segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

QUARTEIRA: FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Nos dias 7 e 8 de dezembro, a cidade de Quarteira recebe a sua mais importante festa religiosa. É a Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos pescadores e também de Portugal. Assim, no primeiro dia das comemorações, pelas 21h00, a imagem da Santa Protetora sai em procissão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição até à Igreja de São Pedro do Mar.
No dia 8, que assinala o momento principal das comemorações, realiza-se a alvorada pela manhã e à tarde, pelas 14h30, a procissão que levará a imagem pela Marginal de Quarteira até ao Porto de Abrigo. O ponto alto desta festa é a viagem de barco da Padroeira, acompanhada pela crença de muitos fiéis que aqui se deslocam, especialmente pelos pescadores que com as suas embarcações demonstram toda a devoção e afeto pela sua protetora. Para além das comemorações religiosas, a animação e o convívio complementam os festejos que terminam com o tradicional fogo-de-artifício. Esta é uma organização da Paróquia de Quarteira e Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé. Reza a curta história da capela, erigida no Porto de Pesca de Quarteira em honra da Nossa Senhora da Conceição, que recebe os pescadores no seu regresso do mar que, no mesmo ano em que foi erguida, protegeu as embarcações de um violento temporal que se abateu na costa do Algarve, apesar dos estragos materiais provocados. A Festa da Nossa Senhora da Conceição tornou-se, com o passar dos anos, não só uma importante manifestação religiosa mas também uma atração para muitos visitantes nacionais e estrangeiros que marcam presença neste feriado nacional na cidade de Quarteira.

Hoje: Faro comemora Natal sénior

Nesta quadra natalícia, e à semelhança de anos anteriores, o Município de Faro preparou para a população sénior, uma grande festa de Natal, que terá lugar hoje, dia 06 de Dezembro, no Teatro das Figuras.
A receção dos vários Grupos tem início a partir das 13h:30m, e a tarde de convívio inicia-se com uma Peça de Dança para palco apresentada pela Companhia do Sótão, coletivo de artes da ASMAL intitulada “Pestanejar”. Seguem-se as atuações dos vários grupos representantes das IPSS’s e Associações sociais do concelho dedicadas à temática da 3ª idade, com o Grupo Coral Sénior da Santa Casa e um momento de Declamação apresentado pela Provectus.
A segunda parte das atuações será precedida por um intervalo para lanche e inicia-se com uma mensagem de Boas Festas pelo Presidente da Câmara Municipal, José Macário Correia, seguida da apresentação do Rancho Folclórico da CIMFARO, do Grupo Coral da UATI e do Grupo de Cantares do Lar Padre Júlio Tropa acompanhado do Grupo intergeracional do Centro Comunitário de Estoi. O Encerramento do espetáculo ficará a cargo do Grupo de Cantares da ARPI. A Festa de Natal Sénior 2011 receberá cerca de 800 seniores para uma tarde que se espera repleta de música, animação e convívio.

