domingo, 17 de janeiro de 2010

SEF captura em Faro prisioneiro evadido desde 2005


Um prisioneiro que fugiu há cinco anos do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz foi capturado quinta-feira em Faro pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), informa hoje esta força de segurança.

O detido estava evadido desde Abril 2005, quando se ausentou daquela prisão numa saída precária, tendo sido emitido um mandado de detenção para que cumprisse uma pena de prisão de seis anos por tráfico de estupefacientes e outras actividades ilícitas.

"Na sequência da detenção foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Faro, a fim de cumprir o remanescente da pena", informa o SEF, em comunicado.
Lusa

Desemprego: Governo investe 30M de euros para apoiar 20 mil pessoas no Algarve - ministra


A ministra do Trabalho e Solidariedade Social disse hoje em Albufeira que será investido no Algarve um montante de 30 milhões de euros para apoiar cerca de vinte mil pessoas ao abrigo da Iniciativa Emprego 2010.
Em declarações aos jornalistas, Helena André, que hoje visita três concelhos da região, disse que aquela iniciativa, aprovada em Conselho de Ministros na passada semana, estima cobrir no Algarve um total de cerca de vinte mil pessoas.
Questionada sobre o problema da sazonalidade no Algarve, onde o desemprego duplicou no último ano, a governante apontou a criação do programa Qualificação-Emprego para o sector do turismo como uma das medidas para combater o fenómeno.
Lusa

KC Capristano Olhão conquista Ouro e Prata no Campeonato Regional Karate Senior Zona Sul


Realizou-se no passado dia 16 de Janeiro, no pavilhao desportivo de Olhos de Água, o Campeonato Regional Senior de Karate Zona Sul, onde o Karate Clube Capristano de Olhão conquistou uma medalha de ouro e outra de prata.
Na prova marcam presença os melhores atletas seniores da modalidade da zona sul
O Karate Clube Capristano de Olhão, marcou presença com 8 atletas, tendo subido ao pódio por 7 vezes!
Para Ouro os Atletas, Adriano Capristano em Kumite Masc. -67kg e Tânia Gil em Kumite Fem. -55Kg.
Para Prata os Atletas, Rudy Viegas em Kumite Masc. -67kg e Tânia Gil em Kata Fem.
Para Bronze os Atletas, Inês Lopes em Kata Fem. , Melanie Viegas em Kumite Fem. -50kg e Inês T Lopes em Kumite Fem. -50kg !
Destaca-se o Ouro de Adriano Capristano em Kumite, que venceu todos os seus adversários sempre com a diferença de 7 pontos num escalão onde a concorrencia era de um nível bastante elevado e a Prata de Tânia Gil em Kata, que venceu a Campeã Nacional em Kata após esta se ter enganado na kata que efectuava , relegando-a para o terceiro lugar.

Benfica é 17º clube europeu que mais adeptos leva ao estádio


O estudo, realizado pelo IPAM, Instituto Português de Administração de Marketing, analisa o número de espectadores de 544 clubes de 36 ligas europeias. F.C.Porto ocupa a 40ª posição do ranking e Sporting a 52ª.
De acordo com um estudo desenvolvido pelo IPAM o S.L.Benfica é o 17º clube do continente europeu que mais adeptos leva aos estádios. Com uma média de assistência situada nos 46.737 espectadores por jogo, a equipa encarnada ultrapassa alguns dos maiores colossos do futebol europeu como o Valência CF (45.493), o Liverpool FC (44.049), o A.C. Milan (43.342) e o Chelsea FC (41.465).
Em Espanha, apenas o F.C. Barcelona e o Real Madrid chamam mais adeptos aos recintos desportivos. Situação idêntica ocorre em Inglaterra, onde apenas o Manchester United e o Arsenal registam um score de assistência superior ao alcançado pela equipa do Benfica.
O F.C.Porto, com uma assistência média de 34.428 adeptos, ocupa a 40ª posição do ranking, enquanto que os 27.259 adeptos que, em média, se deslocam ao Estádio de Alvalade XXI para assistir aos desafios do Sporting garantem ao clube leonino o 52º lugar.
O estudo desenvolvido pelo IPAM analisa as assistências globais de 36 campeonatos europeus, assim como a média de espectadores de cada um dos 544 clubes que aí competem. Os valores obtidos abrangem apenas as jornadas relativas à época 2009/10, realizadas até 31 de Dezembro de 2009.
No topo da lista dos clubes que melhor média de assistências globais regista encontra-se o F.C. Barcelona. A todos os troféus conquistados durante o ano de 2009 o actual campeão europeu e mundial junta agora também o título de clube que mais adeptos atrai aos estádios. O futebol praticado e os títulos averbados pela equipa blaugrana justificam a impressionante média de assistência que se situa nos 82.648 espectadores. Camp Nou é, aliás, o único recinto desportivo a superar a barreira dos 80 mil aficcionados. Borússia de Dortmund (76.412) e Manchester United (75.088) ocupam, respectivamente, a segunda e terceira posições do ranking.
A Alemanha lidera confortavelmente o ranking das médias de assistências das 36 ligas europeias em análise, com uma média de 42.790 espectadores por jogo, à frente da Inglaterra (34.002) e da Espanha (28.971). Portugal surge no 11º lugar com uma média de 10.894 espectadores por jogo.
Com vista a apurar a percentagem da população que se desloca regularmente aos estádios de futebol, o estudo comparou o valor médio de assistências com o número de habitantes de cada país. Nesta perspectiva, o ranking de assistências é liderado pela liga cipriota (0,66 por cento da população), seguida pela escocesa (0,30 por cento) e norueguesa (0,19 por cento). Nesta óptica, a Liga Sagres ocupa a nona posição, figurando no top ten das ligas com maiores rácios de assistência a nível europeu, bem à frente das “Big Five Leagues”.
msn

