segunda-feira, 8 de março de 2010

Governadora Civil de Faro recebe jovens da Casa de Protecção à Rapariga no Dia Internacional da Mulher


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, recebe hoje, segunda-feira, 8 de Março, pelas 18h30, no Salão Nobre, as utentes, membros da Direcção e funcionários da Casa de Protecção à Rapariga, da Junta Diocesana de Faro, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
O encontro, que terminará com um jantar de confraternização, surge no seguimento de um convite formulado pela Governadora Civil à Casa de Protecção da Rapariga, instituição vocacionada para o acolhimento temporário de jovens do sexo feminino em situações de risco.
Para além de promover esta iniciativa, Isilda Gomes participará também, na próxima segunda-feira, em várias cerimónias alusivas ao Dia Internacional da Mulher, associando-se assim ao cumprimento dos objectivos preconizados pela efeméride, que visa enaltecer as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, bem como repudiar as discriminações e violência a que muitas ainda estão sujeitas nas sociedades actuais.
No âmbito das celebrações desta data adoptada pelas Nações Unidas em 1975, Isilda Gomes estará presente, pelas 11h00, na cerimónia de apresentação de um opúsculo intitulado “Mulheres na Administração Interna”, que decorrerá no Salão Nobre do Ministério da Administração Interna, em Lisboa.
A apresentação do livro, elaborado pela Direcção-Geral da Administração Interna, será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
Isilda Gomes participará ainda, a partir das 22h00, numa tertúlia dedicada ao tema “O papel da Mulher na Sociedade Actual”, evento organizado pela Associação Académica da Universidade do Algarve, que decorrerá no ‘BA’ Caffé, em Faro.
Para Isilda Gomes, primeira mulher a assumir o cargo de Governadora Civil do Distrito de Faro, este Dia Internacional deve constituir sobretudo um “momento de reflexão sobre a importância do papel da mulher na sociedade”, contribuindo assim para erradicar definitivamente os muitos preconceitos que ainda dominam várias culturas e países do Mundo.
“É lamentável que, em muitas sociedades do Mundo moderno, a mulher ainda seja vista como um ser inferior, a quem não são reconhecidos quaisquer direitos de cidadania ou de defesa da própria vida”, critica Isilda Gomes, sublinhando que, em todas as épocas da história da humanidade, as mulheres desempenharam um papel fundamental para a evolução da espécie, através da sua participação em áreas tão distintas como a ciência, política, ensino e cultura, entre outras.

ISILDA GOMES ATENTA À SEGURANÇA NO ALGARVE

Neste dia dedicado à Mulher, a Governadora Civil desempenhará ainda vários actos oficiais no âmbito das funções inerentes ao seu cargo, presidindo, pelas 15h00, no Salão Nobre, a uma reunião com representantes das Forças e Serviços de Segurança e Presidentes das Câmaras do Distrito.
Posteriormente Isilda Gomes presidirá a uma reunião do Conselho de Execução do Contrato Local de Segurança (CLS) de Faro, durante a qual será discutido e aprovado o diagnóstico efectuado para o município.
Os CLS visam reforçar a segurança, bem como o sentimento de segurança e o nível de confiança das populações, aproximando as Forças de Segurança às necessidades e expectativas dos cidadãos.

