segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

TEMPO assinala 3º aniversário com concerto de Melech Mechaya

Em Dezembro o Teatro Municipal de Portimão festeja três anos com uma programação marcada por muita música, teatro e dança
A abrir, actuará no dia 8 a Harlem Gospel Choir, considerada a mais famosa formação americana no género, que esgotou os concertos de Lisboa e Porto no ano passado e que está de regresso a Portugal para apresentar um espectáculo de Natal dedicado a toda a família e marcado para as 21h30 no Grande Auditório, com bilhetes entre 23 e 25 euros. No dia 10, às 21h30, e para assinalar o 3º aniversário deste equipamento cultural, o Grande Auditório será palco do concerto de Melech Mechaya, uma banda portuguesa de música Klezmer.
O grupo atingiu notoriedade devido aos seus festivos concertos e contagiante sonoridade, inspirada ainda pelas músicas cigana, árabe e balcânica, bem como pelo fado e tango. Os bilhetes custam 5 euros. No mesmo dia, mas às 15h00, decorre “O Outro Lado Do Espectáculo”, uma iniciativa dirigida a crianças com mais de 8 anos e suas famílias, cujo objectivo é dar a conhecer os trabalhos de montagem, ensaios de som e luz, os espaços invisíveis e toda a actividade dos bastidores de um concerto. Através de uma visita guiada, poderão ser vistos diversos espaços do teatro, como a plateia, o palco ou os camarins, por exemplo, havendo também lugar a uma conversa com os Melech Mechaya sobre a preparação do concerto dessa noite. O preço é de 2,50 euros, sendo o limite máximo de 25 participantes.
Nos dias 13 e 14, às 10h00 e 14h00 (para escolas) e a 17 de Dezembro, às 16h00 (para famílias), a Oficina do Espectador apresenta “Uma Noite”, peça de teatro de marionetas criada por duas artistas locais a partir do clássico da literatura “As mil e uma noites”. É contada a história de Xerazade e do rei Xariar e de como através das muitas histórias – contos oriundos dos vários cantos do Médio Oriente – Xerazade conseguiu escapar à morte fazendo com que o rei se apaixonasse por ela. Os bilhetes custam 2,50 euros para crianças dos 3 aos 6 anos, e 5 euros para o restante público.
Com a época natalícia, chegam a todas as cidades inúmeros concertos de Natal. Para celebrar esta data, a Orquestra do Algarve, dirigida pelo maestro Sérgio Alapont, interpretará no dia 17 de Dezembro, às 21h30, no Grande Auditório, obras de dois compositores de renome: Anton Webern e Beethoven. Os bilhetes custam 10 euros, com descontos. No dia 18, às 16h00, também no Grande Auditório, será dado ênfase a uma das mais tradicionais formas de cultura popular, através do concerto de Natal da SFP - Sociedade Filarmónica Portimonense. Dirigida pelo maestro Rogério Marques, a SFP é constituída por 50 músicos e tem apresentado o seu trabalho por todo o país, representando a cidade de Portimão e a região do Algarve em diversos eventos. A entrada é livre. O mês termina com o espectáculo de dança “A Bela Adormecida” protagonizado pelo Russian Classical Ballet no dia 23 de Dezembro, às 21h30, no Grande Auditório. Com música de Pyotr Ilich Tchaikovsky e coreografia de Marius Petita, baseia-se no conto de Charles Perrault e é considerado um dos bailados que maior interesse desperta junto do público. Os bilhetes custam 25 euros para a plateia e 23 para o balcão. Todos os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do TEMPO de terça a sábado, das 14h00 às 19h00, e em dias de espectáculo, das 14h00 às 21h30. Para mais informações ou reservas, contactar a bilheteira do TEMPO através dos contactos 282 402 475 / 961 579 917 ou através do seguinte sítio na Internet: www.teatromunicipaldeportimao.pt.