terça-feira, 18 de maio de 2010

Águas do Algarve, SA disponibiliza online Manual de Gestão da Água



O importante é reduzir o desperdício, e não restringir o uso

De acordo com estudos recentes, o Algarve é uma das Regiões da Europa que apresenta um risco elevado de desertificação, potenciado pelas alterações climáticas e pelos fenómenos associados, tais como os grandes incêndios e os grandes períodos de seca. Por este motivo, é necessário redobrar os esforços para que seja efectuada uma correcta gestão da água.
Neste manual que agora disponibilizamos, propõem-se uma série de medidas que lhe vão permitir fazer uma utilização mais eficiente da água na sua casa e jardim, bastando para isso alterar certos hábitos.
A alteração de hábitos e costumes pode ser feita sem grandes sacrifícios no estilo de vida e sem prejudicar o conforto diário, contribuindo para um melhor ambiente e diminuindo as despesas ao fim do mês. O importante é reduzir o desperdício, e não restringir o uso.
Ao longo deste manual de gestão da água, aprenda a fazer uma AUDITORIA ao uso de água em casa e acompanhe-nos numa VISITA GUIADA, onde lhe mostramos todos os truques para economizar água.
Já agora, sabe quanto está a desperdiçar com a gota da sua torneira? Ora veja:
Acompanhe-nos nos em www.aguasdoalgarve.pt

"EXECUTIVO PSD DEFENDE REALOJAMENTO DOS PESCADORES DEBAIXO DOS AVIÕES"



Face às notícias vindas a público, segundo as quais o Presidente da Câmara Municipal de Faro defende o realojamento dos pescadores da Praia de Faro em terreno junto ao Aeroporto, os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista, vêem manifestar a sua total e completa discordância sobre essa possibilidade, pelas razões abaixo apontadas:
1 – O terreno em causa foi adquirido pelo anterior Executivo com o objectivo de aí instalar o Parque de Estacionamento que viesse resolver os problemas de estacionamento da Praia de Faro e que já devia estar operacional este Verão, conforme proposta apresentada pelos Vereadores do PS. Com a hipótese agora apontada, não se resolve a questão do estacionamento da Praia:
2 – Mais importante é a situação social em que os pescadores seriam colocados. Mais uma vez empurrados, tal como aconteceu em todo o historial da Praia de Faro, seriam agora “chutados” para a sombra do Aeroporto, qual gueto para indesejados da sociedade;
3 – Quem assistiu ao documentário sobre a praia estreado no Teatro Municipal, e o Presidente da Câmara assistiu, percebe a importância do local, as ligações existentes entre a população e de certeza que a troca do espaço da Praia pela vizinhança do Aeroporto, o barulho constante dos aviões, para além de outros perigos potenciais não é mais do que a falta de sensibilidade para o que é essa ligação, que é de certeza muito mais do que acessibilidade à Ria;
4 – Não temos indicações sobre se o Aeroporto foi ou não consultado, contudo julgamos que face às perspectivas de crescimento já apresentadas pela ANA, SA para este Aeroporto e a questões básicas de segurança de instalações aeroportuárias, parece-nos muito difícil que tal hipótese possa ter credibilidade e ser possível de executar, o que demonstra que estas declarações foram ditas de forma ligeira.
Em resumo, o Presidente da Câmara de Faro, sobre este assunto, optou por uma posição que não resolve os problemas antigos que já têm solução apontada, criando, potencialmente, novos problemas sociais, demonstrando falta de conhecimento da realidade social e de sensibilidade, com declarações ligeiras sem sentido real da necessidade e importância que o assunto impõe. Conclui o comunicado socialista.

ANECRA debateu estado do sector automóvel e lançou acção ambiental “Cem anos, Cem árvores”


