domingo, 4 de dezembro de 2011

VRSA: PS contra taxa máxima IMI e IRS

PS propõe medidas de auxílio à classe média A Câmara de Vila Real de santo António está a aplicar o escalão máximo permitido por lei para o cálculo do IMI e fica com a totalidade dos 5% do IRS dos munícipes com domicílio fiscal no concelho. "O PS propôs a redução de 1 ponto percentual no cálculo do IMI, a renúncia de 2% no IRS dos munícipes com domicílio fiscal no concelho e que os restantes 3%fosse afecto a medidas activas de emprego expressas no Plano Local de Combate ao Desemprego, proposto em devido tempo pelo PS", afirma a Concelhia do PS de Vila Real de Stº. António, através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra.
"Esta última proposta fundamenta-se no facto de VRSA ser um concelho em que o desemprego cresceu 127% nos últimos 3 anos e integra o lote de 4 Municípios do Algarve com maior índice de Rendimento Social de Inserção. O PS propôs a redução de 1 ponto percentual no cálculo do IMI porque além da prestação da sua casa, e de todos os aumentos verificados, as famílias vêem-se confortados com o pagamento do IMI, o que em termos factuais representa mais uma mensalidade. No quadro actual as famílias estão a viver momentos difíceis tendo de fazer muitos sacrifícios para pagar o empréstimo de sua casa, são já milhares em incumprimento no pagamento da respectiva prestação. Os cortes nos vencimentos, os cortes do subsídio de Férias e Natal, o aumento do IVA em vários produtos onde se destaca de 6% para 23% na energia e gás é um quadro que penaliza fortemente o rendimento familiar disponível. A classe média é aquela que neste momento é a mais penalizada e está sufocada com as medidas governamentais recentemente implementadas, perde 22% poder de compra, já que o seu rendimento disponível foi fortemente emagrecido. O PS defende que neste período crítico o Poder Local deve dar um sinal de solidariedade, de alento e de apoio à classe média que representa hoje a classe dos trabalhadores pobres", conclui o documeento dos socialistas vilarealenses.

FEIRA DA SERRA DE LOULÉ ATRAÍU MUITOS VISITANTES

Numa organização da Câmara Municipal de Loulé, decorreu no pavilhão da ExpoAlgarve/Nera a tradicional Feira da Serra. O certame encerrou hoje com um excelente balanço de visitantes.
Esta importante mostra dos produtos serranos algarvios ofereceu igualmente aos muitos visitantes um variado leque de iniciativas como as actuações musicais, trabalho de artesãos ao vivo, animação infantil, exposições temáticas e a gastronomia regional.
Luís Nadkarni Texto e Fotos

em Portimão: Propostas de Natal divertidas para crianças

A quadra natalícia vai ser diferente e bastante criativa para as crianças de Portimão, através da imaginativa oferta de propostas feitas pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, Quinta Pedagógica e Casa Manuel Teixeira Gomes. Nos dias 3 e 10 de Dezembro, a Biblioteca Municipal de Portimão propõe às crianças venderem, comprarem ou trocarem livros, jogos, brinquedos, filmes, CDs, cromos e outras colecções, para que o mês do Natal e dos presentes sirva a estes empresários e palmo e meio para aprenderem a literacia financeira e noções sobre o consumo consciente.
A actividade requer inscrição prévia e está aberta a crianças até aos 13 anos com cartão de leitor e acompanhadas por um adulto, decorrendo das 14h00 às 19h00 e sendo complementada com uma exposição bibliográfica sobre o tema. Na Quinta Pedagógica de Portimão, as crianças poderão participar em diversas actividades lúdico pedagógicas inseridas no contexto do mundo rural, com o objectivo de lhes proporcionar um contacto directo com a natureza e os animais, as questões de defesa e preservação do meio .ambiente, os hábitos de vida saudáveis e os costumes e tradições. As inscrições, através dos contactos: telefone - 282 458 061; telemóvel - 92 724 63 18; email: casa.mtgomes@cm-portimao.pt., são aceites até ao dia 10 de Dezembro e encontram-se abertas a crianças entre os 6 e os 10 anos, funcionando o primeiro período de 19 a 23 e o segundo de 26 a 30 de Dezembro, com um turno de manhã, das 9h30 às 12h30, e outro de tarde, entre as 14h00 e as 17h00, com um máximo de 15 participantes cada. A ideia é promover a troca de experiências e descobertas, num ambiente descontraído e divertido, com vários ateliês inspirados na quadra natalícia, jogos, pinturas, leituras, etc.