TEMPO assinala 3º aniversário com concerto de Melech Mechaya

Em Dezembro o Teatro Municipal de Portimão festeja três anos com uma programação marcada por muita música, teatro e dança
A abrir, actuará no dia 8 a Harlem Gospel Choir, considerada a mais famosa formação americana no género, que esgotou os concertos de Lisboa e Porto no ano passado e que está de regresso a Portugal para apresentar um espectáculo de Natal dedicado a toda a família e marcado para as 21h30 no Grande Auditório, com bilhetes entre 23 e 25 euros. No dia 10, às 21h30, e para assinalar o 3º aniversário deste equipamento cultural, o Grande Auditório será palco do concerto de Melech Mechaya, uma banda portuguesa de música Klezmer.
O grupo atingiu notoriedade devido aos seus festivos concertos e contagiante sonoridade, inspirada ainda pelas músicas cigana, árabe e balcânica, bem como pelo fado e tango. Os bilhetes custam 5 euros. No mesmo dia, mas às 15h00, decorre “O Outro Lado Do Espectáculo”, uma iniciativa dirigida a crianças com mais de 8 anos e suas famílias, cujo objectivo é dar a conhecer os trabalhos de montagem, ensaios de som e luz, os espaços invisíveis e toda a actividade dos bastidores de um concerto. Através de uma visita guiada, poderão ser vistos diversos espaços do teatro, como a plateia, o palco ou os camarins, por exemplo, havendo também lugar a uma conversa com os Melech Mechaya sobre a preparação do concerto dessa noite. O preço é de 2,50 euros, sendo o limite máximo de 25 participantes.
Nos dias 13 e 14, às 10h00 e 14h00 (para escolas) e a 17 de Dezembro, às 16h00 (para famílias), a Oficina do Espectador apresenta “Uma Noite”, peça de teatro de marionetas criada por duas artistas locais a partir do clássico da literatura “As mil e uma noites”. É contada a história de Xerazade e do rei Xariar e de como através das muitas histórias – contos oriundos dos vários cantos do Médio Oriente – Xerazade conseguiu escapar à morte fazendo com que o rei se apaixonasse por ela. Os bilhetes custam 2,50 euros para crianças dos 3 aos 6 anos, e 5 euros para o restante público.
Com a época natalícia, chegam a todas as cidades inúmeros concertos de Natal. Para celebrar esta data, a Orquestra do Algarve, dirigida pelo maestro Sérgio Alapont, interpretará no dia 17 de Dezembro, às 21h30, no Grande Auditório, obras de dois compositores de renome: Anton Webern e Beethoven. Os bilhetes custam 10 euros, com descontos. No dia 18, às 16h00, também no Grande Auditório, será dado ênfase a uma das mais tradicionais formas de cultura popular, através do concerto de Natal da SFP - Sociedade Filarmónica Portimonense. Dirigida pelo maestro Rogério Marques, a SFP é constituída por 50 músicos e tem apresentado o seu trabalho por todo o país, representando a cidade de Portimão e a região do Algarve em diversos eventos. A entrada é livre. O mês termina com o espectáculo de dança “A Bela Adormecida” protagonizado pelo Russian Classical Ballet no dia 23 de Dezembro, às 21h30, no Grande Auditório. Com música de Pyotr Ilich Tchaikovsky e coreografia de Marius Petita, baseia-se no conto de Charles Perrault e é considerado um dos bailados que maior interesse desperta junto do público. Os bilhetes custam 25 euros para a plateia e 23 para o balcão. Todos os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO de terça a sábado, das 14h00 às 19h00, e em dias de espectáculo, das 14h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas, contactar a bilheteira do TEMPO através dos contactos 282 402 475 / 961 579 917 ou através do seguinte sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.

Escolas do concelho de Castro Marim descobrem “Os Segredos do Natal”

Tendo por objectivo celebrar o espírito do Natal, lembrar os valores como a amizade, a fraternidade e o desejo de paz no mundo, a Câmara Municipal de Castro Marim, assinala a quadra natalícia junto das crianças do concelho com “Os Segredos do Natal”.
Na segunda semana do mês de Dezembro, mais de 500 crianças das escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho estão a descobrir “Os Segredos do Natal” que se escondem atrás de 25 janelas e a porta de uma casa, construída para o efeito, que traz consigo mensagens de esperança, lindas canções, belos poemas, chaves mágicas e, como não podia deixar de ser, presentes. Percorrendo as escolas do concelho, a “Casa do Natal” e a equipa da Secção Infantil da Biblioteca Municipal transportam a cor e beleza natalícias, criando momentos de animação e interacção que perdurem na memória das crianças. Para a Câmara Municipal, “Os Segredos de Natal” têm por finalidade, despertar a sensibilidade das crianças para os ideais do Natal como a união, a partilha, a solidariedade, através de pequenos desafios que apelem à curiosidade dos mais pequenos.