Gabinete de psicologia da associação sindical da PJ cada vez mais concorrido


Todos os meses chegam novos pedidos de ajuda ao gabinete de psicologia da associação sindical de investigadores da Polícia Judiciária, que no ano passado realizou 262 consultas.
O principal drama passa pela conciliação da vida familiar com o desgaste diário da profissão.
Criado em julho de 2005, o Serviço de Psicologia e Acompanhamento (SPA) da Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da PJ (ASFIC) acompanha os associados, cujas principais dificuldades se centram "na esfera afetivo-emocional".
Segundo César Afonso, psicólogo responsável pelo gabinete, as consultas têm vindo a aumentar de ano para ano, havendo cada vez mais investigadores a procurar o serviço.
"Em termos de números de casos a diferença do ano passado para 2008 não foi significativa, continuamos a receber um caso novo todos os meses", revelou à Lusa César Afonso.
Porém, os 13 novos casos anuais significam um amento de 30 por cento no número de consultas. No ano passado, o SPA realizou 262 consultas.
A actividade policial é de grande desgaste e stress psicológico, diz César Afonso: "Não há um horário certo, não é possível fazer a planificação da vida, há solicitação constante por parte do trabalho e a gestão de todas as questões revelam dificuldades e podem provocar crises".
Assim, stress, ansiedade e depressão são das queixas mais frequentes: "As actividades ligadas à justiça são de desgaste muito rápido e provocam muitas dificuldades em conciliar a vida profissional e familiar. Isso provoca ansiedade e stress nos profissionais".
Por outro lado, para este psicólogo clínico e também investigador da PJ, "as pessoas estão a dar importância cada vez mais às suas questões pessoais e ao seu bem estar" e isso faz com que procurem "uma ajuda especializada para encararem dificuldades que têm na sua vida".
"É uma demonstração de inteligência as pessoas recorrerem cada vez mais à ajuda da psicologia", sublinhou.
Assim, está projetado o alargamento dos serviços aos grandes centros de Porto, Coimbra e Faro.
"Os benefícios são muito superiores aos gastos", frisou.
O SPA realiza também avaliações psicológicas, participa nas avaliações de competências pedagógicas, promove ações destinadas a prevenir a depressão, ansiedade, dependências e absentismo.
Lusa

Portinão: Festival “Cidades Invisíveis: Pontes de Istambul”




De 14 a 27 de Março decorre no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão o Festival “Cidades Invisíveis: Pontes de Istambul”. Esta programação insere-se nas comemorações nacionais do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes, escritor e político portimonense para quem Istambul terá sido um ponto importante das suas errâncias mediterrânicas.
“Cidades Invisíveis: Pontes de Istambul” inclui espectáculos organizados em parceria com o CCB, havendo no entanto alguns que vão ser exibidos unicamente em Portimão. Tendo como tema a cidade do escritor Orhan Pamuk é proposta uma programação que pretende ir à descoberta de Istambul, da sua música tradicional e contemporânea, da sua dança, teatro, cinema, artes plásticas e literatura.
Na área da música destacamos Istanbul Oriental Ensemble, um espectáculo dirigido por Burhan Öçal, percussionista e figura emblemática da música Turca cigana, que aqui interpreta peças do repertório turco cigano que nos remetem para a música tradicional da dança do ventre. Os instrumentos tradicionais criam também ambientes de cariz contemporâneo com influências do Jazz. Um concerto que ilustra, através da música, a Turquia como um país de intensos contrastes, dividido entre a tradição e a modernidade. Em exibição no dia 14 de Março às 21h30.
No cinema destacamos um dos documentários que fazem parte do Ciclo de Cinema Travelling Istanbul, Vizinhos – Turquia: Outro lado da Europa, da autoria de João Romão, Vico Ughetto (Algarve) e Maral Jefroudi (Turquia) e produzido em exclusivo para a RTP. A edição e pós-produção foi realizada no Algarve e a sua exibição contará com a presença de Vico Ughetto que fará uma breve apresentação do mesmo, no dia 16 de Março às 21h00.
Na área da dança não poderíamos deixar de falar da presença de Ziya Azazi em Portimão que vai, de 15 a 17 de Março, propor uma breve abordagem ao universo e à técnica da Dança Sufi. Estes Workshops são abertos ao público. No dia 18, o próprio vai brindar-nos com Dervish, um espectáculo dividido em dois solos que reflectem a sua visão pessoal e artística da dança Sufi, e as influências da sua formação em dança clássica e contemporânea. Dois solos que transmitem o elevado estado de meditação e a apurada consciência física própria da dança tradicional Sufi, na qual o círculo e o acto de rodopiar simbolizam a perfeição e a aspiração humana à plenitude, e à paz. Um espectáculo exclusivo do TEMPO.
Mas a programação é de facto tão variada que aproveitamos para destacar a Oficina de Contos e Construção de Marionetas Conta-me um Turco, destinada a crianças entre os 3 e os 6 anos e suas famílias. Esta oficina é uma criação exclusiva, de Manuela Pedroso e Susana Medeiros, para este Festival no TEMPO, e onde se pretende dar a conhecer duas vertentes da cultura turca: as fábulas de Esopo e Karagoz (as marionetas típicas do país). Esta oficina realizar-se-á também para escolas, nos dias 15 e 16 de Março, já com lotação esgotada.
Os bilhetes para os espectáculos estarão à venda na bilheteira do TEMPO, de terça a sábado, das 14h00 às 19h00, e em dias de espectáculo das 14h00 às 21h30.

