quarta-feira, 26 de maio de 2010

Vodafone Rally de Portugal regressa ao Algarve





algarve press, como tem sido habitual, vai acompanhar a prova a par e passo

O Estádio Algarve, em Faro, vai receber, entre os dias 27 e 30 de Maio, a edição de 2010 do Vodafone Rally de Portugal, o mais importante evento de desporto automóvel realizado em Portugal e que se encontra inserido no programa «Allgarve’10». Esta prova, integrada no WRC - World Rally Championship, conta com a presença de 74 equipas em representação de 28 países e vai atrair milhares de pessoas ao Algarve, tornando-se um importante vértice da política de promoção turística da região.

Este evento desportivo integra a quarta edição do «Allgarve», que oferece ainda a oportunidade de assistir a outras importantes competições como o Concurso de Saltos Internacionais (em Portimão, entre os dias 11 e 13 de Junho, e em Vilamoura, entre os dias 18 e 20 de Junho), o Fia World Touring Car Championship e os 1000km’s Le Mans Series (ambos no Autódromo Internacional do Algarve, entre os dias 2 e 4 de Julho e 15 e 17 de Julho, respectivamente) e o Portugal Masters de Golfe (em Vilamoura de 14 a 17 de Outubro).

O programa «Allgarve» conta este ano com um programa mais abrangente, com destaque para a introdução de animação de rua, novo circo e música clássica num calendário que se prolonga pela primeira vez até Novembro, oferecendo um número recorde de perto dos 90 eventos.

Contando com um investimento global superior a 4 milhões de euros, este programa de valorização turística para a região do Algarve tem por objectivo reforçar a região algarvia como destino turístico de qualidade, proporcionando experiências que marcam aos turistas e aos residentes e complementando a oferta tradicional de Sol e Mar - característica da época alta - com cultura, actividades e animação por todo o ano.

GNR/Albufeira deteve 2 indivíduos indiciados pela prática de crime de furto




A Guarda Nacional Republicana de Albufeira deteve na madrugada de ontem 2 indivíduos indiciados pela prática de crime de furto.
Os indivíduos de 24 anos e 30 anos, respectivamente de nacionalidade portuguesa e australiana, foram detidos por furto no estabelecimento comercial “Água de Côco” (comércio de artigos de praia), em Olhos d’Água – Albufeira.
Ao ser chamada ao local, a patrulha detectou os dois indivíduos no interior do estabelecimento, quando estes se preparavam para transportar três (03) sacos de viagem repletos de artigos de praia, presumivelmente furtados no estabelecimento, para um veículo que se encontrava no exterior.
Os detidos, a viatura e os materiais apreendidos, foram conduzidos ao Quartel da GNR dos Olhos d’Água, para efeitos elaboração de expediente e se proceder à identificação e proveniência dos mesmos.
Por se suspeitar que os arguidos pudessem estar envolvidos na pratica de outros furtos e que esse material se encontrasse nas suas residências, foram efectuadas buscas domiciliárias, tendo sido aprendidas grande quantidades de materiais, provenientes de furtos em vários estabelecimentos, nomeadamente: furto na no espaço comercial “Bricomania”, sito em Parque Industrial do Rogel – Alcantarilha Silves, no dia 27 de Abril de 2010, furto no dia 20 de Abril de 2010, na Óptica Lúcia, Largo Nossa Sr.ª da Guia, na Guia, furto em 11 de Abril de 2010, na loja Artisport, Praceta do Pinhal, Praia da Falésia – Olhos d’Água.
Nas residências dos detidos, foram apreendidos diverso material: 2 computadores portáteis, diverso material electrónico, isqueiros, 1 GPS, 1 máquina fotográfica, receptores de TV cabo, 1 leitor de DVD, 1 leitor de vídeo, volumes de tabaco de várias marcas, garrafas de whisky de várias marcas, óculos de várias marcas, fatos de banho, biquínis, vestidos, havaianas, bonés, relógios de várias marcas, calções e tshirt de várias marcas, material que se julga no valor de milhares de euros.
Foram também apreendidas várias ferramentas utilizadas para arrombamento e corte de grades e porta de acesso aos estabelecimentos furtados.
Além dos materiais, foram também aprendidas dois veículos automóveis de passageiros, um Citroen Xsara, que havia sido furtado em Lagoa e BMW M3 Cabriolet que havia sido furtado em Lagos.
Suspeita-se que os indivíduos tenham sido autores de outros furtos, aguardando-se a identificação dos materiais aprendidos, para se confirmar a autoria dos mesmos.
Os detidos serão presentes ao Tribunal Judicial de Albufeira, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção.

"OS DIAS DE RAIVA" chegaram !





Tracklist do EP

1 – Elogio da Raiva
2 – Camarada Comunista
3 – Amores de Liceu
4 – Herança
5 – Sem Moral
6 – Dança dos Parvos
7 – Gota

PRÓXIMO CONCERTO - 2 de Junho - Festival Académico de Portimão

OS DIAS DE RAIVA São: Carlão, Fred, Nuno Espirito Santo, Paulo Franco e João Guincho.

