quinta-feira, 18 de novembro de 2010

"HÁ REGRAS DEMOCRÁTICAS QUE NÃO ESTÃO A SER RESPEITADAS EM FARO" - JOSÉ VITORINO


O líder do movimento Cidadãos com Faro no Coração (CFC), José Vitorino, ex-presidente da Câmara de Faro, numa conferência de imprensa de "balanço do 1º. mandato" do actual executivo, acusou ontem Macário Correia, edil farense, de "abuso de poder" e de "ofensas e difamações, prepotência, perseguição aos munícipes, mentiras e manipulações, compadrio partidário e dificuldade em lidar com as regras democráticas". "Há regras democráticas que não estão a ser respeitadas em Faro", salientou Vitorino, para quem Macário é um "vendedor de ilusões".
Na Assembleia Municipal (AM) o presidente recusa-se a responder às perguntas e inquirições da oposição, dizendo que não o faz porque não são construtivas. Nem na Assembleia Nacional se dizia isto, com este descaramento todo", afirmou o líder CFC, criticando ao mesmo tempo a actuação do presidente da AM, o socialista Luís Coelho, de "perguntar ao presidente (da Câmara) se coloca ou não à votação as propostas apresentadas".
Ainda com o PS como alvo, José Vitorino admitiu "não compreender a posição dos socialistas quando criticam o Plano de Reequilíbrio Financeiro e depois o deixam passar através da abstenção", sabendo-se que "depois têm de aprovar o empréstimo". Uma situação financeira complicada, como explica Vitorino: "Juntando aos 48 milhões do empréstimo os 38 milhões da dívida existente, a Câmara fica com mais de 150 milhões de euros para pagar".
“Em vez do paraíso prometido pelo candidato que se apresentou como salvador, Faro está perante um inferno. É o principal responsável por um enorme embuste eleitoral", sublinhou José Vitorino, que acusou Macário de ter dito "mentiras aos molhos" na apresentação do plano de reequilíbrio Financeiro.
Praticamente sem se deter, o líder CFC continuou em tom muito crítico para com Macário Correia: "Perante uma situação financeira que conheciam em pormenor, o presidente e a maioria comprometeram-se com 200 medidas que satisfaziam as aspirações dos munícipes farenses. Agora, sem coerência e com despudor, desculpam-se com o que já sabiam".
Assim, "o balanço é de descalabro", enfatizou o ex-autarca farense, para quem a coligação PSD/CDS-PP, "em apenas um ano, já perdeu a legitimidade democrático-eleitoral, porque os eleitores foram enganados".
Para que não restem dúvidas, José Vitorino enumerou "doze pecados, sem perdão" e referiu-se a "mais de uma centena de actos graves" cometidos pelo actual presidente e respectivo executivo municipal, destacando a "destruição da estrutura da sociedade farense, através do estrangulamento das associações clubes e instituições de solidariedade social", bem como a "total ausência de consciência social".
Mas as acusações do ex-presidente passam igualmente pela gestão financeira da Câmara, considerando-a "incompetente e ruinosa", sustentando igualmente que houve um "aumento de despesas em 2010, em vez da redução apregoada", acrescentando ao rol de críticas "os custos acrescidos com os maus contratos com a Fagar, custo do comboio turístico na ilha sem passageiros e terrenos doados à Ambifaro, superiores aos dois milhões de euros que o executivo diz ter reduzido".
Ainda no que aos gastos diz respeito, o líder CFC vai mais longe nas criticas ao executivo liderado por Macário Correia: "Foram nomeados três comissários político-partidários para administrarem as empresas municipais, recebendo em conjunto anualmente cerca de 200 mil euros. O critério de escolha foi a distribuição de tachos a altos dirigentes do PSD e CDS ou familiares. É um imperativo que de imediato se demitam ou sejam demitidos".
Já sobre os apoios às juntas de Freguesia, José Vitorino não tem dúvidas em afirmar: "As Juntas de Freguesia, em vez da autonomia prometida são asfixiadas e ficam de mão estendida à espera dos apoios da Câmara, que são de ddireito".
Ciente que faro está transformada "numa cidade "impossível"", o ex-edil continua a não esquecer as ilhas, recordando: "Mantém-se o cutelo das demolições"

Governo Civil de Faro premeia atletas, técnicos e dirigentes por mérito desportivo algarvio


