quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia Mundial da Psoríase assinalado em Faro


A PSOPortugal, Associação Portuguesa da Psoríase, vai dinamizar o Espaço Saúde em Diálogo, de 25 a 29 de Outubro, em Faro, enquanto associada da Plataforma Saúde em Diálogo. Esta iniciativa decorre no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Psoríase, que se assinala a 29 de Outubro.
Neste espaço para doentes crónicos, a funcionar junto ao Hospital de Faro (Pcta. Azedo Gneco, 17 Bloco E), a PSOPortugal vai estar presente durante uma semana, distribuindo folhetos informativos sobre a associação e a doença, numa banca preparada para o efeito.
A PSOPortugal vai ainda realizar um colóquio com o tema “A psoríase tem tratamento”, no dia 28 de Outubro, quinta-feira, pelas 15h30m, no auditório do Hospital de Faro, destinado aos doentes de psoríase, familiares e população em geral, apresentado pela Dr.ª Clarisse Rebelo, Directora do Serviço de Dermatologia do hospital.
Colóquio “A psoríase tem tratamento”~, dia 28 de Outubro, pelas 15H30, no Auditório Hospital de Faro.

SPP promove roadshow em Faro


Campanha de sensibilização e prevenção sobre doenças respiratórias
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) arrancou no passado dia 14 de Outubro, Dia Mundial da Espirometria com a campanha «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir». Trata-se de uma campanha europeia de sensibilização e prevenção sobre doenças respiratórias, integrada no Ano Internacional do Pulmão e que conta com o envolvimento do Cristiano Ronaldo, que dá a imagem à campanha. Em Portugal será suportada por um roadshow que estará em Faro no próximo dia 18 de Outubro, segunda-feira, junto à Marina de Faro.
Faro será a segunda cidade portuguesa a receber a unidade móvel de saúde e aconselhamento do roadshow da SPP, onde profissionais de saúde vão desenvolver um rastreio à população através da realização do exame espirométrico. A campanha conta também com o apoio da Fundação Portuguesa do Pulmão, da RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas – e da ANTDR – Associação Nacional da Tuberculose e Doenças Respiratórias.
A Espirometria, também conhecida como exame do sopro, é um teste que mede o fluxo de ar nos pulmões. É um exame muito importante no diagnóstico precoce e prevenção de doenças respiratórias, e essencialmente, no caso da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), uma doença devastadora que progressivamente retira aos doentes a capacidade de respirar. A Espirometria permite ajudar a detectar a doença e permite actuar e tratar antes da sua progressão. Para efectuar o exame basta colocar o tubo do aparelho na boca, encher totalmente os pulmões de ar e soprar com força até os esvaziar.
«A acessibilidade à espirometria nos Cuidados de Saúde Primários possibilita o diagnóstico precoce de DPOC e viabiliza a aplicação oportuna de medidas tendentes a contrariar a evolução da doença para estádios de maior gravidade. Para além disso perspectiva, a longo prazo, menor consumo de medicamentos e menor procura de cuidados de saúde, primários e diferenciados.», afirma Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
A unidade móvel da campanha «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» estará no próximo dia 18 de Outubro em Faro, seguirá para Évora (19), Santarém (20), Leiria (21) e Braga (22), e em Novembro para Setúbal (8), Coimbra (09), Guarda (10), Viseu (11), Aveiro (12), Vila Real (15), Viana do Castelo (16) e termina no Porto, no dia 17 de Novembro, Dia Mundial da DPOC e Dia Mundial do Não Fumador.
No mundo estima-se que existam cerca de 600 milhões de pessoas com DPOC. Todos os anos, aproximadamente 2,75 milhões de mortes em todo o mundo são atribuídas à DPOC. É a 6ª causa de morte a nível mundial, a 5ª na Europa e noutros países desenvolvidos e a 4ª nos Estados Unidos da América. Calcula-se que em 2020 seja a 3ª causa de morte a nível mundial – logo após as doenças de coração e os acidentes vasculares cerebrais. Em Portugal, um estudo recentemente efectuado na população da grande Lisboa mostrou uma prevalência de 14,2% (COPD Prevalence in Portugal. The Burden of Obstructive Lung Disease Study /BOLD).
A doença atinge mais os homens do que as mulheres devido ao maior número de homens que fumam. Com o aumento do número de fumadoras, espera-se no futuro que esta diferença se reduza. A DPOC é uma doença broncopulmonar muito comum que resulta de uma obstrução das vias aéreas. Provoca dificuldade em respirar, tosse e um aumento significativo da expectoração.

