sábado, 23 de abril de 2011

Comemorações do 25 de Abril preservam ideais da sociedade portuguesa



Mensagem de Isilda Gomes

Trinta e sete anos depois, as comemorações do 25 de Abril continuam a fazer todo o sentido. Tanto pela homenagem aos protagonistas desse importante marco da nossa História recente, como pela componente pedagógica que lhe está associada, ao permitir transmitir às gerações pós-revolução, o verdadeiro significado desse decisivo acontecimento nacional, fortalecendo assim o espírito patriótico do povo português.
Para mim este é um dia de glória. Porque traduz a vitória dos elevados valores que caracterizam a nossa sociedade. Uma sociedade justa, tolerante e corajosa que, mesmo quando sujeita a um rígido sistema governativo, soube preservar a sua dignidade, a sua auto-estima e sobretudo o seu profundo sentido de fraternidade.
E neste dia em que celebramos a liberdade de exercer esses desígnios da nacionalidade portuguesa sem vergonha ou medo, há que realçar o que considero ser a verdadeira essência do movimento revolucionário que, há 37 anos, garantiu a vitória pacífica da democracia: o espírito de união.
Acredito que será, mais uma vez e sempre que necessário, esse esforço conjunto de todos os cidadãos portugueses, que nos permitirá fazer frente às vicissitudes do presente. Acredito que, animados pelos mesmos ideais com que em 1974 caminhámos ao encontro da liberdade, seremos capazes de restabelecer a nossa perseverança, fortalecendo o País e as competências que nos são tão próprias e únicas.
No Dia 25 de Abril, celebremos então, mais uma vez e sem cansaço, a vitória da democracia. Porque essa foi e continuará a ser a vitória dos valores que distinguem a nossa sociedade e são esses valores que nos permitem hastear, perante o resto do Mundo, o orgulho de ser português.

Isilda Varges Gomes

Governadora Civil de Faro