“SER IDOSO PARA MIM É…”

Exposição de Fotografia, na Biblioteca Lídia Jorge Os seniores de diversas instituições regionais realizaram trabalhos fotográficos, que vão estar expostos ao público na Biblioteca Lídia Jorge, de 5 a 30 de dezembro.
De 5 a 30 de dezembro, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge vai acolher uma exposição de fotografia, organizada pelo Centro Paroquial de Paderne, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lagos e de Loulé, e com a Fundação António Aleixo, sedeada em Quarteira.
A mostra resultou de um trabalho desenvolvido com os utentes das várias instituições, em que cada participante foi convidado a tirar uma fotografia e a desenvolver uma narrativa a partir do conceito “o que é para si ser idoso”. Para tal, foi utilizada o Photovoice, um método inovador de intervenção social que recorre à imagem e à voz como instrumentos de valorização pessoal e social. Os trabalhos refletem as experiências, vivências, necessidades, dificuldades e desejos de cada participante, projetando a sua visão da realidade e das suas experiências.
“Ser Idoso para mim é…” pode ser contemplada de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h15, e às segundas e sábados, das 13h45 às 19h15. A Biblioteca Municipal encerra aos domingos e feriados.

MUNICÍPIO APOSTA EM PARCERIA NA ÁREA DA ARQUITETURA PAISAGISTA

Autarquia firmou protocolo com Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas O autarca de Albufeira, Desidério Silva, e o presidente da Secção Regional da APAP, Fernando Santos Pessoa, assinaram, no início deste mês, um acordo de colaboração. Os responsáveis ambicionam criar sinergias que conduzam ao desenvolvimento de projetos conjuntos na área da Arquitetura Paisagista.
A Câmara Municipal de Albufeira e a Secção Regional do Algarve da Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas (SRAlgarve- APAP) estabeleceram um protocolo de cooperação, no passado dia 28 de novembro. A parceria pretende reforçar os interesses das instituições, nas áreas de assessoria, consultoria técnica, e participação na avaliação de propostas, projetos e estudos no âmbito da Arquitetura Paisagista.
“O Gabinete de Reabilitação Urbana de Albufeira (GRUA) ficará responsável pelo desenvolvimento deste acordo de cooperação que, através das várias ações conjuntas, irá certamente contribuir para o desenvolvimento local e regional”, salientou Desidério Silva, presidente do Município de Albufeira. Para o autarca, “é importante criar sinergias que nos ajudem a desenvolver metodologias para o ordenamento, conceção e gestão da paisagem ao nível local, bem como implementar políticas e planos para promover a sensibilização ambiental”. Refira-se que a Arquitetura Paisagista tem adquirido cada vez mais expressão ao nível dos municípios, fruto de uma progressiva valorização da paisagem e consciencialização ambiental, e do desenvolvimento do turismo, das indústrias do lazer e da imagem.

Exposição “Ria Formosa – Entre a Terra e o Mar”, promovida pela ALFA

Espaço polivalente abre com exposição da ALFA na Fuseta A exposição “Ria Formosa – Entre a Terra e o Mar”, promovida pela ALFA - Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, estará patente de 8 de Dezembro a 15 de Janeiro de 2012, na Fuseta.
As ilhas, as artes, as pessoas, as espécies, as embarcações, os cais, a energia do mar, as cores, a luz, são alguns dos ingredientes inspiradores para esta exposição colectiva da ALFA, que esteve aberta a todos os entusiastas da fotografia e arranca agora com a sua primeira itinerância.
A mostra é constituída por mais de duas dezenas de fotografias , reúne imagens originais de autores amadores e profissionais a partir de trabalhos seleccionados no último Verão.
A inauguração está marcada para as 17 horas do feriado dia 8, realiza-se no novo espaço polivalente da Junta de Freguesia da Fuseta e incluirá um momento musical. A Junta assinala assim o 20º Aniversário da elevação da Fuseta a Vila. Mais informações em http://alfa.pt/noticias.php?i=348.

