domingo, 4 de dezembro de 2011

em Olhão: CCMAR recebe directores de centros de investigação de todo mundo

CCMAR recebe, no Hotel Real Marina, em Olhão, directores de centros de investigação de todo mundo para debater as Ciências do Mar numa perspectiva global.
Directores de Centros de Investigação e estações marinhas de todo o mundo reúnem-se de 5 a 7 de Dezembro, em Olhão, para discutir os assuntos que se colocam actualmente, tendências, novas iniciativas e ideias para o futuro na investigação realizada no âmbito das estações e institutos dedicados às Ciências do Mar. Neste quinto encontro da rede MARS - The European Network of Marine Research Institutes and Stations - o principal objectivo dos participantes é discutir o papel destes Centros em termos globais, em parceria com a World Association of Marine Stations (WAMS).
A actual conjuntura de redes de partilha de conhecimento que tem facilitado a mobilidade entre investigadores, bem como o surgimento de cada vez mais redes de excelência que tendem a partilhar infraestruturas, leva este grupo a reunir-se num encontro que é considerado fulcral para debater o futuro das ciências marinhas face a estes novos desafios. “MARS and WAMS: Towards a global perspective for marine science” é o tema do Encontro que se prolonga por três dias. Alguns dos mais importantes investigadores europeus vão apresentar case studies de redes marinhas já implementadas, mas também haverá lugar à exposição de trabalhos científicos, numa tentativa de se reunirem directrizes para o futuro da investigação nesta área.