quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aventura solidária termina em Vila Real de Santo António

Depois de ter percorrido mais de 1700 quilómetros em bicicleta, José Figueiredo chega esta sexta-feira a Vila Real de Santo António, às 10h30, terminando assim uma jornada voluntária que pretende angariar verbas para construção de uma nova ala pediátrica no Hospital de São João, no Porto.
A aventura solidária iniciou-se em Caminha, no dia 13 de Agosto, e termina frente à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, onde o ciclista será recebido pelo presidente da autarquia Luís Gomes.

A cerimónia irá contar com a presença da Dra. Maria Barroso, membro da Comissão de Honra do projecto «Um lugar para o Joãozinho». Da parte do conselho de administração do Centro Hospitalar de São João, EPE estará presente a Dra. Margarida Damasceno.
A iniciativa tem como missão construir a nova ala pediátrica do São João – orçamentada em cerca de 15 milhões de euros – unicamente através do financiamento de empresas privadas e das suas políticas de responsabilidade civil. Foi lançada em 2009, por ocasião das comemorações do 50.º aniversário do hospital.
Durante a viagem, realizada junto à costa, José Figueiredo assumiu a missão de divulgar a causa da unidade hospitalar e de distribuir os muitos panfletos informativos que carregou consigo. Pelo caminho, contaram-se paragens em localidades como Esposende, Valadares (Gaia), Paião (Figueira da Foz) ou o próprio Hospital de João (Porto).
Sob o lema «construir o melhor hospital pediátrico do mundo», a missão apela igualmente ao contributo pessoas de nome individual ou colectivo, cujos donativos podem ser feitos através de transferência bancária ou na página online www.ojoaozinho.com.
O Joãozinho foi a mascote encontrada para dar nome à causa e pretende ser uma figura com a qual as crianças se identificam.
A nova ala pediátrica do São João terá escola integrada e creche, bem como um espaço Ciência Viva. Neste momento, a base do edifício (urgência e cuidados intensivos da pediatria) já se encontra construída.
Fazem parte da Comissão de Honra do projecto «Um lugar para o Joãozinho» a primeira-dama Dra. Maria Cavaco Silva, as ex-primeiras damas Dra. Maria Barroso e Dra. Manuela Eanes e a duquesa de Bragança Isabel Herédia. O ex-guarda redes Vítor Baía foi outra das figuras públicas que se juntou à causa, dando rosto à publicidade institucional da campanha.