Cristóvão Norte defende "reforço da competitividade da pesca local e artesanal"

Cristóvão Norte questionou a Comissária Europeia das Pescas Reforma da Política Comum de Pescas em curso
Em audição conjunta das Comissões de Agricultura e Mar e Assuntos Europeus, no âmbito de reforma da Política Comum de Pescas, Cristóvão Norte questionou a Comissária Europeia, Maria Damanaki, sobre a importância de assegurar a introdução de um regime que favoreça o reforço da competitividade da pesca local e artesanal, já que a frota algarvia e nacional é constituída maioritariamente por este tipo de pesca.
O deputado algarvio salientou que “(…) a pesca local é essencial à coesão económico-social das zonas costeiras, no domínio do emprego e da sustentabilidade económica, dos valores culturais e da sua identidade, pelo que lhe devem estar subjacente regras que promovam um sector vital para amenizar o crónico défice alimentar nacional.” Além do mais, a pesca local é a que menos contribui para a pegada ambiental, por força dos instrumentos mais rudimentares, por dar azo a menores rejeições de pescado e pelo consumo de combustível por unidade capturada ser substancialmente menor do que o registado noutros tipos de pesca.
Na sua intervenção, Cristóvão Norte assinalou ainda “(…) o agrado com que se recebe a proposta de manutenção do perímetro de 12 milhas de exclusividade para a pesca de embarcações nacionais, mas a expectativa que se tem em que quem cumpriu como Portugal as regras em vigor, seja beneficiado por um regime mais favorável que salvaguarde o sector.”
À margem da audição, o parlamentar algarvio sustentou que “ este Governo tem dado enfoque ao reforço da competitividade das pescas, como no caso da revisão do código contributivo e do IVA do pescado, sendo determinante que Portugal se bata por uma Política Comum de Pescas que reconheça a especificidade da nossa frota e a riqueza de espécies do nosso mar”.

VRSA volta a baixar taxas para dinamizar sector da construção civil

A autarquia de Vila Real de Santo António decidiu, em reunião de Câmara, prolongar, por um ano, a redução das taxas aplicáveis no âmbito do Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação, de forma a estimular o crescimento no sector da construção e tornar mais vantajosas as condições de investimento no concelho.
A medida, inicialmente lançada em Fevereiro de 2011 e então válida por seis meses, tem em conta a atenta monitorização dos indicadores económicos, o que leva a autarquia a compreender que se mantêm alguns sinais de crise, atingindo os agentes económicos do concelho. Nesta sequência, a Câmara vila-realense irá continuar a aplicar um desconto de 80 por cento no valor da compensação financeira pela não cedência de áreas para espaços verdes e de utilização colectiva ou equipamentos de utilização colectiva devidos ao município pelo licenciamento das operações urbanísticas com impacte ou semelhantes a loteamento.
Caso se trate de uma operação urbanística cujo objecto seja a criação de um estabelecimento hoteleiro cuja categoria seja de, pelo menos, quatro estrelas, ou qualquer outra actividade económica que se comprometa a criar, pelo menos, 15 postos de trabalho em permanência, os descontos nos valores das taxas ou compensações financeiras irão ascender aos 40 por cento. As operações de natureza urbanística não destinadas a equipamentos turísticos beneficiarão ainda de desconto de 20 por cento para todas as taxas, à excepção das já mencionadas.
Até ao final deste ano, encontra-se também em vigor um regime de descontos do volume no abastecimento de água e recolha de águas residuais domésticas fornecidas pela SGU, EM SA aos consumidores não domésticos, com a finalidade de aumentar a competitividade das actividades económicas instaladas em VRSA. «Porque a autarquia tem consciência das dificuldades das empresas e sabe que o sector da construção tem expressão na actividade económica do concelho, acreditamos que a manutenção da redução das taxas urbanísticas pode contribuir para o incremento da nossa competitividade e fomentar a captação de novos investimentos», nota o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes.

