sábado, 23 de abril de 2011

Comemorações do 25 de Abril preservam ideais da sociedade portuguesa



Mensagem de Isilda Gomes

Trinta e sete anos depois, as comemorações do 25 de Abril continuam a fazer todo o sentido. Tanto pela homenagem aos protagonistas desse importante marco da nossa História recente, como pela componente pedagógica que lhe está associada, ao permitir transmitir às gerações pós-revolução, o verdadeiro significado desse decisivo acontecimento nacional, fortalecendo assim o espírito patriótico do povo português.
Para mim este é um dia de glória. Porque traduz a vitória dos elevados valores que caracterizam a nossa sociedade. Uma sociedade justa, tolerante e corajosa que, mesmo quando sujeita a um rígido sistema governativo, soube preservar a sua dignidade, a sua auto-estima e sobretudo o seu profundo sentido de fraternidade.
E neste dia em que celebramos a liberdade de exercer esses desígnios da nacionalidade portuguesa sem vergonha ou medo, há que realçar o que considero ser a verdadeira essência do movimento revolucionário que, há 37 anos, garantiu a vitória pacífica da democracia: o espírito de união.
Acredito que será, mais uma vez e sempre que necessário, esse esforço conjunto de todos os cidadãos portugueses, que nos permitirá fazer frente às vicissitudes do presente. Acredito que, animados pelos mesmos ideais com que em 1974 caminhámos ao encontro da liberdade, seremos capazes de restabelecer a nossa perseverança, fortalecendo o País e as competências que nos são tão próprias e únicas.
No Dia 25 de Abril, celebremos então, mais uma vez e sem cansaço, a vitória da democracia. Porque essa foi e continuará a ser a vitória dos valores que distinguem a nossa sociedade e são esses valores que nos permitem hastear, perante o resto do Mundo, o orgulho de ser português.

Isilda Varges Gomes

Governadora Civil de Faro

MUNDIALITO DE FUTEBOL 7: Sporting e Benfica venceram em Vila Real de Santo António




Terminou este Sábado uma grande festa do futebol, que decorreu ao longo da última semana no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, e que atraiu milhares de espectadores às grandes finais.
O Mundialito de Futebol 7 terminou com as vitórias do S. L. Benfica, Sevilha F.C. e Sporting Clube de Portugal, nas categorias de infantis, escolas e pré-escolas respectivamente.
Os jogos foram interrompidos devido à intensa chuva que caiu, mas foram retomados logo que se reuniram as devidas condições.
Ao longo da última semana participaram no Torneio de Futebol 157 equipas, cerca de 3500 crianças e mais de 450 dirigentes e treinadores, de 30 países, onde se jogaram mais de 600 jogos entre os 16 campos de futebol, distribuídos entre Vila Real de Santo António, Monte Gordo e a cidade de Ayamonte.
Este torneio é já considerado como um dos maiores e melhores torneios de futebol 7 a nível mundial.
Para Luís Gomes. Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António “este é um excelente evento que atrai milhares de pessoas ao nosso concelho e que possibilita uma extraordinária partilha de experiências entre todos os que vêm participar”.

Na Ilha de Tavira: 4000 desportistas no Sport Zone Island



A Ilha de Tavira recebeu de 20 a 23 Abril, 4000 desportistas de diversas nacionalidades que participaram no Sport Zone Island, um evento desportivo sem cariz competitivo.
Foram quatro dias e três noites dedicados a 70 atividades desportivas, náuticas, aventura, mini-torneios, passando por workshops dedicados à expressão corporal e animação noturna.
Esta iniciativa organizada pela Switch Events e pela Sport Zone tem tido um balanço muito positivo e de grande sucesso junto dos jovens, tendo as inscrições esgotado num espaço de uma semana.
“Temos tido sempre a preocupação em melhorar a qualidade do evento e trazer mais novidades de ano para ano, resultado disso é de que as inscrições esgotam cada vez mais cedo e mais depressa. Este ano, apesar da chuva as pessoas não deixaram de aparecer e de viver esta festa do desporto. Pretendemos regressar com a iniciativa para o ano, continuando a ter pessoas motivadas a fazer o maior número de atividades desportivas de manhã à noite. Esperamos também que estes desportistas voltem e tragam amigos.” - refere Tiago Pereira, da Switch Events.