1ª Experiência de vela para as mais jovens.

O projecto Vela Solidária tinha como um dos seus objectivos proporcionar uma experiência de vela às raparigas mais jovens, da Casa da Nossa Senhora da Conceição em Portimão, que não se encontram integradas neste projecto.
Desta forma, pretendemos iniciar estas jovens na prática da vela de forma a que quando integrem, por via da idade a Vela Solidária, já se encontrem familiarizadas com a embarcação metodologias e vivências. Foi uma exepriência com um forte significado para a grande maioria, pois algumas jovens nunca tinham navegado numa embarcação à vela e outras nunca tinham navegado em quelquer tipo de embarcação. O contentamento e valor da experiência era explicito na forma de estar e motivação que demonstravam. Pretendemos voltar a proporcionar a estas jovens mais experiências de vela, mesmo que pontualmente, e assim contribuirmos para a vivência de experiências sigificativas para as suas vidas.

em Olhão: CCMAR recebe directores de centros de investigação de todo mundo

CCMAR recebe, no Hotel Real Marina, em Olhão, directores de centros de investigação de todo mundo para debater as Ciências do Mar numa perspectiva global.
Directores de Centros de Investigação e estações marinhas de todo o mundo reúnem-se de 5 a 7 de Dezembro, em Olhão, para discutir os assuntos que se colocam actualmente, tendências, novas iniciativas e ideias para o futuro na investigação realizada no âmbito das estações e institutos dedicados às Ciências do Mar. Neste quinto encontro da rede MARS - The European Network of Marine Research Institutes and Stations - o principal objectivo dos participantes é discutir o papel destes Centros em termos globais, em parceria com a World Association of Marine Stations (WAMS).
A actual conjuntura de redes de partilha de conhecimento que tem facilitado a mobilidade entre investigadores, bem como o surgimento de cada vez mais redes de excelência que tendem a partilhar infraestruturas, leva este grupo a reunir-se num encontro que é considerado fulcral para debater o futuro das ciências marinhas face a estes novos desafios. “MARS and WAMS: Towards a global perspective for marine science” é o tema do Encontro que se prolonga por três dias. Alguns dos mais importantes investigadores europeus vão apresentar case studies de redes marinhas já implementadas, mas também haverá lugar à exposição de trabalhos científicos, numa tentativa de se reunirem directrizes para o futuro da investigação nesta área.

