quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Seniores do Algarve aprendem a prevenir dores nas costas


A Universidade do Algarve para a Terceira Idade promove, dia 16 de Outubro, sábado, pelas 14h30, uma sessão de esclarecimento sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das dores nas costas. A palestra decorrerá nas instalações do Instituto Português da Juventude de Faro, Rua da PSP (junta à Biblioteca Municipal) e insere-se na Semana de Sensibilização para a Coluna.
Esta iniciativa tem como objectivos “alertar as pessoas para os problemas relacionados com a coluna vertebral e as suas consequências na vida pessoal e profissional, e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes”, explica Conceição Marques, neurocirurgiã no Hospital Egas Moniz.
Um estudo recente indica que sete em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. No entanto, quase metade dos portugueses admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com as dores nas costas.
A Semana de Sensibilização para a Coluna realiza-se, pela primeira vez em Portugal, de 11 a 16 de Outubro. Esta iniciativa está integrada na campanha Olhe pelas Suas Costas, promovida pela Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, em parceria com a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia e Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.
Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.