Criatividade à solta em Dezembro na antiga Lota de Portimão

Espaço emblemático e vocacionado para os jovens expressarem a sua criatividade, a antiga Lota de Portimão vai ser palco nos próximos dias de um conjunto de iniciativas artísticas bastante apelativas. no dia 3 de Dezembro, o grupo oLudo culminou a série de três concertos realizados pelo projecto A Lota of Music, que visa incentivar e divulgar bandas locais. Banda emergente no panorama nacional, é integralmente composta por músicos algarvios, a saber: Davis Anjos (voz e guitarra), Nuno Campos (piano e teclas), Paulo Ferreirim (baixo), João Batista (guitarra) e Filipe Cabeçadas (bateria). A plataforma download organizou durante o último Verão na antiga Lota a iniciativa download@LOTA, ocupando a rua com música, as fachadas com vídeo e os arcos com cor e envolvendo vários projectos musicais da região e outros dedicados à video arte.
No dia 9, a iniciativa download@CIDADE vai dar continuidade ao projecto, levando até ao centro de Portimão as artes dos seus artistas, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade. Assim, das 18h00 às 23h00, o Largo da Mó será o ponto de encontro para conhecer o fanzine “Façanha”, que faz uma retrospectiva do download@LOTA e dos artistas que por aí passaram, ao mesmo tempo que é possível a degustação de vinho, entre música e instalações de video. A festa continua, a partir das 23h00, na antiga Lota, com RoundHouse Kick, Gijoe e Kombo e instalação video palco por USvjs. No dia seguinte, às 18h00, a antiga Lota de Portimão será palco para a projecção do documentário “Meio metro de pedra”, de Eduardo Morais, que aborda a contracultura do rock’n’roll português desde o seu nascimento, em finais da década de 1950, até à actualidade, numa iniciativa promovida pela Contramaré – Associação Cultural de Portimão no âmbito do Dia da Cidade. A antiga Lota é ainda espaço aos domingos, desde 27 de Novembro e até 18 de Dezembro, para uma feira livre de artigos em segunda mão, promovida pela Contramaré e que decorre entre as 10h00 e as 17h00. Nesta iniciativa é possível vender e adquirir materiais como artesanato, livros, documentos musicais, vinil, etc, estando também aberta a produtores locais, nomeadamente do sector hortícola e outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email info.contramare@gmail.com.

Banda oLUDO apresenta Almirante em Olhão

Almirante é a personagem que ilustra o primeiro e tão aguardado álbum de oLUDO. A banda algarvia apresenta-se ao vivo no Auditório Municipal de Olhão já no próximo dia 7 de dezembro, a partir das 22h00 e promete casa cheia!
Um ser de face e feições ocultas mas, ao mesmo tempo, familiar. Lembra-nos a presença e o respeito pelo mar, sempre marcados na alma portuguesa. É, contudo, uma figura simples e marcante para quem o ouve. Não são estórias de mar. São melodias de vida, aventuras, amizades, amores perdidos e vividos… Esta personagem do Almirante é transparente para quem o quer ver e é uma sombra para quem não o conhece. Mas está sempre presente. “Fica não te vás daqui” é a canção de apresentação deste novo trabalho de oLUDO. Esta primeira estória do Almirante, realizada por Pedro Pinto e filmada no Palácio de Estoi, remete-nos para Portugal nos anos 30, os antigos saraus e matinés, indumentária pomposa e aparência sempre impecável (para que não houvesse dúvidas da sua importância social). Os amores de outros tempos, onde o olhar tinha uma força secreta, que nos fazia levitar de paixão sem pensar na terrível consequência de um beijo. Eles são cinco algarvios que em 2005 decidiram formar uma banda com nome de jogo - O Ludo, sendo grande referência Los Hermanos. “Trabalham muito bem as sonoridades, a mistura, os instrumentos, a produção”, explicou o vocalista Davide Anjos ao IOL Música. A banda de Marcelo Camelo é mesmo uma das principais influências d'O Ludo, que admira a «forma de cantar português» dos Los Hermanos. Nesta viagem oLUDO é o Almirante. Bem vindos a bordo!