Faro: Challenge no Algarve abre época de Windsurf 2010





A Ria Formosa foi o cenário escolhido para a abertura da época de Windsurf de 2010 com a realização do Faro Conquilha Windsurf Challenge. Este evento decorrerá junto ao Centro Náutico da Praia de Faro no sábado, 27 de Março, e tem como principais aliciantes a realização de uma regata convívio e da realização de uma Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Windsurf. 
Após a realização da edição inaugural deste evento em 2009, a revista online Conquilha.com e a Câmara Municipal de Faro voltam a reunir meios com o objectivo de divulgar a prática do windsurf.
Num dia de regatas e convívio, a organização espera reunir velejadores de todo o país. Desde os mais experientes e conhecidos do grande público aos que dão os primeiros passos na competição, todos estão convidados a inscrever-se. A ideia de base é a sensibilização para a prática competitiva desta modalidade, abrindo a porta de entrada para novos valores eliminando barreiras relacionadas com o protocolo competitivo.
“No ano passado reencontrei em competições oficiais atletas que tiveram no Challenge a sua primeira experiência competitiva. Isso deixa-nos muito satisfeitos dado que é para isso que colocamos de pé este evento.” – declarou o responsável pela revista online Conquilha.com, João Catarino, também velejador da frota nacional.
Está prevista a utilização de pranchas fornecidas pela organização. Este detalhe nivelará as possibilidades de vitória independentemente das capacidades de cada velejador, tornando a prova mais competitiva no verdadeiro espírito do Windsurf.
A associação de classe aproveitará esta iniciativa para realizar a primeira Assembleia Geral do ano em que será apresentado o plano de acção para toda a época de competição. O Windsurf português atravessa uma fase em que as competições de slalom e formula se procuram afirmar em plano de destaque enquanto que as competições oficiais de ondas precisam de mais apoio para regressar ao figurino nacional.
Outro momento de expectativa prende-se com a presença de Manuel Plantier que fará a apresentação ao público do Circuito Ibérico ProAm – Windsurf Summer Tour 2010. Esta iniciativa apresenta-se como a principal base competitiva na modalidade de slalom e culmina na clássica do Martinhal em Agosto após várias etapas realizadas em Portugal e em Espanha.
Neste link poderá conferir as reacções em áudio dos participantes e responsáveis pela edição 2009 deste evento:
http://www.conquilha.com/content/view/1264/47/
Slideshow da edição 2009:
http://www.conquilha.com/components/com_zoom/www/view.php?popup=1&catid=57&key=18&hit=1
O Challenge 2010 é mais do que uma regata. Para além da Assembleia Geral da APW e da apresentação do ProAm deste ano teremos ainda um barbecue para todos os velejadores e entidades envolvidas. A música e o convívio na praia terminarão com a cerimónia de encerramento e entrega de troféus no espaço privilegiado do Centro Náutico da Praia de Faro, disponibilizado pela Câmara Municipal de Faro.
As inscrições serão realizadas no site http://www.bestwindsurfspot.com/ entre 8 e 19 de Março.
Os velejadores podem consultar o Aviso de Regata na Press Room digital do evento em:
http://www.conquilhapresscenter.com/index.php?option=com_docman&Itemid=65