sexta-feira, 25 de junho de 2010

Seminário sobre as Indústrias Culturais e Criativas - Faro, 2 de Julho


INTEGRAR AS INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS NO DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO REGIONAL
Seminário em Faro no próximo dia 2 de Julho

A Direcção Regional do Ministério da Cultura em parceria com a CCDR Algarve e com o Enterprise Europe Network promove um seminário no dia 2 de Julho, a partir das 11:00 horas, no auditório da CCDR Algarve, em Faro, para apresentação e debate sobre o Livro Verde - «Realizar o Potencial das Indústrias Culturais e Criativas», lançado pela Comissão Europeia, em Abril último, para efeito de consulta pública.
Este novo Livro Verde salienta a necessidade de melhorar o acesso ao financiamento, em especial para as pequenas empresas, como factor fundamental para permitir o desenvolvimento do sector cultural-criativo e contribuir para um crescimento sustentável e inclusivo. Foca também outras questões como a criação de meios adequados ao empreendedorismo e a ligação destes sectores ao desenvolvimento regional, através da promoção de redes e parcerias entre os diversos agentes locais.
A sessão conta com as participações de Freire de Sousa, co-presidente do Grupo de Peritos das Indústrias Culturais e Criativas no âmbito da Agenda Europeia para a Cultura, e de Augusto Mateus, consultor e autor do estudo «O Sector Cultural e Criativo em Portugal», entre outros.
O estudo de Augusto Mateus traça o retrato do tecido económico cultural e criativo português, designadamente, a sua dinâmica de crescimento, a dimensão e a distribuição dos estabelecimentos pelas 30 regiões (NUTS III) do país, a presença de capital estrangeiro e as características do emprego, e analisa a posição de Portugal no comércio internacional de bens e serviços culturais e criativos.
O termo utilizado para expressar o conceito emergente de indústrias criativas, que juntam a criatividade, a arte, o negócio e a tecnologia, está normalmente associado a sectores chave como a Publicidade, Arquitectura, Mercado das Artes e Antiguidades, Design, Moda, Artes Performativas e Entretenimento, Rádio e Internet, Escrita, entre outros.
A agenda do seminário, que decorre entre as 11h00 e as 17h30, e o respectivo formulário de inscrição estão disponíveis em www.ccdr-alg.pt

F.C. Porto e Benfica discutem título amanhã





Rui Costa assiste às finais da Copa Foot 21
Rui Costa, patrono da Copa Foot 21, estará amanhã, dia 26 de Junho, presente no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António para assistir às finais daquele que é considerado o maior torneio nacional de futebol de 7.
Para além de apadrinhar o evento pelo terceiro ano consecutivo, o director desportivo do Benfica tem também o filho mais novo, Hugo, em competição na Copa Foot 21.
Amanhã, depois das finais, terá lugar a habitual festa de encerramento, com a entrega dos prémios aos vencedores e com muitas surpresas que farão, certamente, com que este torneio fique para sempre na memória dos 1800 jovens que durante toda esta semana jogaram em Vila Real de Santo António.

