quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sport Faro e Benfica: ÁGUIAS DE FARO COM GARRAS PARA ATACAR O DISTRITALÃO

Realizada no dia 19 deste mês, na apresentação do plantel de futebol sénior do Sport Faro e Benfica (SFB) para a época 2011-012, antecedendo o jantar do 94º. aniversário das Águias de Faro, marcado para a noite de hoje no prestigiado restaurante do clube, em plena doca da capital algarvia, as águias farenses mostraram que têm garras para atacar o "Distritalão" - 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol do Algarve (AFA).
Dirigentes, técnicos e atletas da filial número um do Sport Lisboa e Benfica, que já participou no campeonato da III Divisão Nacional, onde conquistou uma Taça de Disciplina, teimam em continuar a honrar os pergaminhos de um emblema quase centenário (94 anos).

Manuel Luís - T
Osores - F



Luís Charneca, timoneiro do SFB, preparado para enfrentar todas as "tempestades"

O presidente do SFB, Luís Charneca, "com os pés bem assentes no chão", recusa altos voos de uma hipotética subida, mas assume as "condições para se realizar um bom campeonato".
Contando com um "orçamento a rondar os 15 mil euros, de um total para o clube que atingirá os 25 mil - sem passivo - oriundos das receitas da Escola de Marinhagem, empresas amigas, quotizações e várias iniciativas", Charneca sabe que não pode contar com grandes apoios municipais, que atingiram os 2.900 euros na época passada - "mal dá para as inscrições da equipa na AFA", lamenta o dirigente, que recorda os "12, 13 ou 14 mil euros que até há poucos anos a Câmara subsidiava o Faro e Benfica".
Mas o timoneiro SFB, há quatro anos consecutivos, conta com “um grupo excepcional", entre dirigentes, plantel e alguns associados, para "fazer frente a todas as dificuldades e dar continuidade ao bom trabalho da época transacta”, caso contrário, "se antes era tarefa difícil, agora é missão quase impossível ser dirigente de uma colectividade. As entidades deviam dar mais atenção e apoio a clubes quase centenários como o Sport Faro e Benfica, que se mantêm com forte ligação à sociedade, através de várias práticas desportivas e associativas", rematou em jeito de recado.

António Teixeira: "SER DO FARO E BENFICA E SER DIFERENTE - A "TROIKA" NÃO CONSEGUE FECHAR AS PORTAS DO FARO E BENFICA"

António Teixeira, há 44 anos SFB indefectível

Já para o presidente da Assembleia Geral(AG), António Teixeira, um Faro e Benfica de todos os costados, que entrou no clube como jogador aos 17 anos para disputar o campeonato da III divisão nacional e, até aos actuais 62, já percorreu praticamente todos os cargos directivos, tendo trocado o cargo de presidente da direcção pela liderança da Assembleia Geral há cerca de quatro anos,"ser do Faro e Benfica é ser diferente".
Teixeira materializa a sua ideia não esquecendo "muita gente que está no clube há 20, 30 e até 40 anos", de tal forma que, "quem quiser ser dirigente do Faro e Benfica tem de estar em fila de espera".
Dirigente experiente, o presidente da AG do SFB, em jeito de advertência para os menos avisados recordou, sem referir nomes, que "um presidente disse que clubes de Faro podiam fechar as portas, mas respondi-lhe que a "Troika" não consegue que o Faro e Benfica feche as portas".

Equipa dirigente promete todo o apoio para uma boa época desportiva

Em conclusão e a propósito de uma possível luta pela subida de divisão, António Teixeira recorda que "para o regresso do clube à 3ª divisão seriam necessários, pelo menos, 250 mil euros de orçamento. Aqui não se cometem loucuras. Não é por qualquer motivo que temos as contas todas saldadas, sem dívidas", sublinhou.

Chefe do departamento de futebol, Luís Rodrigues garante:
“CONTINUAR A DIGNIFICAR HISTÓRIA DO FARO E BENFICA”

Luís Rodrigues (maçarico) fala a Algarve Press

Outro dos históricos do Faro e Benfica é o vice-presidente e chefe do departamento de futebol, Luís Rodrigues, antevê a próxima temporada garantindo que, “mais uma vez, não vamos defraudar a história do Sport Faro e Benfica, realizando um bom campeonato e, o que vier a mais, tentar aproveitar - nunca viramos a cara à luta”.
"vamos tentar contribuir com as condições de trabalho possíveis para o nosso técnico e seus adjuntos, com muita experiência nos distritais - os jogadores que transitaram e os reforços dão-nos garantias”, sublinhou Luís Rodrigues.

