sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Governadora civil garante que níveis de criminalidade violenta têm descido no Algarve

A governadora civil de Faro Isilda Gomes afirmou esta quarta-feira que os níveis de criminalidade violenta têm descido no Algarve e que os dados só serão tornados públicos quando estiverem "consolidados".

"Não vamos divulgar os dados porque os que temos são até Novembro comparativamente ao ano anterior", afirmou Isilda Gomes, sublinhando que na altura certa os dados serão tornados públicos.

A governadora civil de Faro falav aos jornalistas à margem de uma reunião realizada com uma delegação do PSD/Algarve, composta pelo líder da distrital do partido e dos presidentes de Câmara de Loulé e Albufeira, entre outros elementos.

"A criminalidade baixou quer na área da PSP como na da GNR e tenho a mesma informação por parte da Polícia Judiciária", afirmou Isilda Gomes, frisando que há uma grande diferença entre o sentimento de insegurança e a insegurança real no terreno.

A governadora civil de Faro garantira esta semana que o Algarve vai contar com um reforço de 200 militares no efectivo da GNR para o Natal e Passagem de Ano, sendo que metade ficará definitivamente na região.

Contudo, à margem da reunião de hoje, o líder do PSD/Algarve, José Mendes Bota, disse aos jornalistas não entender por que razão o número exacto de forças de segurança existentes no Algarve é um "segredo de Estado".

"Queremos saber exactamente numa série cronológica quantos havia no ano de 2000, em 2005 e quantos vão haver em 2010, acho que isto não tem nada de mais", afirmou o também deputado do PSD.

Isilda Gomes disse aos jornalistas saber "naturalmente" qual o número aproximado de efectivos que há no Algarve, mas lembrou que essa é uma questão "operacional", que diz respeito às forças de segurança.

"A mim compete-me saber da operacionalidade e de como é dada resposta aos problemas da região", frisou, acrescentando que quanto a essa matéria "não houve omissões" durante a região com o PSD/Algarve.

A governadora civil sublinhou ainda que, no espaço de seis meses, só a GNR foi reforçada em 218 efectivos que vão trabalhar como operacionais no terreno e não "atrás de uma secretária".

"Pela primeira vez em muitos anos há um saldo positivo em termos do número de efectivos da GNR", concluiu.

Lusa

Mau Tempo: CDOS registou 250 ocorrências no Algarve durante o alerta amarelo


O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro registou 250 ocorrências devido ao mau tempo durante o período do alerta amarelo, na sua maioria devido a inundações e quedas de árvores, disse fonte da Protecção Civil.

"Foram registadas no distrito (de Faro), durante o período do alerta amarelo, entre as 22:00 terça-feira e as 14:00 de hoje, 250 ocorrências, 76 inundações, oito deslizamento de terras, 93 quedas de árvores, 30 quedas de estruturas, oito quedas de cabos eléctricos, oito desabamentos, 11 acidentes rodoviários e 16 patrulhamentos", disse à Lusa o comandante do CDOS, Vaz Pinto.

Vaz Pinto precisou que "foram afectados todos os concelhos", mas frisou que "a noite passada não foi muito problemática, tendo havido apenas 20 ocorrências".

Os concelhos mais afectados devido a inundações foram os de Olhão e Portimão, mas houve também casos em Tavira, Faro e Aljezur, e em Silves registou-se, segundo fonte da Rede Eléctrica Nacional (REN), a queda de 12 torres de muito alta tensão.

O director-coordenador da REN, Artur Lourenço, garantiu à Lusa que o abastecimento eléctrico ao Barlavento algarvio não está a ser afectado.

A queda das torres de energia - algumas das quais arrancadas pela base - foi originada pelo mau tempo da noite passada e, segundo o quadro da REN, poderá ter mesmo sido causada pela passagem de mini tornados.

O estado do mar levou também Autoridade Marítima do Sul a encerrar as barras de Albufeira, Alvor, Faro/Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, estando as quatro últimas encerradas há mais de 24 horas, segundo fonte da marinha.