Lagos: Sétima edição do Concurso Literário “SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN”


O Concurso Literário “Sophia de Mello Breyner Andresen” é uma iniciativa das Câmaras Municipais de Lagos e de Loulé, através das suas Bibliotecas Municipais, Dr. Júlio Dantas e Sophia de Mello Breyner Andresen, que tem como principal objectivo incentivar para a leitura das obras da conhecida poetisa.
Este Concurso tem uma periodicidade anual, e a entrega de prémios dar-se-á rotativamente numa das duas Bibliotecas (Lagos/Loulé), no fim-de-semana mais próximo do dia 23 de Abril, “Dia Mundial do Livro”. Nesta sétima edição a entrega está prevista ocorrer em Lagos, no dia 17 de Abril de 2011.
De acordo com o respectivo regulamento, são admitidos a concurso trabalhos de poesia, prosa ou ensaio, em língua portuguesa, e ilustrações (originais e inéditos até à data da decisão final), que incidam sobre a obra literária da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen. Os trabalhos têm que indicar a obra original sobre a qual reflectem.
Podem apresentar trabalhos todos os estudantes que frequentem Escolas do 3º ciclo do Ensino Básico e Escolas do Ensino Secundário, ou equiparado, da região do Algarve. Os mesmos, devem ser entregues até ao dia 04 de Fevereiro de 2011 (inclusive) na Biblioteca Municipal de Lagos ou na Biblioteca Municipal de Loulé (data do correio).
Haverá um único júri para as duas modalidades do concurso, a ser constituído por: 1 representante da Câmara Municipal de Lagos, 1 representante da Câmara Municipal de Loulé, 1 representante do DGLB (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas), 1 representante da DREALG - Direcção Regional de Educação do Algarve e 1 representante da Editorial Caminho / Leya.
Para mais informações, e conhecimento integral do Regulamento do Concurso os interessados poderão consultar este assunto em www.cm-lagos.pt.

Alcoutim e Olhão taxam comunicações electrónicas


...e 17 câmaras vão aplicar este mês a taxa de ocupação do subsolo aos fornecedores de gás natural
Os últimos dados da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) indicam que a taxa – com um teto máximo de 0,25 por cento da factura - começou a ser cobrada em 2010 nos municípios da Madalena (ilha do Pico), Alcoutim (Faro), Castelo de Vide (Portalegre), Machico (Funchal), Olhão (Faro) e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real).
Dados revelados segunda feira indicam que 17 câmaras vão aplicar este mês a taxa de ocupação do subsolo aos fornecedores de gás natural, seguindo o regime geral das taxas das autarquias locais, o que poderá ser facturada pelas empresas aos clientes finais.
Essa possibilidade está contemplada numa resolução do Conselho de Ministros de Abril de 2009, que autoriza que sejam os consumidores a suportar o valor.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) comentado este cenário afirmou que os custos das taxas devem ser suportados pelas empresas.
A TMDP de comunicações electrónicas foi aplicada desde início, em 2004, nomeadamente pelos municípios de Penalva do Castelo (Viseu), Albergaria-a-Velha (Aveiro), Mangualde (Viseu), referem os dados da página da ANACOM.
Póvoa do Varzim (Porto) e Torres Vedras (Lisboa) cobraram apenas em 2004, enquanto Albufeira e Alcanena nunca taxaram. Carregal do Sal (Viseu) e Vila Nova de Gaia (Porto) tiveram a taxa em vigor até 2009. A Mealhada (Aveiro) suspendeu a cobrança em 2007 por ser paga pelos clientes finais, segundo justificação apresentada na página da ANACOM.
Vários outros municípios não cobram a taxa desde 2006, enquanto Torre de Moncorvo (Bragança) aplica a lei desde 2007, mas com um valor de 0,2 por cento.
Em Junho de 2007, o Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, pedia a suspensão da taxa municipal dos direitos de passagem (TMDP) e “posterior ponderação da sua extinção”, no âmbito de várias reclamações por a taxa estar a ser cobrada aos clientes finais.
Na página da ANACOM surgem 10 empresas sobre as quais incidem a TMDP, segundo dados de 2008.
A DECO lançou o alerta na altura e o jurista Luís Pisco confirmou hoje à Lusa que a taxa é cobrada por cada empresa, independentemente de utilizar infraestruturas de outras: “era o mesmo que uma portagem na ponte não fosse por carro, mas pelo número de passageiros”.
O jurista indicou que no caso do gás natural, “na prática”, é cobrada o mesmo tipo de taxa, sem a imposição, porém, de um limite máximo.
Tal como a ANMP, a DECO argumenta que a factura – “a existir” - deve ser paga pelas empresas, que têm os benefícios do uso do subsolo.
Em 2009, dois deputados socialistas apresentaram um requerimento defendendo a cobrança da TMDP aos “operadores que fornecem serviços de comunicação electrónicas” e uma eventual revisão do regime jurídico.
Em resposta, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações lembrou um decreto-lei de 2009 que fixa as taxas pela utilização e aproveitamento do domínio público e privado, que remete para a TMDP e garante não haver duplicação nas cobranças.
fonte: a União - jornal on-line