João Clara e Casaca querem “TENTAR FAZER ESTRAGOS ENTRE OS TRÊS PRIMEIROS"

Atletas apontam para o emblema (SFB) que vão defender

Técnicos com pergaminhos no futebol distrital algarvio, com várias subidas de divisão, João Clara (principal) e Casaca (adjunto)transitam da época passada. Clara não esconde a sua ambição: "Faro tem capacidade para ter dois bons clubes. O Faro e Benfica é um histórico que pode fazer mais do que lutar pela manutenção. Temos plantel e estrutura para tentar fazer estragos entre os três primeiros lugares. Se entrarmos na disputa pela subida a direcção já me garantiu que não vira a cara à luta".
A concluir, enviando um sinal de confiança para dentro do clube, João Clara garante: "Desde a direcção à equipa técnica e restante plantel, temos um grupo forte e coeso”.

PLANTEL 2011/012

Plantel unido em torno de um objectivo comum - o "Distritalão"

Dirigentes

Presidente : Luís Charneca
Departamento de Futebol : Luís Rodrigues, Luís Miguel e Carlos Rodrigues.

Treinador : João Clara. Adjunto: Casaca.
Médico: Emanuel Reis.
Fisioterapeuta: Ribeiro.
Técnico de equipamentos: Fernando E. Santo.

Novos equipamentos já chegaram, esperam que os "artistas" os utilizem bem...
Jogadores

Guarda-Redes: Hugo, Serginho (ex-Campinense) e Flávio (ex-Farense).
Defesas: Baresi, Maia, André Uva, Jaime, Milton (Ex- Campinense), Zé Azevedo (ex-Farense) e Domingos (ex- Internacional de Almancil)-
Médios: Joel, Galinha, Valério, Marco Cerqueira, Ricardo, Pepe, Pinto, Cadinhos (ex-Messinense)e Diogo Santos (ex-Campinense).
Avançados: Candeias, Ricardo, Totti e Grelha (junior Farense).

O incontornável Bernardino Martins (queixinho - drtª) e Carlos Gonçalves (forneced equipam - centro) não faltaram

"Hospital Central do Algarve é uma prioridade nacional" - Paulo Macedo


O PSD Algarve elogia a posição do ministro da Saúde que, esta quarta-feira, considerou a construção do futuro Hospital Central do Algarve «uma prioridade nacional» e uma obra de «elevado interesse».

A posição de Paulo Macedo foi divulgada durante a sua primeira deslocação oficial ao Algarve, onde visitou o Hospital de Faro, o Serviço de Urgência Básica de Vila Real de Santo António, o Centro de Medicina de Reabilitação do Sul (São Brás de Alportel) e o Laboratório Regional de Saúde Pública.
De acordo com o presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve Luís Gomes, «esta semana ficou definitivamente expresso que o Hospital Central é uma prioridade que terá seguimento assim que for encontrado o enquadramento financeiro para avançar com o equipamento».
«Apraz-nos saber que o projecto está no topo dos investimentos e que, mesmo num contexto financeiro difícil, ficou registada a tentativa de o enquadrar no Orçamento de Estado para 2012», disse Luís Gomes.
«Trata-se de uma obra absolutamente necessária numa região onde o turismo representa a sua principal actividade e requer infra-estruturas de qualidade», continuou.
Para o PSD Algarve, esta posição mostra que o repto lançado durante a Festa do Pontal «foi atendido» e que, havendo possibilidade financeira, os compromissos assumidos pOR Pedro Passos Coelho, durante a campanha eleitoral, serão definitivamente tomados em consideração.


Livro: Medronho “Cocktails Gourmet” Apresentado na Fatacil 2011

A Câmara Municipal de Monchique, apoia o lançamento do Livro de “Cocktails Gourmet” dedicado ao Medronho, nas suas vertentes de Aguardente e Melosa. Esta edição, da responsabilidade de Vitorino Daniel Rodrigues, mais conhecido pelo “Vitó”, um bartender profissional que reside no Concelho de Monchique, será lançado na Fatacil, no “Stand” da Câmara Municipal de Monchique no próximo dia 26 de Agosto, pelas 19:30h e que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Rui André e do autor.