Os “Dias De Raiva” surgem porque assim estava escrito, apesar de nenhum de nós o saber de antemão. Já faz algum tempo que tínhamos a vontade de fazer algo que nos levasse até há alguns anos atrás, quando o punk-hardcore, o metal e o thrash metal entraram nas nossas adolescências e mudaram as nossas vidas. No final de 2009 as estrelas e planetas alinharam-se para que pudéssemos juntarmo-nos numa sala de ensaios e dar vazão a alguma raiva acumulada. Na primeira vez que tocámos todos juntos, criámos dois temas e percebemos rapidamente que a coisa iria funcionar bem entre nós. A música dos Dias De Raiva, como toda a música feita com a alma, de resto, vem da necessidade. Do prazer. E da necessidade, outra vez. Artística e sociocultural. Os bebés choram e berram quando se sentem mal. Nós, um tudo nada maiorzitos, choramos por dentro e berramos para fora, na música que tocamos. Ela é forte, rápida e directa. Gravámo-la em três dias, depois de uma dúzia de ensaios. É inevitável pensarmos nos meados dos anos oitenta e princípios de noventa quando ouvimos os temas do EP que agora sai para as ruas, mas atrevo-me a dizer que aqui se encontra algo de muito fresco. E em português, como não podia deixar de ser. Carlão

V.R.S.António: IV Memorial Gastronómico de 3 a 13 de Junho



O IV Memorial Gastronómico de Vila Real Santo António vai decorrer de 3 a 13 de Junho de 2010 em 19 restaurantes do centro da cidade.
Durante os onze dias do evento, as memórias gastronómicas vila-realenses vão estar à mesa dos restaurantes e similares do centro da cidade, à mistura com vários exemplos de inovação.
São objectivos do evento a recuperação e valorização das especialidades tradicionais da gastronomia local, assim como a inovação gastronómica tendo por base a matéria-prima tradicional. Além disso, pretende a organização promover também os estabelecimentos locais de restauração, reforçar a diferenciação da oferta gastronómica e atrair mais clientes.
O atum, nas suas mais diversas formas de confecção, os bivalves, (amêijoas, conquilhas e lingueirão), chocos, polvo, lulas, carapaus, raia, pintarroxa, crustáceos e outras matérias-primas locais, são componentes de ementas diversificadas que os estabelecimentos têm ao dispor durante os dias do certame, quer sob forma de entradas (tapas e petiscos), quer no formato de pratos principais. Não faltam também as cataplanas, as açordas e as espetadas.
A iniciativa á da Associação de Desenvolvimento da Baixa de V.R.S.António, que conta com o apoio do município local e do programa Modcom.

Portugueses dispostos a receber o seu automóvel num centro comercial



O Observador Cetelem dedicado ao Automóvel concluiu que o consumidor está disposto a mudar de hábitos para beneficiar de uma diminuição do preço de compra do automóvel, entre os quais aceitar que lhe entreguem o veículo em locais que não o concessionário. 72% dos portugueses referiram estar dispostos a receber o seu automóvel num armazém ou num centro comercial e 61% referiu não se importar com um prazo de entrega superior a três meses como forma de reduzir os custos.
Ao analisar a média europeia percebe-se que 68% dos consumidores aceitam que o seu carro seja entregue num armazém ou num centro comercial e 57% aceita prazos de entrega superiores a três meses. A poupança substancial está a fazer com que as exigências do consumidor em termos de qualidade no acolhimento, do enquadramento do concessionário e a urgência em desfrutar de um carro novo se tornem secundárias.
Apesar de tudo, a distribuição física continua a ser a preferida dos consumidores. Em média 45% dos consumidores mostram-se dispostos a comprar o carro na internet. Se analisarmos por país percebemos que os britânicos são a única excepção, e que 66% considera como segunda opção para diminuir o custo de compra de um carro a compra na Internet, comparativamente com 42% dos portugueses.
Apenas em questões de serviços como a escolha da seguradora ou da instituição de crédito, o consumidor continua a preferir tomar essa decisão independentemente de poder baixar o preço do seu veículo. Ainda assim, os portugueses são em maior número do que a média europeia a ponderar estas imposições, desde que seja para beneficiar de um preço mais competitivo na compra do automóvel. 31% dos portugueses aceitariam o seguro recomendado pelo vendedor versus 28% dos europeus e 25% aceitariam determinada instituição bancária versus 23% dos europeus.

Câmara Municipal de Lagos promove Workshop “A Recriação Histórica, os Desfiles e os Cortejos Históricos”


No âmbito das Comemorações dos 550 Anos da Morte do Infante D. Henrique e da realização do VI Festival dos Descobrimentos, este ano dedicado ao tema “Henrique, o Navegador de Lagos - 550 anos”, a decorrerem em Outubro e Novembro deste ano, a Câmara Municipal de Lagos, através do seu Serviço de Património Histórico-Cultural, vai promover um Workshop subordinado ao tema “A Recriação Histórica, os Desfiles e os Cortejos Históricos”.
Esta iniciativa vem no seguimento de várias actividades que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo do ano nas escolas do concelho sobre esta temática.
Assim, e tendo em vista uma melhor preparação das entidades (colectivas e singulares) que tencionam participar no Cortejo Histórico que irá ocorrer em Lagos no dia 12 de Novembro, bem como tornar a mesma mais pedagógica e representativa do período e facto histórico que se pretende evocar, serão promovidos workshops gratuitos a realizar aos Sábados no Centro Cultural de Lagos.
Os seus grandes objectivos são: conhecer o Património Histórico-Cultural e Local; conceber a Recriação Histórica com base nas Fontes Documentais; conhecer os Festivais Temáticos e as Feiras Históricas em Portugal e no Estrangeiro; como recriar os “Tempos da História” através dos recursos locais (Pessoas, Autarquias Instituições) e conhecer as diferenças entre Desfile temático e Cortejo Histórico.
A dinamização destas sessões (irão decorrer 5 ao longo do ano) estará a cargo de José António Martins, Chefe da Divisão do Património Histórico-Cultural da Câmara Municipal de Lagos. As mesmas destinam-se a professores do ensino básico e secundário, membros das Associações de Lagos e ao público em geral.
Para mais informações e inscrições (gratuitas), deverão os interessados contactar a Câmara Municipal de Lagos, através dos telefones 282 780 900 / 282 770 771 ou através do e-mail: expediente.geral@cm-lagos.pt.