sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

João Capela dirige Olhanense-FC Porto


Direcção do Olhanense, liderada por Isidoro Sousa, espera Estádio José Arcanjo com boa moldura humana, sobretudo com adeptos dos "leões" de Olhão
O árbitro João Capela, de Lisboa, foi nomeado para o encontro entre o Olhanense e o FC Porto, na 21ª. jornada da Liga nacional. Já o Benfica-Marítimo será arbitrado por Vasco Santos, da AF Porto, e no Nacional-Sporting estará Carlos Xistra, da AF Castelo Branco.

Nomeações da 21ª. jornada da Liga nacional:
Sexta-feira, 25 Fevereiro:
Vit. Guimarães - Académica, Hugo Pacheco (AF Porto)

Sábado, 26 Fevereiro:
Paços Ferreira – Vit. Setúbal, Jorge Sousa (AF Porto)
Olhanense - FC Porto, João Capela (AF Lisboa)

Domingo, 27 Fevereiro:
Rio Ave - União Leiria, Marco Ferreira (AF Madeira)
Beira-Mar - Portimonense, Cosme Machado (AF Braga)
Benfica - Marítimo, Vasco Santos (AF Porto)
Nacional - Sporting, Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

Segunda-feira, 28 Fevereiro:
Naval - Sp. Braga, João Ferreira (AF Setúbal)
fonte:Sportinveste multimédia

MUNDIALITO DE FUTEBOL FEMININO: Pontapé de saída será dado em Vila Real de Santo António


O Algarve irá receber, de 2 a 9 de Março, a 18ª edição do Algarve Women’s Football Cup – Mundialito de Futebol Feminino, competição que contará com a presença de 12 selecções, que se defrontarão em 24 jogos.
No total serão nove os estádios que irão acolher os jogos do Mundialito, espalhados pelos municípios de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão e Vila Real de Santo António.
Este ano, o Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António será contemplado com a realização de quatro jogos. Para além do jogo que marca o pontapé de saída deste campeonato, contará ainda com a realização de mais três jogos, dois dos quais da Selecção Nacional.
Assim, no dia 2 de Março, pelas 15h00, defrontam-se as selecções do Japão e dos EUA, jogo que marca o início da competição. No mesmo dia, pelas 18h00, entra em campo a Selecção Nacional, num jogo onde enfrentará o País de Gales.
No dia 4 de Março, às 15h00, defrontam-se as selecções dos EUA e da Noruega, sendo que para as 18h00 do mesmo dia, está marcado o jogo entre Portugal e Chile.

Escolas de Hotelaria e Turismo do Algarve na BTL, no Parque das Nações.


Escola de Hotelaria e Turismo de Faro
A Bolsa de Turismo de Lisboa promove o evento deste ano com especial fôlego para destacar o melhor que há no turismo em Portugal. Como diz o dito, «os azares de uns são a sorte de outros» e especialmente este ano, prevê-se que a terra lusa seja um dos destinos de férias mais escolhidos pelos turistas, devido aos conflitos externos a que temos vindo a assistir.

O evento promovido pelo Turismo de Portugal, decorrente entre 23 e 27 de Fevereiro, conta com a participação das três escolas hoteleiras do Algarve em várias actividades, já que a região algarvia recebe em força um maior número de visitantes nas épocas turísticas altas.

Em parceria com a PortimãoUrbis, a EHTA de Portimão ocupa um stand dedicado à promoção do projecto BLU (Beach Lounge Unique). O restaurante com a mesma designação está situado nas proximidades da praia da Rocha, que no Verão ganha vida com vários eventos ao som de DJ’s e artistas convidados.

Já a EHTA de Faro encontra-se em outra frente, promovendo sessões de showcooking e demonstrações de flairs, além de cocktails sem álcool à mercê de qualquer um. Em jeito de promoção dos seus serviços hoteleiros afortunados pelo clima quente propício ao turismo, também os alunos da EHTA de Faro visitam a BTL para se inteirar das ofertas turísticas na capital.

No entanto, é no stand «Prove Portugal» que alunos da EHTA de Faro e de Vila Real de Santo António divulgam os seus serviços, enfeitiçando os presentes com os seus dotes e saberes culinários, para além da simpatia e eficiência a que já habituaram o seu público.

