quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FLAMENCO no Auditório Pedro Ruivo



A Fundação Pedro Ruivo vai acolher, no dia 12 de Fevereiro, uma noite inteiramente dedicada ao Flamenco, com o grupo andaluz, "El Higueral".
O flamenco é uma dos produtos culturais mais característicos do mundo. É um "hecho total", guardador de um sentido ao mesmo tempo social, económico, cultural e filosófico; um testemunho de enraizamento de um povo na sua tradição cultural, que tem um papel básico como meio de afirmação da identidade andaluza, e é ao mesmo tempo fonte de inspiração, de criação e de intercâmbio baseado na música.
O flamenco representa um testemunho único de uma tradição cultural viva, e deste ponto de vista é apreciado em todo o mundo.
“El Higueral” é um grupo de canto e baile flamenco com um reportório que se diversifica nos bailes, alegrias e solea, assim como tangos, bulerias, cañas, malagueñas e fandangos.

O grupo já representou a província de Huelva por toda a Andaluzia em actuações que visam a promoção e a divulgação do flamenco.
Ao longo dos últimos anos tem actuado por toda a Espanha em festas e festivais de flamenco e no seu historial contam já com vários prémios e distinções em vários concursos.

As três formas de ver e sentir o flamenco: o cante, o toque e o baile, fundem-se e tornam-se num espectáculo onde os sonhos dos seus componentes ganham vida. A não perder no próximo dia 12 de Fevereiro, pelas 21h00, no Auditório Pedro Ruivo.

O humor com sal e pimenta de Serafim em Castro Marim


A Câmara Municipal de Castro Marim e a Biblioteca Municipal, com o apoio do Agrupamento de Escolas do concelho, apresentam uma série de espectáculos do conhecido humorista e contador de histórias, Serafim.
Nos dias 23 e 24 de Fevereiro, o humorista realiza um conjunto de espectáculos, no Auditório da Biblioteca Municipal, destinados aos alunos do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, com os quais se pretende que haja uma interacção entre si e o humor inteligente e mordaz de Jorge Serafim.
Igualmente, no Auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim, dia 23 à noite (terça-feira), pelas 21.30 horas, o humorista realiza mais um espectáculo, desta vez, dirigido ao público em geral, com entrada livre.
Jorge Serafim, que se tornou conhecido pela sua participação em programas televisivos de humor, além de realizar Stand-Up Comedy para o grande público é técnico do sector-infanto-juvenil na Biblioteca Municipal de Beja, onde desenvolve actividades de promoção do livro e da leitura e o deixa bastante à vontade com os públicos estudantis. É responsável pela narração de histórias rocambolescas, repletas de personagens pitorescas, definindo-se a si próprio como “um esmerado cozinheiro nas artes da boa disposição”.

«ALLGARVE'10» INAUGURA EM PORTUGUÊS


Os Hoje, que recriam Amália em versão pop, estão confirmados na inauguração do programa «Allgarve’10». O concerto do colectivo português acontece a 20 de Fevereiro, no Centro de Congressos do Arade (Lagoa), e será apenas um dos momentos de abertura deste evento de experiências que marcam.
Em palco, Sónia Tavares e Nuno Gonçalves, dos The Gift, Fernando Ribeiro, dos Moonspell, e Paulo Praça vão reinventar os fados de Amália Rodrigues com sonoridades pop, fazendo-se acompanhar do coro de vozes com quem gravaram o álbum de tripla platina «Amália Hoje», que liderou durante semanas as tabelas de vendas em Portugal com o single «Gaivota».
O concerto – que começará às 21h30 com bilhetes ao preço único de 10 euros – é apenas um dos momentos altos do programa da inauguração oficial. Augusto Miranda, coordenador do «Allgarve’10», remete no entanto mais pormenores para «breve».
O programa «Allgarve» é uma iniciativa do Turismo de Portugal e do Turismo do Algarve e conta com o envolvimento dos municípios e agentes locais. Este ano, o orçamento ronda os quatro milhões de euros.

ALBUFEIRA CONSAGRA CAMPEÕES REGIONAIS DE BASQUETEBOL



Pavilhão Desportivo de Olhos de Água foi palco de grandes emoções
Portimonense Sporting Clube e Ginásio C Olhanense, são os novos Campeões regionais de Basquetebol 2009/2010

Albufeira recebeu de 21 a 24 de Janeiro, as Finais Regionais de Basquetebol, no novíssimo Pavilhão Desportivo de Olhos de Água.

As equipas do Portimonense Sporting Clube e Ginásio Clube Olhanense, sagraram-se no passado fim-de-semana, campeãs regionais de Sub-18 Masculinos, Sub-19 Femininos respectivamente.

A equipa de Portimão, venceu no derradeiro jogo da Final Four (79-43) perante o Ginásio C.O., alcançando assim o bi-campeonato em Sub-18 Masculinos.

Dulcínio Fragoso (Portimonense SC) e Joana Cardoso (Ginásio C. Olhanense), foram nomeados os jogadores mais valiosos das suas fases finais.

No mesmo recinto, a equipa de Sub-19 Femininos do Ginásio C. Olhanense superou por 9 pontos (57-48) a outra finalista - o SC Farense.

As cerca de 300 pessoas que se deslocaram ao recinto, saíram do Pavilhão Desportivo de Olhos de Água, bastante agradadas pelo excelente Basquetebol praticado, e pelos momentos de espectacularidade que esta modalidade proporciona.

Recorde-se que o Pavilhão Desportivo de Olhos de Água, tem vindo a ser palco de competições desportivas de grande nível, com destaque para a Supertaça de Basquetebol que aqui se disputou em Dezembro e que colocou frente a frente as equipas do Benfica e da Ovarense.