O Autor encontrou na aguardente de Medronho de Monchique um grande potencial para seguir uma linha exclusiva no mundo dos “cocktails gourmet” que prima pela qualidade e diferenciação.

Neste livro estão 32 propostas produzidas com Aguardente de Medronho ou Melosa, e na sua maior parte usando produtos tradicionais de Monchique como é o caso dos Figos, Limões, Tangerinas, Maças, etc, contendo as informações para um “faça você mesmo!”, utilizando as técnicas mais modernas na preparação deste tipo de bebidas, no caso em apreço, 9 técnicas diferentes. Diversos produtores associaram-se a esta edição assim como a Câmara Municipal de Monchique destacando a importância deste produto na afirmação do potencial do Concelho. O Presidente da Câmara acrescentou ainda que «A presente publicação representa um momento alto na divulgação nesta parte importante da nossa Cultura prestando um valioso contributo na promoção e preservação de um produto de invulgar qualidade como é a Aguardente de Medronho de Monchique….A preparação destes cocktails, associada à tradicional Aguardente de Medronho, vem desvendar a riqueza deste produto, o seu potencial na preparação de outras bebidas, constituindo assim também o garante da continuidade deste património local, protegendo-o, mas também potenciando a sua venda…».

SurfSki Race of Champions promete muita emoção ao longo da costa de Portimão

Portimão vai receber nos dias 3 e 4 de Setembro a segunda edição do Surfski Race of Champions, que contará com a participação de atletas de destaque na modalidade.

São esperados para esta competição cerca de cem atletas, que irão disputar 6 mil euros em prémios monetários, a distribuir pelos 20 primeiros concorrentes masculinos e as três melhores femininas.

Para os organizadores, Portimão oferece as características ideais para a realização de uma competição deste nível, que vão desde as condições geográficas excepcionais até à existência de toda uma infra-estrutura privilegiada de apoio no local de realização da prova, cujo principal objectivo é aproximar os mais jovens à prática desportiva, nomeadamente à canoagem.

A competição está aberta para as seguintes categorias: Surfski 1 e Surfski 2 - Masculino e Feminino: Open (para participantes nascidos entre 1975 e 1990); Surfski 1 e Surfski 2 – Masculino e Feminino: Veterano A (para participantes nascidos antes de 1975).

No dia 3 de Setembro vai ter lugar a prova mais disputada, com 10 km Downwind Ocean Race (a favor do vento), tendo largada marcada para Alvor e chegada na Marina de Portimão.
A prova a realizar no dia 4 de Setembro, os 800 mts Surf Life Saving Tournament, está directamente relacionada com o aparecimento do SurfSki, inicialmente desenvolvido para os nadadores salvadores nas praias da África do Sul e da Austrália, sendo o objectivo apurar o atleta mais rápido através de várias eliminatórias.
Esta prova poderá ser observada de perto por todos os espectadores que se dirigirem à Praia da Rocha nesse dia, pois todo o percurso é visível desde a costa.
O público presente também poderá desfrutar de estruturas de entretenimento, de alimentação, de exposição e de venda de material de canoagem e outras actividades, sendo gratuita a entrada na zona de competição.
As inscrições para a prova, que tem o apoio da Câmara Municipal de Portimão, encontram-se abertas no website oficial, em www.marinaportimaosurfski.com, podendo os interessados acompanhar as novidades através da página do Facebook Surfski Race of Champions.

QUARTEIRA: APRESENTAÇÃO DO LIVRO “UMA NOVA OPORTUNIDADE” DE JOSÉ ALFREDO LEIRIA


Numa organização da Biblioteca Municipal de Loulé, no próximo dia 3 de Setembro, sábado pelas 17h00, o Centro Autárquico em Quarteira irá receber a apresentação do livro “Uma nova oportunidade”, de Alfredo Leiria.