Estão definidas as equipas que amanhã discutem as finais nos cinco escalões em competição na Copa Foot 21, o torneio que esta semana tem decorrido em Vila Real de Santo António e que amanhã encerra a sua terceira edição. O título de campeão, na categoria de sub-12, será discutido entre águias e dragões. Já em sub-11 são os leões que lutam pelo primeiro lugar, frente à formação da Stromp. Um dia que promete muitas emoções e que contará com a presença especial do patrono do torneio, Rui Costa.
Esta manhã muitas foram as emoções que se viveram no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António com a luta das várias equipas para garantir o lugar na final. No escalão de Sub-12, o F.C.Porto eliminou o Sporting por 2-1 enquanto o Benfica garantiu a passagem ao jogo decisivo, num jogo renhido frente à Milleniumbcp Team que terminou empatado a três golos e que apenas se resolveu nas grandes penalidades. A grande final, que vai colocar frente-a-frente azuis e encarnados e que terá como árbitro Bruno Paixão, está marcada para as 14.30 e conta com transmissão televisiva em directo na Sport TV2.
No escalão de sub-11, o Sporting eliminou o U.A.Povoense por 6-0 enquanto a Associação Foot 21 se viu afastada pela Stromp que venceu a partida por 8-2. A final será então disputada entre a formação leonina e a Stromp e está marcada para as 10.30.
Em sub-10 a disputa do primeiro lugar será feita entre o U.A.Povoense (3-2 com o Fabril do Barreiro) e a Associação Foot 21 (10-1 com a Académica de Santarém).
Na categoria de sub-9, os encarnados voltam amanhã a entrar em campo depois de hoje terem levado a melhor sobre o Boavista (5-1). Do outro lado do campo estará o Fabril do Barreiro que, com um resultado pouco esperado, hoje eliminou o F.C.Porto por 7-6.
No escalão de sub-8, serão as equipas da All2002Team (3-1 com a Académica de Santarém) e a E.A.S.Povoa de Santa Iria (3-1 com o Fabril do Barreiro) a discutir o título.
Para o dia de amanhã, para além da competição desportiva, estão ainda reservadas muitas surpresas. Os finalistas de sub-12 da passada edição da Copa Foot 21 voltam a entrar em campo para a disputa da SuperCopa, num jogo apitado pelo árbitro FIFA João Ferreira.

Piscinas Municipais Cobertas acolhem I Festival de Natação de São Brás de Alportel


As Piscinas Municipais Cobertas de São Brás de Alportel continuam a surpreender os são-brasenses com novas iniciativas. Depois de uma divertida Aquanight, de uma saudável Manhã Desportiva no Feminino e de um ternurento Baptismo de Mergulho para os mais pequenos, as Piscinas Municipais Cobertas celebram o fim da temporada 2009/2010 com o I Festival de Natação de São Brás de Alportel, na manhã do próximo domingo, dia 27.
A natação é um dos desportos mais completos a nível físico, permitindo movimentar quase todos os músculos e articulações do corpo. A sua prática recomenda-se a pessoas de todas as idades, inclusive a menores de 3 anos e muito especialmente aos seniores, pelo conjunto de benefícios que proporciona ao organismo, quer em termos de respiração, como de manutenção física, ou de relaxamento, entre muitos outros.
A organização deste I Festival de Natação, a cargo da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e da Associação Algarve em Movimento pretende dar a conhecer as diversas actividades e modalidades de natação que este complexo de piscinas disponibiliza à população, aliando desporto ao divertimento, numa manhã muito competitiva e desportiva.
O programa do I Festival de Natação será composto por dois momentos: um primeiro dedicado a um Circuito Lúdico para os níveis de adaptação ao meio aquático e ao 1º nível de aprendizagem, e o segundo destinado a uma Prova de Natação Pura que requer um nível de natação mais exigente.
A natação pura, também conhecida por natação desportiva, refere-se à natação de competição em piscina que integra 4 estilos básicos de natação: crawl, bruços, costas e mariposa. Esta prova destina-se a participantes que se encontrem no 2º nível de aprendizagem ou aperfeiçoamento, uma vez que o contra relógio exige muita resistência, técnica e muita velocidade dentro de água.
O I Festival de Natação de São Brás de Alportel enquadra-se, desta forma, na estratégia do município ao nível da promoção do desporto e da actividade física, para todas as idades.
Consciente de que o desporto é um elemento chave na promoção da saúde e da qualidade de vida das populações, a Câmara Municipal tem desenvolvido esforços para melhorar a oferta desportiva e a rede de infra-estruturas desportivas, nomeadamente através da edificação faseada do Parque de Desporto e Lazer do município, onde se integra o Complexo de Piscinas Cobertas onde terá lugar este Festival de Natação.

I Encontro Regional da Pessoa com Deficiência reúne meio milhar de participantes em Portimão


foto google
será feita a apresentação de uma bicicleta adaptada a deficientes visuais

O I Encontro Regional da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa promovida pelo Governo Civil de Faro, que contará com a presença da Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes e da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, reunirá, na próxima segunda-feira, 28 de Junho, em Portimão, cerca de meio milhar de utentes de Instituições parceiras do Programa Regional do Desporto Adaptado (PRDA)

No âmbito da iniciativa, realizada com a colaboração do Instituto Português do Desporto e da Câmara Municipal de Portimão e o apoio do Instituto Português da Juventude, será feita a apresentação de uma bicicleta adaptada a deficientes visuais, veículo adquirido pelo Governo Civil de Faro no âmbito de um projecto de acessibilidades desenvolvido pelos professores da Escola Coca Maravilhas, de Portimão.