Encontro do Centenário realizado este fim de semana no Algarve
No Encontro Empresarial do Sector Automóvel do Algarve, realizado este fim de semana em Vilamoura, a ANECRA deu seguimento ao ciclo de Encontros do Centenário, incluídos no âmbito das Comemorações dos primeiros Cem anos da Associação. De igual forma, foi associado a este Evento, uma acção de cariz ambiental denominada “Cem Anos Cem Árvores”, com a plantação de 100 Árvores, nos locais onde terão lugar os Encontros do Centenário. Assim, foram plantadas em Vilamoura um conjunto de árvores que, simbolicamente, pretendem dar conta da importância que a ANECRA atribui às preocupações ambientais, sendo seu objectivo promover a sua qualidade, consciente de que tal, se traduz no desejo de compensar contra os impactos negativos que o residual do automóvel tem originado no decurso dos tempos.
Neste Encontro ANECRA lembrou que a actividade comercial do Sector Automóvel, no primeiro quadrimestre de 2010, registou, face a período homólogo de 2009, um crescimento de 48,9% nas vendas do mercado total, sendo que, no mês de Abril, este crescimento foi da ordem dos 29,7%. Mereceu realce o aumento de, respectivamente, 59,1% no quadrimestre e de 32,9%, no mês de Abril, no que concerne ao mercado de veículos ligeiros de passageiros. Idêntico crescimento, se verificou ao nível dos veículos comerciais ligeiros, com um crescimento de 19,7% no quadrimestre e 20,0% no mês de Abril. Situação contrária se registou no segmento de veículos pesados, com quebras de 30,6% no quadrimestre e 5,5% no mês de Abril.
Perante estes últimos dados a Associação lembrou, que estes elevados crescimentos das vendas de automóveis, no presente ano, se assumem como absolutamente ilusórios, dado que têm como ponto de referência, os valores de vendas registados nos meses do primeiro quadrimestre de 2009, ano que se assumiu como o pior de registo de vendas desde há mais de 20 anos, sendo que, no caso dos veículos pesados de mercadorias, o ano de 2009 obteve o pior registo dos últimos 34 anos.
Não só mas também, contribuíram para este anormal crescimento, por um lado, a matriculação, em Janeiro e Fevereiro deste ano, de mais de 3.300 veículos, adquiridos em finais de 2009, no quadro dos Incentivos à Destruição dos Veículos em Fim de Vida e por outro lado, a considerável retoma das vendas a Rent-a-car constatada, no mês de Abril.
Apesar de todo este crescimento das vendas, a ANECRA considera como altamente debilitado o estado em que se encontra o Sector Automóvel, em Portugal, quer ao nível do comércio de veículos novos e usados, quer, particularmente, ao nível das empresas da reparação e da manutenção automóvel, o que põe em causa a sobrevivência da grande maioria das micro, pequenas e médias empresas do sector e dos respectivos postos de trabalho.
Sendo certo que a fiscalidade automóvel é, em grande parte, responsável pela crise que se vive no sector, a ANECRA lembrou neste Encontro que tudo tem feito e continuará a fazer, na perspectiva da sua harmonização a nível comunitário, de modo a que sejam reduzidas as diferenças abissais quanto ao acesso ao automóvel, permitindo assim uma concorrência mais saudável e proporcionando, ao mesmo tempo, a melhoria das condições ambientais e de segurança rodoviária na mobilidade automóvel do país. Neste quadro, reiterou que irá ANECRA continuar a defender a redução da inusitada carga fiscal que inflaciona anormalmente o preço dos automóveis em Portugal.

Governadora Civil de Faro reconhece contributo do sector corticeiro para a economia regional do Algarve


A Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes, reconheceu hoje, em São Brás de Alportel, a importância do sector corticeiro para o desenvolvimento e sustentabilidade da economia do Algarve, tendo elogiado o esforço dos empresários e produtores locais no sentido de preservar esta actividade tradicional na região.
Numa visita às instalações da fábrica da NovaCortiça-Indústria Corticeira, S.A., em São Brás de Alportel, onde se deslocou no âmbito do projecto ‘Algarve Inovação e Tradição’ lançado pelo Governo Civil de Faro, Isilda Gomes encontrou-se com autarcas e vários produtores do concelho, com quem debateu projectos e também as dificuldades que atingem este sector, cuja produ&c! cedil;ão média anual atinge as 40 mil toneladas.
“A preservação das actividades tradicionais passa, necessariamente, pela inovação das respostas que permitam fazer face às exigências do mercado e é esse espírito de iniciativa e empreendedorismo que temos de reconhecer nos empresários deste concelho, um dos principais líderes do sector no nosso País”, frisou a Governadora Civil, defendendo que os períodos mais críticos constituem “os momentos certos” para investir, garantindo assim o futuro desta e de todas as actividades que sustentam a economia da região.
Considerando que o desenvolvimento da economia regional depende essencialmente das Pequenas e Médias Empresas, Isilda Gomes realçou o “forte espírito de luta e de resistência” que caracteriza o sector corticeiro, tendo elogiado o empenho! dos empresários e produtores que desenvolvem a sua actividade em São Brás de Alportel, na reestruturação desta indústria, bem como na projecção da cortiça algarvia a nível nacional e internacional.
Nas instalações da NovaCortiça, onde se produzem diariamente dois milhões de discos de cortiça destinadas essencialmente ao fabrico de rolhas de champanhe e de vinho, Isilda Gomes elogiou ainda o esforço dos operários que apostam nesta actividade, bem como o envolvimento dos autarcas e dos responsáveis regionais no que concerne ao apoio prestado ao sector, nomeadamente através do acompanhamento de projectos que visam a sua modernização.
Durante a visita, que contou com a participação do Director Regional de Economia do Algarve, os Presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, o Director de Serviços de Inova&cced! il;ão e Competitividade da Direcção Regional de Agricultura do Algarve, o Delegado do IAPMEI, o Presidente da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e vários produtores locais, a Governadora Civil de Faro observou ainda que a reunião de esforços é “determinante” para garantir a rentabilidade e futuro da indústria corticeira.
Reconhecendo que, sendo este um sector “altamente competitivo” que exige uma inovação constante, o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, António Eusébio, realçou por sua vez a necessidade de criação de sinergias que permitam assegurar a continuidade das empresas ainda existentes na região.
António Eusébio apontou como exemplo dos investimentos necessários, a construção de uma central de cozedura, que permita cumprir! com rigor as normas da União Europeia e elevar cada vez mais a fasquia de qualidade do sector, nomeadamente no que concerne às exigências na área de segurança alimentar e controlo dos efluentes gasosos e líquidos provenientes desta indústria.
Na deslocação a esta fábrica localizada no Parque Industrial da Barracha, enquanto estrutura representativa do sector no Algarve, a Governadora Civil observou ainda que, a par do turismo, também as actividades tradicionais devem ser apoiadas incondicionalmente, tendo em conta o seu contributo para a empregabilidade e a afirmação do Algarve enquanto região.
Localizada na Serra do Caldeirão, considerada a zona da melhor cortiça do Mundo e “berço da transformação da cortiça no Algarve”, a NovaCortiça emprega 60 trabalhadores e tem desenvolvido vários investimentos com vista à melhoria dos processos produtivos. Desde 2002 o! btém certificação da qualidade pela C.E.Liège (Systecode-Bureau Veritas), sob o Código Internacional das Práticas Rolheiras.
Esta primeira iniciativa no âmbito de o ‘Algarve Inovação e Tradição’, integrou ainda uma visita às instalações da Pelcor, marca com origem na indústria da cortiça e propriedade da NovaCortiça, SA, que comercializa há sete anos produtos em pele de cortiça, nomeadamente peças para casa, escritório e acessórios de moda, aliando o design à criatividade.
Depois de conquistarem os portugueses pela versatilidade e inovação, os produtos da Pelcor, projecto da responsabilidade de Sandra Correia, ultrapassaram fronteiras para chegar aos mercados internacionais como Miami, Paris, Londres, Dubai e Nova Iorque, cidade onde chega pela mão do prestigiado MoMA-M! useu de Arte Moderna, como a principal marca presente na exposiç ;ão de design Destination Portugal.
Uma conquista que, na opinião da Governadora Civil de Faro, representa um passo importante para a internacionalização deste produto tradicional, bem como para a projecção do Algarve e do País no exterior.
Em São Brás de Alportel o sector da cortiça é representado ainda pelas empresas Corticeira Gago, Cortiças Francisco Carrusca, Louro e Afonso, António Conceição Lda. e Manuel Jacinto e Sousa Lda.
No Algarve os montados de sobro estão localizados essencialmente na Serra do Caldeirão, ocupando uma área de 30 mil hectares.
O projecto ‘Algarve Inovação e Tradição’, que irá decorrer durante os próximos meses, visa conhecer e divulgar o vasto leque de soluções e propostas originais desenvolvidas por empresários e empr! esas da região em sectores tradicionais tão distintos como os de produção e transformação de cortiça, construção naval, aquicultura e produção de sal, mel, medronho e vinho, entre outros.

UAlg recebe finalíssima das 6.as Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática



Amanhã, dia 19 de Maio, a UAlg abre as portas, a partir das 14h00, aos 60 alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos que superaram duas das três fases das Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática (OCAM). Os vencedores desta 6.ª edição, que contou com a participação de 1600 jovens algarvios, serão conhecidos logo às 17h00, após a realização das provas e de um breve lanche, no Grande Auditório do Campus de Gambelas. Este evento é organizado anualmente pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UAlg e é dirigido a todas as escolas algarvias do 3.º ciclo do ensino básico.
São 60 os jovens estudantes algarvios que durante a tarde de amanhã, quarta-feira, dia 19 de Maio, estarão na UAlg para disputar o pódio da 6.ª edição das OCAM. À prova final, de duas horas, segue-se a cerimónia de entrega de diplomas e prémios, que está agendada para as 17h00 e conta com a presença do Reitor da UAlg e do Director-adjunto da Direcção Regional de Educação.
A primeira edição das OCAM aconteceu no ano lectivo de 2004/2005, nessa altura ainda circunscrita ao concelho de Faro. «O alargamento da iniciativa a novos concelhos tem sido feito de forma progressiva e nesta sexta edição as OCAM abrangem pela primeira vez todos os concelhos do Algarve», refere a Prof.ª Nélia Amado, membro da equipa de docentes da UAlg que tem vindo a organizar este evento na região.
As OCAM são, no fundo, um projecto de parceria que dura há seis anos entre as escolas participantes e a UAlg, e que se desenvolve com a intervenção de professores de Matemática dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e respectivos alunos. Aliás, as OCAM são apenas uma parte de um projecto mais abrangente, que envolve igualmente acções de formação contínuas para professores de Matemática do ensino básico da região ministradas por docentes da UAlg, como a que está a decorrer ao longo do presente ano lectivo em Faro e em Portimão.
«Os objectivos do nosso projecto são contribuir para desenvolver o gosto dos jovens pela Matemática e a sua capacidade de resolução de problemas e desafios matemáticos, mas também criar oportunidades de realizar actividades ligadas à Matemática, apoiar e estimular o trabalho dos professores com os seus alunos no domínio da resolução de problemas, e criar laços de cooperação entre os professores das escolas básicas e secundárias e o Departamento de Matemática da FCT», explica a Prof.ª Susana Carreira, também docente da UAlg e membro da organização das OCAM.
O sucesso do projecto da UAlg na região tem sido tal que vai ser, em breve, recriado além fronteiras, mais concretamente no Equador. É lá que o Prof. Juan Sanchez, também docente da UAlg e membro da equipa das OCAM, tem estado durante as duas últimas semanas, a ministrar em Quito um curso junto de professores do ensino básico, justamente para implementar naquele país da América do Sul o conceito desenvolvido e aplicado já há seis anos no Algarve.
Para a equipa de docentes da UAlg este intercâmbio assume uma dupla importância. Por um lado, asseguram, «é uma evidência de que as Olimpíadas Concelhias do Algarve em Matemática têm um conjunto de características relevantes, principalmente por apostarem na interacção e no trabalho directo com professores de Matemática dedicados, que desenvolvem o seu conhecimento e partilham o seu saber profissional».
Por outro lado, sublinham os organizadores das OCAM, «a colaboração com docentes de um país latino-americano, no domínio da “matemática para além da sala de aula”, como internacionalmente é hoje designado este conceito, surge como encorajadora e favorece novos projectos e parcerias».
As OCAM compreendem três fases: apuramento, finais regionais e finalíssima. Nesta 6.ª edição, as três finais regionais (Centro, Sotavento e Barlavento) tiveram lugar ao longo de Abril nas escolas secundárias Pinheiro e Rosa (Faro), Dr. Jorge Augusto Correia (Tavira) e Júlio Dantas (Lagos), respectivamente, aí sendo apurados os 60 alunos que irão agora disputar a finalíssima na FCT da UAlg.

Nuno Guerreiro, The Warrior, no Auditório Municipal de Olhão




No final do mês de Maio, dia 29, pelas 21h30, o Auditório Municipal de Olhão é abrilhantado pela presença sempre original e criativa do cantor algarvio Nuno Guerreiro, que adoptou o nome artístico Warrior, por sentir que é um guerreiro a lutar contra tudo e contra todos.

Possuidor de um registo vocal de contra-tenor, a sua voz permite-lhe explorar diversas sonoridades; possui assim a capacidade de interpretar repertório barroco – oratória, árias de Handel ou Purcell, assim como fado, pop ou música soul.

Estudou canto lírico no Conservatório Nacional português, onde também obteve o seu diploma como bailarino profissional, mas é acima de tudo um apaixonado das sonoridades soul e rhythm & blues.

No Auditório Municipal de Olhão, Nuno Guerreiro apresenta-nos um espectáculo arrebatador num estilo jazzy com um cenário exuberante e teatral.

Misturando a actualidade com os memoráveis anos 50, Warrior inspira-se em Amália, Sade Adu, Ala dos Namorados, George Michael e D’Angelo para nos presentear com temas inesquecíveis interpretados de uma forma muito sua, muito soul, muito própria, onde não faltarão temas originais do seu mais recente disco que saiu para o mercado em Abril.

Tudo isto num enigmático jogo de contrastes onde há espaço para o estilo cabaret de Liza Minelli enquadrado numa atmosfera gótico-chique, onde Nuno Guerreiro se move com uma arte singular, impondo a sua presença, por vezes intimista, por vezes frágil, por vezes explosiva, mas sempre espectacular.