Faro: Autarquia não autoriza estacionamento no Largo da Sé


Durante a ocupação do Largo de S. Francisco pela realização da Feira de Sta. Iria, a autarquia não vai autorizar o estacionamento ilegal no Largo da Sé, excepto, de acordo com o regulamento em vigor, a residentes, comerciantes, dirigentes autárquicos, viaturas da Diocese e Seminário. O Largo da Sé não é alternativa para quem trabalha na baixa de Faro, informa em comunicado de imprensa a CM Faro.
O Largo da Sé é a sala de visitas da cidade, pelo que a sua ocupação por viaturas deve ser de baixo índice por forma a não prejudicar a sua fruição e o seu valor cultural. Não enobrece o Largo da Sé o estacionamento em cima de lancis, passeios ou no meio da estrada, nem valoriza a oferta turística da cidade, pois nem sequer o comboio turístico consegue manobrar. Não enobrece a cidade a circulação massiva pelo Arco da Vila adentro pondo em causa a segurança de munícipes e visitantes que, face aos passeios exíguos, são forçados a transitar na extensão disponível.
Cada vez mais, em resultado do fenómeno low cost que se tem feito sentir significativamente em Faro e que nos abre perspectivas de dinamismo económico, temos que zelar pelo nosso património e pela arrumação e aprumo dos locais mais emblemáticos da cidade. Estamos a fazê-lo.

ESCOLAS DE HOTELARIA E TURISMO DO ALGARVE DISPONIBILIZAM SERVIÇOS Á SOCIEDADE CIVIL E EMPRESARIAL


As Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro, Portimão e VRSA), dispõem de um conjunto de serviços ao dispor da socieade civil e empresarial.
Estes serviços visam divulgar o trabalho desenvolvido pelos aluno, promover um contexto real de aplicação das suas competências e ainda aproximar a Escola e o tecido social e empresarial da região em que se insere.
Assim, quem pretender realizar um Cocktail, uma Reunião, um Buffet, um Jantar de Gala, um Congresso, entre outros serviços, as Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve disponibilizam uma vasta gama de espaços ajustáveis às diferentes finalidades, bem como de técnicos altamente qualificados que o ajudarão na melhor decisão.

Restauração e Eventos - Restaurantes de Aplicação - Serviços Especiais

Alojamento Hoteleiro (apenas disponível Faro)
Preços com desconto de 20% em relação aos preços de balcão
Espaços, Auditórios, Salas de Reuniões / Formação, Salas de Formação Técnica
Para agendamento e consulta de outros preços, por favor contactar directamente a respectiva escola ou: EHT Faro - Tel. 289007200 (Dr. Manuel Serra – Coordenador Técnico)Mail. manuel.serra@turismodeportugal - Fax. 289 805 939
EHT Portimão - Tel. 282002310 (Dr. Pedro Moreira – Director)Mail. pedro.moreira@turismodeportugal
EHT VRSA - Tel. 281001110 (Dr. David Murta – Director)Mail. david.murta@turismodeportugal

Tavira: Débitos Directos promovem simplificação administrativa


O Município de Tavira celebrou com uma entidade bancária um contrato de prestação de serviços de cobranças de sistema de débitos directos.

Numa primeira fase está contemplado o pagamento de rendas de casa, o qual deverá entrar em vigor, a partir de Dezembro. A autarquia pretende, ainda, que no próximo ano, se inclua nesta modalidade as licenças anuais de ocupação de via pública e publicidade.

Com a adopção desta medida, a edilidade dá mais um passo em prol da simplificação de procedimentos e da modernização administrativa, beneficiando os munícipes que passam a dispor de um serviço que lhes proporciona uma maior comodidade no pagamento das contas.

