará com um almoço, na cantina da Universidade da Penha, em Faro. Esta acção de voluntariado insere-se no âmbito da Conferência Economia do Mar – uma parceria para a Competitividade, organizada pela Caixa Geral de Depósitos e que ocorrerá nas instalações da Universidade do Algarve, no Auditório da Faculdade de Economia no Campus Gambelas em Faro, a 12 de Outubro pelas 15 horas, com a presença de Tiago Pitta e Cunha – consultor para o ambiente, a ciência e o mar da Presidência da República Portuguesa, Nuno Fernandes Thomaz, administrador da Caixa Geral de Depósitos e João Pinto Guerreiro da Universidade do Algarve. A acção de limpeza de praia conta com o apoio da HPP Saúde e da Fidelidade Mundial/Império Bonança, para assistência e seguro.

QUARTEIRA: EXPOSIÇÃO DE ANTÓNIO ROCHA

De 15 de Outubro a 20 de Novembro, a Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, recebe uma Exposição de Desenho de António Rocha. Estilo de Desenho exclusivamente utilizando traços na vertical, executado sem qualquer auxílio de aparelhos, régua ou esquadro, este tipo de desenho é executado inteiramente à mão livre com uma caneta “Rotring 0,10”.
Antes é feito um esboço com lápis muito macio para simples orientação do motivo que vai ser realizado, que no final é meticulosamente apagado. Este estilo de desenho foi criado em Outubro de 1989 pelo Artista. Os trabalhos de António Rocha já fizeram parte de exposições espalhadas por todo o país, e também no estrangeiro, nomeadamente na Académie Européenne des Arts – Gembloux na Bélgica. A exposição pode ser visitada das 15h00 às 22h00, e aos sábados, das 10h00 às 22h00.

INVOCAÇÕES MARIANAS EM TAVIRA

O evento Invocações Marianas em Tavira - Apresentação com projecção multimedia, decorrerá no auditório do Clube de Tavira (Rua da Liberdade), no dia 15 de Outubro, pelas 15: 30.
Trata-se do tema que consta do livro editado pela Câmara Municipal de Tavira, Invocações Marianas em Tavira, apresentado publicamente no passado dia 20 de Agosto. Esta publicação retrata a intensa devoção mariana na cidade de Tavira, pela apresentação e explicação dos ínumeros títulos, pelos quais a Virgem Maria é invocada nesta cidade. A apresentação contará com a presença dos autores, Luís e Rui Terremoto Santos e do Dr. Marco Lopes, responsável pela secção de museus do Município de Faro, que terá a seu cargo uma comunicação sobre o enquadramento histórico relacionado com o tema.

Exposição “Cursos e Percursos para o Mar Oceano” na Igreja do Castelo de Castro Marim

O Regimento de Infantaria nº 1 de Tavira, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, promove, durante todo o mês de Outubro, a exposição “Cursos e Percursos para o Mar Oceano”, na Igreja do Castelo de Castro Marim.
A mostra “Cursos e Percursos para o Mar Oceano”, do Instituto Geográfico Português do Exército, pretende elucidar o público sobre a importância dos rios portugueses e do seu contributo na delimitação natural e consolidação da nossa extensa região fronteiriça.
A exposição poderá ser vista na antiga Igreja do Castelo de Castro Marim, diariamente, entre as 09.00 e as 17.00 horas, de 3 de Novembro a 4 Novembro. Esta iniciativa do Regimento de Infantaria nº 1 do Exército Português é um testemunho da maior importância para um melhor conhecimento do país do ponto de vista cartográfico e militar.

Museu de Portimão desperta interesse internacional

A apresentação do Museu de Portimão, enquanto Museu premiado pelo Conselho da Europa, na 10ª edição do fórum internacional "The Best in Heritage", realizado recentemente na cidade croata de Dubrovnik, suscitou o interesse dos técnicos e profissionais museológicos presentes, tendo sido alvo de dois importantes convites para novas apresentações no estrangeiro.
Nesse sentido, o Conselho dos Museus eslovenos pretende que o projecto do Museu de Portimão seja analisado no Fórum de Museus, reunião anual que juntará os profissionais de museologia daquele país em Março de 2012, enquanto interessante caso de estudo para análise e debate. Por outro lado o Conselho Internacional dos Museus da Croácia (ICOM) endereçou idêntico convite para assegurar a presença do Museu de Portimão e do filme "O jogo da Sardinha" no encontro que será realizado no próximo ano na província de Istria. A película, da autoria da José Oliveira Cosme, é um documento histórico valioso que retrata a mais importante indústria algarvia do século passado e divulga todo o processo de transformação do peixe, desde a apanha até à lata, podendo ser visionado por quem visita o Museu. Todos estes convites representam o reconhecimento por parte da comunidade museológica internacional da importância do trabalho que o Município de Portimão e o seu Museu têm vindo a desenvolver em prol da valorização e divulgação da sua história, identidade e memória colectiva.

Em debate: O turismo de cruzeiros em Portimão

Ciclo de debates na Casa Manuel Teixeira Gomes,Teia de Ideias aborda o turismo de cruzeiros em Portimão A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva vai organizar na Casa Manuel Teixeira Gomes um ciclo de debates, denominado “Teia de Ideias”, cujo primeiro encontro está marcado para 12 de Outubro, às 21h00, sob o tema “Turismo de Cruzeiros em Portimão – Uma oportunidade de futuro”.
Questões como o impacto deste segmento turístico na economia local, passos a dar no futuro para garantir o crescimento desse nicho de mercado, ou o futuro do Porto de Cruzeiros de Portimão, serão analisadas pelos convidados presentes, numa iniciativa que conta com as parcerias da Câmara Municipal de Portimão e da Rádio Costa D’Oiro. No painel de discussão marcarão presença Manuel da Luz, presidente da Câmara Municipal de Portimão, Carlos Guarita, director-geral em Portugal da empresa de cruzeiros Pullmantur e de António Manuel Silva, autor do blog portimaocruise@blogspot.com, estando também prevista a participação de um representante do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. Com esta acção, a Teia D’Impulsos pretende dinamizar um espaço mensal de discussão de ideias em Portimão sobre diversas temáticas que dizem respeito à cidade e à região, sendo as tertúlias registadas em formato áudio, para posterior transmissão pela Rádio Costa D’Oiro, através do programa “Impulso”. Estes encontros encontram-se abertos à participação de todos os interessados, que poderão assistir ao vivo e intervir no subsequente debate, estando a edição de Novembro da Teia de Ideias marcada para 9 de Novembro, subordinada ao tema “A Segurança em Portimão”, enquanto a 14 de Dezembro a temática a abordar será “Empreendedorismo – O segredo para vencer em tempos de crise”.