MULHERES ESTÃO CADA VEZ MAIS AFASTADAS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO


ENSINO SUPERIOR / TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO - UNIVERSIDADE PORTUCALENSE RECEIA QUE DECRÉSCIMO DE STAFF QUALIFICADO NA ÁREA POSSA AFECTAR DESEMPENHO DA ECONOMIA GLOBAL

As mulheres estão cada vez mais afastadas dos cursos superiores na área da tecnologia e a sua fraca representação em lugares de decisão neste sector poderá comprometer o desempenho da economia global nos próximos anos.
A preocupação é revelada pelo Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia (DICT) da Universidade Portucalense (UPT), que acredita que a explicação para esta falta de interesse possa estar numa maior apetência dos jovens e especialmente das mulheres para as áreas sociais e na forma como a componente de informática é abordada no Ensino Secundário.
“A visão redutora que é incutida no Ensino Secundário, que cria a ideia de que a Informática se resume a programas de processamento de texto e de cálculo, poderá estar na base do actual desinteresse das mulheres pelos cursos tecnológicos”, refere Filomena Castro Lopes, Directora do DICT da UPT.
A mesma responsável acrescenta que enquanto Ciência, a Informática é pouco explorada na globalidade e o seu papel social é particularmente ignorado, reforçando que a situação é ainda mais preocupante quando, num momento em que o desemprego afecta os mais diversos sectores de actividade, as taxas de empregabilidade no sector das tecnologias estão claramente acima da média.
“Há dez anos, as mulheres representavam cerca de 50% dos alunos dos nossos cursos tecnológicos, mas este ano não houve registo de uma única inscrição feminina.”
A preocupação da UPT com o tema é partilhada pela Comissão Europeia, que com o objectivo de garantir uma maior participação das mulheres no sector das tecnologias, desenvolveu um programa específico para o efeito, denominado IT Girls, e ambiciona implementar um código europeu de boas práticas para mulheres no sector da Inovação, Ciência e Tecnologia.
Para combater este fenómeno, a UPT vai introduzir na 7ª edição do seu ‘Prémio de Programação’, organizado pelo DICT, um prémio especial para a melhor mulher concorrente, com o objectivo de cativar o interesse feminino pela área.
O concurso, que se realiza no dia 19 de Maio nas instalações da UPT, dirige-se a estudantes do Ensino Secundário e pretende proporcionar uma oportunidade para que estes possam demonstrar os seus conhecimentos e capacidades na resolução de problemas computacionais.

EXPOSIÇÃO “JOSÉ MENDES CABEÇADAS JÚNIOR E A REPÚBLICA NO ALGARVE” RECORDA PRIMEIRO ESTADISTA LOULETANO



O Centenário da Implantação da República serve para evocar um dos ilustres cidadãos nascidos nesta terra, que teve o privilégio de ocupar o mais alto cargo da República, ainda que por curto período e num contexto difícil: José Mendes Cabeçadas Júnior (1883-1965). Depois de uma exposição dedicada à vida de Cavaco Silva, é agora a vez da Autarquia prestar homenagem àquele que foi o primeiro estadista louletano, através da Exposição “José Mendes Cabeçadas e a República no Algarve”, patente ao público no Convento de Santo António, em Loulé, de 25 de Maio a 27 de Novembro.
Esta exposição, integrada na iniciativa pioneira da Rede de Museus do Algarve “Algarve – Do Reino à Região”, tenta mostrar que Mendes Cabeçadas não foi somente o militar, embora essa fosse claramente a sua vertente visível. Ele envolveu-se na política, nos negócios, civicamente empenhado, regionalista e opositor ao regime salazarista.
Envolve-se na vida política activa, ainda durante a vigência do regime monárquico, tornando-se republicano. Participa nas conspirações para derrubar o regime. Contacta também as sociedades secretas, como era habitual na época, onde se desenvolviam algumas das conspirações que abalaram Portugal.
A personalidade evocada nesta exposição tem muitos aspectos controversos, por vezes ainda mal explicados e ainda por descobrir. Entre os aspectos aliciantes da sua vida destaca-se o facto de ter sido um dos responsáveis pelos acontecimentos que levaram à Implantação da República em 1910, mas, ao mesmo tempo, participou nas conspirações para derrubar a mesma República, integrando o triunvirato que provocou o golpe de 28 de Maio de 1926.
A sua ligação à região algarvia e a Loulé manteve-se ao longo do tempo. Começou por ser deputado às constituintes de 1911, pelo círculo eleitoral de Silves, foi Governador Civil do Distrito, durante o Sidonismo, capitão do porto de Vila Real de Santo António e comandante da Escola de Alunos Marinheiros do Sul (Faro). Já em Lisboa, pertence aos órgãos fundadores da Casa do Algarve, onde colabora ao longo de vários anos.
Sendo José Mendes Cabeçadas Júnior um republicano, pretende-se também, nesta exposição, recordar algumas ideias que foram fundamentos do regime que se estabeleceu em 1910. Por um lado perceber que no Algarve existiam estruturas organizadas do Partido Republicano. Funcionavam regularmente centros e comissões republicanas onde se fazia propaganda política. Esta era alicerçada em órgãos da imprensa que defendiam o credo republicano. Por outro lado, um dos eixos da propaganda republicana foi o problema do combate ao analfabetismo. A escola como espaço de socialização e como mecanismo de desenvolvimento do País. Outro aspecto fracturante durante a República foi a questão social, com as greves a marcar a época. Também a questão religiosa, com a publicação de legislação retirando poder à Igreja Católica, foi um aspecto marcante, em particular no confronto com as sociedades secretas (Maçonaria e Carbonária) que desempenharam papel decisivo na época.
A exposição poderá ser visitada, gratuitamente, no seguinte horário: Terça a sexta-feira - das 10h às 19h
Sábado - das 10h às 20
Domingo - das 15h às 20h
Encerra à segunda-feira.
.