O evento terá início pelas 09h30, na Área Desportiva da Praia da Rocha, onde serão dinamizadas, até às 11h00, diversas actividades desportivas, nomeadamente, futebol 7, surf, basquetebol em cadeira de rodas, banhos de tiralot e hip-hop/aeróbica, bem como ateliers de pintura e expressão plástica, bonecos de papel e malas de tirelas.

Na Área Desportiva da Praia da Rocha, será feita ainda a apresentação, durante a manhã, de uma cadeira de rodas adaptada às zonas balneares com areal e estará presente a carrinha “Cuida-te”, dinamizada pelo IPJ, com vista ao esclarecimento e aconselhamento dos jovens sobre questões relacionadas com nutrição e sexualidade.

Depois do almoço, que decorrerá no espaço exterior do Museu Municipal de Portimão, pelas 12h30, seguir-se-ão diversas actividades culturais que integrarão visitas ao Museu, um peddy-paper em cadeira de rodas, na rota acessível de Portimão e a apresentação de uma peça de teatro e de um filme, no auditório do Museu.

Pelas 15h30 terá lugar a sessão de encerramento, no Museu Municipal de Portimão, animada pela apresentação de danças e de um rancho folclórico integrando utentes das instituições participantes, e onde será feita a apresentação da bicicleta adaptada a deficientes visuais, bem como a entrega de diplomas a todos os participantes.

De acordo com a Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, este primeiro encontro regional pretende promover o convívio entre as diversas instituições que trabalham na área da deficiência, bem como o desenvolvimento do desporto adaptado no Algarve, através da demonstração pública das diversas modalidades dinamizadas na região.

“Para além da promoção do convívio, que é sempre salutar e enriquecedor, esta iniciativa também permitirá cativar outros cidadãos com deficiências para a prática de modalidades que estão acessíveis no Algarve, através das instituições que trabalham na área da deficiência, cuja intervenção tem sido exemplar na região”, salienta a Governadora Civil.

Participam no I Encontro Regional da Pessoa com Deficiência a ACASO, APATRIS 21, APEXA, APPC, ASMAL, Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais, Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos-Casa Santo Amaro, CRACEP, Delegação do Algarve da ACAPO, EXISTIR, Fundação Irene Rolo e NECI.

PORTUGUESES E BRASILEIROS FESTEJARAM PASSAGEM CONJUNTA AOS 8ºs DE FINAL DO MUNDIAL

O Jardim Manuel Bivar, a principal sala de visita farense, na baixa de Faro, junto à doca de recreio da capital algarvia, encheu por completo com portugueses e brasileiros a festejarem a passagem conjunta das selecções dos dois países irmãos aos 8ºs de final do Campeonato do Mundo de Futebol, ques se disputa na África do Sul.
Mais do que o resultado (empate a zero) entre as duas equipas e as jogadas de maior perigo em embas as balizas, vistas através de um ecran gigante, disponibilizado pela ACRAL para todos os jogos do campeonato, sobressaiu a festa dos dois povos irmãos, com o futebol a confirmar, como raramente acontece em outras áreas, que é muito mais o que continua a unir Portugal e Brasil do que aquilo que esporádicamente possa desunir.
Mais do que as nossas palavras, as imagens fotográficas do "BatX@apas" falam por si.






O Vereador Paulo Santos (3º da foto) também sofreu pela qualificação de Portugal





Secretário de Estado da Segurança Social garante continuidade de investimentos para construção de equipamentos sociais


O Secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, garantiu ontem em Faro que os apoios financeiros destinados aos investimentos em equipamentos sociais “não vão parar”, tendo em conta o seu contributo para a coesão social, nomeadamente através da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e da criação de emprego em todo o País.