Reconhecer o mérito desportivo de individualidades ou colectividades que tenham contribuido para o prestígio do desporto no Algarve, é o objectivo dos prémios a atribuir pelo Governo Civil de Faro, no âmbito da Honra ao Mérito Desportivo Algarvio-2010, cuja cerimónia decorrerá no próximo dia 22 de Novembro, pelas 21h00, no Real Marina, em Olhão.
Promovida pelo Governo Civil de Faro, com o apoio da Direcção Regional do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), a inicitiva, a realizar anualmente, pretende incentivar o universo de praticantes, técnicos, dirigentes, familiares de praticantes ou beneméritos, na obtenção de resultados relevantes na área desportiva, ética e social.
“O esforço que é desenvolvido por atletas, técnicos, dirigentes e até pelos respectivos familiares, para promover e desenvolver a prática desportiva na região, tanto ao nível amador, como profissional, deve ser reconhecido, não só pela sociedade civil, mas também pelas entidades oficiais, porque esse é um trabalho que prestigia e enaltece a nossa região”, considera a Governadora Civil de Faro.
Reconhecendo que o desporto é uma actividade que requer muitas vezes alguns sacrificios pessoais, Isilda Gomes salienta a importância de premiar a dedicação de todos os seus praticantes, a qual tem permitido aumentar, tanto o número de modalidades, como o nível competitivo na região.
“Temos grandes e honrosos exemplos do desporto de qualidade que se pratica no Algarve e, ao premiarmos todos os que contribuem para elevar essa fasquia, estamos a cumprir um dever que é o de apoiar e reconhecer o seu trabalho”, considera a Governadora Civil, frisando a importância das actividades desportivas para o desenvolvimento sócio-educativo dos mais jovens.
“É nos desportistas que as crianças e os jovens encontram muitas vezes inspiração para uma conduta saudável e íntegra, que os leva a contribuir de forma decisivamente para uma sociedade bem estruturada, por isso há que apoiar incondicionalmente os nossos atletas e todos os responsáveis pela prática desportiva na região”, sustenta Isilda Gomes.
No âmbito deste projecto, foram apresentadas pelas associações representativas dos clubes desportivos da região, quatro nomeações para cada uma das 11 categorias instituídas pelo regulamento. Um colégio de sete elementos, presidido pela Governadora Civil de Faro, elegerá um vencedor entre os quatro nomeados em cada uma das categorias, o qual será anunciado na próxima segunda-feira, durante a cerimónia da entrega de prémios.
As distinções da Honra ao Mérito Desportivo Algarvio-2010 serão atribuídas nas categorias de Fair Play; Amizade; Comunicação; Juiz do Ano; Atleta do Ano do Desporto Adaptado; Revelação do Ano; Técnico do Ano; Clube do Ano; Dirigente do Ano; Atleta do Ano e Prémio Carreira Desportiva.
O júri que irá eleger os vencedores é presidido pela Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, sendo constituído por mais seis elementos com ligações à prática desportiva, designadamente o Director Regional do IDP, Joaquim Paulino, César Correia (antigo árbitro internacional), Isidoro Sousa (Sporting Clube Olhanense), João Leal e Neto Gomes (jornalistas) e Rogério Teixeira (Associação de Ciclismo).
Para além de um galardão concebido especialmente para o evento, a atribuir aos vencedores, todos os nomeados receberão uma placa evocativa desta primeira edição da Honra de Mérito Desportivo Algarvio-2010.

9º CICLO DE CANÇÕES DE NATAL NO CONCELHO DE LOULÉ


Pelo nono ano consecutivo, a Câmara Municipal de Loulé promove o Ciclo de Canções de Natal, que decorre de 5 a 19 de Dezembro, nas igrejas das freguesias do Concelho. Prestigiados grupos corais participam neste evento, levando o espírito natalício às populações, através da música e de um repertório baseado nos clássicos de Natal.

O Ciclo de Canções de Natal arranca no dia 5, pelas 16h30, na Igreja de S. Pedro do Mar, em Quarteira, com a actuação da Orquestra do Algarve.

Segue-se, no dia 8, às 21h00, a actuação do Coro da Câmara Municipal de Albufeira, na Igreja de S. Sebastião, em Boliqueime.

A 11 de Dezembro estão previstos três espectáculos: Coro Infantil e Juvenil de Loulé (16h30, Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Vale Judeu), Coro Infantil da Fundação António Aleixo (16h30, Igreja de Nossa Senhora da Glória, em Benafim) e Grupo Musical de Santa Maria (21h00, Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte).

O Coral da Câmara Municipal de Albufeira realiza o seu segundo concerto no âmbito deste Ciclo de Canções no dia 12, pelas 10h30, na Igreja do Barranco do Velho. No mesmo dia, pelas 16h30, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, o Coral de Tavira sobe ao palco com algumas das mais belas músicas desta época.

No âmbito do programa deste evento, terão ainda lugar os seguintes espectáculos: Cante Andarilho (dia 18, 15h30, Igreja de Santo António, no Ameixial, e dia 19, 10h30, Igreja de S. João da Venda, em Almancil), Musical Santa Maria (dia 18, 16h30, Igreja de Santa Rita, na Tôr, e dia 19, 16h30, Igreja de S. Sebastião, em Salir), e Stella Splendens (dia 18, 21h00, Igreja Matriz de Loulé).

O Ciclo de Canções de Natal é mais uma das iniciativas promovidas pelo Município de Loulé inseridas no Programa de Animação de Natal, com o objectivo de animar as localidades durante esta quadra, incrementar o comércio tradicional mas, acima de tudo, levar o espírito de fraternidade associado ao Natal junto das populações.