Apresentação do Livro “Direito e Turismo como Instrumentos de Poder – Os Territórios Turísticos” de Virgílio Machado


Na próxima quinta-feira, 20 de Maio, pelas 18h30, o Pequeno Auditório do Teatro Municipal de Portimão vai receber a apresentação do livro “Direito e Turismo como Instrumentos de Poder – Os Territórios Turísticos” de Virgílio Machado, uma iniciativa que vai contar com a presença dos orientadores da obra Prof. Doutor Carlos Costa e Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
Se o Direito é sistema jurídico, também é, antes de mais, um sistema de Poder. A tese de Doutoramento em Turismo Direito e Turismo como Instrumentos de Poder – os Territórios Turísticos é a primeira a ser publicada, em livro, em Portugal. Trata-se de uma obra científica compreensiva do Direito enquanto sistema de Poder aplicado a uma actividade económica e social que representa 11 % do PIB e emprega mais de 500 000 pessoas no nosso país – o Turismo. O sistema é estudado em Portugal e nos países com maiores indicadores mundiais de riqueza económica e social em matéria de Turismo, como a Espanha, a França e o Reino Unido.
Este livro é uma mais-valia para todos os que se interessam pelo estudo do Poder enquanto Sistema; pelo Direito enquanto instrumento de captura ou redistribuição de riqueza a favor de grupos económicos e sociais, e pelo Turismo enquanto actividade fundamental para o nosso desenvolvimento.
O autor, Virgílio Miguel Rodrigues Machado, é natural de Portimão e reside nesta cidade. É Professor Adjunto na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve desde 1993. Foi assessor do Secretário de Estado do Turismo do XVI Governo Constitucional (2004-2005) e desempenhou funções de advogado e consultor jurídico em Planeamento e Ordenamento do Território em organismos públicos (CCDR Algarve) e empresas privadas no Algarve. Tem diversos artigos publicados em revistas nacionais de turismo sobre planeamento e politicas públicas no Turismo. A sua experiência profissional na advocacia, consultoria, ensino e investigação permite-lhe uma visão operacional do conjunto dos sistemas no Direito, da Economia e do Turismo, transpostas para a realidade prática do nosso quotidiano – o Poder. Conclui o seu Doutoramento em Turismo na Universidade de Aveiro, em Maio de 2009 e a presente obra é tradução do seu estudo científico nacional e internacional sobre Direito e Turismo como instrumentos de Poder.

Portimão Acolhe Comemorações do Dia da Marinha



No dia 20 de Maio a Marinha comemora o seu dia, data que marca a chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute em 1498.
Portimão é a cidade anfitriã das Comemorações do Dia da Marinha, e até dia 23 de Maio irá ser palco de muitas manifestações agendadas para assinalar esta efeméride.
As comemorações do Dia da Marinha, associam-se assim também às Comemorações do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes que para além de politico e homem de letras, foi também um amante do mar e dos navios, sendo que foram, em grande parte, as viagens marítimas que enriqueceram o mundo cultural que nos deixou em muitas obras literárias.
O Programa das Comemorações do Dia da Marinha teve inicio com a abertura ao público de uma Exposição de Actividades da Marinha. Patente até dia 23 de Maio, de Domingo a 5ª feira das 14h00 - 19h00 e 6ª feira e Sábado das 14h00 - 23h00, os visitantes poderão ficar a conhecer de perto as áreas operacional, científica e cultural da Marinha, para além de aqui terem a oportunidade de aprender a comandar um helicóptero Lynx e um navio através dos simuladores de voo e de navegação.
Em paralelo, neste mesmo período, na Marina de Portimão, existe um espaço “fun place”, a funcionar entre as 10h00 - 12h00 e as 15h00 - 20h00, destinado a todos os que gostam de emoções fortes e novos desafios: actividades radicais, baptismos de mergulho, torre de escalada, tendas de airsoft e baptismos de mar em viaturas anfíbias.
De 20 a 23 de Maio, no Cais Comercial e Ponto de Apoio Naval, as Unidades Navais NRP D. Francisco de Almeida, NRP Vasco da Gama, UAM Creoula, NRP Baptista de Andrade, NRP João Roby, NRP Andromeda, estarão abertas a visitas, podendo optar, entre 20 e 22 de Maio por realizar um baptismo de mar a bordo das lanchas “Centauro” e “Sagitário”.
No dia 21 é tempo de música, com o concerto ao ar livre da Banda da Armada (local: Alameda da República, junto à Igreja do Colégio).
O Dia da Marinha, tem o seu ponto alto no dia 23 de Maio, com uma forte agenda de actividades. Pelas 10h00, na Igreja do Colégio, realiza-se uma missa em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos. Seguindo-se às 11h30 a Cerimónia Militar na Zona Ribeirinha de Portimão. Durante a tarde, com início às 15h30, na Praia da Marina, realizam-se Exercícios de Demonstração de Capacidades e a Largada dos Navios.