VRStº.António: novos planos de ordenamento do espaço público

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai realizar duas sessões de esclarecimento, no âmbito dos novos regulamentos de ocupação do espaço público.
A primeira sessão terá lugar no dia 6 de Dezembro, às 17 horas, no Salão Nobre da Casa da Câmara, e destina-se a informar os proprietários dos espaços de restauração e bebidas vila-realenses sobre as mudanças impostas pelos novos Planos de Ordenamento do Espaço Público na zona pedonal de VRSA e na Avenida da República (marginal). Os normativos especificam as medidas para disciplinar as áreas de esplanadas e formalizam as regras de ocupação da via pública, que passarão a estar devidamente demarcadas e organizadas.
O Plano de Ordenamento do Espaço Público na Zona Pedonal de Vila Real de Santo António é delimitado entre a Av. da República (Nascente), a Avenida Ministro Duarte Pacheco e a Rua Camilo Castelo Branco (Poente), a Rua General Humberto Delgado (Sul) e a Rua Conselheiro Francisco Ramirez (Norte). Foi aprovado em reunião de Câmara, a 4 de Outubro, e incide sobre 38 estabelecimentos de restauração e bebidas. Já o Plano de Ordenamento do Espaço Público de Ocupação com Esplanadas para a Avenida da República foi aprovado na reunião de Câmara de 19 de Julho de 2011.
As regras estipuladas nos dois planos serão de cumprimento obrigatório a partir do dia 1 de Janeiro de 2012, pelo que a autarquia já se encontra a efectuar sessões de atendimento semanais, para todos os interessados, às sextas-feiras, das 10h00 às 12h30. A segunda sessão de esclarecimento está marcada para o dia 7 de Dezembro, às 17h00, também no Salão Nobre, e destina-se a clarificar dúvidas sobre o Projecto de Regulamento Municipal de Ocupação do Espaço Público, Mobiliário Urbano e Publicidade de VRSA. O novo diploma foi publicado em Diário da República, no dia 21 de Outubro, encontrando-se a decorrer o processo de discussão pública.
O regulamento pretende dotar o município de um instrumento que regule e valorize as condições de ocupação do espaço público na área do município de VRSA, evidenciando as responsabilidades da autarquia e dos munícipes. Por outro lado, contém mecanismos para garantir o cumprimento das regras de ocupação do espaço público – seja com mobiliário urbano, publicidade ou exposição de produtos –, salvaguardando a imagem do concelho e a segurança dos cidadãos.

Tavira: Rancho Folclórico inaugura sede

Nesta época do ano, os Ranchos Folclóricos aproveitam para preparar a nova época e ao mesmo tempo, tentar captar novos elementos. A sede social do grupo de Tavira é um sonho de longa data. Já passaram alguns anos desde que o espaço foi cedido, pela Câmara Municipal de Tavira, em regime de comodato, ainda em tosco. Foi necessário proceder às necessárias obras de acabamento que foram morosas por falta de apoios financeiros.
Porque nos ligam alguns laços de amizade e, daí o conhecimento da vida da colectividade, fomos assistir a um ensaio e aproveitamos para visitar as instalações acompanhados por Luís Firmino, presidente da Direcção. No rés-do-chão, o salão para os ensaios. No primeiro andar o gabinete da direcção e um museu etnográfico. - Depois de 34 anos a sede está pronta a ser inaugurada. Mesmo sem sede própria, a recolha das tradições tem sido divulgada pelo País fora e estrangeiro. A partir de agora…
- Já temos a sede cedida à alguns anos. Não foi fácil conseguir os apoios para a conclusão da obra. Tivemos de ter algumas iniciativas para angariar mais algum dinheiro e foi assim que conseguimos acabar a sede. - Acabei de assistir a um ensaio e parece-me que há mais raparigas que rapazes? - É verdade. As raparigas estão em número superior aos rapazes. Elas estão com mais vontade de andar no folclore do que os rapazes. Eles têm vergonha de aparecer com um traje. O folclore é bom para se andar. É divertido. Conhecem-se outras terras, outras pessoas, outros países, como nós tivemos oportunidade de conhecer e quem quiser vir para cá será bem recebido. - Alguns já andam à mais de dez anos.
- É verdade. Algumas vieram ainda em crianças e continuam com muito gosto. Puxando um pouco o caso da juventude, da vergonha, eles andam cá. Adoram isto. Alguns poderão querer sair, mas pelo bichinho do folclore não saem e continuam por cá. - Agora estão na fase de ensaios. Já têm programado o ano de 2012?
- Sim. Com os festivais. Com o nosso festival que é preparado de um ano para o outro. Felizmente os Ranchos do Algarve ainda são muito solicitados e vão continuar a ser nível de todo o País e nós estamos cá para representar o folclore algarvio. Luís Firmino recordou-nos que anda no Rancho à mais de vinte anos e que ensaiara em muitos locais diferentes. “Agora as condições são diferentes. É no nosso espaço!”
Longe vai o tempo em que as moças e os moços, para poderem sair de casa, ih para os Ranchos. Hoje, as “ofertas” são outras e, por conhecimento próprio, nãoi como parte integrante do grupo, mas saber como é, para andar no folclore é preciso gostar muito e fazendo eco das palavras do Luís Firmino. Moços, por onde andam? Geraldo de Jesus