Natal 2011: portugueses pensam gastar em média 32€ por presente

As famílias portuguesas pretendem gastar até 192 euros em presentes de Natal para seis pessoas, um valor médio de 32 euros por presente. 70% dos inquiridos revelou ainda que iriam gastar menos do que no Natal anterior. São as principais conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem, que analisou as intenções de consumo para o Natal 2011.
De acordo com a análise do Observador Cetelem, a maioria das famílias portuguesas (25%) irá gastar entre 151 e 250 euros, para a aquisição de seis ofertas de Natal. Uma parte significativa (23%) irá despender entre 76 e 150 euros. 17% das famílias portuguesas afirma que irá gastar mais de 250€ e 13% irá desembolsar até 75€, valores para a compra de seis presentes. Quando questionados se irão “gastar com os presentes de Natal um valor inferior, igual ou superior ao do ano passado”, os inquiridos do Porto e da região Norte são os mais numerosos a declarar que irão gastar o mesmo valor (31% no Porto e 35% na região Norte, contra uma média nacional de 24%).
Na análise por idade destaca-se o facto de 78% dos indivíduos entre os 35 e os 54 anos declarar que irá reduzir as suas despesas em presentes em relação ao Natal 2010. Entre os inquiridos dos 18 aos 24 anos, 34% afirma que irá gastar um valor semelhante ao ano transacto e 57% afirma que poderá gastar menos do que em 2010. «A percentagem de indivíduos que afirma que irá gastar menos este Natal do que em 2010 é idêntica à percentagem de indivíduos que afirmou que o corte no subsídio de Natal irá ter impacto nas suas compras de Natal. Conseguimos ver aqui uma relação causa-efeito, ou seja, com um poder de compra mais limitado, as intenções de compra/despesa acabam por diminuir» afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal. Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Festival Juvenil de Acordeonistas em SB Alportel

Festival Juvenil de Acordeonistas, 27 anos a revelar novos talentos em São Brás de Alportel
O instrumento rei da música tradicional marcou novamente encontro com a juventude no XXVII Festival Juvenil de Acordeonistas de São Brás de Alportel, no passado dia 27 de novembro, no Cine-Teatro São Brás.
Organizado anualmente pela Associação Cultural Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, do Instituto Português da Juventude e de um conjunto de empresas e estabelecimentos do comércio local, este Festival é uma homenagem viva à tradição do acordeão, trazendo a palco largas dezenas de jovens talentos, entre os quais alguns jovens, cujo percurso apresenta já diversas várias conquistas a nível nacional e internacional em campeonatos e galãs de acordeão.

ALBUFEIRA PROMOVE NATAL ECOLÓGICO

Exposição Ambiental na Galeria de Arte Pintor Samora Barros “Um Natal mais Ecológico em Albufeira” é o nome do projeto ambiental lançado pela autarquia, por mais um ano consecutivo, no âmbito das comemorações natalícias. Cerca de 16 estabelecimentos do concelho, desde o ensino pré-escolar ao secundário, Lares e Centros de Dia, aceitaram o desafio e elaboraram as tradicionais decorações de Natal a partir de resíduos sólidos urbanos.
Árvores de Natal, Presépios e muitos outros elementos decorativos da quadra vão poder ser contemplados numa exposição, patente na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, de 3 a 30 de dezembro. O melhor trabalho por escalão, que se destaque pela originalidade, criatividade, decoração e materiais utilizados, irá ser premiado pela autarquia, que ambiciona incutir na população uma consciência mais ecológica, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e incentivando à adoção de conceitos como “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. A mostra poderá ser apreciada na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, de segunda a sábado, das 10h30 às 16h30. A Galeria encerra aos domingos e feriados.