José Alfredo Teixeira Leiria nasceu em Agosto de 1957, na freguesia de Estoi, concelho de Faro. Profissionalmente ligado às telecomunicações, nunca deixou de desenvolver actividades de âmbito cultural.
Desde meados da década de 70 tem estado ligado a vários grupos de teatro amador como encenador. Tem participado na edição e redacção de jornais, propriedade de associações desportivas e culturais.
Em 1999, concluiu a Licenciatura em História, na Universidade Aberta e, em Abril de 2004, completou o Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares, com a dissertação intitulada: No vértice comunicativo da modernidade com a Notícia do Brasil de Gabriel Soares de Sousa (1540-1590).
“Uma Nova Oportunidade” é o seu primeiro livro, baseado num episódio real ocorrido em Abril de 1987, na EN125, no Algarve.
Professor de História José Estanislau só por duas ou três vezes utilizara aquele percurso da EN 125, mas naquela manhã foi buscar o seu amigo jornalista ao aeroporto de Faro. Regressavam já a Quarteira quando o professor foi obrigado a travar a fundo para não se ver envolvido num trágico acidente de viação. Tudo se desenrolou, ali, à sua frente, a poucos metros, num sucedâneo de imagens dolorosas.
Iriam ser noites e noites em que os sonos do professor seriam assaltados por estranhos pesadelos. Em todos eles, assistia de perto a decisivos episódios do Brasil de quinhentos, na companhia de uma das vítimas do acidente – por aquela altura em coma.
Quando Pires soube que aqueles pesadelos revelavam ao professor um sítio, na costa algarvia, onde naufragara uma nau, carregada de tesouros do Brasil, contratou, de imediato, um iate para os resgatar do fundo do mar.
Aproveitando tal entusiasmo, o professor, sob receita e orientação de uma psicóloga, pretendeu combater os pesadelos dramatizando-os, a bordo do dito iate.
Perante o inesperado resultado de tão caro empreendimento, Pires, inconformado, enceta, desde logo, uma obstinada inquirição. Correram muitos anos até à sua última tentativa para desvendar o imbróglio que encobria aquela caça ao tesouro, que a tanto custo financiara. Contudo, não podia fazer ideia de como a sua derradeira jogada iria levantar questões tão invulgares como decisivas.
A entrada é livre.

Faro: "plantação" de betão e aterros na Campina é crime"

"A opção na ligação à Via do Infante tem de ser a nascente, exigindo-se forte luta contra o poder central e fim do "conluio e conivente silêncio"entre o Engº Macário Correia e o PS", critica o Movimento Autárquico Independente CFC, liderado pelo ex-edil farense José Vitorino, através de nota de imprensa, que transcrevemos na íntegra, acrescentando: "CFC sempre tem acompanhado o processo da ligação de Faro à Via do Infante e vem denunciar a intenção do Governo, com o silêncio conivente da Câmara, avançar com o traçado que destrói os ricos terrenos da Campina".

"Para o CFC, sendo o aumento da produção agrícola condição da sobrevivência nacional, é criminoso fazer uma "plantação" de tapete betuminoso e aterros em solos que são dos melhores do país, quando há uma alternativa a nascente com muito menores prejuízos. Além da morte dos solos e quebra na produção, acrescem os riscos de cheias para moradores, instalações e culturas.
A definição do traçado da ligação de Faro à Via do Infante, sempre foi pouco transparente e muito contestada, por algumas forças e através do importante trabalho da Comissão que representa os agricultores. Porque já passaram dez anos com profundas mudanças no Concelho, na região e no país, o processo deve ser reaberto. A opção a fazer é pelo traçado na zona a nascente da EN 2, por ser o melhor.
Para isso, é indispensável uma luta forte contra o poder central pela Câmara, em vez do "conluio e conivente silêncio" entre o Engº Macário Correia e o PS.
É urgente uma ligação digna entre Faro e a Via do Infante, mas sem sacrifício dos solos da Campina. No entanto, as ultimas informações apontam para o caminho errado: querem excluir o traçado nascente e implantar a estrada numa zona repartida pela EN 2 (com rotundas) e pela zona a poente, causando graves prejuízos à agricultura.
O CFC sempre lutou pelo traçado a nascente e fez duras criticas à conduta do anterior executivo e ao atual Presidente da Câmara. De fato, o Engº Macário Correia, tal como aconteceu com as portagens em que deu o dito por não dito, neste caso joga em dois tabuleiros: por um lado, tem iludido os agricultores dando a ideia de que vai resolver; por outro, ninguém nunca lhe ouviu uma palavra forte contra o Terreiro do Paço.
A situação ainda é agravada porque o Engº Macário Correia e o PS recusaram discutir e votar na Assembleia Municipal recomendações contra novas urbanizações e outras medidas para defesa da Campina, chegando ao ponto de considerarem que a Campina já não tem uma importância fundamental.
É essencial defender a Campina, pelo que o CFC apela ao Presidente e à Câmara para porem fim ao silêncio e darem a cara por esta luta", conclui o documento.


