quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SPP promove roadshow em Faro


Campanha de sensibilização e prevenção sobre doenças respiratórias
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) arrancou no passado dia 14 de Outubro, Dia Mundial da Espirometria com a campanha «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir». Trata-se de uma campanha europeia de sensibilização e prevenção sobre doenças respiratórias, integrada no Ano Internacional do Pulmão e que conta com o envolvimento do Cristiano Ronaldo, que dá a imagem à campanha. Em Portugal será suportada por um roadshow que estará em Faro no próximo dia 18 de Outubro, segunda-feira, junto à Marina de Faro.
Faro será a segunda cidade portuguesa a receber a unidade móvel de saúde e aconselhamento do roadshow da SPP, onde profissionais de saúde vão desenvolver um rastreio à população através da realização do exame espirométrico. A campanha conta também com o apoio da Fundação Portuguesa do Pulmão, da RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas – e da ANTDR – Associação Nacional da Tuberculose e Doenças Respiratórias.
A Espirometria, também conhecida como exame do sopro, é um teste que mede o fluxo de ar nos pulmões. É um exame muito importante no diagnóstico precoce e prevenção de doenças respiratórias, e essencialmente, no caso da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), uma doença devastadora que progressivamente retira aos doentes a capacidade de respirar. A Espirometria permite ajudar a detectar a doença e permite actuar e tratar antes da sua progressão. Para efectuar o exame basta colocar o tubo do aparelho na boca, encher totalmente os pulmões de ar e soprar com força até os esvaziar.
«A acessibilidade à espirometria nos Cuidados de Saúde Primários possibilita o diagnóstico precoce de DPOC e viabiliza a aplicação oportuna de medidas tendentes a contrariar a evolução da doença para estádios de maior gravidade. Para além disso perspectiva, a longo prazo, menor consumo de medicamentos e menor procura de cuidados de saúde, primários e diferenciados.», afirma Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
A unidade móvel da campanha «Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir» estará no próximo dia 18 de Outubro em Faro, seguirá para Évora (19), Santarém (20), Leiria (21) e Braga (22), e em Novembro para Setúbal (8), Coimbra (09), Guarda (10), Viseu (11), Aveiro (12), Vila Real (15), Viana do Castelo (16) e termina no Porto, no dia 17 de Novembro, Dia Mundial da DPOC e Dia Mundial do Não Fumador.
No mundo estima-se que existam cerca de 600 milhões de pessoas com DPOC. Todos os anos, aproximadamente 2,75 milhões de mortes em todo o mundo são atribuídas à DPOC. É a 6ª causa de morte a nível mundial, a 5ª na Europa e noutros países desenvolvidos e a 4ª nos Estados Unidos da América. Calcula-se que em 2020 seja a 3ª causa de morte a nível mundial – logo após as doenças de coração e os acidentes vasculares cerebrais. Em Portugal, um estudo recentemente efectuado na população da grande Lisboa mostrou uma prevalência de 14,2% (COPD Prevalence in Portugal. The Burden of Obstructive Lung Disease Study /BOLD).
A doença atinge mais os homens do que as mulheres devido ao maior número de homens que fumam. Com o aumento do número de fumadoras, espera-se no futuro que esta diferença se reduza. A DPOC é uma doença broncopulmonar muito comum que resulta de uma obstrução das vias aéreas. Provoca dificuldade em respirar, tosse e um aumento significativo da expectoração.