Autarquia apoia Bombeiros Voluntários de Alcoutim



A Câmara Municipal de Alcoutim e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim assinaram, na passada Sexta-Feira, dois protocolos de colaboração entre as entidades. Um dos protocolos, que assegura 26.866,00 euros aos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, visa garantir o funcionamento do DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais) para o ano de 2010. O segundo protocolo, onde a autarquia se compromete com 6.000 euros, garante os serviços de assistência e segurança na Praia Fluvial do Pego Fundo de Alcoutim.
No final da cerimónia de assinatura dos protocolos, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, Sr. José Faustino, agradeceu ao presidente da autarquia, Dr. Francisco Amaral, a ajuda que a Câmara Municipal tem garantido aos Bombeiros Voluntários, realçando a recente compra de duas ambulâncias. Por sua vez, o presidente da autarquia de Alcoutim distinguiu o nobre desempenho dos Bombeiros Voluntários, que devem ser lembrados sempre e não apenas quando se precisa deles, salientando que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, com cerca de uma centena de empregados, é já um dos maiores empregadores do concelho.

“TOUR AGARRA A VIDA 2010” EM QUATRO ESCOLAS DO CONCELHO DE LOULÉ


Entre amanhã, dia 18 de Maio, e a próxima sexta-feira, dia 21, a iniciativa “Tour Agarra a Vida”, um projecto da Academia dos Patins, iniciado em 2001, que tem em vista a prevenção das toxicodependências e promoção da igualdade de género e da não violência no namoro, vai estar em quatro estabelecimentos de ensino do Concelho de Loulé.
A décima edição do maior circuito escolar nacional irá marcar presença nas Escolas EB 2,3 Engº Duarte Pacheco, em Loulé (dia 18), EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, em Almancil (dia 19), EB I de Salir (dia 20) e EB 2,3 D. Dinis, em Quarteira (dia 21).
Através da utilização de desportos radicais, pretende-se mostrar que é possível correr riscos, passar momentos divertidos e sentir adrenalina, mas de uma forma saudável, não violenta e sem necessitar de drogas. Deste modo, os melhores atletas nacionais de patins em linha, skate e BMX são a cara desta campanha, promovendo estilos de vida saudáveis e realizando demonstrações das suas modalidades em cada uma das escolas visitadas.
Muita animação, grandes manobras no skatepark itinerante construído pela Academia dos Patins, passatempos e debates temáticos com a participação dos atletas, são o mote para esta iniciativa que começou em Março e termina em Outubro de 2010.
Sob direcção de Bernardo Oliveira, fundador e responsável da Academia dos Patins, o “Tour Agarra a Vida 2010” conta com a participação de alguns dos melhores atletas portugueses de desportos radicais: Rúben Rodrigues (Campeão Nacional de Skate), Rita Brilhante (Campeã Nacional de Skate), Marco Roque (atleta de Skate há 20 anos), Daniel Serra (Campeão Nacional de BMX em 2006, 2007 e 2009), Fábio Pereira (Campeão Nacional de Patins em Linha Street), Pedro Ferraz (Ex-Campeão Nacional de patins em linha) e Samuel Dias (vencedor de várias etapas do circuito nacional de patins em linha), de entre outros atletas convidados, são os que prometem desafiar os limites e levar ao rubro os mais novos, com grandes manobras, voos e muita adrenalina.
A grande novidade deste ano assenta no facto de o projecto ter sido financiado pelo programa POPH do Fundo Social Europeu, passando este projecto a abordar a temática da igualdade de género e a sensibilização para a não-violência nas relações.
Refira-se que em nove edições foram visitadas mais de 200 escolas de (20 concelhos) todo o país e contactados mais de 100.000 alunos, num projecto levado a cabo pela Academia dos Patins, entidade sóciodesportiva com grande experiência na organização e animação de eventos e projectos sociais, na área dos desportos radicais urbanos, e que também projecta e constrói rampas e skateparks para a prática de patins em linha, skate e BMX Freestyle.