"Passados 10 meses continua por preencher o lugar de director do Centro de Emprego de Lagos" - Antonieta Guerreiro


A deputada Antonieta Guerreiro entregou hoje, dia 25, na mesa do plenário da Assembleia da República, dois Requerimentos questionando o Conselho Directivo do IEFP e o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social sobre a vaga de director do Centro de Emprego de Lagos que desde há 10 meses continua por ocupar.
Fará dia 5 de Março dez meses que foi publicado em Diário da República, 2ª série, o Aviso n.º 9052/2010 com o seguinte texto:
«Nos termos do n.º 2, do artigo 21.º, da Lei n.º 2/2004, de 15 de Janeiro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto, e pela Lei n.º 64 -A/2008, de 31 de Dezembro, faz -se público que, por Deliberação do Conselho Directivo do IEFP, IP, de 9 de Março de 2010, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar do 1.º dia útil da data de publicitação na Bolsa de Emprego Público, o procedimento concursal, com vista ao provimento do cargo de Director de Centro do Centro de Emprego de Lagos, cargo de direcção intermédia de 1.º grau.
Ora, enquanto os restantes cargos já viram os seus concursos terminados, na sua maioria entre Agosto e Setembro apenas para um não foi escolhido qualquer um dos candidatos, nomeadamente, o de Lagos, a que a citação supramencionada se reporta.
Assim, a deputada social democrata questionou o Conselho Directivo do IEFP procurando saber: «Porque razão não foi o cargo em causa ocupado? Que diligências tem sido efectuadas para que sejam ultrapassadas as dificuldades existentes? Quando se prevê que o cargo venha a ser ocupado?» e à tutela perguntou «se tem conhecimento desta situação?»

Apenas 51% dos jovens portugueses têm carro próprio



França é o país da Europa com maior número de jovens que são proprietários do seu automóvel. 71% contra uma média de 59%. Portugal surge abaixo da média europeia, com apenas 51%. Outra das tendências entre os jovens europeus é a consulta do mercado de usados: 63% dos indivíduos com menos de 30 anos que adquiriram carro, optaram por um automóvel usado. São novos dados revelados pelo Caderno Automóvel do Observador Cetelem, que nesta 5.ª edição analisa o comportamento de compra dos jovens europeus no mercado automóvel.
A maioria dos jovens europeus tem acesso ao automóvel através de compra. No entanto, o Observador Cetelem verificou situações muito contrastantes nos diferentes países que variam entre os 40% em Espanha e 81% no Reino Unido. Existe todavia uma situação comum a todos os países europeus: a percentagem de indivíduos com menos de 30 anos que compra automóveis é inferior à registada na população mais velha, sendo a diferença superior a 30 pontos percentuais. Em Portugal essa diferença chega aos 38% (89% dos indivíduos com mais de 50 anos é dono do carro que utiliza).
O estudo revelou ainda que 26% dos indivíduos com menos de 30 anos utilizam um automóvel emprestado por alguém do seu círculo de relações (contra apenas 4% nos adultos com mais de 50 anos). Esta proporção é particularmente significativa no nosso país (25% contra 4%), onde os jovens vivem durante mais tempo em casa dos pais. Espanha é o país onde esta diferença é mais acentuada (41% contra 6%), bem como na Alemanha (34% contra 6%). Em contrapartida, este fenómeno é menos expressivo no Reino Unido, onde apenas 9% dos jovens utilizam um carro emprestado.

A oferta ou doação representa por seu lado 13% dos casos entre os indivíduos com menos de 30 anos, contra apenas 2% entre as pessoas com mais de 50 anos. Os portugueses são os mais “generosos” neste aspecto, com 24% dos jovens a conduzirem um automóvel oferecido como prenda, ao passo que os britânicos figuram entre os menos solidários, o que explica a relativamente elevada percentagem de automóveis comprados entre os jovens.
As análises económicas e de mercado, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com o Instituto de estudos e de consultadoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos aos consumidores foram conduzidos pela TNS em Julho de 2010. No total foram inquiridos 4.800 europeus, divididos em sub populações representativas dos grupos etários de cada país, num novo perímetro do estudo, que é agora constituído por oito países. Pela primeira vez nesta edição, a Bélgica e a Polónia vieram alargar o perímetro de estudo, juntando-se à Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália e Portugal.