O CDOS sublinhou que a situação meteorológica continua "adversa", com chuva e agitação marítima, mas que "o estado do tempo sofrerá nas próximas horas um desagravamento gradual".

"No entanto, é previsível a ocorrência de algumas situações de instabilidade meteorológica pontuais e temporárias, que poderão originar precipitação, por vezes forte, entre a tarde de sexta-feira e o início de sábado, sobretudo no distrito de Faro", acrescentou Vaz Pinto.

O alerta amarelo decretado pela Protecção Civil foi hoje reduzido para azul, estando prevista uma nova reavaliação da situação no domingo.

Lusa

Previsões das ameaças informáticas em 2010

Falsos antivírus, bots e banker Trojans continuarão a aumentar, e os ciber-criminosos continuarão a afinar as suas técnicas de engenharia social para enganar as vítimas. Segundo o PandaLabs veremos mais malware desenvolvido para o Windows 7 e sistemas Mac, exigindo novas campanhas de consciencialização e medidas de segurança.

O laboratório anti-malware da Panda Security refere que o volume de malware em circulação continuará a crescer exponencialmente. A maior rapidez proporcionada pelas tecnologias baseadas em cloud-computing, como a Inteligência Colectiva da Panda, obrigarão os criadores de malware a desenvolver ainda mais ameaças de modo a escaparem à detecção e eliminação. Uma vez mais, o malware será desenvolvido exclusivamente para ganhos financeiros, e presenciaremos o aparecimento de inúmeros novos falsos antivírus (rogueware), bots e banker Trojans.

Engenharia social

Os ciber-criminosos continuarão a focar-se nas técnicas de engenharia social para infectar computadores, particularmente nas que exploram resultados em motores de busca (conhecidos como BlackHat SEO) e redes sociais, e nas que resultam em downloads de páginas Web.

Com o Campeonato Mundial de Futebol na África do Sul, podemos esperar um volume significativo de malware relacionado com este evento: falsas ofertas de bilhetes, correio indesejado, etc. Recomendamos que se suspeite sempre de mensagens relacionadas com grandes eventos como este.

No caso das redes sociais, já vimos vários exemplos de worms e Trojans que afectam o Twitter, Facebook, etc. Os criadores de malware continuarão a focar-se neste tipo de plataformas, cada vez mais utilizadas.

Windows 7

O Windows 7 terá um grande impacto no desenvolvimento de malware na medida em que, onde o Windows Vista não mostrou grande sucesso, o Windows 7 certamente o obterá. Um dos principais motivos é a grande aceitação deste novo Sistema Operativo por parte do mercado, e como muitos dos novos computadores vêm com o Windows 7 de 64bits, os criminosos encarregar-se-ão de adaptar as suas criações de malware a esta nova plataforma. Poderá levar algum tempo, mas é possível que vejamos uma grande mudança para esta plataforma nos próximos dois anos.

Telemóveis

2010 será o ano do malware para telemóveis? Diversas empresas de segurança têm alertado para o facto de que em breve, o malware afectará telemóveis na mesma proporção em que afecta PCs. Lamentamos contradize-los, mas 2010 não será o ano do malware para telemóveis.

O PC é uma plataforma homogénea, e 90% dos computadores em todo o mundo funcionam com software Windows em hardware Intel. Como tal, quaisquer novos Trojans, worms, etc. beneficiam de um conjunto de potenciais vítimas composto por 90% de todos os computadores no mundo. As plataformas utilizadas por telemóveis são muito mais heterogéneas, com inúmeros fabricantes a utilizar diferentes hardware e Sistemas Operativos.

Muitas vezes, as aplicações nem sequer são compatíveis entre diferentes versões do mesmo Sistema Operativo. Logo, é muito improvável que em 2010 se destaquem ataques de malware destinados a telemóveis. De qualquer forma, durante este ano veremos grandes mudanças no âmbito da telefonia móvel, com mais smartphones a oferecerem praticamente as mesmas funcionalidades dos PCs; com o aparecimento do Google Phone, o primeiro telefone vendido directamente pela Google sem limitar o aparelho a operadores específicos; com o aumento da popularidade do Android, não esquecendo o sucesso alcançado pelo iPhone. Se dentro de alguns anos existirem apenas duas ou três plataformas populares, e se os utilizadores generalizarem as transacções financeiras a partir dos seus telemóveis, então talvez aí possamos considerar um potencial risco para o aumento do ciber-crime dedicado a estes dispositivos.