Algarvio Luís Brito, Medalha de Bronze no Campeonato da Europa de Match Racing


Seth Sailing Team de Bronze no Campeonato da Europa!
A Seth Sailing Team realizou no Sábado o último dia do Campeonato da Europa de match race, que se disputou na cidade de Hard, Austria.
A Seth Sailing Team Composta por Álvaro Marinho, Luís Brito, Rubrio Bazilio e António Fontes, foi escolhida pelo vencedor da primeira fase para disputar as meias-finais, acabou por não ser muito feliz contra a equipa de Mads Ebler e viu assim as hipóteses de estar na final serem anuladas por um forte adversário que não deu tréguas à Seth Sailing Team de ganhar uma regata. A Seth Sailing Team não esteve particularmente bem nas pre-largadas e isso foi a “chave certa” para conseguir alcançar vitórias. A Seth Sailing Team perdeu então por 3-0.
Na petit-final, a Seth Sailing Team não baixou os braços e concentrou-se para encontrar o cabeça-de-série do campeonato, que tinha sido surpreendido por um veloz Eric Monnin (SUI) que perdeu com este nas meias-finais por 3-2. A Seth Sailing Team voltou a demonstrar um bom momento e conseguiu levar de vencida uma equipa bem mais experiente e que este ano já tinha ganho 5 eventos, incluindo a Algarve Cup disputada nas aguas de Vilamoura no passado Março.
A “equipa das quinas” conseguiu realizar duas regatas quase perfeitas e venceu a equipa francesa por 2-0, alcançando assim a medalha de bronze do campeonato da Europa de match race.
“Fizemos um campeonato inconstante! Tivemos momentos muito bons e momentos menos bons, felizmente terminámos o campeonato com um momento bom e estamos muito felizes por isso. Ainda temos muito a aprender nesta dificil disciplina mas destaco o bom trabalho que realizamos a bordo sempre na tentativa de melhorarmos de regata para regata. Tenho de dar os parabéns à minha equipa pelo bom trabalho realizado e ao nosso patrocinador por continuar a apoiar-nos neste ambicioso projecto internacional!” comentou o skipper e CEO da Seth Sailing Team, Álvaro Marinho.
O campeonato da Europa foi para as mãos da equipa dinamarquesa de Mads Ebler, ficando com a medalha de prata a equipa suiça de Eric Monnin. A Seth Sailing Team fechou o pódio da edição de 2010.

São Brás de Alportel entra no “Clube da Comédia”


O Cine-Teatro São Brás abre as portas ao mais mediático clube da actualidade, no próximo dia 22, pelas 22h00. Aldo Lima, Bruno Nogueira, Eduardo Madeira, Francisco Menezes, Nilton e Óscar Branco são os protagonistas deste “Clube da Comédia” que promete uma grande noite dedicada ao humor.
Este espectáculo de Stand Up Comedy junta em palco alguns dos melhores humoristas do país para uma noite de liberdade total com um humor sem regras e muitas gargalhadas. Segundo os intervenientes há a teoria de que este "hilariante, demente, libertário e moderno espectáculo de humor" apenas serve de pretexto para se reunirem com Aldo Lima, o único solteiro do grupo. Será que vão, de facto, aparecer? Ou vão optar por ir jantar fora? Para Nilton, qualquer opção é boa, desde que o horário se mantenha pois "a malta tem de se deitar cedo".
É com este espírito descontraído que estes 6 humoristas portugueses vêm a São Brás de Alportel expor as suas reflexões sobre a vida política e social dos nossos dias, um divertido discurso repleto de críticas e muita boa disposição.
Os bilhetes para ingressar neste Clube estão à venda na Tesouraria da Câmara Municipal a partir de hoje, dia 17.
Esta iniciativa integra o Programa de Animação Primavera Jovem 2010, organizado pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração e apoio de um conjunto de empresas e entidades. Nesta Primavera as actividades continuam a desabrochar ao longo do mês de Maio e Junho com o Festival Intercultural “Artes do Mundo” nos dias 26 e 27, uma sessão de cinema que quebra fronteiras em “Invictus” no dia 27, seguindo-se no dia seguinte uma importante demonstração de cidadania participativa na Sessão de Orçamento Participativo “Crianças e Jovens”.
Até ao final da Primavera Jovem 2010, São Brás de Alportel vai acolher diversos eventos desportivos, espectáculos de dança, momentos de moda e muitas outras surpresas que garantem uma Primavera Jovem e dinâmica, especialmente dedicada ao público são-brasense.