Livro Histórico "Restauração dos Algarves pelos Heróis de Faro e Olhão" com muita procura


A Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão (APOS) editou em finais de 2010 o livro histórico "Restauração dos algarves pelos Heróis de Faro e Olhão", escrito em 1809. Como temos recebido muitos pedidos de aquisição do livro, vimos por este meio alertar que o mesmo pode ser atualmente adquirido na Biblioteca Municipal de Faro (situado na R. Carlos Porfírio, 8000-241 Faro; Tel. 289 897 500; E-mail. dba.dc@cm-faro.pt)

CONFERÊNCIA SOBRE INDÚSTRIA CONSERVEIRA EM OLHÃO
No próximo dia 7 de Maio (sábado), às 16h, na Sociedade Recreativa Olhanense, a APOS organiza uma conferência sobre o tema da indústria conserveira em Olhão, de 1890 a 1945.
O palestrante será o Dr. Joaquim Manuel Vieira Rodrigues, professor de História doutorado, que fez o seu mestrado com a tese sobre A Indústria de Conservas de Peixe no Algarve (1865-1945).
Nesta apresentação aberta ao público serão falados vários aspetos da indústria conserveira em Olhão, que tanto impacto tiveram na economia e sociologia local.
Como é habitual, a entrada é livre e o público é convidado a participar com os seus conhecimentos, especialmente as pessoas que trabalharam em fábricas.

PASSEIO MISTÉRIO DA COOBITAL


A Associação Cultural e Desportiva da Coobital (ACDC), organiza a 23ª edição do PASSEIO MISTÉRIO DA COOBITAL, que terá lugar no dia 14 de Maio de 2011.
Poderão participar no XXIII PASSEIO MISTÉRIO DA COOBITAL equipas cuja inscrição tenha sido aceite pela Organização e devidamente regularizada.
Cada equipa participa com quatro elementos.
Pelo menos dois dos elementos das equipas têm de ser sócios ou cônjuges de sócios da Coobital,ACDC ou Chasfa, ou ainda colaboradores do Grupo MCH Algarve (este ponto não se aplica às equipas convidadas pela Organização).
A Organização desaconselha fortemente a participação de elementos com idades inferiores a 16 anos.
Contactos para inscrições:telf 289 810 800 * fax 289 810 807 ou email:
mch-algarve@mch-algarve.pt

em V.R. Stº. António: II Festival do Atum



A conferência de imprensa de apresentação do II Festival do Atum, em Vila Real de Santo António, realiza-se no próximo dia 28 de Abril, no Restaurante Arenilha, em VR de Stº. António, pelas 18 horas.
Recordemos que o II Festival do Atum realiza-se entre 4 e 8 de Maio próximo, no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António.

Bonecas “Congolinas” no Zoo de Lagos



A juntar à missão de preservação da Natureza e educação ambiental. O Zoo de Lagos honra-se de também ser um espaço solidário. Como tal temos à disposição dos nossos visitantes, na nossa loja, as bonecas “Congolinas”. São brinquedos feitos à mão por mulheres e crianças da República do Congo, através do projecto COOPERA.
O COOPERA está a desenvolver uma missão no Lwiro, onde desenvolve um projecto de solidariedade de ajuda humanitária e também de conservação e protecção de primatas.
O valor da venda das “Congolinas” reverterá a favor do COOPERA para que continue a ter meios monetários para manter viva a sua acção solidária para com os povos mais necessitados.

O Dia da Mãe também vai ser especial no Zoo de Lagos.


A pensar nos bons momentos entre mães e filhos, no dia 1 de Maio, domingo, data em que se assinala o Dia da Mãe oferecemos a entrada a todas as mães que se fizerem acompanhar dos seus filhos com idades para pagar entrada.
Certamente este será um dia inesquecível para toda a família, mais ainda se parte dele for passado a visitar as nossas mais de 150 espécies animais.

MENDES BOTA: 5ª SESSÃO DE ATENDIMENTO DE ELEITORES



Por entender que o desempenho do seu actual mandato de deputado apenas terminará com a tomada de posse dos novos deputados à XII Legislatura (onde espera estar com o apoio dos eleitores algarvios), e que a dissolução da Assembleia da República não lhe retirou as competências parlamentares, Mendes Bota vai prosseguir o seu programa de contacto com os cidadãos e cidadãs, promovendo a sua 5ª sessão de atendimento público no próximo dia 28 de Abril de 2011 (quinta-feira), entre as 18 horas e as 20 horas, na sede do PSD de Loulé (Rua Dr. Francisco Sá Carneiro nº 1).
Estas sessões têm-se pautado por uma assinalável afluência. Nas 4 edições anteriores, foi atendido um total de 49 pessoas, em grupo ou a título individual, e a diversidade temática tem sido assinalável: Ambiente, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Energias Renováveis, Juventude, Licenciamento/burocracia, Obras Públicas, Ordenamento do Território, Pesca, Política Geral, Questões Laborais, Questões Sindicais, Segurança, Vida Partidária e Violência Doméstica.
São queixas, pedidos de aconselhamento ou de intervenção, por vezes, apenas o partilhar de opiniões sobre questões de interesse público. Mas existe disponibilidade de diálogo entre o político e o eleitor.
Mendes Bota definiu previamente o escopo destas iniciativas: “é a oportunidade dada a quem me deseje contactar, de forma directa, para expor assuntos que se enquadrem na esfera de actividades e de competências fiscalizadoras e legislativas da Assembleia da República.
Este tipo de diálogo, permite alertar para situações de deficiente funcionamento de organismos da administração pública, não aplicação das leis da República, burocracias desnecessárias, injustiças ou discriminações cometidas pelos poderes políticos e administrativos sobre os cidadãos, empresas ou instituições, bem como denúncia de práticas corruptivas.”

