sexta-feira, 16 de abril de 2010

Tavira: Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


A Câmara Municipal de Tavira associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 18 de Abril, entre as 09h30 e as 13h, cujo tema central será “Da paisagem humanizada à construção de um lugar: os povoamentos serranos”.

Neste sentido, a autarquia preparou para este dia, para a comunidade escolar e população em geral, uma visita ao Monte do Beliche de Cima, na freguesia de Santa Maria.

Esta acção tem como finalidade a interpretação do povoamento serrano na sua relação com o território, as suas características geológicas, morfológicas e climáticas.

Trata-se de um percurso que põe a descoberto a adaptação dos recursos naturais às formas de habitar, quer através dos processos de captação e distribuição de água para a manutenção dos solos de cultivo e abastecimento doméstico, quer por intermédio da arquitectura das casas e suas dependências (eiras, palheiros, fornos comunitários e ramadas).

A autarquia disponibiliza transporte para 20 pessoas. A inscrição, gratuita e obrigatória, deverá ser feita através do Serviço Educativo do Palácio da Galeria.

Contactos:
E-mail: edu.museus@cm-tavira.pt
Telf.: 281 320 500 (ext. 324)

Tavira_

FARO: Associação de Doentes de Parkinson no Espaço Saúde em Diálogo


A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson promove sessões de informação e aconselhamento a doentes e familiares, na semana de 19 a 23 de Abril, no Espaço Saúde em Diálogo, em Faro.

Ao longo da semana, o Espaço Saúde em Diálogo (situado na Praceta Azedo Gneco, 17, bloco E) estará aberto a visitas de doentes de Parkinson e seus familiares, dedicando três dias a workshops sobre “O Doente de Parkinson, a família e o grupo de apoio”, no dia 20, às 11h00, “Fisioterapia para Parkinson. Exercícios funcionais do dia-a-dia”, às 14h30 de dia 21, e “Terapia da fala. Dificuldades de comunicação e deglutição”, às 14h30 de 22 de Abril.

O Espaço Saúde em Diálogo funciona junto ao Hospital de Faro, com o objectivo de ser um espaço para doentes crónicos, de formar parcerias em benefício dos associados; de promover sessões de informação e formação em saúde para doentes, profissionais de saúde e população; de constituir um centro de informação de referência para os doentes crónicos e de disponibilizar aconselhamento personalizado.

O projecto é co-financiado pelo Alto-Comissariado da Saúde, tendo sido desenvolvido com o apoio da Administração Regional de Saúde do Algarve e do Hospital de Faro.

Lagos acolhe Sessão de Trabalho sobre Incentivos QREN às Empresas


No próximo dia 22 de Abril decorre em Lagos uma Sessão de Trabalho subordinada ao tema "Sistemas de Incentivos às Empresas PO Algarve 21_QREN", organizada pela
CCDR Algarve - Programa Operacional Regional PO Algarve 21, com a colaboração da
Rede Enterprise Europe Network e apoio da Câmara Municipal de Lagos.

Esta Sessão, que irá ter lugar no Auditório dos Paços do Concelho Séx. XXI, a partir das 10h30, tem como objectivo explicar a empresários e PMEs questões chave para aumentar a eficácia na elaboração de candidaturas sobre os concursos QREN (cuja nova fase de candidaturas já está a decorrer), informar sobre os procedimentos e sobre o melhor enquadramento, partilhar conhecimento e troca de informações entre promotores / beneficiários.
De acordo com a organização, cerca de metade da duração da sessão, prioritariamente dirigida a consultores e empresários em fase de apresentação ou de reformulação de candidaturas, será preenchida com um período de perguntas e respostas.

Recorde-se que o Programa Operacional do Algarve (PO Algarve 21) está a apoiar mais de 200 projectos empresariais, dos quais 74 nos Sistemas de Incentivos e os restantes apoiados através das linhas de crédito PME Investe I e II.

As inscrições são gratuitas, bastando para o efeito preencher a respectiva ficha em www.ccdr-alg.pt. A iniciativa é organizada pelo PO Algarve 21 e conta com a colaboração da rede Enterprise Europe Network Algarve, sediada na CCDR Algarve.
Para mais informações, os interessados deverão contactar o Gabinete de Comunicação da CCDR Algarve, através do telefone 289 895 220.

CFC exige relatório sobre água; é contra brutais aumentos de taxas; contra obrigar a retirar ares condicionados e marquises


CFC QUER RELATÓRIO DETALHADO SOBRE QUALIDADE DA ÁGUA, É FRONTALMENTE CONTRA OS BRUTAIS AUMENTOS DAS TAXAS E CONTRA REGULAMENTO QUE VISA OBRIGAR A RETIRAR CENTENAS DE ARES CONDICIONADOS E MARQUISES. Através de comunicado enviado às redacções, o movimento "Cidadãos com Faro no Coração, emitido ontem, antes de mais unma Assembleia Municipal, o CFC critica a "continuação das más práticas do Presidente e da maioria na Câmara".

1. Está agendada para hoje (ontem á noite) uma reunião da Assembleia Municipal com 20 pontos na Ordem de Trabalhos. É a continuação das más práticas do Presidente e da maioria na Câmara que a Associação tem criticado. Pois, visam pela sua extensão dificultar a participação dos membros da Assembleia e reduzir as oportunidades de intervenção dos munícipes. E é tudo em cima da hora.
2. Apesar dos condicionalismos, com fidelidade ao princípio da responsabilidade e á independência, através do Grupo Municipal CFC irão ser feitas intervenções, propostas, requerimentos e recomendações, perante vários erros jurídicos e aspectos negativos para os munícipes. Destacam-se três, pela sua gravidade.
a) Requerimento ao Presidente a solicitar relatório detalhado sobre os problemas relacionados com a qualidade da água em Faro.
Havendo preocupações no Concelho pela deteção de organismos e microrganismos estranhos na água de consumo em Montenegro/Gambelas, para tranquilizar a população CFC faz um requerimento solicitando com urgência um detalhado relatório técnico em que : se saiba quais as causas da contaminação; que sejam dadas garantias de que tal não se repetirá; e através de análises adequadas garantir que não há problemas para a saúde pública. Só assim se travaram eventuais alarmismos.
b) Aumentos brutais das taxas: CFC frontalmente contra, com proposta construtiva de recomendação ao Presidente para retirar o assunto e reponderar. Há casos em que aumentam 10 vezes.
A Câmara apresenta uma proposta com o número de serviços a cobrar superior a 700, sendo 40% novos ou referente a novos escalões.
Face á crise das famílias e empresas, é inaceitável que de supetão e a entrar de imediato em vigor, haja serviços que passam a custar 10 vezes mais, enquanto no geral são 30 a 40% mais caros. Desde os cemitérios ás taxas urbanísticas, passando pelos serviços administrativos, publicidade e licenciamento de estabelecimentos e atividades, etc, aproximadamente 90% das taxas já existentes passam a ser mais caras.
c) Contra o regulamento que visa obrigar a retirar muitas centenas de ares condicionados e marquises.
CFC aceita que apliquem as normas apresentadas para o que for instalado de novo.
Contudo, CFC é absolutamente contra as medidas radicais, quase revolucionárias, que visam retirar o que já está instalado há anos. Por isso, a Câmara deve retirar a proposta, tendo CFC soluções técnicas e jurídicas para colaborar com a Câmara, legalizando o que existe com pequenas adaptações, equilíbrio e bom senso.
Cumprimentos A Direcção CFC