Mac

Mac: o perigo chegou? A quota de mercado dos sistemas Mac tem vindo a aumentar nos últimos anos. Apesar do número de utilizadores não ter atingido o volume crítico necessário para ser considerado lucrativo para os ciber-criminosos, tem vindo a mostrar-se mais atractivo para estes. Esta plataforma é utilizada exactamente como um comum PC, para aceder a redes sociais, ao e-mail e à Internet… que são os principais meios de distribuição de malware. Consequentemente, actualmente os sistemas Mac já não são tão seguros contra o malware. Alguns criadores de malware conseguem distinguir facilmente se um sistema é ou não Mac, tendo já malware desenvolvido especificamente para este Sistema Operativo. Em 2009 presenciámos alguns ataques, e em 2010 certamente presenciaremos mais.

A Nuvem

Os serviços baseados em cloud-computing não são utilizados apenas para segurança. Todos nós utilizamos mais serviços fornecidos a partir da “nuvem”, muitas vezes sem nos apercebermos. Quem não utiliza o Hotmail ou o Gmail como serviço de e-mail, ou o Flickr para alojar fotos? Mas os serviços baseados em cloud-computing não são limitados apenas ao alojamento, mas também ao processamento de dados. A “nuvem” é uma ferramenta que pode ajudar as empresas a pouparem consideravelmente, e por esse motivo a sua popularidade é crescente, o que aumenta a probabilidade de ataques a infra-estruturas/serviços baseados em cloud-computing.

Ciber-guerra

Apesar deste termo estar mais associado à ficção científica do que ao mundo real, a tendência aponta para que passemos a ouvi-lo com maior frequência. Ao longo de 2009, governos de todo o mundo, incluindo dos EUA, Reino Unido e Espanha, mostraram-se preocupados com o potencial risco de ciber-ataques com impactos negativos nas economias ou infra-estruturas críticas. Este ano também vimos diversas páginas Web nos EUA e Coreia do Sul sofrerem ataques, com suspeitas não confirmadas de origem Norte Coreana. É previsível que em 2010 ocorram ataques semelhantes, conduzidos por motivos políticos.

msn

Mulher empurra papa à entrada do Vaticano

O papa Bento XVI foi ontem empurrado por uma mulher que saltou as barreiras colocadas à entrada da Basílica de S. Pedro. Do incidente resultou uma fractura no fémur do cardeal francês que acompanhava o sumo pontífice.

O incidente ocorreu quando os dois sacerdotes percorriam o corredor central da basílica de São Pedro, conforme anunciou o porta-voz do Vaticano.

Bento XVI, de 82 anos, acabaria por cair, mas sem sofrer nenhum ferimento, e retomando o caminho até ao altar para celebrar a tradicional Missa do Galo.

Já o cardeal francês Roger Etchegaray, de 87 anos, fracturou o osso do fémur devido ao incidente. O sacerdote está a ser tratado no hospital Gemelli, em Roma, segundo revelou a AFP.

msn

Operação Natal: primeira vítima mortal


A GNR registou 386 acidentes na véspera de Natal, que resultaram em um morto e 111 feridos, dos quais, 10 em estado grave.

A Operação Natal ainda agora começou e já regista um aumento de acidentes (97) face aos números apresentados pela GNR no ano passado. A boa notícia é que se registou menos duas mortes.

A GNR esteve particularmente atenta ao excesso de álcool. Nas várias fiscalizações efectuadas as autoridades detiveram 27 condutores. As razões da detenção assentara, no excesso de álcool, falta de carta de condução ou outras razões.

No balanço dos dois dias de operação a GNR registou mais 183 acidentes do que em 2008, menos dois mortos, mais oito feridos graves e mais 60 feridos ligeiros.

msn