Em VR Stº. António: Realiza-se hoje o encerramento do MUNDIALITO 2011



A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, presidida pelo social-democrta Luís Gomes, organiza hoje a cerimónia de encerramento do MUNDIALITO 2011. A inciatíva está marcada para as 18h00, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.

COMPAL AIR 3x3 - Encontro Ibérico em Quarteira (17 e 18 Junho)



o Encontro IBÉRICO do Compal Air 3x3 será realizado em Quarteira (Avenida Marginal), nos próximos dias 18 e 19 de Junho de 2011. Este evento terá o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Quarteira e da Associação de Basquetebol do Algarve. ENCONTRO IBÉRICO (3 Equipas por escalão do Nacional):

CALENDARIZAÇÃO - Próximos Encontros COMPAL AIR 3x3

v ENCONTRO Local de Barlavento: 28 Abril de 2011

Portimão, Secundária da Bemposta (9 - 17 Horas)

v ENCONTRO REGIONAL: 10 Maio de 2011

FARO, Secundária Pinheiro e Rosa (9 – 17 Horas)

v ENCONTRO NACIONAL (1 equipa por escalão do Regional - Algarve):

LISBOA, 4 e 5 de Junho de 2011 (Parque das Nações)

Nota: a partida será realizada no dia 3 de Junho (6.ª Feira)

Ford Transit Trophy 2011 A INTERNACIONALIZAÇÃO DO SUCESSO


O Ford Transit Trophy nasceu em 2010 e está a crescer em inúmeras vertentes. A crescer em dimensão, raio de acção, interesse e competitividade, inúmeros aspectos que o tornam cada vez mais ímpar, ou não fosse ele o único troféu monomarca no Mundo disputado por furgões.
Mas não há que descansar sobre os louros conquistados, sendo que a sua visibilidade vai crescer ainda mais em 2011, já que sairá das fronteiras de Portugal, rumando, numa primeira fase, à vizinha Espanha.
Serão, aliás, duas as saídas de portas, uma já no final de Maio, outra em meados de Outubro.
“Podemos, de facto e tal como esperávamos, considerar o primeiro ano do Ford Transit Trophy como um verdadeiro sucesso, sendo claramente uma aposta ganha por parte da Ford e da QF, corresponsáveis pela sua organização, bem como por todos os seus parceiros, equipas e respectivos patrocinadores”, refere Anabela Correia, Directora de Comunicação e Relações Públicas, Ford Lusitana.
“Inovando como é nosso apanágio, criámos uma nova vertente na área do desporto motorizado, através de um evento nacional completamente inovador no actual panorama automobilístico, um projecto único, rodeado por uma imagem muito dinâmica e de elevado interesse, dentro e fora das pistas. Depois do sucesso nacional – expresso nas audiências, no retorno e na elevada satisfação de todos os envolvidos – queremos agora expandir-nos, sendo Espanha o primeiro destino fora de portas”.
7 provas, sendo 2 em Espanha
A presente temporada do Ford Transit Trophy arrancou no Circuito do Estoril no primeiro fim-desemana de Abril, como suporte ao programa do Campeonato de Portugal de Circuitos.
Foram duas corridas de tirar o fôlego, com vitórias das formações da Beta/ENI e da Auto Rabal/Espoauto.
A partir daqui é sempre a subir, o que até se aplica na íntegra na próxima jornada, a disputar no penúltimo fim-de-semana de Maio. Falamos da subida da Rampa Internacional da Falperra, sendo que o Ford Transit Trophy integra o programa do Campeonato Europeu de Montanha. Uma semana depois, ruma-se ‘a casa de nuestros hermanos’, ao Circuito de Jarama, nos arredores de Madrid, completando o programa de corridas do Campeonato IberGT e do Campeonato de Espanha de GT.
Após um mês de Junho para respirar, rever e actualizar as Ford Transit Trophy 2.2TDCi de 180cv, colocando de novo tudo operacional, o Ford Transit Trophy 2011 corre-se no Circuito da Boavista(no primeiro fim-de-semana de Julho), desta feita integrando o programa de provas do WTCC-World Touring Car Championship, em novo crescendo de visibilidade.
Novo retemperar de forças de dois meses no Verão e o troféu regressa às pistas em meados de Setembro, no Circuito de Portimão, em suporte aos Campeonatos IberGT, Espanha de GT e de Portugal de Circuitos. Sempre a somar! Um mês depois a caravana das Transit de competição e todo o ‘circo’ em seu redor ruma, de novo, até Espanha, desta feita ao Circuito de Jerez de La Frontera, onde se encontrará com os bólides do Campeonato IberGT e do Campeonato de Espanha de GT.
A segunda época do Ford Transit Trophy terminará no Circuito de Braga, em meados de Novembro, tal como iniciou a temporada, em festa e em apoio ao Campeonato de Portugal de Circuitos, que ali terá a sua derradeira jornada. Ali se encerrará mais um ano de sucessos, premiando os novos Campeões.