Actividades Equestres em Lagoa


O Clube de Atrelagem do Algarve organiza, em Lagoa, no recinto da Fatacil,no próximo fim-de-semana (16 e 17 de Outubro), várias actvidades equestres.
Os adeptos da atrelagem poderão assistir à final do Campeonato Regional da Zona Sul de Derby's de Atrelagem e à final do Campeonato Regional de Equitação de Trabalho.
O programa será o seguinte:
Sábado, dia 16.Outubro
Equitação de Trabalho
15h00 - Prova de Ensino

Domingo, dia 17.Outubro
Equitação de Trabalho
10h00 - Prova de Maneabilidade

Atrelagem
14h30 - Reconhecimento do percursso
15h00 - Inicío do Derby de Atrelagem (Prova em 2 Mãos)

Equitação de Trabalho
17h00 - Prova de Velocidade

No derby de atrelagem serão apurados os melhores classificados para participarem no Campeonato Nacional nas classes de 1 pónei, 1 cavalo e 2 cavalos.
A Atrelagem e a Equitação de Trabalho pretendem oferecer a todos os amantes destas modalidades um fim de semana passado junto de um animal tão nobre que é o cavalo.
Para mais informações:telemóvel 962815999.

Seniores do Algarve aprendem a prevenir dores nas costas


A Universidade do Algarve para a Terceira Idade promove, dia 16 de Outubro, sábado, pelas 14h30, uma sessão de esclarecimento sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das dores nas costas. A palestra decorrerá nas instalações do Instituto Português da Juventude de Faro, Rua da PSP (junta à Biblioteca Municipal) e insere-se na Semana de Sensibilização para a Coluna.
Esta iniciativa tem como objectivos “alertar as pessoas para os problemas relacionados com a coluna vertebral e as suas consequências na vida pessoal e profissional, e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes”, explica Conceição Marques, neurocirurgiã no Hospital Egas Moniz.
Um estudo recente indica que sete em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. No entanto, quase metade dos portugueses admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com as dores nas costas.
A Semana de Sensibilização para a Coluna realiza-se, pela primeira vez em Portugal, de 11 a 16 de Outubro. Esta iniciativa está integrada na campanha Olhe pelas Suas Costas, promovida pela Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, em parceria com a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia e Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.
Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.

JSD-FARO ELEGEU NOVA DIRECÇÃO


No passado dia 9 de Outubro, decorreu o Acto Eleitoral que elegeu a nova Comissão Política de Secção e Mesa do Plenário da JSD Faro.
A Lista A, única candidata aos órgãos, foi eleita com 79% dos votos.
João Louzeiro cede agora o seu lugar de Presidente da Comissão Política da JSD Faro a Eduardo Gonçalo Almeida.
Assim e, no seguimento deste processo, no próximo dia 16 de Outubro, sábado, na sede do PSD Faro, irá realizar-se a Cerimónia de Tomada de Posse da equipa recém-eleita.
A nova equipa directiva aposta fortemente na união como forma de tornar ainda mais profícuo o trabalho de equipa que se pretende que consiga conquistar ainda mais a confiança dos jovens Farenses.
Abrir as portas à população foi o mote de partida deste projecto, sendo um dos objectivos da nova Comissão Política a criação de um Gabinete de Estudos que apostará em quadros do partido e da sociedade civil, com uma visão renovada e cujos frutos da actuação estarão disponíveis para consulta pública.
Outro objectivo desta Comissão Política é ter uma maior intervenção pública, apostando também na criação de um Gabinete de Comunicação.
Numa altura em que a politica junto dos jovens cai em descrédito, a recém-eleita Comissão Politica de Secção, pretende aproximar os jovens da JSD para, em conjunto, desenvolverem uma política de juventude para o concelho de Faro.
A intervenção pública e o dar voz aos jovens munícipes são decisivamente os objectivos basilares deste projecto.

Lista dos membros eleitos para os órgãos:
COMISSÃO POLÍTICA
Presidente – Eduardo Gonçalo Figueira Moreira de Almeida
Vice-Presidente – Nuno Miguel Assis Valadas da Silva
Vice-Presidente – Pedro Miguel Coelho Casimiro
Vice-Presidente – André Lindo Guerreiro Madeira Santos
Secretária-Geral – Susana Sofia Brissos Silva
Vogal – Álvaro Andrade Carvalho
Vogal – Luís Miguel da Silva Vicente Gabadinho
Vogal – Ricardo Miguel Varela Cristina
Vogal – António José Afonso Palma
Vogal – Cátia Filipa Martins Azevedo
Vogal – Daniela Filipa Revez Lourenço
Vogal – Pedro Reis Maia
Vogal – António Vasco Bonança Vairinhos
Suplente – Gilda Isabel de Brito Galego
Suplente – Sónia de Sousa Martins
Suplente – Mário Jorge Correia Vicente
Suplente – Gonçalo Basto