Livros escolares: 99% dos portugueses prefere comprar novo e em papelarias

Um estudo recente do Observador Cetelem questionou os portugueses sobre os locais onde compram habitualmente os livros escolares. A maioria dos inquiridos (99%) respondeu que o faz em papelarias e prefere comprar novo, a pedir emprestado ou utilizar em segunda mão.
A utilização de livros em segunda mão não é um hábito entre os portugueses. Só 6% dos inquiridos com filhos em idade escolar pretende recorrer a livros em segunda mão no próximo ano lectivo.

Também, com base nos dados obtidos pelo estudo pode concluir-se que a maioria dos inquiridos, cerca de 57%, afirmam preferir repartir a compra dos livros pelo ano lectivo, os restantes 43% respondem adquirir os livros escolares num único momento, facto que pode dever-se à agressiva crise financeira que o país, e consequentemente, as famílias atravessam. As despesas de material escolar são previsíveis, acontecem sempre em Setembro. Como tal as famílias planeiam com alguma antecedência, comparando os preços e faseando a compra destes artigos. Face a esta mesma questão, de destacar o peso da resposta dos indivíduos com idades compreendidas entre os 45 e os 54 anos, 67% respondem “adquirir os livros escolares em vários momentos”.
As papelarias são um local privilegiado para a compra deste tipo de artigos (99%), mas os consumidores utilizam também massivamente os hiper e supermercados (80%), nomeadamente os pais com filhos em idade escolar (83%). Verificamos também que 7% dos entrevistados não hesita em recorrer à Internet. A compra online de livros escolares é um comportamento mais consolidado junto do segmento dos jovens que estão a estudar (18%) do que nos indivíduos com filhos em idade escolar (apenas 4%).
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 27 a 29 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Aventura solidária termina em Vila Real de Santo António

Depois de ter percorrido mais de 1700 quilómetros em bicicleta, José Figueiredo chega esta sexta-feira a Vila Real de Santo António, às 10h30, terminando assim uma jornada voluntária que pretende angariar verbas para construção de uma nova ala pediátrica no Hospital de São João, no Porto.
A aventura solidária iniciou-se em Caminha, no dia 13 de Agosto, e termina frente à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, onde o ciclista será recebido pelo presidente da autarquia Luís Gomes.

A cerimónia irá contar com a presença da Dra. Maria Barroso, membro da Comissão de Honra do projecto «Um lugar para o Joãozinho». Da parte do conselho de administração do Centro Hospitalar de São João, EPE estará presente a Dra. Margarida Damasceno.
A iniciativa tem como missão construir a nova ala pediátrica do São João – orçamentada em cerca de 15 milhões de euros – unicamente através do financiamento de empresas privadas e das suas políticas de responsabilidade civil. Foi lançada em 2009, por ocasião das comemorações do 50.º aniversário do hospital.
Durante a viagem, realizada junto à costa, José Figueiredo assumiu a missão de divulgar a causa da unidade hospitalar e de distribuir os muitos panfletos informativos que carregou consigo. Pelo caminho, contaram-se paragens em localidades como Esposende, Valadares (Gaia), Paião (Figueira da Foz) ou o próprio Hospital de João (Porto).
Sob o lema «construir o melhor hospital pediátrico do mundo», a missão apela igualmente ao contributo pessoas de nome individual ou colectivo, cujos donativos podem ser feitos através de transferência bancária ou na página online www.ojoaozinho.com.
O Joãozinho foi a mascote encontrada para dar nome à causa e pretende ser uma figura com a qual as crianças se identificam.
A nova ala pediátrica do São João terá escola integrada e creche, bem como um espaço Ciência Viva. Neste momento, a base do edifício (urgência e cuidados intensivos da pediatria) já se encontra construída.
Fazem parte da Comissão de Honra do projecto «Um lugar para o Joãozinho» a primeira-dama Dra. Maria Cavaco Silva, as ex-primeiras damas Dra. Maria Barroso e Dra. Manuela Eanes e a duquesa de Bragança Isabel Herédia. O ex-guarda redes Vítor Baía foi outra das figuras públicas que se juntou à causa, dando rosto à publicidade institucional da campanha.