Em Vila do Bispo: Viagem ao Mundo da Arte da Índia


Está patente ao público, no Centro Cultural de Vila do Bispo, a exposição “A Viagem ao Mundo da Arte da Índia” realizada pelos alunos do 6.ºB ano da Escola E.B.2,3 de S. Vicente, no ano lectivo 2009/2010.
A mostra é composta por 16 peças, executadas com várias técnicas, nomeadamente pintura em tecido, aguarela, construções tridimensionais com materiais reciclados, técnicas mistas, pintura, escultura em gesso, modelação em barro e estanho. Trata-se de reproduções de obras de arte que os alunos realizaram nas aulas de Educação Visual e Tecnológica, tornando assim os conteúdos da Disciplina mais motivantes.
Este projecto conta já com a sua 3ª edição, tendo-se iniciado com a arte do Egipto e a arte Românica. Refira-se ainda que este projecto “Viagem ao Mundo da Arte” nasce de um sonho, o sonho de trazer à escola a arte de vários povos, de diversas épocas, estilos de arte e técnicas diferentes.
De salientar ainda que no final de cada ano lectivo é feita uma exposição na Escola e são os alunos a realizar a visita guiada à mesma, que tem como destinatários a comunidade escolar. Este ano, a viagem a realizar tem como destino a arte dos Aztecas, Maias e Incas.
A mostra poderá ser apreciada até ao dia 14 de Março.

Diagnóstico rigoroso para melhor controlo do glaucoma


Dia Mundial do Glaucoma celebra-se a 12 de Março

No âmbito do Dia Mundial do Glaucoma que se celebra a 12 de Março, o hospitalcuf infante santo alerta para as medidas essenciais de prevenção desta doença.

O glaucoma é uma doença que requer vigilância apertada e é uma das principais causas de cegueira irreversível. Luis Gouveia Andrade, médico oftalmologista do hospitalcuf infante santo, salienta que “a causa mais comum do glaucoma é a degenerativa, relacionada com a idade, e resulta de um obstáculo na normal circulação dos fluidos que existem no interior do globo ocular. A sua crescente acumulação determina um aumento da tensão no interior do olho e consequentemente a compressão e morte das células nervosas responsáveis pela visão.”

Esta doença silenciosa felizmente é benigna, se detectada a tempo. “Existem actualmente inúmeras opções terapêuticas para a doença, sob a forma de colírios, laser ou cirurgia. O tratamento inicial recorre a colírios que reduzem a tensão ocular, uma gota por dia, e que na maioria dos casos, permitem um controlo adequado do glaucoma”, explica o médico oftalmologista.

O diagnóstico do glaucoma é essencialmente clínico, uma vez que cabe ao médico aferir a tensão ocular, um dos principais elementos para a detecção desta condição. O diagnóstico precoce e rigoroso é, de facto, o segredo para o controlo do glaucoma e da maioria das doenças oculares.

Olhão é o primeiro concelho da região com Biblioteca Associada da UNESCO


A secretária executiva da Comissão Nacional da Unesco em Portugal, Manuela Galhardo, entregou anteontem ao vice-presidente da Câmara de Olhão António Pina, na ‘casa da cultura’ de Olhão, o certificado de Biblioteca Associada da UNESCO, sendo esta estrutura municipal olhanense a primeira na região algarvia e a sexta a nível nacional a receber a distinção. Também duas escolas do concelho receberam o Certificado de Adesão à Rede de Escolas Associadas desta organização das Nações Unidas.

O papel desempenhado pela Biblioteca Municipal de Olhão, com grande dinamismo na organização de eventos e na interacção com o público local e visitante, foram alguns dos motivos que levaram a UNESCO a reconhecer a casa da cultura olhanense com o certificado de membro da Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO, a primeira no Algarve a receber o galardão.
No mesmo dia, 23 de Fevereiro, foi também entregue às escolas EB 2,3 Alberto Iria e Secundária Francisco Fernandes Lopes o certificado de adesão à Rede de Escolas Associadas da UNESCO, pelo trabalho desenvolvido em consonância com os desígnios defendidos por aquela organização em matéria de educação. O tema escolhido para o trabalho apresentado foi “Formosa… Empreender com sustentabilidade”.

“Se tivéssemos de assinalar este dia com um nome, em Olhão, este seria o Dia da Unesco”, referiu o vice-presidente da Câmara de Olhão, António Pina, ao receber das mãos de Manuela Galhardo o certificado que comprova que a Biblioteca Municipal olhanense passa a ser associada da UNESCO.
“A Biblioteca não é só um local de saber, é também um local de partilha de várias experiências e de novas formas de comunicação, como a internet, através da qual temos esta casa espalhada pelos vários continentes e os cidadãos do Mundo que nos visitam também recorrem a ela. Temos aqui hoje vários estrangeiros que estão de férias ou a residir em Olhão e que procuram a biblioteca para ler jornais, livros, utilizar a internet…”, destacou António Pina, para quem “este reconhecimento da UNESCO é para todas as pessoas que fazem a biblioteca, para todos os funcionários que trabalham neste edifício, que devem sentir que a Unesco reconheceu o seu trabalho”.

