quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Autódromo Internacional do Algarve recebe importante distinção internacional

O Autódromo Internacional do Algarve recebeu mais uma importante distinção, desta feita o “Superbike World Championship Organizer Award 2011” pela Infront Motor Sports, entidade gestora do Campeonato do Mundo de Superbike. A direcção da Infront assim como o seu ‘staff’ consideraram a corrida de Portimão do Campeonato do Mundo de Superbike como a melhor do ano, num total de 13 provas que passaram por países tão variados como: Austrália, Estados Unidos da América, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda, República Checa e França. O prémio foi atribuído tendo em conta a exímia organização do evento desde a promoção, logística até à componente desportiva.
Para Paolo Flammini, CEO da Infront Motor Sports: “Acredito que este resultado reflecte o profissionalismo e motivação de toda a equipa do AIA, demonstrando que o Circuito de Portimão é, sem dúvida, um dos melhores circuitos à escala mundial”.
Para Paulo Pinheiro, Administrador da Parkalgar: “Este prémio é motivo de muito orgulho e vem reforçar o trabalho que toda a equipa desenvolve diariamente. Este prémio é do AIA mas sobretudo das pessoas que contribuem para atingirmos estes resultados, dando o seu melhor, todos os dias. Estamos muito satisfeitos e motivados para continuar a trabalhar desta forma”, referiu.
O Autódromo Internacional do Algarve volta a receber em 2012 mais uma ronda do Campeonato do Mundo de Superbike.

MENDES BOTA CONSIDERA FUNDO DE GARANTIA DE VIAGENS E TURISMO DISCRIMINATÓRIO E DESLEAL

Falando no plenário da Assembleia da República, num debate sobre o regime jurídico das agências de viagens e turismo, Mendes Bota considerou o Fundo de Garantia de Viagens e Turismo como “discriminatório, iníquo, colectivista e lesivo de uma concorrência leal e saudável”. Em causa estava o Decreto-Lei nº 61/2011, de 6 de Maio, aprovado pelo anterior Governo, e que regula o acesso e exercício da actividade das agências de viagens e turismo.
Embora reconhecendo o “contributo positivo para a desmaterialização e simplificação de procedimentos e a resolução de litígios, não se justificando um regresso ao quadro jurídico anterior”, Mendes Bota criticou “a concorrência desleal que o Estado ficou autorizado a fazer às empresas privadas ao permitir que o Governo, as Câmaras Municipais, o próprio Turismo de Portugal, entre outras entidades, possam comercializar produtos e serviços turísticos através de portais Web, subsidiados com fundos públicos, quando deveriam restringir-se à promoção do destino Portugal, que foi a razão de ser da sua existência, introduzindo-se ,assim, um factor de distorção da concorrência.”
Sobre o Fundo de Garantia, Mendes Bota apontou cinco erros: 1- “Penaliza quem cumpre, iliba a má gestão e a falta de escrúpulos, ou seja, paga o justo pelo pecador. 2- Favorece as grandes empresas do sector, em desfavor das pequenas e médias empresas. 3- A distinção entre agências produtoras e organizadoras ignora que existem agências exclusivamente concentradas na recepção de turistas estrangeiros 4- Discrimina as empresas portuguesas face às estrangeiras. 5- Contrariamente ao regime de garantias anterior, que pecava essencialmente no capítulo da fiscalização, o Estado passou a apropriar-se das contribuições das empresas privadas, bem como dos seus rendimentos, gerindo o Fundo da maneira que entende.” Os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP apresentaram um projecto de resolução recomendando ao Governo ”a constituição de um grupo de trabalho que, no prazo de 60 dias, possa ser conclusivo quanto aos ajustamentos a fazer ao regime jurídico actual” Mendes Bota terminou a sua intervenção apelando a “uma solução equilibrada, que conjugue os interesses dos consumidores, das empresas e do próprio Estado”.

LUZES DE NATAL BRILHAM NO CONCELHO DE LOULÉ

Apesar das dificuldades económicas que o país atravessa, a Câmara Municipal de Loulé não abdicou das tradicionais iluminações de Natal em prol da animação das localidades e do incremento ao comércio. Com menos área iluminada e com um investimento três vezes menor do que noutros anos, o Município inaugurou à tarde as luzes de Natal.
“Mantivemos a iluminação em todos os pontos do Concelho, com destaque para os três principais centros urbanos – Loulé, Quarteira e Almancil – e levando uma simples iluminação de Natal a cada uma das freguesias que compõem o Concelho. Reduzimos algumas ruas e a área de iluminação do Natal e, como tal, reduzimos também o investimento. Mas não quisemos deixar de fazer esta iluminação pois entendemos que é importante para que todos nós interiorizemos esta quadra festiva, mas é também é um incentivo ao comércio local”, disse o vice-presidente da edilidade, José Graça.
Ainda antes deste momento simbólico, o coração da cidade de Loulé, junto aos Paços do Concelho, viveu um reboliço muito especial com a chegada do Pai Natal. Recebido por milhares de crianças, o “velhinho das barbas brancas” distribuiu presentes e boa disposição.
Já a edição final do Mercadinho de Outono encheu a Praça da República com stands de artesanato, produtos biológicos, antiguidades, velharias, livros e muitos outros produtos, foi também um ponto de atração para os muitos visitantes que neste feriado aproveitaram para fazer as suas compras de natal na baixa comercial da cidade.
A animação vai prosseguir até 6 de janeiro, não só em Loulé mas também na cidade de Quarteira.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ RECEBE APRESENTAÇÃO DO LIVRO “PORTA SIM, PORTA NÃO”

No próximo dia 10 de dezembro, sábado, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal de Loulé irá receber a apresentação do livro “Porta sim, porta não”, de Julieta Lima.
Julieta Lima escreve prosa, poesia e contos em verso para crianças. Publicou em edição de autor um livro de poesia “No orvalho das horas”, atualmente esgotado. Agora reformada, depois de uma vida ligada à banca, está a reunir a sua obra que está a despertar interesse de editoras como é o caso da editora Edita-me. Este é o seu segundo livro. “É composto por um conjunto de onze contos que retratam vidas, ou momentos da vida, de uma forma forte, verosímil, emotiva, sem contudo, deixarem de se encontrar eivados da poesia mais pura. Aquela que resulta das coisas simples. Personagens como o Sr. Venâncio, o Zé Bêchoco, a D. Aldinha, a avó Helena, o Mestre Chico, são figuras que todos nós conhecemos mas que se encontram aqui magnificamente retratados nas suas idiossincrasias, nas suas especificidades. Uns mais profundos, outros mais ligeiros, organizam-se num conjunto de escritos que podem muito bem ser uma pequena faceta das gentes do Algarve”, segundo palavras do seu editor Carlos Lopes. A entrada é livre.