Novos pagamentos sem marcação de código


Teve início na semana passada o primeiro piloto da Visa Europe em Portugal, que tem como objectivo apresentar a inovadora solução de pagamentos contactless payWave a consumidores e comerciantes em Lisboa.

O piloto realiza-se em algumas freguesias da cidade de Lisboa com forte concentração de comércio, incluindo um grande centro comercial. Para além da Visa Europe, o projecto envolve no total 8 entidades, designadamente o BANIF, o BES, o BPI, a CGD, o Crédito Agrícola, o Montepio, a SIBS e a Unicre.

São cerca de 50 as lojas iniciais que aderiram ao projecto e que permitirão aos titulares de cartões contactless (um pequeno grupo de titulares de cartões que foram especificamente seleccionados para participar neste piloto) efectuarem pagamentos de baixo valor, até €20, sem a inserção do cartão no terminal de pagamento e sem a introdução do PIN. As lojas aderentes estão identificadas com o símbolo contactless e apenas nessas será possível efectuar pagamentos com o Visa payWave.

De acordo com Sérgio Botelho, General Manager da Visa Europe Portugal, “o Visa payWave representa o resultado de uma nova tendência na tecnologia de pagamentos que está a elevar os pagamentos electrónicos a um patamar superior, tornando os pagamentos mais rápidos, mais convenientes e mais simples. O Visa payWave é a solução de pagamento contactless da Visa para baixo valor que se adequa ao estilo de vida actual dos consumidores e que num único cartão de pagamento disponibiliza conveniência, rapidez e simplicidade.”

O cartão Visa payWave não necessita ser inserido no terminal de pagamento. O consumidor pode finalizar a compra através de uma simples aproximação do cartão ao terminal de pagamento, sem necessitar de introduzir o PIN. Para reforçar a segurança, é solicitado ao consumidor que introduza periodicamente o PIN do cartão, um procedimento de rotina.

A solução contactless foi concebida para aumentar a velocidade de pagamentos tipicamente feitos com dinheiro e conferir flexibilidade aos emissores de cartões com programas adaptados ao seu negócio e segmento de clientes.

Existe uma expectativa grande quanto ao sucesso deste piloto, não só por ser o primeiro teste com cartões Visa payWave dirigido aos comerciantes e consumidores portugueses, mas sobretudo “porque a implementação da tecnologia contactless em Portugal em larga escala vai depender da adesão desta nova forma de pagamento com cartão por parte dos consumidores e da aceitação por parte dos comerciantes. A Visa tem realizado pilotos contactless por toda a parte do mundo, e tem já inclusivamente soluções a funcionar em pleno em alguns mercados como o Reino Unido, e os consumidores e comerciantes têm demonstrado uma enorme apetência por estes meios inovadores de pagamento. Acredito que Portugal não será excepção”, acrescenta Sérgio Botelho.

As novas especificações Visa são baseadas na tecnologia EMV, permitindo o processamento de transacções online e offline, sendo comuns a outros programas payWave já lançados noutros países, garantindo a interoperabilidade e o funcionamento dos cartões quando estes viajam.

Governo prolonga apoios à habitação para desempregados


O Conselho de Ministros aprovou, na semana passada, o prolongamento, até 31 de Dezembro, do prazo para a adesão ao mecanismo de apoio ao Crédito à Habitação em Situação de Desemprego.

Aprovada em Maio, esta iniciativa já permitiu que fossem apoiados, nos primeiros seis meses da aplicação, 1222 agregados familiares em que um dos elementos se encontra em situação de desemprego, segundo um comunicado do Ministério das Finanças. Mais de 330 pedidos encontram-se ainda em análise, "possibilitando, por um período de 24 meses, uma redução de cerca de 50 por cento da prestação mensal com o crédito à habitação, informou este ministério.


"Apesar de, após o lançamento da medida se ter assistido a uma descida da taxa de juro para níveis historicamente baixos, reduzindo o encargo mensal suportado pela generalidade das famílias, entendeu mesmo assim o Governo que seria importante estender por mais um ano a possibilidade de adesão a este mecanismo de apoio às famílias em situação de desemprego", esclareceu o Ministério das Finanças.