Depois de Olhão ter sido o palco, em 2010, das comemorações do Ano Internacional da Biodiversidade, “continuamos a manter uma boa relação e agora estreitamos trabalho noutras áreas, como a cultura e a educação”, assinalou por sua vez a secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal, Manuela Galhardo.

A biblioteca olhanense, tendo em conta as suas características, disse Manuela Galhardo, “constituiu-se como mais um ponto dentro do mapa UNESCO que temos obrigação de construir em Portugal, onde existem grupos de pessoas e entidades que demonstram empenho em trazer para junto das suas comunidades aqueles que são os grandes valores da organização. Por isso tenho muito prazer em entregar estes certificados”.
Em conjunto com estas três estruturas olhanenses agora reconhecidas, aquela responsável acredita que é possível “ganhar mais adeptos ao nível do conhecimento e reconhecimento das capacidades e das tarefas que é possível concretizar pelas comunidades locais”. O trabalho aqui desenvolvido pode ter uma expressão também a nível internacional, refere Manuela Galhardo, já que “as preocupações aqui encontradas, de ligação à comunidade local, existem noutros pontos muito diferentes do planeta. Há uma pertinência no trabalho que é feito, que pode ser a base para perspectivas comparadas com outros países”.

A secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal menciona que o público da Biblioteca Municipal de Olhão, “embora sendo residual, já tem alguma expressão e também inclui muitos estrangeiros”. Estes, ao procurarem a biblioteca, acabam por motivar os funcionários para uma oferta mais diversificada, de modo a corresponder às suas necessidades. “É uma maneira de servir a comunidade, este espaço está muito próximo das populações e reitero que esse é um ponto de extrema importância para nós e ao qual demos muita atenção. É fundamental pensar a nível global mas actuar a nível local”, frisou.

O principal objectivo da Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO é encorajar estes espaços de cultura a desenvolver actividades nos domínios da organização, como a promoção dos direitos humanos e da paz, do diálogo cultural, a protecção do ambiente ou a luta contra o analfabetismo. Mais de 500 bibliotecas em todo o mundo já são membros da Rede.

Na primeira biblioteca do Algarve associada da UNESCO, o trabalho de colaboração com a organização das Nações Unidas, tal como nas escolas referidas, vai continuar. “Há a possibilidade de desenvolver outras iniciativas em conjunto e com a oferta que podemos proporcionar é possível juntar esforços para fazer mais. Já temos patente, aqui na Biblioteca, a exposição A UNESCO em Cartaz, bastante completa e que mostra as actividades a que a organização se dedica. Este é apenas um primeiro passo”, garantiu a responsável da UNESCO na sua visita a Olhão.

Albufeira: ‘NINFAS’ EM EXPOSIÇÃO NA GALERIA MUNICIPAL


Mostra de pintura de Monika Matias
A mais recente obra de Monika Matias vai estar em exposição na Galeria Municipal de Albufeira, de 4 a 26 de Março. A artista vai marcar presença na mostra, no dia 5 de Março, das 14h00 às 16h30, para convívio com amigos e convidados.
Monika Matias traz a Albufeira “Ninfas”, uma mostra de pintura a óleo que retrata um universo onírico composto por divindades femininas.

Os quadros da pintora são povoados por figuras serenas e positivas, em que a natureza, a música e a meditação são retratadas através das emoções da artista. A sua técnica que combina luz e cor pretende despertar no público sentimentos de paz, serenidade e amor.

Monika Matias é natural de Bruxelas, cidade onde se especializou na técnica da pintura a óleo, pela Academia de Saint -Josse. Vive e pinta em Portugal, no Algarve, desde 1992, tendo participado em diversas exposições individuais e colectivas.

A mostra pode ser vista de Segunda a Sábado, das 10h30 às 16h30. A Galeria Municipal de Albufeira encerra aos Domingos e Feriados.

Atletismo: 10º Grande Prémio de Bensafrim


A próxima etapa do X Circuito Concelhio Cidade de Lagos em Atletismo vai ter lugar no dia 13 de Março em Bensafrim. Trata-se do 10º Grande Prémio de Bensafrim, que tem o seu início previsto para as 10h00, junto ao Clube Estrela Desportiva, e integra 10 provas abertas a todos os escalões (femininos e masculinos): Benjamins A e B, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos.

As provas regem-se pelo Regulamento Geral de Competições da Federação Portuguesa de Atletismo e têm inscrições abertas até ao próximo dia 09 de Março.

Os interessados em participar no 10º Grande Prémio de Bensafrim deverão entrar em contacto com a Associação de Atletismo do Algarve através do e.mail aaalgarve@mail.telepac.pt ou fax nº 289 823 708.