MESA DO PLENÁRIO DE MILITANTES
Presidente – Hugo Gonçalo Baptista Vieira
1ª Secretária – João Filipe Coelho Gonçalves Apolónia
2º Secretário – Ana Tatiana Mimoso Boneco
Suplente – Micael Alberto Lopes Ramos

“PSD DE SÃO BRÁS ORGANIZOU TERTULIA SOBRE EDUCAÇÃO”



No passado dia 8 de Outubro no bar “ZemArte” conjugou-se a envolvência cultural e artistica que caracteriza este belo espaço, com a discussão sobre temas bastante prementes no campo da educação, em mais uma tertulia promovida pela Comissão Política de Secção do PSD de São Brás de Alportel.
Nesta actividade sob o titulo de “Educação, presente e futuro” estiveram presentes cerca de três dezenas de pessoas, entre as quais professores e pais/encarregados de educação do concelho, que tiveram a oportunidade de conversar com os convidados/oradores presentes Professor Bacelar de Gouveia (Deputado e Professor Universitário) e Dr. Rogério Bacalhau (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro e com o pelouro da Educação e Ex-Presidente do Concelho Executivo da Esc. Sec. Pinheiro e Rosa em Faro).
Numa noite bastante produtiva na troca de ideias e experiências sobre a área em discussão debateu-se sobre vantagens e desvantagens da criação dos “Mega” Agrupamentos Verticais, avaliação do programa Novas Oportunidades e do Ensino Recorrente, exigência/qualidade/avaliação do Sistema de Ensino e avaliação da autoridade dos professores nas salas de aula vs Estatuto do Aluno.
No final poderam-se depreender algumas ideias como:
- A criação dos Mega Agrupamentos Verticais não são mais do que um mecanismo de controlo financeiro ao cargo das autarquias, reduzindo gastos e recursos humanos no corpo docente, sendo que se torna complicado a sua gestão tendo em conta a especificidade e realidade de cada concelho protuguês. Pode-se tornar numa medida positiva na conjugação de forças e vontades na uniformização da qualidade de ensino e acompanhamento dos alunos nos 1º, 2º e 3º ciclos e secundário, niveis que estão abrangidos por esta forma de gestão.
- O programa Novas Oportunidades banalizou-se na sua génese ao não ser aplicado apenas ao público alvo a que inicialmente se destinava. Quando se prentendia fazer do ensino técnico e profissionalizante de nível secundário uma verdadeira opção aos jovens e elevar a formação de base dos activos através de um sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências, verifica-se sim que muitos jovens ao não conseguirem completar o 12º ano e ingressar na universidade utilizam este mecanismo que está ao seu alcance, permitindo de uma forma fácil e bem menos exigente alcançar o seu objectivo.
- Existem bastantes falhas no sistema de ensino em Portugal e na forma de gestão das relações Professores/Alunos/Pais. Sendo São Brás de Alportel um pouco adverso às complicações existentes noutros concelhos do Algarve e do País, muito por responsabilidade da “gestão” profissional e humana desenvolvida pelos docentes e coordenadores escolares do concelho, existem no geral do país problemas como deficiência no número de psicólogos a trabalharem directamente nas escolas, demissão quase completa na participação na vida escolar e social do aluno por parte dos pais.
- A preocupação de um futuro ainda mais endividado com a actuação da empresa “Parque Escolar”. Quando se tem vindo a assistir e discutir ao longo destes ultimos anos o encerramento de vários estabelecimentos de ensino, verificamos que o Governo “esbanja” deliberadamente verbas exurbitantes em restruturações de edificios, em tempos tão dificieis como aqueles que se vivem actualmente. O programa Parque Escolar vive e sobrevive tal como as SCUT´s, fazendo e gastando agora e paga-se dentro de alguns anos. Casos concretos são os de Leiria em que se gastaram 26 Milhões de Euros em duas escolas e no Algarve vão ser intervencionadas sete escolas. De referir que só nas Escolas Secundarias João de Deus e Tomás Cabreira em Faro a previsão de gastos chegam aos 28 Milhões de Euros.
No final o PSD de São Brás de Alportel faz uma avaliação negativa do estado da educção em Portugal, sendo que o país está farto das marcas que os sucessivos detentores da pasta da educação fazem questão em deixar, preterindo por o estado e evolução da mesma. Só esperamos que esta ministra não se meta numa grande aventura...

PSD de São Brás de Alportel