Moscovo: Atletas Algarvios na Taça do Mundo de Karate Kofukan



Taça do Mundo de Karate Kofukan
Realizou-se em Moscovo no último fim de semana a Taça do Mundo de Karate Kofukan, contando com a participação de atletas do Clube de Karate de Olhão integrados na selecção da União de Karate do Algarve.
Alexandre Pinheiro confirma o resultado conseguido no Japão em 2009 e vence a prova de Kata individual e equipa Junior constituida ainda por Inês Pedro e José Viegas, Eduardo Garcia vence a prova de Kata iniciados e classifica-se em segundo lugar na mesma prova em Kumite (combate).
Rita Regadas e Irís Gonçalves da UKL venceram as respectivas provas Juvenis e Cadetes em de Kata
Nuno Mestre do Karate Clube de Faro vence em Séniores nas provas de Kumite e Kata tendo recebido o troféu de atleta da prova.
A participação nesta prova teve o apoio do Município de Olhão sem o qual não seria possível a nossa participação.

Carlos Cadete

em S.B. Alportel: Festa das Tochas Floridas [domingo de Páscoa]




Tradição de maior relevo em São Brás de Alportel a Festa das Tochas Floridas, no domingo de Páscoa é um momento alto da vida da comunidade. O dia da ressurreição é festejado com uma procissão de flores, que adornam tochas empunhadas por homens que cantam em coro o refrão “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”. As colchas nas janelas, as varandas engalanadas e o tapete florido que cobre 1km de arruamentos, por onde passa a procissão completam o cenário de uma das mais belas e genuínas procissões do país.
> Programa
Domingo de Páscoa, 24 de abril
09h30 | Abertura das ruas para apreciação do tapete de flores
10h00 | Abertura do Encontro de Sabores [Largo de São Sebastião]
10h30 | Eucaristia [Igreja Matriz]
11h30 | Procissão de Aleluia
13h00 | Eucaristia [Igreja Matriz]
15h00 | Tarde Cultural [Adro da Igreja Matriz]
» Feira de doces regionais
» Feira do artesanato
» Espectáculos musicais, com grupos de música tradicional:
Clube de Danças João de Deus
Maresnostrum
Dina
» Cerimónia de entrega de troféus dos Concursos - Jogos Florais e Tochas Floridas.
Org.: Câmara Municipal de São Brás de Alportel / Associação Cultural Sambrasense e Paróquia de São Brás de Alportel, com a colaboração da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel

RUAS DE FARO VOLTARAM A ENCHER DE CRENTES PARA VEREM A CENTENÁRIA PROCISSÃO DO SENHOR

CELEBRAÇÃO DA "PAIXÃO" DE CRISTO CONTINUA FORTE NA CAPITAL ALGARVIA


O ANDOR DO "SENHOR MORTO"

O ANDOR DE Nª. SENHORA

O ANDOR DE S. JOÃO

O ANDOR DE STª MADALENA ARREPENDIDA

BISPO DO ALGARVE, D. MANUEL MADUREIRA DIAS, ABENÇOOU A PROCISSÃO

A CLASSE POLÍTICA NA SUA HABITUAL POSTURA

GRUPO CORAL OSSÓNOBA E O SEU "TOQUE" DE MÚSICA SACRA

BOMBEIROS SEMPRE PRESENTES

OS ESCUTEIROS NÃO FALTAM

‎...e, claro, como não podia deixar de acontecer, a alma e fé desta secular procissão, um "mar" de crentes, mais velhos e mais jovens, cada um(a) a pagar a sua "promessa", especialmente nestes tempos, marcados por grandes problemas sociais, todos com fé na ajuda divina, já que das ajudas dos homens pouco ou nada se pode esperar!
M.L.