sexta-feira, 25 de junho de 2010

Piscinas Municipais Cobertas acolhem I Festival de Natação de São Brás de Alportel


As Piscinas Municipais Cobertas de São Brás de Alportel continuam a surpreender os são-brasenses com novas iniciativas. Depois de uma divertida Aquanight, de uma saudável Manhã Desportiva no Feminino e de um ternurento Baptismo de Mergulho para os mais pequenos, as Piscinas Municipais Cobertas celebram o fim da temporada 2009/2010 com o I Festival de Natação de São Brás de Alportel, na manhã do próximo domingo, dia 27.
A natação é um dos desportos mais completos a nível físico, permitindo movimentar quase todos os músculos e articulações do corpo. A sua prática recomenda-se a pessoas de todas as idades, inclusive a menores de 3 anos e muito especialmente aos seniores, pelo conjunto de benefícios que proporciona ao organismo, quer em termos de respiração, como de manutenção física, ou de relaxamento, entre muitos outros.
A organização deste I Festival de Natação, a cargo da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e da Associação Algarve em Movimento pretende dar a conhecer as diversas actividades e modalidades de natação que este complexo de piscinas disponibiliza à população, aliando desporto ao divertimento, numa manhã muito competitiva e desportiva.
O programa do I Festival de Natação será composto por dois momentos: um primeiro dedicado a um Circuito Lúdico para os níveis de adaptação ao meio aquático e ao 1º nível de aprendizagem, e o segundo destinado a uma Prova de Natação Pura que requer um nível de natação mais exigente.
A natação pura, também conhecida por natação desportiva, refere-se à natação de competição em piscina que integra 4 estilos básicos de natação: crawl, bruços, costas e mariposa. Esta prova destina-se a participantes que se encontrem no 2º nível de aprendizagem ou aperfeiçoamento, uma vez que o contra relógio exige muita resistência, técnica e muita velocidade dentro de água.
O I Festival de Natação de São Brás de Alportel enquadra-se, desta forma, na estratégia do município ao nível da promoção do desporto e da actividade física, para todas as idades.
Consciente de que o desporto é um elemento chave na promoção da saúde e da qualidade de vida das populações, a Câmara Municipal tem desenvolvido esforços para melhorar a oferta desportiva e a rede de infra-estruturas desportivas, nomeadamente através da edificação faseada do Parque de Desporto e Lazer do município, onde se integra o Complexo de Piscinas Cobertas onde terá lugar este Festival de Natação.