Pedro Marques falava durante a cerimónia de assinatura dos protocolos de financiamento para 18 novos equipamentos sociais destinados a idosos e pessoas com deficiência aprovados na sequência de candidaturas apresentadas por várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do Algarve no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH), cujo investimento total ascende aos 27.382 milhões de euros.

No total os novos equipamentos irão permitir a criação de 1.213 novos lugares em lar para idosos, centro de dia, serviço de apoio domiciliário e instalações destinadas a pessoas com deficiência, bem como 464 postos de trabalho em toda a região, incluindo alguns concelhos do interior como Monchique e Alcoutim.

Durante a cerimónia promovida pelo Centro Distrital de Segurança Social (CDSS), no Salão Nobre do Governo Civil de Faro, Pedro Marques salientou o investimento já efectuado nos últimos anos na região ao abrigo do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), tendo considerado que, com a contratualização destes novos projectos, estão reforçadas as condições para aumentar a coesão social no Algarve.

“Os cerca de 50 equipamentos aprovados pelo PARES e o POPH, representam quase mil postos de trabalho permanente no Algarve, sem esquecer a grande importância que estes investimentos têm também durante a fase de obra para as pequenas e médias empresas da região, que desta forma podem criar e manter muitos postos de trabalho”, referiu o Secretário de Estado, realçando que estes investimentos são assim “duplamente importantes”, tendo em conta que beneficiam as famílias em termos de respostas sociais e garantem emprego de qualidade.

“Estamos numa situação económica difícil no País, todos sabemos, mas estes investimentos do POPH não vão parar”, garantiu Pedro Marques, para salientar a importância das “parcerias a três”, ou seja envolvendo administração central, instituições e autarquias, para o desenvolvimento da rede de equipamentos sociais.

“Os municípios são um parceiro fundamental e determinante, porque têm a responsabilidade da gestão do território ao nível local e progressivamente terão um papel acrescido no planeamento desse desenvolvimento social em cada território, sendo que o nosso parceiro executor da coesão social será sempre o sector social”, sublinhou Pedro Marques.

O envolvimento dos municípios na criação de respostas sociais, foi também realçada pela Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, para quem as autarquias constituem parceiros privilegiados das IPSS’s no desenvolvimento de novos projectos, permitindo assim aumentar significativamente a capacidade de intervenção nesta área na região.

Elogiando o trabalho desenvolvido “com dignidade e afinco” pelas instituições e organismos da região, nomeadamente pelo CDSS, em prol da melhoria das condições de vida e da assistência aos cidadãos algarvios, Isilda Gomes reconheceu também o esforço efectuado pelo Governo para a concretização destes objectivos, garantindo assim um “virar de página” do que é a verdadeira solidariedade social no Algarve.

“No ano internacional de combate à pobreza e à exclusão social este apoio é de uma importância extrema”, considerou a Governadora Civil, frisando que o Algarve tem de continuar a mobilizar-se em torno das grandes causas, sobretudo da resposta aos cidadãos que mais carecem de apoio.

O contributo dos novos projectos a construir no âmbito do POPH para o aumento da “justiça e da coesão social” no Algarve, foi igualmente realçado pelo Director Regional do CDSS, Tainha de Oliveira, para quem, a Segurança Social tem conseguido reforçar, no Distrito e no País, um dos pilares essenciais das novas políticas sociais públicas, que é o de garantir o respeito pela dignidade humana.

Tainha de Oliveira considerou ainda que o actual “período de crise”, exige um redobrar de esforços no sentido de compatibilizar a modernização e a capacidade competitiva da economia com o reforço da coesão social.

“É justamente neste sentido que o POPH vem dar uma ajuda inestimável, ao permitir a intervenção ao nível de territórios com algumas carências, disponibilizando recursos financeiros para a construção de equipamentos que irão promover a dinamização de um sector económico vital na região como é o da construção civil e dando uma resposta de qualidade às necessidades sociais de um maior número de pessoas”, observou.

A concluir o Director Regional do CDSS considerou que a eficácia destas políticas “dependerá no entanto da participação activa de todos, com o envolvimento das autarquias, das instituições e naturalmente da administração central.